Administre sua ansiedade

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

 
A ansiedade quando melhor administrada pode ser uma, mas e quando não se consegue isso? Pode-se pensar em como a ansiedade ensina a se transformar internamente quantas vezes forem necessárias e nos ensina também a lidar melhor com o nosso mundo interno. Passamos a perceber melhor o que nos faz bem e o que não nos faz bem.

Conseguimos aprender a respirar de modo mais calmo. Para a pessoa com crise de ansiedade é uma luta interna de fato, normalmente essa pessoa se cobra demais, vive muito no futuro e gasta sua energia do hoje em experiências futuras que talvez possam nunca acontecer. Essa pessoa não consegue relaxar e parar de pensar, literalmente.

A Psicoterapia faz com que a pessoa passe a conhecer seu mundo interno e seu modo de funcionamento e isso é muito subjetivo, cada um tem suas próprias vivências e estratégias para superação. Quando a pessoa se torna conhecedora de si, consegue administrar melhor a ansiedade e evitar que a crise tome conta e que os sintomas se instalem e permaneçam. É importante termos em mente que todos nós temos o direito de nem sempre nos sentirmos fortes, de escolher o isolamento e a solidão em algum momento quando achar necessário, não dá para dar conta o tempo todo e nem se cobrar por isso!

Se avaliarmos, a ansiedade pode lhe ensinar a ser melhor e fazer melhores escolhas na vida. Mas em momentos de crise, por exemplo, o que fazer?

Alguns dos sintomas da crise de ansiedade são dores no estômago, tremores, coração palpitando de modo acelerado e náuseas, dentre muitos outros. Reconhecê-los é muito mais útil para que você consiga domar a crise quando vier. Ao reconhecer os sintomas e o início da crise o processo pode ser interrompido com um controle maior de si mesmo e algumas técnicas da própria terapia cognitiva-comportamental.

Você pode usar algumas técnicas de diversões mentais. Como assim? Bem, no meio de um ataque de pânico se force a lembrar a letra de uma canção que goste e cante sem parar, mesmo que mentalmente, ou se tiver em casa cante alto mesmo! Fale para si os números pares em ordem decrescente do cem até o zero, ou seja, tenha um truque mental para ajudá-lo a tirar o foco e enganar sua mente a divertindo e a mente adora se divertir! Você mesmo pode inventar seus próprios meios para suas diversões mentais, como lembrar o nome de cantores com determinada letra, enfim, existem muitas diversões que você pode oferecer a si!

Encare

Ignorar a ansiedade não o fará deixar de sentir os sintomas, pelo contrário. Reconheça seus medos e os encare e sempre se questione se de fato são reais. Esqueça os pensamentos “e se”, são realmente muito inúteis e uma maneira excelente de nos martirizarmos e castigarmos. Não temos o controle de tudo e certamente você viverá as experiências que tiver que viver, você tem escolhas, mas não controle sobre tudo. Lógico que não por isso você deve se jogar na frente de um ônibus, não é isso, mas se você souber administrar a ansiedade e alimentar sua fé de que o que tiver que ser será e será sempre o melhor para você, a sensação de medo que provoca a ansiedade vai dar lugar ao relaxamento completo e confiança no melhor sempre!

A substituição também pode funcionar, ou seja, se você se sente nervoso porque vai entrar em um avião e está com medo, pare de pensar nas coisas ruins que podem acontecer, pois, afinal de contas são as exceções, se pensarmos bem, são poucos os acidentes de avião se considerarmos os números de viagens por dia, assim, a probabilidade é pequena, sendo muito mais fácil, por exemplo, você morrer com um acidente qualquer mesmo que bobo, então entregue e confie, relaxe na certeza de que tudo contribui para seu bem-estar e comece então a pensar ao longo da viagem em seus planos, nos roteiros que irá fazer quando chegar ao seu destino, imagine suas férias como serão e o que poderá fazer, conhecer lugares incríveis, restaurantes maravilhosos e pessoas encantadoras, enfim, trace seus planos para aproveitar sua viagem da melhor maneira. Coloque o foco dos seus pensamentos nisso!

A respiração também ajuda sempre. Em um ataque de pânico você pode estar hiperventilando e a técnica é inspire em quatro segundos de modo lento e calmo, prenda a respiração por três segundos e ao expirar, leve mais quatro segundos para soltar todo o ar. Essa contagem você pode fazer mentalmente e procure fechar os olhos e se concentrar em sua respiração, pode praticar em torno de dez vezes respirando sempre profundamente e lentamente, isso ajudará a desacelerar seu metabolismo e seus pensamentos, você irá notar seus músculos mais relaxados e seus pensamentos mais calmos e organizados.

Quando se fala em ansiedade o assunto é vasto e as técnicas para domar os sintomas são muitas e variadas. Aos poucos vamos aprendendo a lidar com esse monstro que talvez tenha crescido enquanto você o ignorava ou alimentava, mas que na realidade nem é tão grande assim. Encarando-o, você conseguirá vencê-lo e domá-lo. Certamente se sentirá muito mais dono de si e de seus sentimentos.

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

5 comments

Mariana 18 de abril de 2016, 09:26h - 09:26

Ótimo texto! Sempre leio seus textos Aline e como estudante de psicologia tenho aprendido bastante, obrigada por compartilhar esses conteúdos super importantes conosco.

Eraldo José dos Santos 8 de abril de 2016, 12:40h - 12:40

Ótimo texto, e o que mais me impressiona é a linguagem que essa grande menina usa e que faz qualquer pessoa entender e assimilar. O menina Paula se tiver livros escritos por você coloque os nomes por gentileza. Parabéns

Eraldo José dos Santos 8 de abril de 2016, 20:49h - 20:49

O menina Aline Stteel, me enganei no comentário acima porque tinha acabado de ler o texto sobre moda de Paula que também é uma menina adorável.

lila 8 de abril de 2016, 09:07h - 09:07

Eu já fui extremamente ansiosa ao ponto de achar que dormir era perca de tempo, meu cérebro ficava ligado 24 horas por dia, depois de ser alertada por muitos amigos percebi que realmente não dá pra viver assim e fiz a coisa mais certa, procurei um analista e com tempo ele me ajudou a perceber que a vida é além de ser vivida com calma, sabedoria, alegria, etc, também precisa ser saboreada dia a dia com a família, com a natureza que Deus nos deu, os amigos que estão perto e até com os que estão longe e muitos as vezes nem conhecemos, por essas e outras que eu acho tão importante seguir pessoas iluminadas como você Alline Stteel que é um raio de luz na vida de muitas pessoas. Obrigada.

Edlaine 8 de abril de 2016, 08:59h - 08:59

excelente!!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996