A Venezuela e o efeito Orloff

by Paulo Moreira

wp-coluna-e-nos-com-isso-paulo-moreira

A situação na Venezuela está complicada. A inflação prevista pelo FMI para o país em 2017 é de 2.200%. Para se ter um termo de comparação, no Brasil pré-real de 1991, quando os preços eram remarcados até duas vezes por dia nos supermercados, a inflação foi  de 492,28%.

O socialismo bolivariano do presidente Nicolás Maduro enfrenta protestos diários e a população literalmente foge pelas fronteiras com o Brasil, em busca de coisas que atualmente consideramos líquidas e certas, como haver comida nos supermercados para ser comprada. Na tentativa de evitar uma derrota nas eleições presidenciais, Maduro convoca uma constituinte em que praticamente indicará os membros, por meio dos “movimentos sociais” que lhe dão apoio.

Mas como um país que afirma ter mais petróleo do que a Arábia Saudita, e que está pertinho do maior consumidor mundial dessa commodity (os Estados Unidos) chegou a uma situação dessas?

‘Gastando com besteira’

A resposta me lembra uma frase do filme “As Branquelas” (White Chicks): o vilão está sendo preso e informa para as filhas que está financeiramente arruinado. Elas perguntam para o pai o motivo de ele, anteriormente rico, não ter mais dinheiro: na versão dublada em português, a resposta é: “de tanto gastar em besteira”.

Detalhe: Na versão original, o vilão diz que quebrou como o rapper 50 Cent, que enfrentou um processo de falência pessoal depois de um monte de gastos absurdos.

De volta à Venezuela, os governo de Hugo Chávez e Nicolás Maduro forneceram petróleo a preços subsidiados a Cuba, gastaram milhões de dólares da PDVSA (a Petrobras deles) para financiar a participação do piloto venezuelano Pastor Maldonado na Fórmula 1 e investiu rios de dinheiro (o equivalente a 42% do orçamento nacional) em programas sociais em 2016.

Veja o que diz o cientista social Alejandro Costa, em seu blog “Diário Liberdade”:

“Em 1998, quando o chavismo chegou ao poder, havia meio milhão de aposentados, que recebiam apenas 40% do salário mínimo. Hoje são três milhões de aposentados que recebem, além do salário mínimo, três décimos terceiros salários.

Para a Misión Vivienda Venezuela foi aprovada a construção de 500 mil novas moradias, que se somam às outras 500 mil moradias aprovadas para a Misión Barrio Nuevo. Para a construção de estradas e rodovias foram destinados 6,5% do total do orçamento.

De acordo com a Lei Especial de Endividamento Anual 2016, o Estado aumentará a dívida pública em mais US$ 10 bilhões para dar continuidade ao programas sociais e aos investimentos em infraestrutura”.

E nós com isso?

Semelhanças não são meras coincidências: no Brasil, distribuíram-se, ao longo dos últimos anos, milhões de aposentadorias a quem nunca contribuiu.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” praticamente doa milhões de casas para famílias com renda inferior a três salários mínimos.

E a dívida interna só faz crescer.

O Brasil só não chegou à situação da Venezuela porque tem uma economia mais diversificada e instituições mais fortes que a do país vizinho. O esforço de corte de gastos públicos que o governo está fazendo – entre eles as reformas trabalhista e da previdência – está rendendo uma péssima avaliação popular ao presidente Michel Temer, que ainda está sendo acusado de corrupção.

Há quem defenda que o governo deveria manter as aposentadorias como estão. Mas a verdade é que é absolutamente necessário reduzir gastos. E a previdência social, como está, gasta mais do que arrecada, sendo origem do rombo nas contas públicas. Por incrível que pareça, o buraco feito pela previdência é maior que o gerado pela corrupção – não que isso desculpe os corruptos.

Claro que dar casas aos mais pobres e pagar aposentadorias a quem precisa não é “besteira”, mas é necessário fazer isso de modo sustentável, com uma fonte de recursos que garanta os benefícios.

Por isso, seja na forma atual ou de um modo diferente, a previdência tem que ser reformada, ou o Brasil amanhã será a Venezuela, como no “efeito Orloff”.

 

PAULO MOREIRA | [email protected]

You may also like

11 comments

Belo Antonio 6 de agosto de 2017, 20:23h - 20:23

Só para esclarecer aos intelectuais aqui presentes ;
Nos Estados Unidos da America do Norte, não tem ; SUS, FGTS, CLT, Ministério do Trabalho, Leis Trabalhistas, etc. ou seja o CAPITALISMO MANDA, no entanto é o MAIOR País do mundo, e todos querem morar e trabalhar lá. Diariamente milhares de pessoas são presas tentando entrar no País ilegalmente.
Ou seja deve ser muito bom né ?

Ary Góis 3 de agosto de 2017, 07:14h - 07:14

O vulgo não sabe nem eleger vereador, mal sai do circuito cultural Aparecida x Sul de MG x Mambucaba e redige pior que letrista de funk. E se acha apto a falar da Venezuela, com base no que vê no Jornal Nacional. Então nem vale a pena sugerir que faça uma pesquisa rasa sobre como era Cuba à época do ditador Fulgêncio Batista ou como vão as historicamente democráticas e prósperas repúblicas caribenhas vizinhas (Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Haiti), aliadas à benfazeja mão capitalista de Washington.
Já o autor do texto preocupa-se com os “gastos” do governo com aposentadorias e o Minha Casa Minha Vida (MCMV), mas duvido que escreverá uma linha sobre os bilhões que o golpista Temer vem torrando para se safar com os parlamentares. Prefere demonstrar seu preconceito velado em relação à faixa de renda dos mutuários dos apartamentos “praticamente doados” pelo MCMV; como se o piso salarial de jornalista, mormente em pasquins do interior, estivesse muito acima disso.

LULA LELÉ 4 de agosto de 2017, 11:39h - 11:39

Sim, pelo seu comentário e o meu logos abaixo, é q continuo achando esses senhores hilários. Os argumentos, sempre os mesmos, sempre raivosos, normalmente embasado em notícias, como o senhor citou, do Jornal Nacional ou revista Veja. Como foi muito bem colocado, a América Central e o Caribe, assim como os países da África e alguns da Ásia, são exemplo de prosperidade e austeridade ? não estou aqui defendendo país A ou B, mas sim me manifestando diante de tal desconhecimento de senhores, como eu disse na minha missiva anterior, q mal conhecem Cabo Frio/RJ, e q geralmente vivem de parcos salários.

Maniac 1 de agosto de 2017, 20:38h - 20:38

É isso aí!

LULA LELÉ 1 de agosto de 2017, 12:07h - 12:07

Sinceramente. Vocês são hilários nos seus comentários, cada um mais genial q o outro. Fico impressionado c o vasto “conhecimento” de alguns. Falam dos outros países c uma propriedade ímpar muitos, mal conhecem o Perequê, quiçá Unamar (Cabo Frio).

Parabéns a todos…………

Padaria Pão e Marba 1 de agosto de 2017, 19:31h - 19:31

IAuhauhauhauauhuahuahahuahhauahuha Oia o LELÉ falando!!! Me diga ‘reverendo sabido’, a Venezuela é um modelo a ser seguido? E Cuba, com os seus carros de 1930? Quem sabe possa nos agraciar com as maravilhas da Coreia do Norte, onde só o Ditador é gordinho… Contudo se queres manter todo conhecimento para tí, basta suas histórias de Perequê mesmo… Uauhauhauhauhahuhauhauhauhauha

VAI VENDO 31 de julho de 2017, 21:32h - 21:32

A diferença entre a Venezuela e Arábia Saudita, que só produzem petróleo, é o governo que no pais vizinho é socialista que não deu certo em nenhum lugar.

VAI VENDO 31 de julho de 2017, 20:56h - 20:56

Secundarista

A sua professora é uma comunista com toda certeza. Ela só não revelou a você que as empresas públicas no socialismo É SÓ PARA OS COMUNISTAS LÍDERES. Quanto aos comunistas Sem Terras e Sem casas bastam pão e mortadela que eles acham que estão no paraíso.

E nós que trabalhamos e contribuímos com os ALTÍSSIMOS impostos só nos restaria pagar a conta.

guto 30 de julho de 2017, 18:59h - 18:59

Excelente matéria, realmente o Brasil estava caminhando para ser uma grande Venezuela, mas graças a Deus tivemos o impeachment e a PRESIDENTA desceu a rampa do planalto.
O estrago que a PRESIDENTA fez no Brasil foi grande, mas se ela tivesse continuado no poder o estrago seria muito maior, e, hoje, teríamos uma inflação descontrolada; não haveria reformas nem na previdência nem no trabalho; haveria milhares de brasileiros cruzando as fronteiras do Chile, Argentina, Peru, Colômbia, etc… para fugirem do país…
E pensar que o PT e a PRESIDENTA apoiam o “governo democrático” de Maduro na Venezuela!!!
Errar é humano, permanecer no erro NÃO… Logo o PT não é humano!!!

LULA LELÉ 31 de julho de 2017, 11:34h - 11:34

O SENHORES PERDERAM A CHANCE DE SEREM UM DOS GANHADORES DA MEGA SENA DE R$ 107 MILHÕES, HOJE ESTARIAM NAS ILHAS MALDIVAS DE FÉRIAS……………

Secundarista 31 de julho de 2017, 19:31h - 19:31

Minha professora disse que o Socialismo era maravilhoso e que era um modelo de sucesso a ser seguido! Disse que as Empresas Públicas seriam propriedade dos trabalhadores e não haveria rico ou pobre, todos seriam iguais e toda riqueza da Nação seria dividida igualmente entre todos! Acho que ela errou… rs

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996