Ariana Grande elogia o planeta Júpiter

by Diário do Vale

Jorge Luiz Calife

[email protected]

Nuvens: Atmosfera de Júpiter encantou cantora

A cantora pop Ariana Grande disse no twitter que acha o planeta Júpiter lindo, mas que Netuno é ainda melhor. Imaginem o que ela não dirá quando for apresentada as maravilhas de Saturno, considerado a joia do Sistema Solar. Júpiter é realmente bonito e as fotos tiradas pela sonda espacial Juno parecem ter sido criadas por um artista como Van Gogh. Júpiter também tem anéis, assim como Saturno, mas são anéis de poeira escura, que não se destacam contra a escuridão do espaço ao redor.

Recentemente a Juno tirou uma foto da constelação de Orion, vista de dentro dos anéis de Júpiter. Orion é a principal constelação no céu do verão, mas à medida que o inverno se aproxima fica difícil de vê-la aqui da nossa região. Ela aparece no céu logo após o poente, acima do horizonte oeste e se esconde aí por volta das sete e meia da noite. Mas por alguns minutos, se o céu estiver claro dá para ver as “Três Marias” as três estrelas brancas que formam o cinturão do caçador e que aparecem no canto inferior da foto tirada lá das imediações de Júpiter.

Alnitak, Mintaka e Alnilan são os nomes das três marias e elas ficam bem longe, as uns mil anos-luz da Terra. Netuno, o outro planeta que encantou a jovem cantora, chama a atenção pela sua cor azul fantástica, que só foi descoberta depois que a sonda espacial Voyager passou por lá em 1989.

Netuno é o último grande planeta do nosso sistema solar, ele fica tão longe que os telescópios baseados em Terra só conseguiam distinguir um ponto luminoso. Foi preciso esperar que uma sonda espacial fosse até lá, numa viagem de mais de dez anos para descobrir as maravilhas de Netuno. Como sua cor azul, seus ventos supersônicos e sua lua Tritão. Cheia de vulcões que cospem uma pasta gelada no lugar de lava.

Júpiter sempre foi o favorito dos escritores de ficção científica, que imaginaram inúmeras aventuras em suas luas ou em sua superfície, que afinal de contas não existe. No desenho animado do Space Ghost, da Hanna Barbera, os gêmeos Jace e Jane são perseguidos por um monstro de lava que sai de um vulcão jupteriano. Um bicho mal humorado que faria a Ariana Grande mudar a sua opinião sobre Júpiter.

O compositor Russ Garcia também imaginou monstros jupterianos na sua sinfonia espacial “Fantástica”. Na vida real sabemos que Júpiter não tem uma superfície solida. Ele é um mundo pastoso mergulhado num mar de nuvens com milhares de quilômetros de profundidade. Mesmo sem uma superfície solida o planeta poderia ter algum tipo de vida, como imaginou o falecido astrônomo Carl Sagan. Na série científica Cosmos, Sagan imaginou seres com a forma de medusas gigantes, cheios de gás leve, que viveriam flutuando nas nuvens de Júpiter. E seriam perseguidos por criaturas voadoras semelhantes a arraias.

Na verdade Sagan tirou essa ideia do conto “Encontro com medusa” do escritor Arthur C. Clarke. Clarke imaginou que a exploração de Júpiter poderia ser feita com balões, cheios de gás hidrogênio aquecido que flutuariam nas nuvens do planeta. Mas não seria um passeio confortável. A atmosfera de Júpiter é agitada por imensos furacões e uma turbulência terrível. Que sacudiriam o balão e seu passageiro até deixa-lo enjoado.

E para chegar ao planeta é preciso passar pelos cinturões de radiação que envolvem Júpiter, capazes de fritar até os robôs. Mas a realidade vive correndo atrás da ficção e não há limites para o que pode acontecer no futuro. Semana passada, enquanto Ariana Grande admirava Júpiter, a agência espacial NASA enviou dois pequenos robôs para o planeta Marte. Eles foram apelidados de Wall-E e Eva, o casal de robôs apaixonados do filme da Pixar.

 

You may also like

8 comments

Anderson 20 de maio de 2018, 07:59h - 07:59

Encontro com Medusa virou um romance, publicado no Brasil recentemente. Vale a pena a leitura.

Sul Flu 16 de maio de 2018, 21:31h - 21:31

Esquece Ariana Grande neste titulo, fala somente do planeta Júpter acho muito mais válido.

Pafuncio 16 de maio de 2018, 23:46h - 23:46

Porquê está discriminação ? Porquê não falar. Do Waterplanet, do antigo Planeta Xuxa, do Planeta Diário,

Fernando 16 de maio de 2018, 09:40h - 09:40

Ariana eu nem sei quem é… Mas tudo mais tudo que do que o texto trata, é mais uma boa dose de cultura! Obrigado Calife!

A Barbieri 15 de maio de 2018, 14:04h - 14:04

realmente… essa notícia foi muito importante nas nossas vidas!!!!

Ainda bem que o diário do vale não deixou passar…..

gogo 15 de maio de 2018, 15:56h - 15:56

Deve ter sido da boa……..

gogo 15 de maio de 2018, 15:57h - 15:57

Ela deve ter visto até duende na terra de Godzila.

gogo 15 de maio de 2018, 11:49h - 11:49

Vou apertar mas não vou aceder agora
Vou apertar mas não vou aceder agora
Se segura malandro p fazer a cabeça tem hora
(Bezerra da Silva)

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996