quarta-feira, 19 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A teoria da Terra plana e outras bobagens da internet

A teoria da Terra plana e outras bobagens da internet

Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2016, 07:15 horas

 


Rapper americano provoca reação de Neil deGrasse Tyson; negar o conhecimento científico é uma atitude suicida

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

A internet é um espaço fértil para a propagação de todo o tipo de bobagens. A última moda na web é negar que a Terra, o nosso planeta, seja redonda e defender a antiga concepção de um mundo plano. A defesa da Terra plana faz parte de um movimento anti ciência, que inclui a negação das teorias da evolução e da relatividade e a tentativa de “provar” que as missões Apollo foram realizadas em um estúdio de cinema.

Outro dia colocaram um velho vídeo do treinamento dos astronautas no YouTube como “prova” de que os passeios lunares foram filmados em um estúdio de cinema. E a pessoa que postou o vídeo se admira de que a agência espacial americana Nasa não tenha escondido aquela “prova de que o homem nunca foi a Lua”. Na verdade essas imagens do treinamento foram amplamente divulgadas pela imprensa e são conhecidas pelos jornalistas que cobriram as missões Apollo. Antes de passear na Lua os astronautas treinavam todos os movimentos que fariam sobre um solo de areia dentro de um hangar da Nasa em Houston.

Mas a turma do movimento anticientífico vai mais além. Para eles todas as fotos que mostram a Terra redonda, flutuando no espaço, foram montadas. Todas as missões espaciais são fraudes e não existe uma estação espacial tripulada circundando a Terra uma vez a cada noventa minutos. A Terra é plana e todo o conhecimento da ciência e da astronomia moderna são invenções dos cientistas para enganar o povo.

É claro que a Nasa, os astrônomos e os astronautas combatem esse neo-obscurantismo postando filmes e vídeos feitos no espaço sideral. Mesmo assim os defensores da visão de mundo pré-Eratostenes continuam ativos e fazendo novos adeptos. O mais novo convertido é o rapper americano B.O.B que gravou uma música onde defende a ideia do mundo plano. O que provocou um divertido contra-ataque do astrônomo Neil deGrasse Tyson no programa The Nightly Show do Comedy Central. Tyson é diretor do Planetário de Nova Iorque, autor do livro “Origens” e apresentador da série Cosmos.

Liberdade

Em sua opinião todo mundo é livre para acreditar no que quiser. Mas ao usar a música e a internet para propagar a teoria da terra plana o rapper estaria prejudicando o ensino de ciências nos Estados Unidos. O que poderia afetar a competitividade americana no mundo moderno. Afinal, a ciência é a mãe da tecnologia e a tecnologia é a base de toda a indústria e o comércio. Um país que não estimula o ensino de ciências perde a competividade diante dos concorrentes.

Cristóvão Colombo descobriu a América porque sabia que a Terra é redonda. Ele só subestimou o tamanho do nosso planeta. Achava que se navegasse para oeste, atravessando o Atlântico chegaria à Índia. Ele só não sabia que entre a Europa e a Ásia havia um enorme continente desconhecido pelos europeus, a América. Colombo não teria errado se tivesse estudado os textos clássicos. O conhecimento da esfericidade do nosso planeta vem da Grécia antiga. E o filósofo Eratostones foi o primeiro homem a calcular a circunferência do nosso planeta cerca de duzentos anos antes de Cristo.

Os gregos da antiguidade sabiam que a Terra era redonda porque tinham observado a sombra circular que nosso planeta projeta sobre a Lua durante os eclipses lunares. Além disso, Eratostones tinha percebido que durante o solstício, o dia mais longo do verão, o Sol ao meio dia iluminava todo o interior de um poço situado na cidade de Siena, hoje Assuã no Egito. Ao mesmo tempo um poste fincado na cidade de Alexandria, na costa do Egito, a 925 quilômetros de Siena projetava uma pequena sombra. Ele mediu a distância entre Alexandria e Siena e calculou a circunferência do nosso planeta usando a geometria. O resultado foi de que a Terra é uma bola com 25 mil milhas de circunferência. Na verdade a Terra tem 24.900 milhas de circunferência (cerca de 40 mil quilômetros).

Como disse o Neil deGrasse Tyson em sua resposta ao rapper, a Terra nos parece plana porque somos muito pequenos. E em uma época em que a ciência luta diariamente contra os novos vírus, como o Zika, negar o conhecimento científico é uma atitude suicida.

Redonda: A Terra fotografada pelos astronautas da Apollo 17 em 1972 (Foto: Divulgação)

Redonda: A Terra fotografada pelos astronautas da Apollo 17 em 1972 (Foto: Divulgação)

 

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    B.O.B.O, isso sim!!!!!!!!

  2. Avatar

    >>>>>>> NESTE MUNDO PARECE EXISTIR GENTE MAIS QUADRADO QUE ELE

  3. Avatar

    Incontestavelmente, esse rapper americano B.O.Balhão é um tremendo “besta quadrado”, assim como todos aqueles que pensam como ele.

Untitled Document