Animais precisam de cuidados especiais em dias de chuvas

by Diário do Vale

Animais molhados e expostos ao frio podem ter a temperatura do corpo bruscamente derrubada, causando hipotermia – Foto: Reprodução Internet

A combinação de frio, chuva e animais não é nada bom. Isto porque, assim como nós, os animais quando exposto à essas condições climáticas, estão propensos à desenvolver doenças, as quais podem ser muito prejudiciais à saúde deles, especialmente aqueles que já possuem algum problema de saúde ou que estão com uma idade mais avançada.

Então, para evitar maiores problemas com a saúde dos seus bichinhos, é importante que o tutor tome alguns cuidados com os seus bichinhos. Mas antes, é importante conhecer um pouco mais dos possíveis riscos que o animal está sujeito nessas condições:

– Hipotermia: animais molhados e expostos ao frio podem ter a temperatura do corpo bruscamente derrubada, ocasionando o que é chamado de hipotermia, a qual pode acarretar perda gradual mental e física do animal. Além disso, a hipotermia pode abrir as portas para doenças mais sérias, como gripes e pneumonias.

– Leptospirose: uma doença que preocupa muito em dias de chuva é a Leptospirose. Esta doença é transmitida pelo contato do animal com a urina contaminada do rato, a qual pode comprometer a saúde do animal, lhe causando sintomas como falta de apetite, vômito, febre, alterações renais, desidratação, apatia, pele amarelada, fezes com sangue e urina escura. Em casos mais graves ou quando o animal não recebe atendimento médico veterinário, a doença pode ser fatal. Além disso, ela é uma zoonose, ou seja, uma doença pode ser transmitida também ao homem.

– Problemas de pele: os problemas de pele possuem um grau de gravidade menor quando comparado com a Leptospirose, porém necessita de atenção especial tão quanto. O aparecimento de um problema de pele por ser rápido quando o animal fica muito tempo molhado e exposto ao frio, pois os pelos acabam demorando mais tempo para ficarem secos, e assim cria-se um ambiente propício para o aparecimento de fungos e bactérias.

– Problemas Articulares: naturalmente, com o frio estes problemas já surgem com mais frequência, mas o cachorro molhado acaba potencializando o surgimento de dores nos ossos e nas articulações;

– Pneumonia: além destes problemas, ficar com o animal molhado em dias frios, pode lhe causar pneumonia, a qual pode ser extremamente perigosa, levando o animal a um cenário de risco de vida.

Sendo assim, para evitar esses problemas:

– mantenha seu animalzinho sempre em um ambiente seco e seguro, lhe protegendo da chuva e friagem;

– mantenha todas as vacinas do seu animalzinho em dia;

– caso o animal de alguma forma tenha se molhado, é preciso enxugá-lo bem e de imediato;

– a utilização de roupas pode ajudar a evitar que a água da chuva entre em contato diretamente com a pele, mas assim que ele voltar é preciso imediatamente trocar a roupa por uma seca;

– evite sair com o animal para passeios em dias frios e com chuva. Mas caso tenha outra opção, como por exemplo, o animal está habituado a fazer suas necessidades em um local específico, o ideal é fazer uso de guarda-chuva e/ou capa de chuva para protegê-lo, ou secá-lo bem ao chegar em casa;

– os gatos também devem ser impedidos de sair com o tempo ruim;

– é preciso também atenção aos recipientes de comida e água, para não deixá-los expostos à chuva e aos roedores. Após a refeição do pet, o resto da comida deve ser descartada e a tigela lavada. Ou seja, a ração deve ficar estocada em local alto, seco e arejado, pois a umidade excessiva causa alterações que comprometem a qualidade do alimento.

Enfim, como vimos, são atitudes simples que o tutor pode tomar para cuidar do seu amiguinho.

E lembre-se, existem muitos animais abandonados nas ruas, que merecem atenção e carinho como todos os outros. Então, mesmo que você não tenha espaço para adotar mais um pet, ofereça um lar temporário a um cãozinho ou gatinho, pelo menos durante uma chuva. Agindo assim você estará contribuindo para que o mundo seja um lugar melhor para todos os seres.

You may also like

1 comment

Ninguém merece 8 de agosto de 2018, 19:39h - 19:39

Também preciso, a chuva acaba com minha escova…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996