terça-feira, 20 de outubro de 2020 - 17:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Cabelos lisos por mais tempo

Cabelos lisos por mais tempo

Matéria publicada em 30 de abril de 2015, 07:07 horas

 


wp-coluna-diva-da-beleza-fabio-bittencourt

Liso: Escova progressiva realinha os fios diminuindo o indesejável frizz, dando brilho e suavidade ao cabelo  (Foto: Divulgação)

Liso: Escova progressiva realinha os fios diminuindo o indesejável frizz, dando brilho e suavidade ao cabelo (Foto: Divulgação)

Conhecida popularmente como escova progressiva, o famoso procedimento que concede alinhamento aos fios ganhou uma infinidade de nomes que variam de salão pra salão, mas prometem o mesmo fim, cabelos lisos, tratados e brilhantes  Cabeleireiros e especialistas em procedimentos químicos buscam fazer essas escovas objetivando um realinhamento dos fios, diminuindo consideravelmente o frizz e deixando esse efeito quase permanente, tornando o dia a dia mais pratico.

O primeiro passo para dar inicio ao procedimento é lavar os cabelos, pois devem estar bem limpos para receber o tratamento. Nem sempre será usado um xampu anti-residuos, podendo ser substituído por um xampu hidratante, se este for o mais indicado.

Não posso deixar de ressaltar que esses produtos não contém formol e que funcionam melhor em cabelos sem coloração, pois em algum momento cabelos coloridos podem sofrer alteração no tom e que em cabelos com luzes ou descoloridos deve-se observar cuidadosamente, a fim de suavizar o processo para não vir a fragilizar os fios que já estão fragilizados.

Essas escovas podem ser feitas antes da cor quanto depois, não há uma regra. Mesmo sabendo que vão me perguntar, não posso informar os nomes desses produtos, pois não estou autorizado a divulgar marcas que são de uso exclusivo de profissionais. Posso dizer que essas escovas com base de queratina são bem eficazes, pois além de deixar o cabelo liso realmente tratam as fibras dos fios.

Vale lembrar ainda que não se deve ficar experimentando todas essas opções de progressivas, pois essas formulações podem ser incompatíveis uma com as outras, logo o cabelo pode sentir, quebrar e o excesso também pode deixar as pontas esticadas com aspecto esturricado.

Considerando que o cabelo vai perdendo o efeito com os meses, mas o crescimento natural não para, retoques na região do crescimento são bem vindos a cada dois meses, no caso de estarmos falando de um cabelo ondulado bem marcado a crespo. Se o cabelo, porém, já é liso e necessita apenas de um realinhamento ou pouca diminuição de volume, esses retoques ganham um intervalo mais espaçado.

Existem casos que se trata apenas de diminuir volume ou soltar cachos, assim sendo o profissional poderá dosar produto e calor para alcançar esse resultado.

Nunca se deve tentar fazer esses procedimentos em casa longe de um ambiente profissional, pois este tem todo o zelo e experiência para manipular cabelo, produto, tempo e temperatura, sempre ajustando da melhor forma. O processo pode parecer simples, mas não é, e posso dizer que já vi resultados desagradáveis por consequência de tais tentativas.

É bom saber que hoje mais do que nunca essas possibilidades estão à mão para tornar real o cabelo liso dos sonhos. De lembrar que antes se passavam horas no salão fazendo a extinta toca que atendia as que preferiam os cabelos mais lisos e deixava um brilho incrível, mas que só durava até a primeira lavada, ao passo que hoje os cabelos podem resistir impecável por meses.

Fábio Bittencourt / fabiobitten@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document