Bolsonaro, The Economist e o abismo brasileiro

by Diário do Vale

Economist: Com Bolsonaro o Brasil ruma para o buraco

A revista britânica The Economist resolveu pegar no pé do atual presidente. Durante a campanha do ano passado o semanário fez um capa onde dizia que Bolsonaro era “a última ameaça latino americana”. Semana passada voltou a dar destaque ao Brasil em outra matéria, onde prevê “um governo curto para o atual presidente”. Na análise dos editores Bolsonaro venceu a eleição com a promessa de que levantaria a economia depois de quatro anos de recessão, mas depois de três meses a economia “continua moribunda”.

Para a revista, aprovar a reforma da previdência não é o bastante. Será necessária uma reforma tributária para tornar a indústria nacional novamente competitiva. A revista critica o estilo polêmico do presidente e conclui: “A menos que ele pare de provocar e comece a governar seu mandato será curto”.

O fato é que Bolsonaro presidente é como o clássico rinoceronte solto numa loja de louças. Embora estejam em lados oposto do espectro político, Jair Bolsonaro e Dilma Roussef cometem os mesmos erros. Eles não tem o chamado “jogo de cintura”, a capacidade de negociar que é essencial para um chefe de estado. Dilma achava que os 30 milhões de votos que recebera significavam que ela não precisava fazer alianças, nem agradar a ninguém e acabou sofrendo um impeachment.

A visita a Israel na semana passada foi outro exemplo da falta de sensibilidade do presidente. Cortejando o governo israelense, Bolsonaro quer agradar a bancada evangélica, que ajudou a coloca-lo no planalto. Mas coloca em risco as exportações brasileiras de carne para os países árabes. O que desagrada profundamente a bancada ruralista, que também apoiou sua eleição. Os pecuaristas brasileiros terão um prejuízo bilionário no caso de um boicote árabe contra a carne brasileira.

Os militares brasileiros também não estão satisfeitos com os delírios bíblicos do presidente. Eles temem que o Brasil perca a sua neutralidade histórica e se torne alvo do terrorismo árabe. O que certamente vai acontecer se o presidente cumprir sua ameaça de deslocar a embaixada brasileira para Jerusalém. Algo que os palestinos e grupos como o Hamas receberiam como uma declaração de guerra. O Brasil já tem problemas demais sem se envolver na guerra dos outros.

A oposição, leia-se PT e companhia, já fala em impeachment. Desde o fim do governo militar, em 1985, já tivemos dois presidentes retirados por impeachment. O que leva a pergunta inevitável: Porque os brasileiros elegem presidentes tão despreparados para a função? A resposta está na nossa patética democracia compulsória. Onde o cidadão é coagido a votar sob uma série de ameaças. Uma herança da democracia de curral do tempo dos coronéis, onde o povo era tratado como gado, arrebanhado e empurrado até a urna para votar nos poderosos e seus representantes.

Nos países desenvolvidos o voto é facultativo. Até no Chile é assim. A democracia é um direito, não uma obrigação. O cidadão só vota se estiver motivado ou interessado na política e com isso temos um voto consciente, exercido por pessoas que acompanham o noticiário político e sabem escolher os candidatos mais preparados para exercerem o cargo. Na democracia compulsória isso não acontece. O cidadão comum quer se livrar daquela obrigação para ficar com o dia livre e curtir o churrasco com os amigos. Aí vai na zona eleitoral e vota em qualquer um. No santinho que ganhou do cabo eleitoral no meio da rua, no sujeito que ofereceu uma camisa ou uma cesta básica. E o resultado é um desastre.

Para sair do buraco o Brasil não precisa só de uma reforma tributária e previdenciária, precisa de uma reforma política urgente.

You may also like

51 comments

Pombo 12 de abril de 2019, 07:43h - 07:43

Não se esqueça do presidente da câmara de vereadores, do Pete, (40.000.000,00),só tem o Queiroz né zumbi petista.

Burro do escritório 13 de abril de 2019, 02:49h - 02:49

Pombo ,seu ignóbil, primeiro é presidente da assembléia e segundo ,quem foi eleito se dizendo o novo sem práticas da velha política ,foi quem?

Escritório do crime 10 de abril de 2019, 01:44h - 01:44

Os carros passam e…………………estes automóveis devem ser dos rolinhos do Queiroz, aquele do cheque de 20 mil na conta da madame que se expressa melhor em sua linguagem de sinais do que o seu marido na falada.

Pagador de impostos 9 de abril de 2019, 14:55h - 14:55

3 meses de governo e a turma já está nesse nível de cobrança ? Esperavam que com uma varinha de condão todos os problemas do país fossem resolvidos ? Governo novo, com muitos inexperientes e uns tantos tresloucados. Acho que estamos dentro do esperado, pelo menos para quem faz uma análise fria e sem emoção dos fatos. Não me lembro de um governo ser mais cobrado e acompanhado (ainda que de modo errado por muitos) do que esse. Agora, é preciso ficar atentos. Temos que tomar cuidado para não nos transformarmos em inocentes úteis na mão de quem quer o pior sempre ( a oposição inconsequente só quer voltar ao poder, seja a que custo for – o custo, entenda-se, será sempre nosso, dos eternos pagadores de impostos ).

Carlos Augusto 9 de abril de 2019, 14:41h - 14:41

Tão imoportante quanto a opinião desse jornaleco é a dos que defendem pt e luladrão, ou seja, nenhuma.

Tiro,porrada e bomba 9 de abril de 2019, 13:57h - 13:57

O meca disse tudo aquilo que os bolsotralhas rangem os poucos dentes podres e dirão que ele é do estado islâmico.

Ciência do absurdo 9 de abril de 2019, 13:30h - 13:30

Eu achava que ninguém conseguiria superar a Dilmanta,o bolsoloide cada dia se fortalece nesta missão e tem oligoides que o acham o minto Kkkkkkkkkkkkkkkkk,

W. Luiz 11 de abril de 2019, 14:25h - 14:25

Resta saber quem pagou por esta “matéria “… petralhas…. rede globolixo

Kid bengala 9 de abril de 2019, 13:18h - 13:18

Juju vai tomar caju e esqueci quem já morreu, sua mocoronga.

Meca 9 de abril de 2019, 12:07h - 12:07

O Brasil precisava de uma mudança e de alternar para a direita. Entretanto o bolsonaro não representa a direita inteligente e construtiva. Foi um militar fracassado, um parlamentar medíocre do baixo clero que pulou de partidos nanicos diversas vezes e conquistou o eleitorado com discursos patéticos no programa da Luciana Gimenez e não foi homem para encarar o Haadad nos debates, a imprensa internacional em Davos e recentemente instaurou censura contra jornalistas da Globo, UOL e Folha.

Tekomo na kama 10 de abril de 2019, 08:24h - 08:24

As pessoas são engraçadas,um diz que a opinião do jornal não vale nada ,mas não para de escrever sandices, outra fala palavras de baixo calão e não sei como passa pelo moderador e repete o mantra dos micos amestrados, não iremos esquecer do onisciente vivandeira com furor uterino ,que até a prisão de ventre a culpa é dos comunistas, estamos caminhando a passo largos para a total vulgarização e imbecilidades sobre todos assuntos que dizem respeito às soluções dos problemas brasileiro.

Juju 9 de abril de 2019, 10:18h - 10:18

Dando idéia para quem não viveu aqui nos últimos 16 anos e nem sabe realmente como o PT deixou.

Pombo 9 de abril de 2019, 07:42h - 07:42

Enquanto o carro passa os cachorros petistas latem kkkkk

Geninha 9 de abril de 2019, 12:44h - 12:44

Pior q o carro está parado, Bozzomovel, há mais de 100 dias, o motorista e seus passageiros são tão incompetentes q a máquina emperrou e não há vislumbre nenhum de conserto, o condutor e seus caronas, não sabem nem aonde fica o volante. Kkkkkkkkkkk

Linus. 8 de abril de 2019, 12:48h - 12:48

Então quer dizer que para você, política certa é a do toma la da cá? Nisso também os generais estão de olho,
e nós também.

Vai de ralo 9 de abril de 2019, 13:21h - 13:21

Pombo amestrado do Guto ,vai voar para casa do Ignácio sem passagem de volta,seu nauseabundo.

Hipocrita 8 de abril de 2019, 05:29h - 05:29

Parou de citar mão Santa e Boris Casoy e agora cita Einstein,como você quer tentar evoluir vou lhe mandar uma de Confúcio,de um irado afasta te ,de um hipócrita fuja sempre!!!!!!!!

Tempo é questão de preferência. 9 de abril de 2019, 13:50h - 13:50

Vamos dar 28 anos para o laranjito trabalhar , o mesmo tempo de quando ele foi o brilhante deputado federal que abria a boca quando tinha certeza e iniciou o Laranjal passando a franquia para os bozokids.

Loucuras 9 de abril de 2019, 15:34h - 15:34

Pagador de impostos, você sabia que pela loucura de demissões do atual governo ,foi pago milhares de reais de auxílio moradia e transporte?

Agostinho Carrara 8 de abril de 2019, 05:22h - 05:22

Com os bolzokids nem precisa de oposição ,a grande família e seus laranjas sairá do ar em breve.

Juju 9 de abril de 2019, 10:17h - 10:17

Seu presidente tá preso babaca e continuará. Vc é o tipo brasileiro que gosta de ser roubado, humilhado…tá sentindo falta??? Eu não. E por favor 4 meses é pouco para limpar a merda do PT.

LULA LADRÃO 6 de abril de 2019, 22:46h - 22:46

O POVO IDIOTIZADO E ACÉFALO,PENSA QUE É FÁCIL CONCERTA O QUE EU E MINHA QUERIDA PRESIDENTA DILMA ESTRAGAMOS ROUBAMOS E CORROMPEMOS TUDO , E O POVO PENSA QUE VAI CONCERTA EM 90 DIAS .FORAM TRINTA ANOS DE ESQUERDA DESTRUINDO ATÉ OS CÉREBROS DE VCS E DA PRA VER QUE DEU CERTO PELOS COMENTÁRIOS IDIOTAS .

Geninha 7 de abril de 2019, 13:22h - 13:22

“Trinta anos de esquerda”. Com o seu grau de conhecimento mostra muito bem em qua votas-te. Analfabeto funcional kkkkkkkkkkk

Geninha 7 de abril de 2019, 19:04h - 19:04

Isso fica histérica mesmo, seus ídolos estão derretendo mais rápido q sorvete no sol.

Marcelo 8 de abril de 2019, 13:49h - 13:49

Os bolsominios piram! kkkkk Quando a noticia é aqui dentro, dão a desculpa que é “mídia comprada”, mas quando O RESTO DO MUNDO enxerga o óbvio, os bozolixos ficam sem saída e começam a disparar ofensas… Gado é fogo!

Geninha 5 de abril de 2019, 22:49h - 22:49

E vc é o brasileiro q faz parte da Senzala, mas se achando da casa grande. Pura caixa de ressonância. Incompetente sim, fanfarrão, sim, sem capacidade p dialogar, sim, chacota no primeiro mundo, sim, parlamentar invisível, sim. Queres mais adjetivos ? Há, ainda tem as laranjas PSL, o Queiroz e a milícia de Rio das Pedras. Está bom p vc ?

Mariano 5 de abril de 2019, 21:02h - 21:02

Fiquei 8 anos no exército, convivi de perto com vários oficiais superiores, com certeza eu esperava muito mais do Bolsonaro , jamais iria imaginar que um oficial formado pela AMAN pudesse ser tão mediano , aliás mediano é muito para ele, seria bom para ele e para o país se ele entregasse o cargo e pegasse o seu colete e sua vara de pescar.

JRMA 5 de abril de 2019, 16:39h - 16:39

O ‘The Economist’ tem tradição ultra liberal e tem no seu mote a Critica, fala sempre oque está errado mas não propõe como resolver…
essa critica não me abala em nada…o governo deve ser avaliado no seu primeiro ano de mandato…avaliar agora é muito prematuro.
Concordo plenamente que uma verdadeira democracia não pode ser de voto impositivo.

Jorge Salomão 5 de abril de 2019, 22:34h - 22:34

É mesmo ? Não abala vc que deve fazer parte da classe privilegiada dos Brancaleones, q além de uma “reforma” da previdência, ultra branda, ainda irão ter um aumento substancial em seus gordos contracheques. Agora o povo……. só resta sustentar essa casta

Analfabetismo funcional 7 de abril de 2019, 19:51h - 19:51

Muito concerto de música teve nos trinta últimos anos e muita evasão escolar.

Canhoto Kane 10 de abril de 2019, 01:06h - 01:06

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk antes do Boçalnaro o país tinha a seguinte máxima ” o ano começa depois do carnaval” agora, passados 100 dias de “governo” (ou melhor, de ausência de governo) tem alienado defensor desses bandidos milicianos de colarinho branco, que vem me dizer que só se pode avaliar depois de UM ANO ???????? KKKKKKKKKKK O Brasil de Bolsonaro só começa depois do Natal. kkkkkkkk Aí vem ano novo … carnaval … xixi na cara …

MORADOR VR 5 de abril de 2019, 13:00h - 13:00

Querido Denis, a questão não e mudar o pais em 3 meses, é mostrar pra que veio, saber dialogar, negociar, recuar quando necessário. O excelentíssimo presidente quando eleito nao tinha proposta de governo, não tinha equipe formada, ou melhor fez tudo nas coxas… Colocou pessoas até competentes, mas despreparadas para gerenciar a gestão politica (Damares, Vélez…) sem falar nos filhos que trocam os pés pelas mãos. Nos estamos indo para um golpe, só que um golpe dado pelas urnas, na moral. Torço para este governo dar certo, mas… Escreve o que estou dizendo, esse governo vsi cair no colo do Mourão, que acredito, infelizmente, seria mais preparado que o Bozonaro. Triste…

Jose floriano barbosa 6 de abril de 2019, 13:56h - 13:56

se o cargo de presidente da República cair nas mãos do nosso General Mourão está tudo certo, o Bolsonaro pode ter cometido muitos erros nas suas nomeaçoes , com o Mourão acertou em cheio

Ximbica 8 de abril de 2019, 08:51h - 08:51

José Floriano, o Mourão é um engodo , na verdade o que ele tem feito é se colocar como alternativa a uma provável queda do Bozo, observe que ele sempre está se contrapondo as pataquadas da família Bozo, como toda semana este pessoal faz uma presepada diferente, ele sempre tem munição para aparecer na mídia como apaziguador e sensato, porém no fundo é farinha do mesmo saco, com a diferença que Bozo é muito mais despreparado.

Faustao vr 8 de abril de 2019, 21:06h - 21:06

Deixem o governo trabalhar,pois quem torce contra tá torcendo contra si mesmo !

Jorge Salomão 5 de abril de 2019, 11:49h - 11:49

“A revista britânica The Economist resolveu pegar no pé do atual presidente”. Hilária essa constatação. Se fosse competente isso não aconteceria, se não vivesse de bravatas isso não aconteceria, se fosse mais culto isso não aconteceria, se não transformasse o Brasil em chacota perante ao mundo isso não aconteceria. Lembrem-se, o The Economist não é imprensa de bairro, portanto não é chapa branca como algumas nesse país q filtram as bizarrices do citado, de seus acelclas e de seus Bracaleones.

guto 5 de abril de 2019, 13:24h - 13:24

‘The Economist’ publicou uma revista mostrando o Cristo Redentor decolando como se o governo Lula fosse levar o Brasil para o nível de um país como o Chile, no entanto, o governo Lula levou o Brasil para a sua Maior Crise Econômica desde a Proclamação da República segundo os dados do IBGE!
O que dizer daquelas pessoas que defendem a imprensa gringa e desprezam a imprensa nacional?!
Como diria o físico Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana…”.

Geninha 5 de abril de 2019, 14:07h - 14:07

Vc minha cara vovó seu ídolo vai derreter em breve kkkkkkkkk

Jorge Salomão 5 de abril de 2019, 16:35h - 16:35

Se tiveres a capacidade de observação. Notas-te que eu e muitos, neste post, não damos mais ouvidos a analfabetos funcionais. Uma das características dos sábios é ouvir o q tem conteúdo. O resto ? É o resto………..

Reforma sim, mas justa 5 de abril de 2019, 21:08h - 21:08

Guto, se vc se informar pela imprensa nacional a respeito dos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro aí é que vc vai pirar mesmo. Pelo jeito a sua fonte de informação são os fake news do twitter do Bozo.

Maura 8 de abril de 2019, 13:53h - 13:53

GUTO E VAI VENDO… Dois idiotas que são um só(a mesma pessoa)

Paulo Elias 5 de abril de 2019, 10:35h - 10:35

Vamos por partes, na primeira edição da The Economist que ataca o Bolsonaro (aquela falando da última ameaça..), para quem leu a edição viu que não haviam ataques a plataforma econômica de Bolsonaro, mas sim porque ele é de direita e não progressista. Trata-se de uma revista que espera-se que fale de economia e seus editores progressistas o atacaram e o chamaram de ameaça por não compactuar com agenda progressista, já que a agenda econômica estava tudo ‘ok’ em seu programa de governo. Ou seja, o Bolsonaro era ameaça e não Haddad que insinuava até calote da dívida, não aceitação de uma reforma da previdência e entre outras peripécias do candidato que reviveu em seu plano de governo o PT raiz, dos anos 80 e meados de 90.

Quanto a outra edição da revista, não posso dizer pois não a li. No entanto não se pode esperar muito de 3 meses de mandato. O governo fez já diversas sinalizações de abertura de mercado, austeridade e privatizações, está aí pra quem quiser ver. A bolsa é um termômetro de expectativas, das vitória nas urnas até agora já são mais de 50% de valorização, só neste ano já são mais de 20%. A reforma não depende exclusivamente do presidente, o parlamento é soberano para pautar isso. E para quem assistiu a toda sessão da CCJ na câmara, ficou abismado e chocado com tamanha ignorância e ou má fé dos deputados de oposição, é absurdo. E ninguém questiona esses deputados que em esmagadora maioria são progressistas, cadê as críticas a essas pessoas?

E sim, o governo tem diversos erros, mas mais acertos. O ministro da educação por exemplo é uma tragédia, e muito provavelmente ele não dura até o final desse mês, anotem! A influência “Olavista” também prejudica e muito e por aí vai.

Petista 5 de abril de 2019, 12:03h - 12:03

Claro meu amigo pelo jeito que o cara cunduz o negócio você ver que não vai dar certo se ele não mudar vai dar merda ele trata todo mundo como inimigo como oposição não sabe se comunicar , os filhos fazendo merda ele cada vez que vai para internet fala merda.enfim tá se mostrando um despreparado estou achando que o mourão tem mais timbre.

Paulo Elias 5 de abril de 2019, 12:13h - 12:13

Petista, de fato os filhos dele mais atrapalham do que ajudam. Bolsonaro também está longe de ser um cara ideal, não dá pra esperar dele um Churchill, Reagan ou Thatcher “a lá brasileira”, não é. Também tem se envolvido em polêmicas sem necessidade. Assim como a grande mídia tem dado holofote demais a pequenas besteiras, como se fosse uma revista de fofoca de celebridades. Inclusive, a Globo daqui a 4 anos será insignificante, a internet irá engolir ela, anote!

A direita ficou tanto tempo sem voz no governo que quando entra acaba se deslumbrando, como diz o ditado “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza”. Mas é começo, depois as coisas vão se acertando. Bolsonaro já está cedendo, os filhos já baixaram bem a bola, é assim. Agora, de novo, os canhões não deviam estar apontados para o Bolsonaro e sim para deputados que estão agindo de má fé, colocando o futuro do país em risco.

Jorge Salomão 5 de abril de 2019, 16:48h - 16:48

Interessante os seus comentários. O senhor em postagens passadas defendia q empresários estavam corretos em sonegar impostos. Eu me recordo muito bom desses seus posts. Caso seja o mesmo nickname, se não for é muita casualidade.

Reforma sim, mas justa 5 de abril de 2019, 21:29h - 21:29

Paulo Elias, comentário tendencioso como sempre, rentabilidade da Bovespa no acumulado de 2019 é de 8,56 % excelente desempenho mas muito longe dos 20 que vc chutou , e esta rentabilidade no momento flutua de acordo com a possibilidade ou não de aprovação da reforma da previdência.

Recruta Zero 6 de abril de 2019, 10:00h - 10:00

Meu amigo vc está de brincadeira, nem em seus piores pesadelos vc pode querer comparar Bolsonaro com Churchill ou Tatcher, ou até mesmo tomá-los como referência para dizer que Bolsonaro nunca os atingirá, pois infelizmente ele está muito mais para Alfredo Stroessner brasileiro, aliás Alfredo Stroessner foi elogiado por ele recentemente. Na verdade Bolsonaro faz jus ao seguinte ditado: “de onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada”.

Paulo Elias 9 de abril de 2019, 10:34h - 10:34

Jorge Salomão, sim, em outras postagens falei a respeito de impostos e empresários, mas faltou interpretação do senhor na ocasião, nunca disse que deveriam sonegar, mas sim que muitos sonegam por sobrevivência, e ainda sim nos últimos meses não foi o suficiente e muitos estão fechando as portas mesmo sonegando.

Ao outro colega, sim, me equivoquei, a bolsa não subiu 20% em 2019 especificamente, mas o que quis dar o entender é que houve uma alta muito grande, se pegar de final de dezembro até o pico histórico atingido de 100.000 pontos a valorização foi de quase 17%. Foi uma imprecisão minha, no entanto continua sendo muito expressiva a alta.

Recruta Zero, justamente, eu não os comparei, eu justamente ataquei a comparação que alguns tentam fazer, que é indevida. Bolsonaro nunca vai chegar perto de um Churchill e os demais citados. Mas é o que temos, é o que está aí e foi eleito, e se bem assessorado, vai ter êxito. Também não se pode esquecer que os últimos presidentes do PT eram bem mais ignorantes. E Bolsonaro pelo menos demonstra humildade e flexibilidade para evoluir.

Mariano 9 de abril de 2019, 17:34h - 17:34

É impressionante como cada um vê o que quer ver e só o que quer ver, o Paulo Elias conseguiu ver humildade no Bolsonaro, tome cuidado Paulo Elias pois muitos dos seus comentários apesar de serem claramente de direita possuem um certo grau de lucidez, tente preservar o que lhe resta de credibilidade.

João tonesco 5 de abril de 2019, 09:01h - 09:01

Joguei meu voto no lixo …. presidente incompetente.

Denis 5 de abril de 2019, 10:09h - 10:09

O mula faria melhor roubando como roubou.
os petralhas afundaram o Brasil, saquearam no durante 14 anos e vcs querem q o atual governo resolva tudo em alguns meses. esse é o brasileiro raiz!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996