Brasil vai afundando ao som de uma ópera bufa

by Diário do Vale

wp-coluna-bastidores-e-notas-aurelio-paiva

De toda a arrecadação de impostos no Brasil, o governo federal (a União) fica com 58%. Os estados com 24%. Os municípios com apenas 18%. Uma das mais injustas distribuições federativas entre os países civilizados.
Mais: repassou-se aos municípios duas atividades sociais da maior relevância – a saúde e a educação básica – sem que tenham recursos para prestar serviços de qualidade nestes setores.
As despesas de todos os municípios viraram uma bola de neve.
Agora, com a crise, as receitas desabaram.
A União – o primo rico – jogou seu dinheiro pela janela da incompetência, do clientelismo e da corrupção.
E os estados – mas especialmente os municípios – estão sendo chamados a, mais uma vez, pagar a conta.

 O país a caminho da grande quebradeira

A única luz no fim do túnel é um trem vindo da direção contrária.
Governo federal quebrado, estados quebrados, municípios quebrados.
Todos eles deixando de pagar fornecedores e prestadores de serviço.
É a porta para empresas quebradas. Desemprego.
Mais desemprego, menos consumo. Mais empresas quebradas. Menos impostos. Pior a situação dos governos.
Tudo isso em uma economia estagnada, em depressão.
O ciclo vicioso em que o país foi mergulhado parece estar apenas começando.

O fator político que pode agravar a crise

O país não apenas está arruinado economicamente.
Está arruinado moralmente, com a banalização dos escândalos de corrupção.
E agora caminha para a ruína política.
A briga agora é na base do “vou mostrar que ele também roubou” ou “que ele roubou mais do que nós”.
Quase todas as principais autoridades da República estão sob investigação ou sob suspeita.
Nunca se viveu nada assim em toda a História.
Pior: sem estabilidade política a tendência é o agravamento da crise econômica.

País virou palco de uma ópera bufa

A maior parte destas autoridades da República age como se fossem o personagem Don Giovanni, da ópera homônima de Mozart.
O principal personagem da ópera se destaca pela falta de caráter. É um mentiroso nato. Posando de grande sedutor, durante a ópera, entre outras coisas, comete estupro e um assassinato: mata o Comendador, pai de uma jovem a quem assediava.
No ato final, o calhorda (ao lado do seu aliado Leporello) zomba da memória do Comendador assassinado, dizendo que queria jantar com ele.
Neste momento, a cena mais impactante e linda da peça. A estátua do Comendador ganha vida. O Comendador pede que Don Giovanni se arrependa de suas canalhices. Ele se nega. Leporello implora que ele se arrependa. Nada. O chão vai se abrindo – o inferno está pronto a tragá-lo. O Comendador insiste no arrependimento, mas Don Giovanni prefere ser levado ao fogo infernal a engolir seu orgulho e assumir seus malfeitos.
Sob o canto dos demônios, o Comendador o arrasta ao castigo eterno.
O Brasil está sendo governado, em várias instâncias de poder, por Don Giovannis de toda natureza. Sórdidos e mentirosos.
Nenhum deles renuncia aos malfeitos.
Com a diferença que, não acreditando no inferno espiritual, transformaram o país em um inferno terreno.
E seus demônios nos assombram com seu canto.

 Desculpas antecipadas ao gênio autor da ópera

Este colunista antecipadamente se penitencia pelo sacrilégio de colocar uma obra do gênio Mozart junto com a obra dos malfeitores da nação.
Mozart tem em Don Giovanni sua obra-prima. É uma das mais belas óperas já escritas.
Um dado curioso é que, na véspera da estreia, Mozart se deu conta que havia se esquecido de escrever a peça de abertura. Decidiu fazê-la durante a noite. Foi escrevendo, tomando ponche, encheu o pote, ficou bêbado e dormiu manguaçado.
Acordou às 5 horas da manhã e a peça ainda estava inacabada. Mesmo com toda ressaca, completou o trabalho em duas horas.
Feitas as cópias às pressas, os músicos receberam a partitura minutos antes da estreia. Sem tê-la ensaiado. Foi um sucesso.
Como se vê, não há elemento de comparação entre a obra de Mozart e a das principais lideranças políticas brasileiras.
A primeira é um monumento à arte; uma ópera genial que nos toca os sentidos.
A segunda é uma ópera bufa canastrona, conduzida por uma orquestra de malfeitores que nos impõe ouvi-la.

Na ópera de Mozart, Don Giovanni comporta-se como alguns de nossos líderes políticos: preferem ir ao inferno do que renunciar aos malfeitos

Na ópera de Mozart, Don Giovanni comporta-se como alguns de nossos líderes políticos: preferem ir ao inferno do que renunciar aos malfeitos

You may also like

41 comments

Erika 9 de dezembro de 2015, 13:17h - 13:17

Que Deus nos livre desse eta povinho é uma praga maligna que faz mal.

ÊTA POVINHO 9 de dezembro de 2015, 14:02h - 14:02

Eu sou uma praga para os politiqueiros e eleitores corruptos, principalmente os 95 mil deles em VR. rsrsr

Quem pira tbm são os assessores, cargos comissionados e RPAs de politiqueiros, pois eles perdem a chance de enganar o POVINHO na promoção do voto NULO, voto em BRANCO e para DEIXAR DE VOTAR. Nisso eles perdem bastante comigo aqui. kkkkkkkk

lila 8 de dezembro de 2015, 17:19h - 17:19

Sr Aurélio, gostaria de pedir um presente ao senhor, não só pra mim mas todos os moradores de Volta Redonda e aos que acompanham seu jornal, um texto que fale somente sobre o Natal e que este nos fizesse voltar a infância e lembrar de como a vida foi e ainda pode ser doce e linda. Aqui sou eu e minha filhinha querida, não tenho pai e mãe, nenhum parente e quero receber este presente aqui pois poderei dividir com milhares de pessoas. Obrigada.

ÊTA POVINHO 8 de dezembro de 2015, 22:47h - 22:47

Oh, dó!

Talvez quando Vc deixar de defender os 95 mil eleitores corruptos (que não estão nem aí para Vc, nem por mim e meus filhos, nem para a minha querida cidade) as coisas mudarão para melhor, por um natal melhor, por um Ano Novo próspero, por relações humanas mais afetivas, etc.

Outro dia Vc falou que seus pais votaram no prefeito corrupto por adorá-lo. Ocasião que eu disse compreender a adoração de seus pais, pois os idosos são completamente dominados e enganados pelo gordo. Hoje Vc diz que não tem pai e mãe?

lila 9 de dezembro de 2015, 07:46h - 07:46

Êta povinho, sim infelizmente eles se foram, meu pai do nada passou mal foi pro hospital já morto de infarto fulminante e minha mãe que já estava com câncer terminal se foi dois meses depois a duas semanas atrás, isso não tem nada a ver com política, meu pedido menos ainda, foi simplesmente uma sugestão pela época que estamos. Você inventou uma história nesse seu comentário, dó eu é que tenho de você.

ÊTA POVINHO 9 de dezembro de 2015, 09:30h - 09:30

Compreensivo, pois perder pai e mãe em 02 meses nos deixa frágeis. Sendo assim vou tbm torcer para o Aurélio fazer um bom texto de natal.

Aurélio Paiva 12 de dezembro de 2015, 02:10h - 02:10

Nota do colunista Aurélio Paiva: Gostaria que fizesse contato no Facebook para detalhar a história passível de ser tranformada em artigo. Obrigado,

Pimpolho 8 de dezembro de 2015, 11:46h - 11:46

[OFF]

Alguém perguntou em outra matéria como faz para mudar o avatar.
É simples, basta se cadastrarem aqui: https://br.gravatar.com/
Automaticamente a página do Diário vai puxar o avatar que vc associar ao seu perfil lá.

De nada.

ÊTA POVINHO incompetente 8 de dezembro de 2015, 10:15h - 10:15

CARTA DO TEMER – resposta a falta de confiança da peteba.

Meu Deus, em tudo que essa mulher mexe só faz m****!

Pior é ver eleitor apoiando e votando nisso. Certamente não querem o bem do MEU BRasil.

Pimpolho 8 de dezembro de 2015, 11:43h - 11:43

Enquanto continuarem aceitando pão e circo, estamos lascados.

Juvenal Lucena 8 de dezembro de 2015, 09:45h - 09:45

Penso que não há diferença entre eles, é como briga de facções criminosas quando derrubam uma a outra toma seu lugar e continuam os mesmos crimes só que com outros Partidos (facções).

Leitor 7 de dezembro de 2015, 20:54h - 20:54

Nunca se viveu nada assim na história pq nunca se investigou nada neste país. Nossas autoridades quando não corruptas, pecaram pela omissão, polícias , ministérios públicos, mídias sempre à direita neste país. Resumindo, texto escrito para satisfação dos coxinhas.
O pecado do PT foi dar a devida atenção às causas sociais, será tratado sempre pela elite e por essa mídia hegemônica cretina como bandidos.

Ferreira 7 de dezembro de 2015, 09:49h - 09:49

O que esperar de um líder que se orgulha de ter chegado onde chegou sem preparo de bancos escolares, de uma presidente que mente sobre sua escolaridade (tem doutorado!!!!???) para parecer ter mais conhecimento do que tem ???? O que esperar de pessoas que acham que política resolver tudo ????? Que basta querer partindo do suposto que “vontade politica” resolve?????? Vamos e estamos pagando o preço do dinheiro fácil….não existe premio sem meritocracia, isso é básico, almoço grátis somente para quem ainda não aprendeu a comer, e não para quem não quer buscar……… fizeram isso com o Brasil, estamos perdendo a curva de prosperidade, nossa chance de galgarmos outro patamar de nação e graças a esses IncomPeTentes, seu projeto de “puder” e seus aliados que assolaram o pais, Póe junto o tal de pdt e outros pês
Nunca antes na história desse pais se viu tanta incompetência junta……..ah…criaram um estatal para cuidade do trem bala para a copa, depois o prazo virou a olimpíada……….não existe trem bala mas a estatal continua lá, trocou a diretoria por agora e pedem seu sacrifício

Edir 7 de dezembro de 2015, 09:33h - 09:33

Parabéns Aurelio, estamos no fim do poço, é verdade sim. O primeiro passo é reconhecer a situação; o segundo passo é reconhecer que não temos no momento lideranças politicas para a reação; poder executivo e legislativo sem autoridade e confiança. E estes nem em nome do país são capazes de pedir o boné e se mandar.

ÊTA POVINHO 6 de dezembro de 2015, 23:50h - 23:50

Eu alertei aqui em meados de 2012 do desastre que nos atingiria quando ela forçou a baixa da SELIC endividando o POVINHO num momento crítico mundial. No entanto eu não imaginava o tsuname econômico e político atual. rsrs

Mas tenhamos esperança pois de acordo com os empresários, em 06 meses a situação muda. Como eu não sei, mas vamos ter esperanças já que a petista pode ser cassada e o MEU BRasil mudar de rumo.

A IBOVESPA já deu a dica no dia da notícia fatídica.

lila 7 de dezembro de 2015, 07:58h - 07:58

Êta povinho, eu nem preciso estudar história econômica do Brasil pra colocar o que penso, porque além de brasileira e não sou cega, jamais me deixei influenciar por economistas, historiadores, cientistas políticos ou marqueteiros de partidos, primeiro que sou bastante inteligente pra não cair em ladainhas e bla bla blas, prova disso foi quando a primeira vez que li comentário seu percebi imediatamente qual é sua intenção, e olha que já vi que não sou só eu em, eu faço coro com os que gritam fora corruptos, ladrões e êta povinhos de qualquer partido que estão ou pretende se encravar em qualquer área do governo, depois nem com cloro ou inseticida agente consegue arrancar eles de lá. Por favor escreva o que quiser e quantas vezes desejar, mas respeite a mim e as outras pessoas pois essa é a primeira atitude que se deve ter alguém que almeja TRABALHAR num cargo político e se eu e os outros comentaristas somos tão insignificantes não há o que se preocupar.

ÊTA POVINHO 7 de dezembro de 2015, 09:47h - 09:47

Eu compreendo Vc, pois já fui adolescente tbm. Eu achava que sabia tudo sobre “administração pública”, assim mesmo dessa forma errada.

Hoje eu conheço a Administração Pública e estou entendendo mais a Gestão Pública, e sei a diferença entre um e outro.

Ah, aprendi tbm a me policiar para não fazer contradições. Fazer isso claramente dentro do mesmo texto é coisa de POVINHO.

lila 7 de dezembro de 2015, 11:57h - 11:57

Êta povinho, o pior é que você continua achando que sabe tudo, te garanto que não sabe nada nem da vida nem de ninguém, além dos diplomas é preciso viver e conviver, já que continua se dando o direito de ofender as pessoas, eu também vou me dar a liberdade de escrever que você é só um bostinha que fica sonhando com ter o poder pisando e humilhando as pessoas.

ÊTA POVINHO 7 de dezembro de 2015, 13:03h - 13:03

Cara lila, eu considero Vc uma adolescente inteligente (bem diferente das demais), porém não compreendo “ainda” o por quê defende tanto os 95 mil eleitores corruptos do prefeito tbm corrupto.

Se taxar os 95 mil eleitores do prefeito de “eleitores corruptos” for pisar e humilhar as pessoas, o que posso fazer? Vc não me ajudou a encontrar outro jeito de taxá-los .

Adriana 6 de dezembro de 2015, 22:05h - 22:05

A esquerda populista vem perdendo folego na America Latina. Os avanços sociais do inicio dos governos, deram lugar a estrategias econômicas desastrosas, burocracia perdularia, corrupção e inflação. Na Argentina, o candidato de centro-direita venceu as eleições por dois dígitos. Na Venezuela, apesar de toda a maquina governamental influenciar os eleitores, parece que a oposição ganhara força no parlamento, aqui, sabemos que Dilma foi uma figura de marketing, construída a toque de caixa, já que o sucessor natural de Lula seria Jose Dirceu. Porém, este virou sinônimo de administrador de propinas no mensalão e petrolão. Dilma e sua inabilidade politica sofre com índices medíocres de popularidade. Perde apoio do PMDB ate então seu aliado. A pergunta é: O que será menos pior para o pais, manter uma morta-viva no governo ou dar a chance para seu vice?

Liberdade e Propriedade 6 de dezembro de 2015, 21:14h - 21:14

Só tem uma solução para tirar o país desse círculo vicioso, a redução da carga tributária, mesmo que comprometa os programas sociais. O imposto é um abismo entre a produção e o consumo, que são a base da economia. As empresas então quebrando, não há outra solução.

Al Fatah 6 de dezembro de 2015, 20:32h - 20:32

Aliás, já está na hora de termos uma nova Assembléia Constituinte. A última foi há quase 30 anos, redigida por deputados escaldados pela ditadura do Regime Militar e que por isso a fizeram extremamente permissiva. Foi igual tirar a criança do pai severo para entrega-la a um que a cria completamente solta, complacente com seus erros e pouco preocupado com sua educação…

Não adianta mudar os políticos, tem que mudar o sistema e, quiçá, a forma de governo. Sou partidário da monarquia, mas penso que o parlamentarismo seria muito melhor para o país que o presidencialismo, por N razões…

Al Fatah 6 de dezembro de 2015, 20:19h - 20:19

Realmente, na prática não existe federação no Brasil. Ande por qualquer cidade brasileira, seja ela grande, média ou pequena, e perceba que em todas elas a presença do poder público municipal é muito maior. Está na concessão para a coleta de lixo, para o transporte público, na manutenção dos hospitais, na maioria das escolas de primeiro grau e algumas de segundo grau, nos postos de saúde, nos trabalhos de pavimentação, etc… Por outro lado, qual o tamanho da intervenção federal direta? Quantas cidades da região Sul Fluminense possuem órgãos e repartições da esfera federal?… O governo federal é, por larga margem, o que mais arrecada tributos, tando direta quanto indiretamente, mas é o que menos executa obras e ações. A falta de autonomia financeira faz com que os prefeitos sempre precisem recorrer aos governos estaduais e federal, e para isso procuram estar alinhados politicamente com eles, um ambiente que favorece o clientelismo, conchavos e apoios partidários que, por si só, já comprometem a governabilidade municipal. O prefeito perde, assim, sua autonomia política. Está criado o ambiente ideal para a proliferação da corrupção…

Adriano 6 de dezembro de 2015, 20:09h - 20:09

Caro Marco Aurélio,

sinto em discordar de tu… mas realmente não está havendo uma banalização dos escândalos e da corrupção, por um simples motivo: eles sempre houveram. Por favor…. puxe em sua memória e lembre daquelas frases lugares comuns que sempre ouvimos: “Ah…. esse país não tem jeito”, “Ah… só tem político ladrão”, “Ah…todo mundo rouba”…. Por favor, você é um repórter e tem que ter cuidado, como até aqui teve, com o que escreve. Vá lá que você tenha seu viés político, todos temos, mas há de se reconhecer: esse sentimento péssimo que nos apossa agora vem exatamente da investigação que tá acontecendo, da luz que tá se lançando nas trevas. E isso tem se dado nos últimos anos…. pois os governos anteriores sempre trabalharam para se preservar (este inclusive, mas não atrapalha a investigação). Clamo então a ti que tenhas o cuidado com o que escreves, que não deixa a tua (nossa) frustração obscurecer a vista, pois até aqui tenho sido leitor costumaz dos seus textos, e sendo cientista adorei o texto sobre o padre Belga. Um grande abraço!

Aposentado 6 de dezembro de 2015, 15:32h - 15:32

Sr Paulo não dá nem para saber se vc é analfabeto político ou não, porque vc não defendeu seu ponto de vista , apenas ofendeu a quem tem o sagrado direito de pensar de maneira diferente de vc. E por favor caso venha a defender o seu ponto de vista procure fazê-lo de forma educada, sem utilizar de baixaria e ofensas.

Jagunçi 6 de dezembro de 2015, 15:26h - 15:26

Aurélio,belissíma sintese, uma analogia perfeita ao Brasil de hoje. Dá até pra “analfabeto petralha” entender. Só uma pergunta (retórica e claro) o Dom Giovanni não seria o LULA?

Marcelo Figueiredo 6 de dezembro de 2015, 13:34h - 13:34

Vivemos um momento na democracia do país onde se pode prender políticos do governo, políticos da oposição, banqueiros, empresários, militares… Todos podem ser presos e isto é assustador para os donos do PIB brasileiro, que se tornaram gigantes nem sempre por caminhos lícitos. Eles têm poder para gerar crises, criar desemprego, utilizar gigantes midiáticos, entre outros. Incomoda muito também estes donos do PIB, ver seus filhos terem as mesmas oportunidades que os filhos dos menos favorecidos na hora de acessarem uma universidade, é indiscutível que hoje um jovem que faça um mínimo de esforço tem palpável qualquer graduação que sonhe em fazer, independente de sua condição financeira. Espero que a previsibilidade da coluna seja igual à que dias atrás colocou a CSN no fundo do poço e no dia seguinte suas ações subiram 17%.

Cantinflas 6 de dezembro de 2015, 10:58h - 10:58

Legal ! Seus textos são realmente muito interessantes. Consegue fazer o difícil que é fugir da mesmice. Eu só não entendo ainda como o senhor que é o master deste jornal ainda permite a publicação de matérias notadamente a favor de Dilma e o horror deste governo federal. Acho que deveras puxar a orelha de muita gente das sua equipe. Não dá para defender o indefensável.

lila 6 de dezembro de 2015, 11:11h - 11:11

Aposentado estou com você.

lila 6 de dezembro de 2015, 10:43h - 10:43

Que? Como? Nunca se viveu nada assim em toda a história? Haaa esse texto foi escrito pra adolescentes de uns 15 aos mais ou menos e pessoas que vivem no mundo da lua, se a frase fosse nunca se viu nada assim em toda a história eu entenderia, porque a diferença entre uma e outra é que agora todo mundo vê. O samba do crioulo doido encaixa melhor do que uma ópera.

ÊTA POVINHO 6 de dezembro de 2015, 23:32h - 23:32

Estude a história econômica do MEU BRasil que compreenderá que o autor da reportagem está corretíssimo.

Mas não se baseie em economistas, historiadores ou cientistas sociais. Todos esses profissionais não entendem de Gestão Pública ou conhecem a Administração Pública ou conhecem pouco. As análises e estudos deles não englobam a política e a economia conjuntamente.

Aposentado 6 de dezembro de 2015, 10:41h - 10:41

Esta turma não respeitou o resultado das urnas, não respeitou a vontade do povo, chegaram a dizer em um famoso canal de notícias (Globonews) que quem votou na Dilma foi nordestino morto de fome e pessoas pobres, como se o morto de fome e o pobre não tivessem direito a voto. A questão é simples o morto de fome e o pobre nunca se sentiram representados pela turma do PSDB, tanto é que foram derrotados democraticamente 04 vezes consecutivas. Isto porque quando estavam no poder jamais olharam pelos mais necessitados, faziam ( fazem ainda hoje) políticas apenas para a classe média e a classe média alta formadora de opinião.Agora tentam voltar ao poder através de um golpe, dando uma rasteira na jovem democracia brasileira.

Dilma foi eleita, Dilma governa.Quando o povo votar em um outro, que governe o outro.

Vamos salvar a jovem democracia brasileira, conquistada a duras penas e como todos sabem também a custa de muitas vidas………….

lila 6 de dezembro de 2015, 11:19h - 11:19

Aposentado concordo com seu comentário apesar de você achar que só escrevo batatada.

Paulo vieira 6 de dezembro de 2015, 12:42h - 12:42

Acorda,seu analfabeto político! !!!!!!!

Cantinflas 6 de dezembro de 2015, 14:09h - 14:09

Foi eleita de forma ilegítima. Eleição fraudada pela utilização de recursos ilícitos desviados da Petrobras e outras estatais na campanha do PT (processo em andamento no TSE). Não tem legitimidade para ocupar o cargo. Sem contar os crimes de responsabilidade fiscal nos anos de 2015 e 2015, devidamente apontados e julgados pelo TCU por decisão unanime. Soma-se a isso a completa incapacidade de gestão para rumar um país. Pelo bem de todos nós ela tem que sair e já !

ÊTA POVINHO 6 de dezembro de 2015, 23:42h - 23:42

A petista foi reeleita por uma diferença de menos de 1,5% dos votos válidos e numa eleição ilegítima (quando não se pode conferir os votos) além das inúmeras urnas fraudadas mostradas nas redes sociais. Sem contar que antes da reeleição ela mentiu descaradamente e D E M O C R A T I C A M E N T E ganhou a eleição.

Ela ganhou em cima dos milhoes de eleitores que votaram NULO, votaram em BRANCO e DEIXARAM DE VOTAR. Esses ajudaram ela, pois uma pequeníssima parte deles decidissem trocar o governo ela estaria fora.

Ferreira 7 de dezembro de 2015, 10:13h - 10:13

Caro aposentado,
O Jacques Wagner, ministro do Lula pediu o impeachment do Itamar e o Lula apoiou/pediu o do FHC por muito, mas muito menos que que está hoje estampado nos jornais…….quem erra deve pagar, a pessoa cometeu estelionato eleitoral e voce acha que é injusto ????!!!! Qual planeta voce habita?

fiscal do povo 6 de dezembro de 2015, 10:35h - 10:35

Sodoma e Gomorra so o fogo para queimar tanto corrupto

Maria Ângela 6 de dezembro de 2015, 10:12h - 10:12

Excelente expectativa do que se passa em nosso país. Parabéns! Uma horda de calhordas e todos deveriam se desculpar com a nação.

lila 6 de dezembro de 2015, 11:13h - 11:13

Maria Ângela além de se desculparem deveriam serem obrigados a devolverem tudo que roubaram.

lila 6 de dezembro de 2015, 11:25h - 11:25

Maria Ângela além de se desculpar deveriam devolver o que roubaram.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996