A tempestade perfeita

by Diário do Vale

Um estudo feito pelo Instituto Lowy da Austrália concluiu que o Brasil é o país que teve o pior resultado no enfrentamento da pandemia. O melhor foi a Nova Zelândia, que zerou o número de infecções e nem precisou interromper o funcionamento de escolas e universidades. Já o Brasil esta em último lugar da lista, com mais de mil mortos por dia e um total de 240 mil vidas perdidas em onze meses de pandemia. A reação do governo brasileiro, diante do Covid-19 ficou atrás do México, Irã, Colômbia e dos Estados Unidos do governo Donald Trump.

Enquanto os outros países corriam atrás da vacina, reservando estoques, o Brasil de Jair Bolsonaro gastava 90 milhões de reais na compra de cloroquina e outros remédios inócuos. E o resultado pode ser visto esta semana em todos os telejornais. Idosos, com mais de 80 anos, chegando de manhã cedo aos postos de saúde do Rio de Janeiro e recebendo a notícia de que a vacina acabou e a vacinação, que mal começou, já esta suspensa. Na terça-feira passada a CNM, a Confederação Nacional dos Municípios, divulgou carta pedindo o afastamento do atual ministro da saúde, Eduardo Pazuello. A confederação acredita que a vacinação em massa seja “o único caminho para superar a crise sanitária e possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico e social”. Os prefeitos reclamam da falta de diálogo com a atual pasta da saúde.

O Brasil sem vacina se encontra atualmente na crista da segunda onda da pandemia, com mais de 1050 mortos por dia.E a situação tende a piorar. A variante P1 do coronavírus, responsável pela tragédia de Manaus, já se espalhou pelo país, como previu o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. A P1, que é muito mais contagiosa, já esta circulando em São Paulo e no Rio de Janeiro, resultado da inércia do governo federal.

Há um mês, durante uma entrevista, Mandetta previu uma tragédia nos primeiros meses de 2021 devido a propagação desta nova cepa do Covid pelo país. Ele criticou a decisão do governo de transferir pacientes dos hospitais de Manaus para outros estados. Ao serem transferidos os pacientes viajaram com as famílias. Uma dessas famílias, ao ser testada, estava toda contaminada pela variante P1. Ou seja, no lugar de tomar medidas de isolamento, para evitar a propagação do vírus mutante o governo espalhou gente contaminada pelo país inteiro. Em São Paulo a cidade de Araraquara teve que adotar o lockdown na semana passada porque não havia mais leitos disponíveis nos hospitais da cidade.  E no Rio de Janeiro já tem fila de pacientes esperando internação.

E numa situação dessas tivemos os feriados de carnaval. Como sempre fazem tudo errado os governos estaduais e municipais cancelaram os bailes e os desfiles de rua. Mas se esqueceram de cancelar também o feriado. E se tem feriado o povo não fica em casa, ele lota as praias e bares, como se viu no litoral paulista e nas ruas do Leblon. Festas clandestinas pipocaram por todo o território nacional e o resultado vai ser sentido nos próximos dez dias. Com um número recorde de infectados procurando hospitais que já atingiram o limite de sua capacidade de atendimento. Vai ser a tempestade perfeita. Uma imensa Manaus do tamanho do território nacional.

Já comentei aqui nesse espaço que o coronavírus encontrou terreno fértil no Brasil em cima do tripé: Governo incompetente, povo ignorante, país miserável. A pobreza faz com que boa parte da população se submeta aos subempregos e ao sistema de transporte público ineficiente. Viajando em ônibus e metrôs superlotados para ir ao trabalho todas as manhãs. A ignorância faz com que a maioria ignore as medidas básicas de proteção. Durante o feriado uma repórter de tv entrevistou um casal de turistas em uma praia de São Paulo. Eles tinham vindo de Israel e estavam perplexos com a situação por aqui. O homem explicou: “Em Israel se você sair na rua sem máscara é preso e levado para a delegacia mais próxima. Aqui todo mundo fica à vontade.”

A OMS já deu um alerta. Enquanto o número de casos da doença diminuiu 17% no mundo inteiro, no Brasil aumentou 1%. Não faltaram  avisos.

 

E se tem feriado o povo não fica em casa, ele lota as praias e bares

You may also like

11 comments

Phillus 25 de fevereiro de 2021, 13:21h - 13:21

O que une o brasileiro é a ignorância

guto 23 de fevereiro de 2021, 23:04h - 23:04

Na época da Copa os bons jornalistas avisaram o presidente Lula que não se devia construir um estádio de futebol, mas um hospital em Manaus, contudo Lula queria fazer um elefante branco “para inglês ver” e construiu um estádio de futebol que não serve para nada e gasta um milhão de reais por ano em manutenção!
Parabéns para a imprensa livre, que alerta os políticos e a população em geral sobre como fazer uma boa gestão administrativa no Brasil!!!

Só acho 24 de fevereiro de 2021, 21:00h - 21:00

Guto…..só pra diminuir sua vergonha ,na época da copa o governo era Dilma tá? E antes que vc reclame que Lula não fez nada pela Covid……….. kkkkkkkkkk

guto 25 de fevereiro de 2021, 11:36h - 11:36

Na época da Copa do Mundo os bons jornalistas avisaram o presidente Lula de que era melhor construir um hospital do que um estádio de futebol inútil e , no entanto, Lula não quis nem saber e construiu um elefante branco que não serve para nada.
Hoje as pessoas estão morrendo em casa pois não tem mais leitos disponíveis no sistema público de saúde de Manaus!
Estou esperando a desculpa de Ciro Gomes, pois ele apoiou a decisão de Lula !
Parabéns aos bons jornalistas que tentaram alertar Lula sobre o fato do colapso da saúde pública em Manaus !!!

Usem máscaras! 23 de fevereiro de 2021, 21:37h - 21:37

Brasil registrou nesta terça-feira (23) média móvel de mortes por Covid-19 acima de 1.000 pelo 34º dia consecutivo. O número médio ficou em 1.084 óbitos e a média móvel de casos, que voltou a subir, ficou em 47.985.

Foram 1.386 novos óbitos da doença nas últimas 24 horas, de acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Nesse mesmo período, o número de novos casos foi de 62.715.

Braz Guimarães 22 de fevereiro de 2021, 18:54h - 18:54

Não comenta mais sobre política? Quero ver quando a esquerda chegar ao poder se você vai criticar.

bregte 23 de fevereiro de 2021, 05:39h - 05:39

CONSPIRAÇÃO, em andamento, e você preocupado com a esquerda.

Vando 21 de fevereiro de 2021, 17:22h - 17:22

Grande texto,parabéns Calife.!!

Só acho 20 de fevereiro de 2021, 18:15h - 18:15

Inimaginável ver Venezuela ,Colômbia e Peru morrendo de medo de virar um BRASIL.

Alfersil 20 de fevereiro de 2021, 17:18h - 17:18

É sempre um prazer ler o Calife.

Leigor 19 de fevereiro de 2021, 21:22h - 21:22

Triste realidade.

Política, futebol e religião são áreas tensas.

Como dizem : a ignorância é a chave da felicidade.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996