sábado, 25 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Como eram bons os comerciais da TV

Como eram bons os comerciais da TV

Matéria publicada em 29 de janeiro de 2019, 08:00 horas

 


Peças publicitárias eram melhores do que a maioria dos programas

Bacardi: A loira no bloco de gelo

Uma das melhores coisas da TV aberta eram os comerciais, alguns eram tão bons que esperávamos pelos intervalos dos programas para rever esta ou aquela peça. E como tudo que é bom eles não foram esquecidos, e ainda são lembrados e cultuados décadas depois de serem exibidos. Não me esqueço dos bandidos do óleo Bardahl, cujos bonequinhos eram disputados pela criançada, do anúncio de Natal da extinta linha aérea Varig e é claro, da loira gelada do Bacardi, que hoje mora tranquila no Youtube.
Mas comecemos pelo início. Antes de tudo teve a TV em preto e branco. Os anúncios eram geralmente transmitidos ao vivo, ou então feitos em desenho animado. Era barato e cabia no orçamento das empresas. Além disso, as crianças adoram desenhos animados e sempre exerceram uma forte influência sobre os seus pais. No início da década de 1960 a garotada adorava a quadrilha do Bardahl, era um anúncio de óleo automotivo onde um detetive de capa e lupa nas mãos enfrentava os gangsters que viviam no motor dos carros mal cuidados.
Os bandidos eram caricatos e tinham nomes como Zé dos anéis presos e Antônio Sujo. Esse último empunhava uma sinistra metralhadora Thompson das gangues de Chicago. E tinha a mulher fatal, a Clarimunda, que tentava seduzir o nosso herói, mas ele sempre conseguia expulsar todos esses meliantes do motor do carro.
O fato é que o comercial fez tanto sucesso que a empresa mandou fazer uns bonequinhos de plástico, que eram distribuídos nos postos de combustível. E a garotada enchia a paciência do pai para que ele trocasse o óleo do motor, e assim ganhasse um daqueles bonecos. Hoje são itens de colecionador, vendidos a preços exorbitantes nos sites de raridades. Outro anúncio feito com desenho animado era o da VARIG. Que passava sempre na época do Natal.
Tinha flocos de neve caindo do céu e um jato estilizado enquanto a musiquinha tocava: “Estrela brasileira no céu azul, iluminando, de norte a sul. Mensagem de amor e paz, nasceu Jesus, chegou o Natal. Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de felicidade, e um ano novo cheio de prosperidade.” Infelizmente ele não trouxe prosperidade para a empresa, dona do anunciou, que acabou falindo na década de 1990.
Mas isso foi na década de 1960. Nos anos de 1980 a televisão já era colorida e os anúncios tinham uma produção digna de musical da Broadway. Como o anúncio do run Bacardi, filmado em Porto Rico onde ficava a sede da destilaria. Começava com uma linda mulher loira, de maiô prateado, presa dentro de um bloco de gelo. Uma torrente de água ou run caia em cima do bloco e libertava a loira. Que saia dançando e pulando numa coreografia digna de uma ginasta olímpica.
Esse anúncio foi ao ar em 1985 e foi seguido por um outro onde a mesma loira aparecia acompanhada de uma morena e uma ruiva. Todas miniaturizadas e dançando em cima de copos e garrafas de bebida. Graças ao Youtube consegui descobrir o paradeiro da loira saltitante daquele anúncio. Ela é a dançarina e cantora americana Sara Carlson, que fez muito sucesso na TV italiana na década de 1990, cantando e dançando nos musicais da RAI. Hoje ela tem uma página na web e nunca mais foi congelada para vender bebida quente.
As peças publicitarias da TV moderna também são super-produzidas, mas não tem o charme dessas produções antigas. Predominam os anúncios de cerveja, sempre em praias superlotadas e os comerciais de carros. Onde até atrizes globais viram sereias para vender os últimos produtos das montadoras europeias. Sem muito entusiasmo devo dizer. Duvido que a lambisgoia da Marina Ruy Barbosa consiga reproduzir metade das piruetas da Sara Carlson. Como o resto da programação até os anúncios ficaram tediosos e previsíveis.
Mas tudo bem, o melhor dos bons tempos está guardado e preservado no Youtube. Incluindo a Sara no cubo de gelo que pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=GAlciVYBLd8 e em https://www.youtube.com/watch?v=rqvFI0exm0c


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Esse cara é meio estranho! Como pode achar e chamar a Marina Rui Barbosa de lambisgoia? Uma das mulheres mais bonitas da TV brasileira.

  2. Avatar

    Que saudade dessa época anos 80 e anos 90.

Untitled Document