segunda-feira, 17 de maio de 2021 - 20:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A república dos idiotas

A república dos idiotas

Matéria publicada em 22 de abril de 2021, 15:52 horas

 


Brasil pede dinheiro aos Estados Unidos para preservar a Amazônia

Acontece hoje, nos Estados Unidos, a Cúpula do Clima promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden. Será uma reunião virtual envolvendo 40 chefes de estado para tentar reverter o aquecimento global e a destruição do meio ambiente. O Brasil participa dessa conferência depois de bater recordes de desmatamento no mês de março. Considerado um vilão ambiental em todo o planeta, o governo brasileiro pediu um bilhão de dólares ao governo americano para ajudar na preservação da Amazônia.

O pedido foi feito durante uma reunião patética entre o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles e a equipe do enviado especial para o clima John Kerry, que aconteceu nos Estados Unidos, no dia 17 de março passado. Na ocasião Salles projetou um slide onde o Brasil aparecia como um cachorro faminto, olhando para os frangos numa vitrine de padaria. Os americanos custaram a entender a imagem, afinal a cultura do frango de padaria é desconhecida nos EUA. E quando entenderam ficaram perplexos. Ao perceber que o ministro estava comparando o Brasil com um cachorro vira-lata de rua.

A falta de noção da equipe do atual governo já virou motivo de piadas no mundo inteiro. Mas é preciso reconhecer que ela reflete o despreparo e a ignorância de seu chefe supremo, o presidente da República. Outro dia, num de seus pronunciamentos semanais, Jair Bolsonaro comparou o seu maior adversário político, o ex-presidente Lula, a Jesus Cristo! Foi mais do que um tiro no pé, foi uma mancada equivalente a um tiro na cabeça.

O discurso do presidente e de seus apoiadores é o chamado “discurso da estupidez” que é o tema de um livro do psicanalista Mauro Mendes Dias, lançado recentemente. No livro Mendes Dias comenta que: “Quando a política se torna um espetáculo, ela precisa transformar a complexidade da realidade para agradar seu público. E aí surge o discurso da estupidez, que propiciou o advento dos líderes estúpidos”. O autor acha que o fenômeno da ausência de discernimento na política começou nos anos de 1990, com a eleição de Silvio Berlusconi na Itália.

Mas a política da estupidez, voltada para eleitores idiotas, faz parte de um fenômeno mundial que abrange toda a cultura moderna. Uma nivelação por baixo, uma opção pelo medíocre, que foi prevista, nos anos de 1950, por um escritor de ficção científica. Ray Bradbury, outro mestre do gênero, dizia que a função da ficção científica não é prever o futuro, e sim evita-lo. Alertando sobre as ameaças que podem surgir de decisões erradas tomadas no presente. As vezes os escritores tem sucesso, as vezes fracassam e aquilo que eles temiam acaba acontecendo realmente. É o caso do conto “A marcha dos idiotas” de Cyril M.Kornbluth.

Kornbluth imaginou um futuro onde o quociente de inteligência das pessoas caiu drasticamente. Neste mundo todas as diversões, o cinema, a literatura, as artes são feitas com base no mais baixo denominador comum. É tudo frenético, rápido, agitado porque a multidão de idiotas possui uma capacidade de atenção muito baixa. Mesmo assim os habitantes deste mundo recebem permissão de conduzir carros e aviões e os acidentes, com mortes, são frequentes.

Como muitas coisas na ficção científica a fantasia de Kornbluth acabou virando realidade. E não tenho dúvidas de que vivemos no mundo dos idiotas. É só sair na rua e olhar as pessoas que passam dirigindo seus carrões com o telefone celular no ouvido. E assistir aos filmes do cinema pós-moderno. Que são feitos para uma pessoa com déficit de atenção de uma criança de quatro anos. Os clássicos do cinema, que exigiam atenção e reflexão da plateia são considerados chatos, tediosos. Mas a opção pela ignorância e pela idiotice costuma cobrar um preço muito alto.

No Brasil já custou 381 mil mortes, só pelo Covid-19.

 

Desmatamento: Brasil quer dinheiro dos EUA


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. Avatar

    Ué, a Dona Florinda de Pinheiral, na década passada fazia coro ao gado do “Fora Dilma”, apoiou o golpe e formou ao lado do gado do miliciano medíocre mugindo “Acabou a mamata!”.
    E agora rejeita a cria que ajudou a parir e colocar no Planalto? Faz sinal de arminha de novo kkkk
    É a Sherazade que não deu certo… ahahahah

  2. Avatar

    SR HAROLDO FREITAS, pobre é de direita mesmo, os intelectuais e os ricos ferraram com o nosso país. O pobre é de direita, pois ele trabalha, acredita na família e acredita em Deus. Agora existe também o pobre de esquerda, aquele que prega o socialismo mais vive do capitalismo do pai que rala muito, isso quando não está em seu quarto fumando maconha sonhando com luladrão. Outra coisa , vai dar Bolsonaro até 2026, depois vamos escolher o 01.

    • Avatar

      Pobre de direita é a a barata que festeja o inseticida…
      Continue assim: mão-de-obra treinada, barata, bem nutrida e obediente.
      “Capitalista” sem capital….. ahhahahahah

  3. Avatar

    Ô Calife. Escreva sobre ficção científica, meu caro. Quando você envereda pela política, a coisa desanda. Você tem todo o direito de não gostar do atual presidente, mas a partir daí, você começar a tecer comentários “estranhos” e tendenciosos faz você perder bastante credibilidade. Volte pra ficção.

  4. Avatar

    Deixa eu exercer meu direito constitucional de ser estúpido por 4 anos, já que você exerceu o seu de ser paga pau de bandidos por 16 anos. Obrigado.

  5. Avatar

    Cheio de pobre de direita aqui

    Deve ser aquele que vão elogiar o genocida, dividindo a gasolina em 6 vezes no cartão

  6. Avatar

    A narrativa deste jornalista idêntico de um esquerdopata, a mesma narrativa da globo, folha de São Paulo, etc. Já está fazendo campanha para Lulaladrão? Sinto dizer meu caro jornalista que vais chorar novamente. Para sua informação foi o atual presidente dos EUA é quem ofereceu ajuda ao governo Brasileiro em sua campanha. Parabéns ao Ministro Ricardo Salles que faz um trabalho a frente do Ministério do Meio ambiente, o resto é miimimi, dor de cotovelo e choradeira desnecessária.

  7. Avatar

    Vejo claramente mais um militante de esquerda nesse texto.
    Se o Brasil virar uma Venezuela quero ver qual será o seu discurso????!

  8. Avatar

    Nada pode ser mais idiota que o pobre de direita. Alguns deles são tão idiotas, em especial o gado do Miliciano Genocida do Planalto, que sequer têm a consciência de que são pobres.
    Pobre de direita é o Suíno que aplaude o Abatedouro.

    • Avatar

      Enquanto isso em Brasília a família tradicional tenta aos socos barrar as investigações sobre desvio de verbas da Covid, o feitiço virou contra o feiriceiro

    • Avatar

      Esses de esquerda pegam a mulher na cama com outro é acreditam q é consulta kkkkk

    • Avatar

      Olha o Marcelo aí, gente. Entendido em achar a vaca véia na cama com o pé de pano.
      Esse é pobre de direita raiz, o boi que é convidado pro churrasco, pensando que vai participar da festa.
      Ahahahah… o inigualável gado do Capitão Cloroquina…

  9. Avatar

    O cara teve a Dilma é o lula como presidente até barca Obama citou o lula como o cara cara que roubou é tem vergonha do atual kkķk os países lá fora comeram é enriqueceram com suas florestas não sobrou nada aí querem dar pitaco aqui pode ter até usado um slide ruim mas não roubou nada ptista não trabalha vive de boquinha ou encostado no INSS ou no pai só olhar é ver ou é parente de fora da lei kkkk

    • Avatar

      O gado do Capitão Cloroquina, quando quer defender o Miliciano Genocida, não falha: “aaiiin, e o PT?”
      Muge, boiada kkkkk

  10. Avatar

    Reportagem com informações duvidosas, e com cunho político. Infelizmente as eleições para 2022 já começaram na cabeça de alguns.
    A mídia deveria ser imparcial em alguns quesitos, apenas informando sem emitir suas preferências pessoais em relação à informação dada, mas a muiti tempo que isso não acontece.

  11. Avatar

    Guto bobinho, estamos isolados tolinho, tenta juntar suas moedinhas é viajar pra Paris ou Caracas, mesmo se vc TIVESSE grana seria barrado imbecil cloroquino

  12. Avatar

    Enquanto no Brasil o negacionismo provoca muitas mortes, em Israel a ciência é ouvida e através de lockdown e vacina em massa ja chegaram ao primeiro dia sem mortos.

  13. Avatar

    Acredito que não só a estupidez, mas características de governos autoritários incluem a mentira o proselitismo e principalmente a covardia. Sim, temos um mandatário covarde que luta todos os dias para aumentar o número de brasileiros mortos na pandemia.

  14. Avatar

    O discurso é bonito, só que é fictício.

    • Avatar

      Triste realidade,chegamos ao pior nível em todos os sentidos, ver a Venezuela com medo de ficar igual o Brasil é de chorar,ainda bem que não contribui com isso,EU AVISEI

    • Avatar

      Só acho que o comentário acima é primário, quase analfabeto, pois metade da população da Venezuela fugiu para outros países e a outra metade morreu de fome..
      “A venezuela com medo de ficar igual o Brasil” não entendi, então porque mais de 1.000.000 de venezuelanos fugiu da Venezuela para o Brasil?!

    • Avatar

      Vacina de Ribeirão Preto foi anunciada por Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações

      O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bloqueou o valor de R$ 200 milhões que seriam usados no desenvolvimento da Versamune , vacina contra Covid-19 anunciada pelo ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovação) como “100% brasileira”.
      O corte nos recursos vem um dia após o presidente convidar o chefe da pasta para sua live semanal nas redes sociais para falar sobre o imunizante.

      Em março, o Palácio do Planalto fez questão de divulgar que a vacina brasileira apoiada pelo governo federal, desenvolvida por cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), estava avançando.

  15. Avatar

    PERIGO “CURRAL COMUNISTA”, SAIA RAPIDAMENTE PARA NÃO SE CONTAMINAR KKKK

  16. Avatar

    O Brasil já custou 381 mil mortes pelo Covid-19. Entre esse número quase 700 de VR. Então essas 700 mortes não são efeito Neto, mas efeito Bozo, não é mesmo? E as outras milhares de cidades com os seus prefeitos teimosos iguais ao Neto? Sendo assim, essas 381 mil mortes não tem qualquer relação com o Bozo.

    Esquerdistas adoram passar vergonha nas redes sociais e mídias, isto é fato. Antes de publicarem algo deviam se perguntar: eu vou passar vergonha do que pretendo publicar?

    • Avatar

      Você se fez essa pergunta?
      Teria evitado passar essa vergonha por completa desinformação…

    • Avatar

      Parabéns prefeito Neto por ter voltado com o tratamento precoce que os esquerdistas não querem!
      Com a retomada do tratamento imediato já começamos a ver resultados, pois os números de mortes estão caindo dia após dia!
      Por que laboratórios de vacina pleitearam imunidade judicial em relação à efeitos adversos? O laboratório tem algo a temer e o vacinado não tem nada a temer? Eu não vou tomar vacina nenhuma!

    • Avatar

      Alexandre

      Percebo que vc não é um esquerdista autêntico, pois se assim fosse, me mandaria estudar. kkk

    • Avatar

      Ptista não passa vergonha ele é a vergonha pois tem as regras para ser ptista ser sustentado pelos pais com 50 30 40 anos ou mais encostado no INSS ou viver de bolsa ou ainda ter aquele parente preso ou solto com tornozeleira cheio de filho ou atoa mesmo vive de ajuda não quer trabalhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document