As mentiras e mitos da esquerda e o sacrifício da Laika

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

espacoaberto

Mentira: Laika feliz só na propaganda comunista (Foto: Divulgação)

Quase tudo o que é ruim tem o seu lado bom. A gigantesca crise moral que assola o Brasil, depois de três governos do PT, serviu para uma coisa boa. Enterrar de vez velhas mentiras e mitos da esquerda. Principalmente a ideia de que o homem de esquerda, o “novo homem socialista” seria imune à corrupção, ao crime e outras mazelas capitalistas. Parece incrível, mas muita gente acreditou nisso. Como acreditou no mito de que a Laika, aquela pobre cachorrinha sacrificada pela propaganda da extinta União Soviética viveu durante uma semana no espaço.

Meu pai foi um homem de esquerda e acreditava piamente no “paraíso socialista”. Como esse pessoal que até hoje sai na rua agitando bandeiras vermelhas. Ele dizia que o crime e a corrupção eram um resultado da exploração do homem pelo homem. Que só existia no regime capitalista. Na Rússia soviética não havia crime, os policiais serviam apenas para cuidar do trânsito. E a ideia de que um comunista ou socialista de carteirinha aceitasse dinheiro de propina era algo totalmente impossível.

Infelizmente ele não viveu para ver a farra do mensalão ou do escândalo da Petrobrás. Orquestrada com o apoio de todos esses senhores que andam de estrelinha vermelha na lapela. Foi melhor assim, pelo menos ele morreu com suas ilusões. Mas viveu o suficiente para ver o fim da União Soviética, que caiu de podre, sem que os imperialistas americanos precisassem disparar nem um de seus mísseis. E depois do fim do império socialista a Rússia virou um campo fértil para as máfias e organizações criminosas de todo o tipo. Mostrando que, como os companheiros do nosso PT, o homem socialista soviético era tão suscetível a degradação moral quanto qualquer reles Al Capone capitalista.

Eu tinha sete anos de idade quando a poderosa União Soviética pegou uma pobre cachorrinha de rua, a Laika, colocou no cone de um míssil e mandou para o espaço. Em uma viagem suicida. As crianças da minha geração custaram a superar o trauma. Tanto que o cineasta sueco Lasse Hallström fez um filme “Minha Vida de Cachorro” sobre um menino traumatizado pela morte da Laika. Diante de uma vida difícil ele se consola, a cada adversidade, dizendo “pior foi a Laika, ela não teve escolha”.

Realmente não teve. Ela foi colocada amarrada dentro do cone de um foguete R-7 que não tinha sistema de recuperação nem mecanismo de isolamento térmico. E enviada para morrer no espaço. O governo comunista comemorou a atrocidade com selos postais, como esse aí em cima. E a imprensa de esquerda pintou ilustrações imaginárias onde o bravo cachorro socialista singrava o espaço estrelado, alegre e confiante.

Nos comunicados a imprensa os soviéticos diziam que Laika tinha vivido uma semana no espaço. Ela dispunha de um mecanismo que fornecia comida e água. E fora morta com uma injeção letal, sem dor, depois de terminada a “experiência”. A verdade foi muito pior, assim que entrou em órbita o foguete de alumínio começou a esquentar sob a ação dos raios solares. A temperatura dentro da cabine da cachorrinha chegou a 46 graus centígrados em três órbitas e continuou subindo. Laika morreu de calor, em poucas horas, e seu corpo foi cremado quando o foguete se desintegrou na atmosfera, 162 dias depois.

Pior sorte tiveram os cães Mushka e Pchiolka que voaram no Sputnik 6. Eles foram queimados vivos quando o controle da missão destruiu o satélite, para evitar que fosse recuperado pelos americanos. Do outro lado da corrida, a Nasa dos Estados Unidos, também enviou animais ao espaço, para testar seus foguetes. Começando com ratos e terminando com chimpanzés. Mas todos voaram em cápsulas com sistema de proteção térmica e paraquedas de recuperação. Um rato morreu e assim mesmo depois que falharam todas as tentativas para resgata-lo no oceano Atlântico.

Jorge Luiz Calife | [email protected]

You may also like

15 comments

LM MOREIRA 23 de março de 2015, 17:33h - 17:33

>>>>>>>> AOS DEFENSORES DAS CAUSAS FALIDAS ….. PARA VIAJAR NA MAIONESE……. MUITOS FALAM E ESCREVEM COISAS QUE QUALQUER ANIMAL SE RACIONAL NAO GOSTARIA DE OUVIR… ALGUNS POETAS MESMO CALADOS PENSAM BESTEIRAS SERIA BOM QUE FIZESSEM IGUAIS AOS POETAS CALADOS POIS O ESTRAGO SERIA MUITO MENOR

LM MOREIRA 23 de março de 2015, 17:12h - 17:12

>>>>>>> A LIBERDADE COM DEVERES E OBRIGAÇOES……. TRABALHO JUSTIÇA SAUDE EDUCAÇAO SEGURANÇA E BOM CENSO ….. REPRESENTA O DESEJO DE QUALQUER SER ANIMAL EQUILIBRADO…. CALIFE TU ES O MAXIMO

Pimpolho 23 de março de 2015, 09:34h - 09:34

É legal ver comunas contra a parede, eles arranham! Eu acho interessante que o pessoal gosta de esconder certas fases do comunismo em nome de um suposto fim glorioso, baseado numa ilusória dialética que Marx acreditava após a fase grosseira do movimento. Fase grosseira? É, olha o que tio Marx escreveu sobre o início do comunismo:

“Esse movimento que tende a opor a propriedade coletivizada à propriedade privada se exprime de uma forma completamente animal quando contrapõe o casamento (que é, evidentemente, uma forma de propriedade privada exclusiva) à coletivização das mulheres: quando a mulher torna-se uma propriedade coletiva e abjeta. Pode-se dizer que essa idéia da coletivização das mulheres contém o segredo dessa forma de comunismo ainda grosseiro e desprovido de espírito. Assim como a mulher deve abandonar o casamento em prol da prostituição geral, o mesmo deve acontecer com o mundo da riqueza, o qual deve abandonar sua relação de casamento exclusivo com a propriedade privada para abraçar uma nova relação de prostituição geral com a coletividade.”

“O comunismo grosseiro não é a transcendência da propriedade privada, mas apenas a sua universalização; não é a derrota da ganância, mas apenas sua generalização; não é a abolição do trabalho, mas sim sua ampliação para todos os homens. Destarte, a primeira forma positiva da abolição da propriedade privada, o comunismo grosseiro, não é senão uma forma na qual toda a abjeção da propriedade privada se torna explícita. […]”

“Os pensamentos de toda propriedade privada individual são, pelo menos, dirigidos contra qualquer propriedade privada mais abastada, sob a forma de inveja e desejo de reduzir todos a um mesmo nível; destarte, essa inveja e nivelamento por baixo constituem, de fato, a essência da competição. O comunismo vulgar é apenas o paroxismo de tal inveja e nivelamento por baixo, baseado em um mínimo preconcebido.”

“Eis a razão por que todos os sentimentos físicos e morais foram substituídos pela simples alienação trazida pela sensação da posse. A essência humana deveria mergulhar em uma pobreza absoluta para poder fazer surgir dela a sua riqueza interior!”

Karl Marx

Nico 23 de março de 2015, 11:13h - 11:13

“Como você diz que é um comunista? Bem, é alguém que lê Marx e Lênin. E como você diz um anti-comunista? É alguém que entende Marx e Lênin.”

RONALD REAGAN

Danni 23 de março de 2015, 07:57h - 07:57

E o capitalismo nem mata animais, não é mesmo? Eles não são usados em testes nas indústrias farmacêuticas, cadelas matrizes não são abandonadas depois que não podem mais dar cria, a agroindústria não mata milhares de animais por ano para comercialização… Realmente, o capitalismo é totalmente exemplar quando o assunto é dignidade animal e humana. Nem existe exploração dos animais humanos, não é mesmo? O trabalho análogo a escravidão de que temos notícias todos os dias, adotados ou compactuados por grandes empresas, são só aberrações, porque o lucro a qualquer custo definitivamente não é um mal de que sofre o capitalismo. E o que dizer do sistema de saúde estadunidense, do escândalo dos médicos que recebiam dos planos pra não pedir exames e tratamentos para pacientes ou das pessoas que não tem acesso porque não possuem o seguro? Ah, mais uma aberração, uma anomalia num sistema tão justo e de tão pouca degradação moral.Aliás, os EUA, citado no texto como exemplo de moralidade, nunca entrou numa guerra por questões comerciais. Todas as guerras que eles entram é só pra nos proteger da citada degradação moral. E por falar em moral, nos poupe da moralidade seletiva, por favor.

Nico 23 de março de 2015, 11:40h - 11:40

Essas suas visões esteriotipadas sobre o capitalismo e os EUA são de uma infantilidade quase idiotizada. Não vou me alongar, mas se você não concorda com os métodos “desumanos da indústria farmacêutica capitalista” seja coerente e pare de tomar os medicamentos comercializados pela mesma. Seria um idiota útil a menos no mundo…

Carlos Julio 22 de março de 2015, 18:26h - 18:26

Curto sempre seus artigos Calife… mas convenhamos que agora demonstrou que precisa ler um bom livro de Historia!

Nico 23 de março de 2015, 11:21h - 11:21

Faz todo o sentido os esquerdistas sempre dizerem, em uma discussão, para os seus antagonistas lerem um “bom” livro de história. Afinal, o socialismo só deu certo mesmo nos livros de história escritos pelos “companheiros”: na prática o “socialismo real” só trouxe ditadura, morte e miséria…

Danni 22 de março de 2015, 08:10h - 08:10

Hahahahahahaahahahahahahahahhahahahaha

Falta leitura história.

Carlos 21 de março de 2015, 06:32h - 06:32

Quanta coisa seu pai, não viu. Ex: Sua parcialidade. E o mensalão, mineiro, a Privataria, os 6 bilhões, do metrô de São Paulo, o desvio(roubo) $4,5 bilhões , da saúde em Minas? o BANESTADO, A DOAÇÃO DO BAMERINDUS, OS 2,5 BILHÕES(PRESENTE P/O CACCIOLA) ILHAS CAIMÃ.COMPRA DE VOTOS P/ REELEIÇÃO. LAIKA? 90% de seus contemporâneos,nem sabem, que a Laika existiu. Não viu, a sua desinformação (capciosa), com respeito, a energia eólica, a economia, e a transposição, do São Francisco.
FHC, SERRA, COVAS, GILMAR MENDES, ALCKMIN, AÉCIO, J.BARBOSA. NÃO SÃO, DO PT.

OS IDIOTAS, DO LADO DE CÁ, SE VOCÊ AINDA, NÃO NOTOU,(ACHO, QUE NÃO} ESTÃO EM EXTINÇÃO.

Nico 23 de março de 2015, 11:28h - 11:28

No futuro, após o PT e os seus cupinchas terem sidos expulsos do poder, teremos que implantar no Brasil um programa de desintoxicação para militontos Ptistas. Um REHAB para militontos viciados na droga do PT! Afinal, não importa o quanto os fatos se acumulam evidenciando que o PT institucionalizou a corrupção para se perpetuar no poder; os militontos do PT não querem abrir os olhos; não querem ver a verdade. É um vício!

Al Fatah 20 de março de 2015, 19:45h - 19:45

Eu particularmente creio que nunca houve um sistema comunista de fato no mundo. A União Soviética, Cuba e países do Leste Europeu eram regimes totalitários, onde membros do único partido existente tinham poder de vida e morte sobre os cidadãos, além de usufruir regalias que não estavam ao alcance de todos os habitantes…

Quanto à experiências norte-americanas e soviéticos com animais, elas refletiram as vertentes política, cultural e religiosa existente em ambos os países. Os soviéticos nunca tiveram muito escrúpulos (do nosso ponto de vista cristão e democrático) em seus testes com animais, vide as aberrações perpetradas em laboratório no início do século XX, como implante de cabeça de um cão em outro, hibridizações e transplantes de cabeça. Devemos lembrar que era um país laico e as práticas religiosas eram proibidas, assim como toda a questão moral que a acompanha…

Nico 20 de março de 2015, 19:01h - 19:01

Não adianta Jorge; o socialismo é uma religião sem deus – mas tendo Marx como profeta. Seus adeptos seguem dogmas e não se importam com os fatos. Não se importam com os 100 milhões mortos pelo “socialismo real”. Se defendem os regimes genocidas de Stálin, Mao, Pol Pot, Fidel e cia, porque não defender a quadrilha montada pelo PT para roubar o Brasil?

Thamires 20 de março de 2015, 15:24h - 15:24

Quanta balela camarada! Começa criticando o Sistema Socialista e termina lamentando a morte de cães e ratos.
Bem coerente e argumentativo esse texto… Me sinto convencida agora… SQN.

Al Fatah 20 de março de 2015, 19:32h - 19:32

Onde está a incoerência? Que ligação existe entre o sistema socialista e o amor pelos animais?… O texto é sim muito bom e ilustra a opinião de seus autor, afinal ele não é o dono da verdade, assim como vc também não é…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996