segunda-feira, 20 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Boa prova

Boa prova

Matéria publicada em 10 de novembro de 2018, 08:30 horas

 


Toda prova é relativa. Essa é a máxima que todo aluno deve ter antes de qualquer exame. Pois sua nota será avaliada diante de todas as outras. Exatamente por isso que a confiança deve fazer parte da rotina de provas. Na semana passada houve a primeira etapa, amanhã, domingo, será a segunda.
“Ufa! Que venha essa prova, mas será que estou preparado? Será que valorizei todo o meu ano de trabalho? Será que valorizei todo investimento de minha família em meus estudos? Será que eu me dediquei como eu queria ou mesmo como deveria?” Essas são perguntas recorrentes – antes, durante e, muitas vezes, depois das provas.
Quais são as dificuldades? Na verdade, todas, pois uma prova como o Enem não é fácil, e é interessante saber, como estratégia de sucesso, que o candidato pode se permitir ficar nervoso, pois esse é um importante passo para poder se acalmar, uma vez que a percepção acerca de algum limite pode fazer com que o mesmo seja superado. Então, prezado candidato, não se cobre e não entre no círculo vicioso do estresse. Dê um passo atrás e se observe. Respire e acalme-se.

Amanhã teremos:
90 questões em 5 horas de muito esforço e dedicação, 45 questões de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

– A importância de uma boa blindagem: O candidato deve se blindar do estresse externo que aparece nas redes sociais, no grupo de colegas que resolve estudar até a madrugada de domingo, dos boatos que sempre aparecem. “a prova será anulada”; “a prova será adiada” entre diversos outros boatos. É um bom momento para um descanso, uma caminhada, um mergulho ou até mesmo um cineminha. A véspera da prova é o dia em que se deve buscar um pouco mais de prazer e relaxamento.

– Alimentação : deve-se buscar uma alimentação simples e zelosa, pois será o combustível para o grande dia. A nutricionista Carla Cotta dá dicas bem pertinentes:
“ Há alimentos aliados quando o assunto é a memória e desempenho da cognição, como peixe que são ricos em ômega 3 e melhoram a transmissão nervosa e a cognição; Ovos e as gemas contêm colina, aminoácido importante para a saúde neural; Açafrão da terra é um excelente protetor dos neurônios; Carnes magras e aves são fonte de vitaminas do complexo B e B12 que ajudam no quesito memória, cognição e energia; Cereais integrais evitam a sonolência e mantém o cérebro em alerta”.

– A importância de uma boa postura: antes e durante a prova. A cientista Amy Cuddy mostra o quanto a postura do ser humano influencia a sua química cerebral (link anexo), por isso é que o candidato deve ser permitir parar durante a prova para se hidratar, ir ao banheiro, ou mesmo recuperar as suas energias mentais para trabalhar em hiperfoco.
Ter em mente a certeza de que se está fazendo o melhor é fundamental para se obter a tranquilidade necessária para a realização de uma prova em alto nível. Durante a prova é extremamente importante que se faça, apenas, a prova, ou seja, não dá para pensar no passado ou no futuro e, o mais importante, deve-se fazer uma questão, apenas uma questão, de cada vez.
Aos pais e familiares, vale lembrar que os candidatos já estão estressados, o entorno, portanto, deve permanecer como suporte caso os alunos precisem e não como elemento que potencializa o estresse.
Cabe salientar, ainda, que o Enem de amanhã não será a primeira prova de ninguém e muito menos a última. Isso, por si só, já pode servir de conforto.
No mais, vale citar o poeta Fernando Pessoa, “O homem é do tamanho do seu sonho”.

Nosso dicionário
– Estratégia – Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
– Respirar – Respire vem do verbo respirar. O mesmo que: repouse, alente, exale, resfólegue, descanse, expire, espire, viva.
– Blindagem – Que está blindado, protegido.
– Fernando Pessoa – Foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.

Links pertinentes
TED – Sua linguagem corporal molda quem você é. (Amy Cuddy) https://www.youtube.com/watch?v=8yRyGA-hv5I

Boa prova!
TMJ! Sempre!
Haussman


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    O ENEM continua petista, da primeira à última questão! É inacreditável que o PT continua fazendo o ENEM, por exemplo, a revista “Carta Capital” é citada, e todos nós sabemos que essa revista é petista!
    As questões de gênero são muito interessantes: questão 31: “conheça o dialeto secreto utilizado por gays e travestis… “O aluno fica três anos na escola para estudar dialeto secreto de gays e travetis?!
    Tem a questão 64: uma valorizando João Goulart e as políticas das reformas(o que é uma farsa!) e a outra questão 84: pequeno texto do henfil, excelente cartunista, carta que ele dirigiu ao presidente geisel… A resposta certa seria a letra b), só que ninguém lendo a raiz da questão consegue chegar à essa resposta! Esse é o problema! A raiz da questão tem de dar questão ao concursando de entender a questão e respondê-la, senão não precisa do texto…
    Em suma, além de questões técnicas, que estão cheias de questões ideológicas, e a questão do impeachment da Dilma não chegou no Enem… Ou seja, o ENEM continua um exame petista!

  2. Avatar

    Professor Jubileu disse que várias questões de biologia eram de nível superior e não médio…

  3. Avatar

    Como sempre, esse cara é excepcional!

Untitled Document