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Cinco dicas simples para começar suas estratégias de Marketing

Matéria publicada em 30 de junho de 2019, 08:00 horas

 


Diante momentos de crise, o mercado pode usar de algumas táticas para poder melhorar sua imagem e as vendas

No último mês recebi muitas reclamações de vários empresários da região dizendo que foi um dos piores meses do ano até agora em relação às vendas. Fiquei um tempo na porta de uma loja conversando com um amigo, que também tem comércio e ele me perguntou: onde estão as pessoas? Não tem ninguém na rua. Aí eu percebi que uma segunda-feira parecia um feriadão daqueles, pouquíssimas pessoas na rua.
Fui dar uma volta no centro de Barra Mansa, passei por algumas lojas e percebi que ninguém entrava para comprar nada. Aproveitei para passar em um cliente e checar se essa informação procedia, e aí veio a confirmação: tivemos um mês péssimo em vendas.
Nosso país vem sofrendo há algum tempo, falamos em crise durante um ano inteiro, quase dois, deixamos um pouco essa palavra para lá e seguimos confiantes de que tudo iria melhorar. Não vou entrar na parte política, pois essa coluna não tem esse intuito, mas vou falar o que você precisa fazer para não ficar de braços cruzados e aceitar o movimento fraco e criar estratégias para mudar tudo isso e alavancar seus negócios.
Eu, que trabalho com comunicação há 20 anos, já pensei em desistir inúmeras vezes, mas eu sabia que se mudasse de ramo e na primeira dificuldade quisesse parar, eu passaria a vida toda como muitas pessoas, tentando uma coisa aqui, outra ali, e nunca dando certo em nada. É fundamental PERSISTIR, principalmente quando você tem conhecimento no assunto e tem o dom para o negócio.
Em nossa região fica cada vez mais difícil trabalhar e manter uma empresa, porque os clientes preferem valorizar profissionais, produtos, lojas, todas de fora, do que da própria cidade. Digo por mim, que hoje atendo empresas em todo Brasil, que valorizam o trabalho e pagam jus pela qualidade do material que recebem, e por aqui, cada vez mais eles querem muita qualidade e pagar pouco.

Saia da Zona de Conforto e Invista
Se o momento está ruim e as vendas caíram, esse é o momento de criar, investir, sair da zona de conforto e tirar o escorpião do bolso, porque ninguém trabalha de graça, e colocar uma sobrinha, amiga, prima, para cuidar da sua comunicação é perder tempo e dinheiro.
Estudamos anos, nos reciclamos para gerar resultados aos clientes, e é de extrema importância valorizar o profissional ou veículo de comunicação que vai colocar sua marca em evidência.
Se você decidiu investir em Marketing, você está de parabéns! Agora se você escolheu o Marketing Digital, aí você sai ainda mais na frente, afinal, mais de ? da população mundial está conectada.
Já pensou quantas empresas divulgam em todo mundo? Se elas fazem e continuam é porque dá resultado certo? Se com você isso não acontece, provavelmente deve estar cometendo algum erro nos seus anúncios, aí é importante procurar um profissional para encontrar o erro e sanar o problema.
Mensurar e analisar os resultados de maneira efetiva buscando melhorias na sua estratégia é uma das grandes vantagens de investir em Marketing Digital. Com a análise dos dados você pode otimizar sua estratégia obtendo ótimos resultados. Além disso, essa mensuração possibilita a avaliação dos seus investimentos, se eles estão tendo um retorno positivo ou se está na hora de mudar a estratégia.
É de extrema importância definir seu público-alvo, pois se você não possuir um planejamento estratégico, a empresa não consegue definir quais métricas devem ser analisadas. É importante ter foco, visto que muitas empresas acabam gastando recursos para gerar análises simples e rasas, que não são capazes de mostrar o que realmente precisa ser melhorado, e até mesmo o que está dando certo. Então, se você quer parar de gastar dinheiro e quer começar a ganhar dinheiro, está na hora de mensurar seus resultados.

Vou te dar cinco dicas simples para começar suas estratégias de Marketing
1) Tenha um plano de marketing
O planejamento é fundamental em qualquer área. E no marketing não é diferente! Lembre-se que não existe mágica, e não adianta se programar para fazer somente um mês de divulgação. Isso não vai resolver seu problema. Tem que ser como tomar remédio para obter o resultado que precisa, com disciplina, hora certa e confiança em quem prescreveu o medicamento.

2) Conheça o seu público-alvo tão bem que você possa chamá-lo pelo nome
Hoje, trabalhamos com o conceito de persona. E ele vai muito além do que o conceito de público-alvo. Você precisa saber a idade, renda, sexo, e entender como ele pensa, saber seus medos e interesses e como agir com ele.

3) Avalie seus canais de venda e comunicação
É importante avaliar e conhecer bem todos os seus canais de comunicação. Digo, desde a fachada do seu negócio, passando pelo seu site institucional e suas postagens nas redes sociais. O ideal é que você faça uma avaliação de todos eles, procurando descobrir quais são os resultados que eles te oferecem e se os clientes estão usando esses canais e se existem outros que possam trazer mais resultados.

4) Construa sua presença
Através da divulgação você mostra ao público que você existe e ainda deixa sua marca no mercado. Fazer com que as pessoas te conheçam bem e entendam qual a sua missão, seus valores, te ajuda a se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado.

5) Invista, mesmo que seja pouco, em impulsionamento
Se você tiver planejamento, um post ou vídeo de qualidade, mesmo com a queda do orgânico do Facebook e Instagram, você consegue atingir de forma mais assertiva o seu público e conseguir resultados. Mesmo assim, é importante deixar uma verba reservada, mesmo que não seja muito alta, para investir em impulsionamento.

Participe da nossa coluna com sugestões pelo email: imprensaangelicaleal@gmail.com


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2 comentários

  1. Avatar

    CONVERSA !!!!!!!

  2. Avatar

    Muito bom! E eu acrescentaria mais uma regra.

    Regra nº 6 – Não trabalhe para os outros pq sempre terá de investir em propaganda, ou seja, não produza conteúdos para as redes sociais lucrarem em cima de Vc.

    O importante é ser a referência para conquistar a audiência das redes sociais.

    Para ficar melhor para quem presta um serviço, inclusive serviço público, é bom um complemento com o saber de logística.

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