segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / As reformas, a terceirização e o julgamento

As reformas, a terceirização e o julgamento

Matéria publicada em 16 de junho de 2017, 13:51 horas

 


‘Solução’ para o desemprego não deu certo no passado e os resultados foram péssimos, vide o caso da telefonia no nosso estado

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Apesar de todos os escândalos e denúncias o governo continua com seus projetos de reforma Trabalhista e reforma da Previdência. A “solução mágica” proposta pelo Michel Temer e seus aliados inclui, no caso do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos e a terceirização dos serviços. O que não vai resolver o problema do desemprego vai criar é uma nação de subempregados. Na verdade a terceirização já foi testada no passado, durante o governo do Fernando Henrique Cardoso e os resultados foram péssimos. Vide o caso da telefonia no nosso estado.
Na década de 1980 a telefonia no estado do Rio de Janeiro era monopólio de uma empresa estatal. Não existiam celulares naquela época e para ter um telefone fixo era preciso entrar numa fila e esperar cinco anos em média. Aí, nos anos de 1990, veio o governo Fernando Henrique Cardoso propondo a venda das empresas estatais como um remédio miraculoso, que ia acabar com todo o atraso no setor.
A companhia estatal foi privatizada e imediatamente cortou custos, terceirizando os serviços. E no lugar de melhorar o serviço piorou. Em pouco tempo a telefônica privatizada virou campeã de reclamações no Procon. As linhas viviam dando problemas, os técnicos terceirizados fingiam que consertavam e o problema continuava. Na época eu tinha um telefone fixo na minha casa lá em Pinheiral e fui um dos muitos clientes da empresa que tiveram que recorrer ao Procon.
Com a passagem do século vinte para o vinte e um a nova tecnologia dos telefones celulares resolveu o problema de quem precisava de uma linha telefônica. A empresa privatizada entrou no novo ramo, mas seus serviços não melhoraram. Sua fama ficou tão ruim que ela teve que mudar de nome para enfrentar a concorrência de outras empresas que surgiram para explorar a tecnologia dos celulares.
E hoje, vinte anos depois, onde é que está aquela empresa privatizada e terceirizada? Está sofrendo um processo de recuperação judicial, o maior já proposto no país. Não adiantou mudar de nome e a antiga estatal corre o risco de falência. O que mostra que terceirizar os serviços não é garantia de qualidade ou de eficiência, pelo contrário. A outra ideia do governo, de que os empregados negociem diretamente com os patrões seria cômica se não fosse trágica.
No país dos 14 milhões de desempregados (legado dos governos Lula/Dilma) achar que o empregado, ameaçado de demissão, vai ter poder de barganha com o empregador é ridícula. É como esperar que as ovelhas consigam chegar a um acordo com os lobos. Mas nem tudo está perdido. O governo Temer acha que saiu fortalecido depois da vitória no famoso “julgamento dos avestruzes” no TSE. Mas na verdade está mais fragilizado do que nunca.
Aliás aquele julgamento da semana passada me lembrou uma cena do filme “O Planeta dos Macacos”, o original de 1968, não esses remakes que andam por aí. Diante das provas apresentadas pela doutora Zira os juízes símios tapam os olhos, os ouvidos e a boca, como na ilustração aí ao lado.
Temer se recusou a responder as perguntas da Polícia Federal porque não havia resposta possível. Toda vez que o presidente tenta explicar seus desvios de conduta ele soa ainda mais falso e ridículo. Como a justificativa de que viajou com a atual primeira dama, no jatinho do Joesley Batista, rumo a um resort de luxo sem saber quem era o dono do avião!
Como no caso da dona Dilma a questão não é se o senhor Temer vai cair, mas quando. E a contagem regressiva já começou.

macacos grande

Julgamento: Como no Planeta dos Macacos
(Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Avatar

    Excelente escritor de ficção científica, já como comentarista político…

    • Avatar

      Só de não defender o PT e reconhecer o óbvio, Calife pode ser considerado um comentarista político de excelência diante do lixo que lemos todos os dias nos grandes jornais e sites. O problema é que ele não defende a companheirada e quando crítica a política não poupa o PT, não é?

  2. Avatar

    Obrigado Diário do Vale por este espaço onde podemos conversar civilizadamente sobre política; sem fanatismo ideológico e sempre respeitando a opinião alheia. Aqui conversamos pacificamente, sem ofensas pessoais e sempre preferindo os argumentos racionais aos ataques histéricos de vieses partidários. Os comentários são sempre​ respeitosos e pertinentes ao conteúdo dos artigos.

  3. Avatar
    الفتح - الوغد

    Calife, vc é muito bom para dissertar sobre astrologia e cinema… Telefone era, antes das privatizações, artigo de luxo, mais do que automóvel. Pouco tempo depois os preços despencaram e o acesso às linhas foi universalizado. Qualquer um poderia ter, com instalação em curtíssimo prazo… Quanto à qualidade do serviço, não posso afiançar como era antes, mas duvido muitíssimo que fosse melhor (ou menos pior) que depois das concessões…

    Empresa privada quebra, fica insolvente, fale ou sofre intervenção judicial. Estatal deficitária continua como cabide de emprego até que o Estado decida pela sua extinção ou privatização…

    • Avatar

      O grande erro do governo do PSDB não foi a privatização, foi não ter privatizado tudo. Empresas estatais + forte intervenção do governo na economia é a fórmula da corrupção. O governo do PT que o diga. Depois do Petrolão finalmente entendemos por que o PT é contra a privatização…

  4. Avatar
    Aiatolá na Sinagoga

    O cara apóia o golpe, comemora o golpe e agora vem com texto chorando pelos desdobramentos… Sem falar na “reforma” da Previdência do velho golpista.
    O Donald Trump do Brejo deveria se limitar a falar dos delírios da Via Láctea e de filmes da época do guaraná de rolha. Mas a culpa não é dele, ele votou no Aécio.

    • Avatar

      Quem chama o processo constitucional de impeachment de golpe; diz que o Lula é perseguido político; ou chama a Dilma de “presidenta” (é até difícil escrever isto com o corretor automático); se entrega como petista e certifica sua burrice!

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Pobre de direita é o Suíno que aplaude o abatedouro; esses seres tinham que ser congelados para estudo.

    • Avatar

      Coitado do coxinha/trouxinha… pelo jeito está tonto e torrou os parcos neurônios com os acontecimentos das últimas semanas que culminaram com a matéria de capa da “Época” de hoje. Pobre de direita é um ser tão patético que a gente nem precisa sacanear.

    • Avatar
      الفتح - الوغد

      O mais bizarro é o boi de corte achincalhar o porco que come lavagem, dizendo que capim que é bom… Ambos ficam se digladiando a troco de nada, no máximo uma enchida de ego, enquanto os respectivos donos brigam hoje e se abraçam amanhã, fazendo os preparativos para o churras…

      Esse pessoal tem que ler La Fontaine em vez de Marx…

    • Avatar

      Esses petistas são um caso perdido mesmo, vão acreditar na honestidade do Lula pelo resto de suas vidas. Meus amigos petistas, vocês não acreditam, mas eu gosto de vocês, por isso sigam o meu conselho: tirem um pouco as patas dianteiras do chão, deixem o capim de lado e vão estudar! Lula vai dividir cela em 2018 com Aécio, Cunha e Temer, não vai dar para votar nele.

  5. Avatar

    Na verdade é tudo uma coisa só… a substância da moral política é a hipocrisia! Essa estrutura doente está imiscuída no íntimo da cultura nacional, é marca indelével do povo brasileiro! Isso só poderá mudar quando cada um de nós fizer a sua parte. E não se iludam, quem elege os políticos não são aqueles que leem os jornais e revistas mas sim aqueles que limpam a bunda com eles!

  6. Avatar

    Ser Petista é ser tapado. Quem jogou o País nesse atoleiro, com 14 milhões de desempregados ? Foi Temer ? Foi Aécio ? Foi FHC ? São todos farinha do mesmo saco. TUDO LADRÃO. e aparece por aqui meia dúzia de otários defendendo estes ladrões. Mortadelas e Coxinhas, tudo um bando de otários. Se fossemos um povo de fibra, passaríamos o cerol nestes políticos de merda, que hoje infestam O BRASIL em todos os níveis. Escapam no máximo uns 20 em Brasilia.

    • Avatar

      “Todos farinha do mesmo saco”. Já vi que é mais um trouxinha arrependido que votou no Aécio.

    • Avatar

      Discordo, acho que concordamos todos sobre Temer, Aécio, FHC, etc, e defendemos cadeia para os corruptos. O problema é que muitos aqui nos comentários defendem os corruptos quando eles são do PT.

    • Avatar

      Para quem votou no Aécio e se arrependeu eu bato palmas. Quanto aos debilóides que votaram no PT, sentem orgulho e querem ver o Lula presidente em 2018, estes são motivo de chacota!

  7. Avatar

    É Anderson tem gente que é cega, burra, estúpida, ignorante, idiota, louca, imbecil, tudo isso e outras coisas mais e se faz de inocente. Vc já pensou que desgraça estaria esse país se o seu candidato coxinha o ladrão do Aecinho tivesse ganho as eleições.

    • Avatar

      Concordo em parte com você, pois tem gente que realmente é cego, burro, estúpido, ignorante, idiota, louco, imbecil; tudo isso e outras coisas mais, e ainda se fazem de inocentes. Mas eu não votei no Aécio e por mim estes esquerdistas do PSDB e do PT, envolvidos até o pescoço com corrupção, deveriam ir para a cadeia. A diferença é que eu não quero o Lula presidente, quero ele preso.

  8. Avatar

    Os petistas e os simpatizantes do PT são como aquele cara que flagrou a esposa no sofá com o amante e hoje tem ódio mortal do sofá e do amigo que avisou reiteradamente que a infiel não era flor que se cheire. Por que ficam tão aborrecidos com os meus comentários e não ficam com o Lula, Dilma, Dirceu, Palocci, Vaccari, Genoíno, Paulo Bernardo, Guido Mantega, etc, etc, etc (etc até o infinito…)? Não dá para entender os paradoxos da esquerda.

    • Avatar

      Quanto mais investigam Lula, mais acham Temer e Aécio. A realidade é dura e dói, né, suíno?

    • Avatar

      Sonho todos os dias em ver os três presos lá na carceragem da PF em Curitiba. Pena que aí você não vai poder votar no Lula em 2018, não é petista (ainda não consegui encontrar um termo mais ofensivo)?

    • Avatar

      Pobre de direita vive a sonhar mesmo; inclusive de fazer parte de uma elite sócio-econômica que o despreza.

    • Avatar

      Melhor sonhar com um país melhor que estar satisfeito com a própria burrice.

    • Avatar

      Estou pra ver ser mais burro do que pobre de direita. Alegria de burro é o peso da cangalha no lombo.

    • Avatar

      E a alegria do burro ignorante é ignorar a própria burrice.

  9. Avatar

    Essa foto dos macacos mais parece com os petistas e simpatizantes quando ligam a televisão e começam a ouvir as infindáveis denúncias da corrupção que correu solta no governo por 13 anos, e que continuou no governo do vice que eles escolheram e que acabou assumindo a presidência. Haja reformas para amenizar o desastre que foi a política econômica desenvolvimentista do PT. O maior escândalo de corrupção da história do ocidente, a maior crise econômica da história bdo Brasil e a vergonha de ter um presidente retirado por processo constitucional de impeachment, eis o legado de 13 anos de PT no poder!

    • Avatar

      Onde vc estava na gloriosa Era FHC-FMI? Provavelmente vendo Ana Maria Braga e se “informando” (como até hoje) pelo “Jornal Nacional”. Eu entendo seu choque de paneleiro arrependido que não dá o braço a torcer. A NASA precisa estudar o pobre de direita.

    • Avatar

      Não falei? Já apareceu um petista com os olhos tapados…

Untitled Document