quinta-feira, 29 de outubro de 2020 - 16:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Bolsonaro, a ‘pirralha’ e o Batman

Bolsonaro, a ‘pirralha’ e o Batman

Matéria publicada em 17 de dezembro de 2019, 08:57 horas

 


Estilo do presidente brasileiro vira piada até nos quadrinhos do Batman; Donald Trump também é mencionado

O estilo do atual presidente brasileiro anda virando piada no mundo inteiro. Na semana passada Jair Bolsonaro chamou de “pirralha” a ativista sueca do meio ambiente Greta Thunberg. No dia seguinte a jovem de 16 anos foi eleita “personalidade do ano” pela revista Time. Uma honraria que não é para qualquer um. Ao mesmo tempo a nova versão da história em quadrinhos “Batman: O cavaleiro das trevas” chegou às bancas no dia 12 com uma sátira ao nosso presidente. Mas, Bolsonaro não está sozinho. O presidente Donald Trump também é mencionado na nova versão do clássico de Frank Miller, que ganhou desenhos do brasileiro Rafael Grampá.
Na história são reproduzidas postagens da internet feitas pela população da cidade em crise. Uma dela é assinada por um certo J.M.Bozo, cuja imagem é uma caricatura de Jair Bolsonaro. Ele diz na postagem: “Se dependesse de mim todo cidadão teria uma arma em sua casa”. A história original foi publicada na década de 1980 e satirizava o então presidente Ronald Reagan e sua corrida armamentista com a extinta União Soviética. Agora, foi atualizada para a nossa época.
O problema com o nosso presidente é que ele costuma falar tudo que lhe vem à cabeça. O que já criou problemas com o presidente francês Emmanuel Macron. No caso da Greta Thunberg o comentário foi espontâneo e não resultou de nenhuma menção feita pelos jornalistas. No dia anterior Thunberg tinha criticado a morte de dois índios da etnia Guajajara. E quando um repórter perguntou se ele estava preocupado com a morte dos índios, Bolsonaro respondeu: “Como é, índio? Qual o nome daquela menina lá fora? Não, lá de fora, lá. Aquela Tabata, não? Como é? Greta. A Greta falou que os índios morreram porque estão defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Uma pirralha!”.
Isso aconteceu na manhã do dia 7. E no dia seguinte Greta Thunberg já se apresentava como “Pirralha” no seu perfil da rede social. O que revela a rapidez com que as notícias correm o mundo hoje em dia. E mostra como um presidente da República devia medir suas palavras e ser mais diplomático em seus comentários com a imprensa. Na verdade tudo o que ele fez foi aumentar ainda mais a popularidade da ativista.
E cinco dias depois a história em quadrinhos do Batman, com o perfil do J.M.Bozo, chegava as bancas do Brasil. Vivemos tempos muito interessantes. Enquanto Bolsonaro é um exemplo de como não deve se comportar um presidente da República, o exemplo de Greta Thunberg já está sendo seguido por muita gente. Há dois anos ela era totalmente desconhecida. Então, em agosto de 2018, quando tinha quinze anos, Greta faltou às aulas em sua escola e passou o dia sentada em frente ao parlamento sueco com um cartaz que dizia: “Greve escolar pelo clima”. Logo, outros estudantes seguiram seu exemplo e começaram a organizar protestos pelo meio ambiente. Criando um movimento chamado “sextas-feiras pelo futuro”. Onde acusam os governos atuais de não agirem contra a mudança climática global.
O movimento cresceu e passou a reunir mais de um milhão de jovens em suas manifestações. E Greta Thunberg foi chamada para falar na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em 2018.
A fama dessa menina mostra como os cidadãos, de qualquer país, podem se organizar para exigir mudanças de seus governantes. E quando um movimento começa a reunir mais de um milhão de pessoas ele passa a preocupar os políticos. Infelizmente, aqui no Brasil, o povo só se mobiliza pelo futebol e a religião. Devia seguir o exemplo da jovem sueca e se mobilizar por outras coisas, mais importantes. Veja o caso do transporte público na nossa região. Onde as pessoas pagam caro para viajar em pé em ônibus superlotados. Um movimento popular podia mudar isso. Infelizmente a Suécia fica muito longe daqui.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. Avatar
    Cidadão de Volta Redonda

    Por falta de boa opção votei nesse indivíduo.
    Age como vereador e sustenta seu mandato debruçado no Paulo Guedes e no Sérgio Moro. Fala muitas besteiras e atira no próprio pé. Dispensa a cadeirinha infantil que salva crianças. Libera uma frota imensa de perigosos carros velhos sem vistoria. Incentiva loucos do trânsito retirando radares. Quer liberar armas pesadas para uso civil nas ruas. Crítica a mulher do Macron a troco de nada. Chama estudantes de burros e idiotas por fazerem protestos. Diz que não há fome no Brasil. Desqualifica nossos cientistas e pesquisadores.
    Imagina isso, nosso presidente, um indivíduo notavelmente despreparado falando asneiras. E muito…muito… mais asneiras ainda falará ……….!!!!
    Deveria ser obrigatório um exame psiquiátrico para esse cargo, certamente este indivíduo não passaria.

    • Avatar

      Irmão vc é inteligente e está perdoado, mas poderia ter anulado o voto. Vc cidadão de VR fez o seguinte: por falta de sapato, cortou os pés. Tinha outras opções .

    • Avatar
      Faz sinal de arminha

      Um desabafo sincero, pelo jeito.
      Agora, vc não mencionou o inúmeros casos de corrupção que cercam esse “governo” e que finalmente explodiram nesses últimos dias: enriquecimento ilícito, cartões corporativos, fake news, robozinhos, Queiroz, Micheque, os Bolso-kids, rachadinhas.
      Mas o gado acredita em kit-gay, faca fake, Lulinha é milionário da Friboi e Mamadeira de Piroca, fazer o quê?
      No outro lado, estava um professor que, no dia seguinte ao resultado das eleições, já estava em sala dando suas aulas na USP.
      Meio tarde para se arrepender, não? Não foi por falta de aviso.
      Mas está valendo a sinceridade de seu desabafo.

  2. Avatar

    Hoje fato. Gasolina 5,00, gás 85,00, dólar 4,20 e carne de primeira 70,00 o Kilo.
    Enquanto isso o presidente faz pirraça com uma adolescente e funda um partido que tem ele como presidente e o filho como vice. Que país é esse?

  3. Avatar

    Bolsominions , bolsominions arrependei-vos enquanto é tempo, errar é humano, quem não tem pecado que atire a primeira pedra; mas continuar no erro é falta de inteligência, loucura ou safadeza mesmo. Bolsonaro é tão honesto como a Terra é plana, ele é tão inteligente como um australopithecus afarensis.
    Não tenham vergonha da m… que fizeram, basta se arrependerem de coração e sem o chamado “viés de confirmação”.

  4. Avatar

    Quando você diz sobre movimento popular, na questão dos ônibus super lotados. Falo sobre a questão da licitação dos ônibus da Viação Sul fluminense. Um movimento popular ajudaria muito.

    • Avatar
      Meu partido é o Brasil

      Botam tudo na conta do Governo Federal. Os Estados e Municípios têm autonomia e obrigações numa democracia como a nossa, que por sinal, têm sido rigorosamente respeitada pelo governo atual. Questiono aos autores dos comentários acima: o que querem afinal para o nosso país? A corrupção escandalosa que nos assolou por longos anos? A educação nos últimos lugares? A família sendo dissolvida, inclusive com a preciosa ajuda de certos meios de comunicação? Os bandidos contando com privilégios, em detrimento do cidadão honesto, o qual se tornou refém do sistema criminoso que dominou o país por tanto tempo sem que nos déssemos conta? Reflitam senhores! Quanto a mim, prefiro um presidente que fala o que pensa e não pretende enganar o povo do que os que falam o que o povo quer ouvir mesmo sabendo que não poderá cumprir, ou, pior, se finge de “um de nós” somente para iludir e, assim, assaltar a Nação de forma tristemente canalha e vergonhosa.

  5. Avatar

    Daqui a duas semanas Bolsonaro colocará a plaquinha: “365 dias sem corrupção!” na frente do Palácio do Planalto!
    Isso vai deixar a esquerda mais desesperada ainda, pois os esquerdistas não compreendem como um governante pode governar sem roubar dinheiro público! Lula não governou, pois só roubava e ajudava Sérgio Cabral e outros companheiros a roubar!
    Essa semana se descobriu que o filho do Lula, o tal do “lulinha” recebeu 132 milhões da OI para virar um ‘gênio da informática’ e ’empreendedor de sucesso”!
    Quantos anos a mais nós vamos continuar descobrindo como o PT roubava a população brasileira?! Um ano, dois anos, três anos ou mais?!
    Se o Bolsonaro conseguir recuperar todo o dinheiro roubado até o final do seu mandato, já valeu a pena votar no MITO!

    • Avatar

      Daqui a duas semanas ele colocará a plaquinha “365 dias enganando os idiotas que me seguem” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Avatar

    P. Freire doutrinador de marxismo cultural e guerra de classes, heroi de esquerdistas , patrocinador do atraso do roubo e da miséria .

    • Avatar

      Pia vc deveria se tratar, tá mal mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Avatar

      Pirralha, mimada, mentirosa e enganadora.
      Só quer aparecer e está conseguindo!
      Viajou de primeira classe de trem e disse que foi no chão.
      Viajou de primeira classe de avião e disse que foi em segunda classe.
      Menininha mentirosa.
      É lamentável e impressionante como estas revistas Time, Época e Rede Esgoto gostam de inverter valores e enaltecer quem não merece.
      Tanta gente boa pelo mundo à fora fazendo trabalhos maravilhosos ajudando o meio ambiente e os seres humanos que precisam.
      Isto é uma vergonha.

    • Avatar

      Olha o bolsomínion revoltado, que certamente nunca leu um livro na vida.
      Uma informação pro pobre de direita: Paulo Freire nunca estudou em Harvard (se é que roedor de ovo frito como vc sabe o que Harvard). Harvard é que estuda Paulo Freire.
      Faz mais sinal de arminha e dancinha do Bozo, que tá pouco.

    • Avatar

      Aí, seu “Leitor” (pelo estilo tosco de escrever, parece ser aquele bolsomínion “guto”, o sr. anda lendo o quê, então? Meme de Tiozão do Zap?
      Cite aí alguma das pessoas que estão fazendo trabalhos maravilhosos pelo meio ambiente.
      Faz mais sinal de arminha e sinal de arminha, pobre de direita.

  7. Avatar

    Não é mesmo uma honraria pra qualquer um, Hitler e Stalin mereceram homenagem dessa revista .

    • Avatar

      Já o Bozo…

    • Avatar

      Sair na capa da Time como “Personalidade do Ano” não é sempre algo honroso como diz o texto. São pessoas, que por escolha da revista, teriam sido principal influência de um fato, um acontecimento ao longo do ano. Nas palavras da própria Time, “para o bem ou para o mal” (for better or for worse)… Mas o fato é que a menina (e as ideias ou pessoas por trás dela) irritou muita gente rsrsrs.

  8. Avatar

    Bolsonaro motivo de chacota no mundo em um ano levou a bolsa a bater recorde, desabou o risco Brasil, jogou a inflação e juros pra baixo, caiu a criminalidade de maneira sem precedentes, acumulou quase 1 milhão de novos empregos e elevou a confiança de investidores e empresários.

    Lula, 35 títulos de honoris causa, visto como um cara bacana por todo mundo (em especial por democratas como Fidel e Chavez). Praticou o maior assalto aos cofres públicos já visto até hoje no mundo, entre outras coisas.

    Sobre a capa da Time, não significa necessariamente relevância ou importância, e sim influência. Assim como Hitler e Stalin já foram também capa.

    Quanto a Greta, é impressionante a que ponto essa menina alcançou. Um discurso vazio que balançou tanta gente, pra vermos a que pé estamos… Agora, vamos ao que importa, alguém me aponte uma única proposta/solução da Greta que não implique em tornar o pobre mais miserável e com restrições. Ou será que ninguém ainda em sã consciência não notou isso? Só se fala do discurso dela, mas e as soluções?

    • Avatar
      Carlos Magno de Oliveira

      Paulo Elias, tudo que você disse é verdade, a bolsa beneficiando os investidores ricos que exploram bateu record, o risco Brasil agora não existe enquanto os investidores estiverem mandando na política brasileira, os juros caíram realmente porque o povo não compra mais por falta de poder de compras e a criminalidade caiu sim devido as execuções sumárias dos infelizes que por falta de política pública nos últimos 55 anos enveredaram para a malandragem que dominou nossa nação nas últimas 5 décadas.
      Você só esqueceu de dizer que a pobreza e desigualdades estão aumentando, as doações do patrimônio público e de nossas riquezas é vergonhosa, os direitos de dignidade para os futuros aposentados foram tirados e somente a casta de militares das forças armadas que consomem mais de R$ 40 bilhões anuais do nosso orçamento foram privilegiados, a educação esta de mal a pior com o incompetente atual ministro e sem contar os demais ministros que nada fazem para justificar suas existências, os preços da cesta básica esta aumentando devido alta do dólar e prioridade de exportações, os desmatamentos estão aumentando para beneficiar os plantadores de soja que só visam exportação, os banqueiros faturando horrores como sempre, o atendimento à saúde continua lastimável.
      Enfim, os ricos que são minoria estão ficando mais ricos e a pobreza aumentando e a classe trabalhadora perdendo direitos e nossos jovens indo embora devido falta de perspectivas para se firmarem nessa colonia chamada Brasil.
      Uma vergonha esta nação rica e ter tanta miséria e violência devido incompetência generalizada a décadas de desgovernos!

    • Avatar

      Caiu a criminalidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vc é um bom comediante, ah bolsominion vc tem a doença Viés de Confirmação kkkkkkkkkk

    • Avatar

      Valeu, day-trader.
      Mais uma roedor de ovo frito, vítima do Efeito “Kit gay, Lulinha é dono da Friboi e Mamadeira de Pirok”.
      Pobre de direita é a barata que aplaude o inseticida.

    • Avatar

      Paulo, tá tudo tão maravilhoso que estou até querendo te convidar para comemorarmos com um churrasco de pelanca por que no Brasil que eu estou vivendo só estou podendo comprar uma pelanquinha . Cara tô preocupada, pelo jeito você tá tão bem que não pode comprar uma pinga descente e esta bebendo cachaça estragada. Só de curiosidade onde você estava tinha algum meio de comunicação?

    • Avatar

      Bolsa beneficiando investidores ricos? Poxa, a ignorância é algo péssimo, apenas espero que você não esteja influenciando ninguém com desinformação e tanta alienação. Você já viu o número de pessoas físicas que entraram na bolsa? Sabia que na bolsa tem muito assalariado também? Agora com a taxa de juros baixa, investimentos em renda fixa não compensam, muitos estão comprando Fundos de Investimento Imobiliário que pagam dividendos mensalmente e ainda valorizam, a partir de 100,00 reais ou menos você já começa a investir. Esses investimentos também financiam expansão das empresas e mais infraestrutura, isso significa mais desenvolvimento, geração de riquezas e empregos.

      Falaram de taxa de juros sem ao menos entender o que é e como se define uma taxa de juros. Você sabe o quanto o Brasil economiza em pagamentos de juros da dívida agora com a redução? A esquerda também reclamava tanto de rentismo, agora acabou isso, não é de comemorar?

      “Nossas riquezas”? Minha que não é, cara pálida. Pagamos e muito, para manter estatais ineficientes dando prejuízo, além de ser mais um antro de corrupção.

      Dólar alto e porque? Você sabe? O governo não está artificializando nada, aumentou por conta de oferta x demanda.

      Banqueiros faturaram como nunca antes nos governos do PT, não confunda.

      Outro comentário nega a queda da criminalidade, nega números oficiais que nem a esquerda mais radical questiona.

      Um absurdo atrás do outro. Anos de alienação e agora, diante de fatos vem a negação. Vão ser necessários muitos anos ainda para desfazer tanta ignorância impregnada e disseminada pela esquerda.

    • Avatar
      Faz sinal de arminha

      “Ainn, mas e o Lula….” Não falha, né?
      Com o que então, temos o Nobel de Economia do Brejo aqui.
      Vamos comemorar o governo Bozo, com muita dancinha do gado, sinal de arminha, camisa pirata da CBF e gritando: “Eu sou rycaaaaa”

    • Avatar

      Vejam o que escreve o tal de Paulo Elias: “(…..) capa da Time, não significa necessariamente relevância ou importância, e sim influência.”
      Leia isso de novo, palavra por palavra. Até onde vai um bovino Bolsominion para tentar passar o pano no Bozo, o miliciano medíocre!
      E aí, comemorando a alta do dólar junto com o exportador dos 39 kg de pó no AeroBozo?

    • Avatar

      Rodolfo, confira você mesmo o critério para a personalidade do ano na revista Time: “destaca o perfil de um homem, mulher, casal, grupo, ideia, lugar ou máquina que “para o bem ou para o mal, mais influenciou eventos no ano”.
      E ñ se trata de comemorar a alta do dólar, mas sim comemorar a não intervenção no câmbio. Quer moeda forte? Vamos ser mais produtivos e competitivos que o Real fica forte.

      A direita que é gado? O sujeito defende um estado grande que mande em nossas vidas, impostos e burocracia, concentração de poder nas mãos de burocratas, coletivismo, desarmamento, estatais e nós da direita que somos o gado? Ok.

    • Avatar
      Meu partido é o Brasil

      Paulo Elias, você me representa. Obrigada pela lucidez e por espalhar conhecimento entre aqueles que teimam em não acordar do pesadelo.

  9. Avatar

    Sobre Greta Thunberg, que mal essa adolescente teria a feito a esses adultos que tentam estupidamente insultá-la?

  10. Avatar

    Não podemos esquecer que a Farsa-Jato via Deltan, Moro e outros também ajudou muito a eleger esta criatura sem prumo e sem esquadro , a mídia compactuou achando que ele seria domesticado. Quando privatizarem a Eletrobras e o preço da energia aumentar bastante em nome do lucro, e, os preços acompanharem as altas, espero que seus eleitores façam arminhas e gargalhem bastante. As cidades, nos sertões do país, que eram servidas pelos médicos cubanos estão sem médicos. Devido aos protestos no Chile, que é o modelo econômico do especulador Paulo Guedes, desacelerou um pouco as reformas neoliberais a serem implantadas aqui também; acho que ele está guardando a parte mais amarga para o segundo mandato.

  11. Avatar

    Belo texto, infelizmente os ressentidos votam com as tripas e não com a razão. Estamos nesta enrascada em ficar polarizados entre dois idiotas. Não gosto do Lula como político e não achei seu governo bom; porém, o J.M. Bozo é sem dúvida um dos piores que foram eleitos. Ele foi eleito pelas fakenews, pela Cambridge Analytica via Steve Bannon, pela “facada”- que o tirou dos debates e o tornou vítima- , pelos erros do PT. Espero que o povo acorde e vote melhor nas próximas eleições sem esperar um salvador da pátria e sem anular o voto por achar que não há candidatos . Candidatos perfeitos nunca aparecerão, temos que optar pelos menos ruins como C.G.

  12. Avatar

    Aos 16 anos, Paulo Freire, o intelectual brasileiro mais reverenciado em Universidades no mundo inteiro, era líder estudantil e já publicava trabalhos acadêmicos.
    Aos 16 anos, Greta Thunberg é uma personagem respeitada internacionalmente, capa da Time, entre outras homenagens.
    E o Bozo? O Bozo, nosso miliciano medíocre, alvo de chacota internacional, aos 16 anos, violentava galinhas num sítio.

    (“Ainn, mas e o Lula”, em 3, 2, 1…)

Untitled Document