Ansiedade é o sentimento daqueles que vivem no futuro

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

Tantas expectativas, tantas informações, somos bombardeados por informações a todo o tempo e é muito natural essa sensação de que não conseguiremos dar conta de tudo ao mesmo tempo. Até as coisas que deveriam ser relaxantes se tornam motivos de preocupação como amor, sexo, dinheiro e diversão. Quando isso acontece alguma coisa está errada.  A ansiedade é o sentimento daqueles que vivem no futuro e se preocupam com coisas que ainda não aconteceram e talvez possam nunca acontecer.

A pessoa ansiosa vive em um estado de alerta constante o que lógico pode ser bom para garantir sua sobrevivência em alguns casos. A ansiedade é um sentimento que incomoda e é sempre projetado para o futuro. Antigamente ela nos foi muito útil já que na época da seleção natural os menos ansiosos eram presas fáceis, ou seja, os mais tranquilos corriam mais riscos e morriam mais facilmente. Enquanto que lá nessa época os ansiosos sobreviveram, eram mais atentos ao mundo, escapavam mais rápido. Hoje não temos mais essas ameaças e não precisamos fugir, correr ou lutar, não como era antes.

A ansiedade é muito influenciada pelo tipo de pensamento que temos, ou seja, aquela pessoa que imagina o tempo todo que as coisas vão dar errado e tem pensamentos que chamamos de catastróficos, sofre infinitamente mais com a ansiedade. A pessoa com tendência a pensamentos catastróficos assiste uma notícia da crise do país e já se imagina sem emprego, com todas as contas atrasadas, até tendo que pedir dinheiro para as pessoas, por exemplo. Ela já imagina o pior. Talvez essa pessoa assista uma notícia de doença na TV e comece a imaginar ela com essa doença e todos os problemas que isso causaria em sua vida e por aí o pensamento catastrófico vai longe.

Informações

Não que não tenhamos que ter a ansiedade, temos que aprender a administrá-la e questionar nossos pensamentos catastróficos que não fazem sentido algum. O acesso tão rápido a tantas informações tem contribuído para esse aumento da ansiedade, essa velocidade de informações que não estávamos acostumados. Hoje em um único dia vemos e ouvimos milhares de informações diferentes, é ou não é enlouquecedor as vezes?

A sensação é que temos que saber tudo, temos que saber opinar sobre tudo, se os ataques terroristas passam na televisão por qual motivo não estamos totalmente informados? Se os alimentos que podem causar câncer ou outras doenças passaram no jornal por que não sabemos quais são? Quais são as músicas da moda aqui e no mundo?  E os filmes indicados ao Oscar? Uau! Ufa! Cansei mesmo só de comentar sobre isso… Tanta coisa, tanta informação que nos fazem sentir que não sabemos tudo e não vamos dar conta de tudo. Sim e daí? O que você precisa saber? Tudo? A sociedade moderna parece que nos cobra isso senão não somos bons o suficiente. E o que é ser bom? Aliás, o que é o suficiente e suficiente para quem? Bem, mas vamos raciocinar, precisamos de fato saber tudo sobre tudo? Todos aqui temos prioridades, sonhos, assuntos sobre os quais nos interessamos mais, então, encontre sua tribo, encontre o que te dá prazer, informe-se sempre que quiser, informe-se por prazer e interesse de sua parte naquilo que lhe é mais interessante, já o restante você pode apenas saber o que está acontecendo, mas não necessariamente de modo profundo que o faça adoecer. Você não é obrigado a nada absolutamente. Você é obrigado a manter-se saudável para conseguir correr atrás de seus sonhos.

Segundo informações quase um quarto da população brasileira tem algum dos transtornos abaixo durante a vida, são eles: Síndrome do Pânico, fobias, transtornos obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada e estresse pós-traumático. Vamos vendo cada um deles melhor aos pouquinhos, mas a boa notícia é que todos têm cura.

 

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

4 comments

Aline Stteel 25 de maio de 2016, 13:55h - 13:55

A todos que me acompanham e incentivam um profundo muito obrigada! Feliz por tê-los aqui!

Roberta 24 de maio de 2016, 09:11h - 09:11

Seus textos são excelentes Aline. Temas atuais sempre. E sobre ansiedade é isso. Vem ainda provocando uma série de doenças físicas como consequência.

Abraço,

Gustavo Moura 15 de maio de 2016, 19:46h - 19:46

É o tipo de texto que gosto de aplaudir de pé.
Parabéns.

lila 13 de maio de 2016, 08:56h - 08:56

Pior que é verdade mesmo, aí esta a descrição de como o povo brasileiro e mundial vive atualmente, pois não é só o Brasil que esta com crise em vários setores, algumas mídias também ajudam um pouco a enlouquecer as pessoas. Precisamos aprender a conviver com isso, manter a tranquilidade e entender que sempre teve e terá algum obstáculo, o importante é superar todos e seguir em frente, profissionais de confiança como esta que nos presenteia com textos preciosos pode ser primordial e de grande ajuda na nossa vida, eu que o diga. Obrigada Aline.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996