Ansiedade, o mal do século

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

A palavra ansiedade seja talvez atualmente a palavra do momento. As pessoas vivem ansiosas, sentem-se mal, estão sempre correndo e sem tempo. Afinal, você conhece os tipos de ansiedade?

No transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, a pessoa se preocupa com tudo e de modo excessivo, não conseguindo controlar seus pensamentos. A ansiedade, por vezes, uma angústia, aperto no peito e mal-estar se faz presente por horas, dias e meses. Existem sintomas físicos que podem variar de pessoa para pessoa. Insônia, irritabilidade, inquietação, angústia e tensão muscular são alguns desses sintomas.

 ‘Agorafobia’

A agorafobia é a ansiedade sentida em situações ou lugares em que a pessoa perceba ser difícil ou embaraçoso escapar, como em multidões, por exemplo. Nesse caso, a pessoa passa a evitar cada vez mais essas situações ou lugares, resultando em uma queda abrupta na qualidade de vida e principalmente, no lazer.

 ‘Transtorno do Pânico’

Já no Transtorno do Pânico, a pessoa sente de repente, de maneira súbita, um mal-estar e geralmente não existe um fator importante desencadeante desse mal-estar. Os ataques de pânico se repetem e a pessoa passa a viver sempre com medo de novas crises. Os sintomas físicos podem ser semelhantes a um ataque cardíaco.

 ‘Fobia Social’

A Fobia social é o medo persistente e exagerado que a pessoa sente quando acredita estar exposta à avaliação dos outros e também um medo, geralmente infundado, de se comportar de maneira vergonhosa.

 ‘Fobias em geral’

As fobias, como fobia de insetos e de sangue, por exemplo, se apresentam através de um medo irracional, sem controle e exagerado da presença, ou antecipação da presença, de um objeto ou situação que cause pavor extremo.

 ‘Estresse pós-traumático’

Temos ainda o estresse pós-traumático que acontece quando a pessoa presencia ou vive algum acontecimento traumático que a faz reviver aquele momento muitas vezes e sua vida mesmo após meses passa a girar em torno daquele trauma.

 ‘TOC’

No Transtorno obsessivo-compulsivo conhecido como TOC, a pessoa tem a necessidade de realizar rituais, pois acredita que só assim se livrará de algo ruim ou algo que possa acontecer caso ela não realize todo aquele ritual. É caracterizada também pela presença de pensamentos obsessivos.

‘Ansiedade por substâncias’

Por fim, a ansiedade induzida por substâncias que ocorre quando o uso de determinadas substâncias, resultam em um ou mais transtornos ansiosos. Os sintomas aparecem na intoxicação e até mesmo um mês depois.

Sintomas como suor, tremores ou aperto no peito, palpitação, sintomas gastrointestinais como náuseas, vômito, diarreia e também mal-estar respiratório podem ser indicativos de Transtorno de Ansiedade. E atenção mulheres, pois a ansiedade pode causar uma disfunção hormonal capaz de suspender a menstruação.

 Alerta aos leitores

A ansiedade é um assunto sério! Procure fazer uma auto avaliação e veja se você precisa de ajuda profissional. A relação entre paciente e psicólogo é guiada por um código de ética, envolve respeito mútuo e sigilo absoluto. Deve existir uma relação de confiança plena.

Fique atento e cuide-se! Talvez dos cem problemas que você tem hoje, noventa e três são sobre situações criadas por seus pensamentos e que te estressam sem nenhuma razão lógica!

Aline Stteel  | [email protected]

You may also like

1 comment

ÊTA POVINHO 25 de março de 2015, 19:58h - 19:58

Quer saber se uma mulher está ansiosa? Olhe a fatura do cartão de crédito dela. Se estiver baixa, essa mulher não precisa comprar de tudo que vê na frente para se satisfazer momentaneamente, portanto não tem ansiedade. Ou então olhe quantos pares de sapatos possui.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996