Batalhão de VR alcança primeiro lugar em redução de violência em todo Estado

by Diário do Vale

CABECA 61 anos

Trabalho integrado: Ciosp reúne forças de segurança pública na busca da prevenção e combate ao crime  (foto: Divulgação PMVR)

Trabalho integrado: Ciosp reúne forças de segurança pública na busca da prevenção e combate ao crime
(foto: Divulgação PMVR)

O 28º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Volta Redonda, encerrou o primeiro semestre de 2015 como 1º colocado na redução da violência no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP). Ainda de acordo com o ISP, a 5ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), localizada na Vila Mury, conseguiu o mesmo resultado ao comandar batalhões e delegacias de toda a região.
Os números obtidos pela Polícia Militar não foram por acaso. O comandante do Batalhão, tenente-coronel Luis Cláudio Régis comemorou o resultado citando as parcerias com o município e com a população.
– Os policiais do 28º BPM estão de parabéns pelo esforço e dedicação que têm apresentado. Parcela importante desses resultados se deve também à integração com outros órgãos de segurança, em especial ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e a Guarda Municipal de Volta Redonda, que colaboraram bastante na redução da criminalidade, assim como a população que tem cada vez mais acreditado na segurança pública do município – disse o comandante.
Para analisar o desempenho das unidades operacionais da PM foram considerados pelo ISP a letalidade violenta (homicídios), roubos de veículo e roubos de rua. Comparando o 1º semestre de 2014 com o mesmo período de 2015, foi verificada na área do 28º BPM, que compreende os municípios de Volta Redonda, Pinheiral e Barra Mansa, a maior redução percentual do Estado.
– O coronel Igor Magalhães, comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área) e responsável pelas unidades da PM na região Sul Fluminense tem participação efetiva nos resultados, pois além de planejar as ações presta todo o suporte necessário aos batalhões – complementou Luis Cláudio.
Com investimentos na ordem de R$ 6 milhões de reais nos últimos seis anos, a prefeitura de Volta Redonda teve participação direta na obtenção dos resultados.
– A construção dessa realidade foi conseguida com muito trabalho, dedicação, investimentos e, é claro, fruto da integração, mostrando que todos os atores da segurança pública podem trabalhar lado a lado sem vaidades e mantendo o compromisso institucional ao qual estão vinculados – afirmou Sâmea Ávila, coordenadora adjunta do Ciosp desde 2010.
Volta Redonda ainda é o único município a firmar convênio com o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, transferindo a sala de operações da Polícia Militar para um ambiente externo e integrado com outras instituições, o que é uma referência para outros municípios brasileiros.
Outro convênio pioneiro entre Estado e Município foi a inclusão de Volta Redonda no Portal da Segurança, sistema integrado de informações gerenciado pela Subsecretaria de Inteligência do Governo Fluminense e do qual só participavam órgãos de segurança federais e estaduais.

População acredita

Outro fator determinante na redução da criminalidade foi a criação de novos canais para que a população pudesse denunciar.
A parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura com o projeto Teia Invisível (197) que garantem o sigilo e o anonimato das denúncias, assim como o aumento da credibilidade no 190 (PM) resultaram no crescimento da produtividade policial.

Veja Nesta Edição:

quadrado-vermelho-5Uma cidade sempre pronta para se reinventar
quadrado-vermelho-5Neto: ‘Volta Redonda vai crescer mesmo na crise’
quadrado-vermelho-5Batalhão de VR alcança primeiro lugar em redução de violência em todo Estado
quadrado-vermelho-5EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Volta Redonda, ensino de qualidade para todos
quadrado-vermelho-5Confira algumas imagens da Cidade
quadrado-vermelho-561 ANOS: Programação cultural comemora aniversário
quadrado-vermelho-5Uma história de amor que desafia o Alzheimer em Volta Redonda
quadrado-vermelho-5Criando cidadãos através do esporte
quadrado-vermelho-5Maçonaria teria deixado símbolos por Volta Redonda
quadrado-vermelho-5‘VOLTA REDONDA, CIDADE DA MÚSICA’: Casa nova dá ‘fôlego’ a projeto

 

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996