segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Ainda a televisão digital

Ainda a televisão digital

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2018, 08:15 horas

 


Telespectadores já estão com saudade da TV analógica

Início: No começo a TV era cara e em preto e branco

Na semana passada, comentei com meus leitores sobre o vizinho que estava instalando uma antena digital no telhado de sua casa. Conversei com ele ontem, e já esta com saudade do tempo do sinal analógico. Não sei em outras regiões, mas lá em Pinheiral, se chover o sinal digital desaparece. Meu vizinho contou que a imagem vive congelando e se começar a chover some tudo e aparece uma legenda na tela que diz: “Perda de sinal”. E aí é preciso esperar horas, até a chuva acabar e o sinal voltar.

Meu vizinho não gostou da novidade. Afinal ele pagou R$300 pelo kit, de antena e conversor, e ficou com uma televisão que depende do tempo para funcionar. “No tempo do sinal analógico era só ligar o aparelho e pronto. Podia estar chovendo, trovejando que a recepção se mantinha. Dava uns chuviscos, mas a imagem e o som não congelavam ou desapareciam como agora”, disse ele.

É isso aí! No Brasil essas inovações tecnológicas nem sempre dão certo, afinal somos o país do futuro que não chega nunca. É como a biometria do meu banco que vive pifando. Semana passada o caixa eletrônico exibia uma mensagem dizendo: “Biometria inoperante, digite a senha”. No caso da televisão ela vem progredindo tecnologicamente, enquanto a programação vai ficando pior a cada ano que passa. A explicação para esse nivelamento por baixo da TV aberta tem uma relação com a redução do preço dos aparelhos. É uma coisa maluca, mas é fácil de explicar.

Quando os primeiros aparelhos de TV surgiram no Brasil, em meados do século passado, eles custavam muito caro. Eram uns trambolhos enormes, com tubos e válvulas a vácuo que poucas pessoas podiam comprar. Naquele tempo, aí por volta de 1960, a televisão era uma novidade para as classes A e B. E como só as pessoas de alto poder aquisitivo podiam ter uma televisão em casa a programação era sofisticadíssima, de alto nível. Documentários, como os que passam hoje na TV por assinatura, programas de dança, jazz, música erudita. Peças de teatro encenadas ao vivo.

Lembro de um programa da TV Tupi, chamado Time Square, que imitava os musicais da Broadway, com cantores e dançarinos tudo encenado nos estúdios que ficavam no antigo cassino da Urca. Televisão naquele tempo era uma coisa tão rara que quem tinha convidava os amigos para assistir, era os chamados televizinhos. No final dos anos 60 o preço dos aparelhos baixou, dessa forma ficou ao alcance das classes populares. E como a televisão estava virando uma coisa do “povão” o nível dos programas despencou. Surgiu a “Discoteca do Chacrinha”, que jogava pedaços de bacalhau em cima da plateia, e os programas populares tipo “mundo cão”, precursores desse lixo que temos hoje em dia.

Em 1970 surgiu a TV colorida e durante algum tempo as coisas melhoraram. A TV colorida era ideal para musicais, documentários e números de dança. Foi nessa época que a TV Globo criou o Globo Repórter, com seus programas sobre viagens a lugares exóticos do planeta e o Fantástico, que naquele tempo começava com um balé futurista onde as moças saiam de dentro da água. Foi na década de 1970 que a tecnologia das transmissões via satélite se tornou comum, tornando possível a programação em nível nacional. Com as transmissões ao vivo de jogos de futebol e corridas de formula um.

Mas com o aparecimento da TV por assinatura, voltada para o público A e B, a tv aberta voltou a apelar para a baixaria. Com aquelas novelas ridículas e cheias de cenas de sexo gratuito, programas apelativos, como um troço chamado “Amor e sexo” que a Globo exibe tarde da noite, as videocassetadas e outras baixarias. Meu vizinho está com saudade do sinal analógico, mas há males que vem pra bem, já sugeri a ele ler um bom livro e comprar um aparelho de DVD.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Anderson dos Santos Costa

    Petistas dos comentários, ainda estou procurando as postagens de quem discordou de mim argumentando polidamente e em alto nível, mas não encontrei. Onde estão? O Diário do Vale bloqueou?

  2. É a mesma pessoa c nicknames deferentes. Quando o outro leitor, em alto nível, discordou ou argumentou, polidamente, o mesmo, como é de costume, parte p ofensas pessoais demostrando seu destempero e baixa intelectualidade, como já foi dito em missivas anteriores.
    Se observares bem, os leitores, seja A ou B, estão ignorando as sandices postadas.

    • Anderson dos Santos Costa

      Também acho que vocês são a mesma pessoa. Depois da prisão do Lula não é possível existirem tantos petistas no mesmo espaço, pois a maioria se suicidou de vergonha já lá época do julgamento do mensalão.

  3. ESSE TAL DE GUTO,VAI VENDO E ANDERSON ,DEVE SER A MESMA PESSOA, NÃO É POSSÍVEL TRÊS PESSOAS PENSAREM DESTA MANEIRA RANCOROSA SEM PERSPECTIVA DE FUTURO, SE DEFENDEM ATACANDO ,SEM PERSPECTIVA DE PROPOSITURA DA MELHORA REAL , NÃO UTÓPICA , NO COTIDIANO DO POVO BRASILEIRO

    • Anderson dos Santos Costa

      O nickname “criminal minds” é muito adequado para esquerdistas em geral e petistas em particular.

  4. Realmente o comedor de gente e só pela famiglia,todos filhotes na franquia e a mulher recebendo empréstimo.Todo sujeito que fala muito em família e em Deus ,no fundo se descobre que é maior pilantra de todos.

  5. Um dia perguntaram para o Boni se ele não achava o BBB uma grande baixaria, e ele disse que sim!
    Esse pessoal da globo é igual ao PT, não estão nem aí para a família, para os bons costumes, para a moral cristã, etc… O que eles querem é o dinheiro dos patrocinadores, que recebem sem roubar! Nesse ponto eles são mais dignos do que o PT!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

  6. Agora temos figuras adoráveis como Frota,símbolo da família direitista.

  7. o autor vive insatisfeito

    enquanto você escreve isso eles te roubam

  8. acho que seu vizinho e burro….o kit custa 70 reais…..ai tu escreve uma porqueira dessa falando que ele pagou 300….ai que burro

  9. A famiglia tá toda enrolada , estão precisando de assessoria.

  10. Apenas voltamos mais um pouquinho ao passado. Teve também o tempo do aparelho de UHF à parte, também com antena diferenciada e que mal começava a chuva os canais saíam do ar.
    A baixaria na TV de sinal aberto nunca foi interrompida, o que tinha às vezes é opção para trocar de canal.
    Consta que o programa Time Square como da TV Excelsior, antigo canal 2 do Rio. Não sei dizer se também foi da TV Tupi.

  11. Anderson dos Santos Costa

    A elite de hoje baixou o nível mesmo, basta ver figuras detestáveis como Caetano Veloso, Chico Buarque, Wagner Moura, Gregório Duvivier, e outros, que criaram a “revolta a favor do governo” durante os governos do PT. Para essa nova elite vale tudo, até a corrupção e a censura! Hoje procuram ditaduras imaginárias contra as quais resistir, lá do conforto de seus apartamentos luxuosos do Leblon, e acordaram para protestar contra a corrupção após hibernarem por 13 anos.

    • Talvez mais detestáveis são os q procuram artifícios toscos p tentar não se revoltar e passivamente aceitar o embuste da família Bolsa e seus assessores e motorista. Botou a cara apareceu sujeira. Vai ser igual ao Collor, abatido por fogo amigo. Detestável é a sua postura e revolta seletiva a qual finge não enxergar o óbvio.Seu ídolos, tais como Aécio e depois o Bolsa, derretem igual a sorvete no verão. O último citado não vai nem precisar de oposição.

    • Anderson dos Santos Costa

      Sempre aparece um petista recalcado para falar besteiras.

    • Pela sua conclusão, mostra-se o seu conhecimento raso e baixa intelectualidade, o qual o defino como mera caixa de ressonância.
      Antes de qualquer coisa, respeite opiniões alheias, seja contra ou a favor dos seus devaneios. Ouvir faz parte da educação e sabedoria……coisa q parece não fazer parte do seu cotidiano.
      Bom dia e felicidades.

    • “Paulão Trivelato”, respeite o Anderson, pois como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e religião” ou “toda pessoa tem liberdade de opinião e de expressão”!!!
      Gente!…. a era petista acabou!…. Vamos respeitar a opinião dos outros!!!…

    • Anderson dos Santos Costa

      Além de petista, recalcado e falar besteiras, também é nervosinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document