sexta-feira, 19 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Como foi que chegamos a esse ponto

Como foi que chegamos a esse ponto

Matéria publicada em 26 de outubro de 2018, 08:30 horas

 


Colapso da lei e da ordem levam o povo a votar nos militares

Segurança: Esqueceram de desarmar os criminosos

Pouco mais de três décadas depois do fim da ditadura, o Brasil se encontra na iminência de ser governado novamente por militares. E desta vez não será preciso colocar tanques nas ruas, nem mobilizar a tropa. Os militares estão prestes a retomar o poder por voto democrático de boa parte da população brasileira. Um povo que esta farto de ser assaltado e de ver parentes e amigos serem mortos por bandidos que geralmente ficam impunes. Para entender como foi que chegamos a este paradoxo é preciso recuar no tempo, umas três décadas, para entender como foi que o banditismo e a desordem tomaram conta da terra das palmeiras e dos sabiás.
No Rio de Janeiro as raízes foram plantadas no final da década de 1980, quando Leonel Brizola era governador do estado. Era a época do reinicio da democracia, depois de vinte anos de ditadura. Os morros e favelas do Rio de Janeiro eram conhecidos pelas escolas de samba e a presença de criminosos, portando armas de guerra, era desconhecida. Naquela época surgiram as primeiras associações de moradores. Cada favela (ainda não eram chamadas de “comunidades”) criava uma associação e elegia um líder entre os moradores para representa-los. Parecia uma ótima ideia até que, por volta de 1989, houve uma epidemia de assassinatos de lideres comunitários. Toda semana aparecia uma notinha num canto de pagina de jornal sobre a morte violenta do líder da associação de moradores deste ou daquele morro. O governo do estado não se preocupava com isso. Afinal Brizola dizia que a polícia do Rio de Janeiro não devia subir nos morros, “para não intimidar os cidadãos de bem”.
E os cidadãos de bem iam sendo assassinados sem que ninguém se importasse com isso. O que estava acontecendo era óbvio. O tráfico estava se instalando nos morros, e o líder comunitário que se recusasse a cooperar era violentamente eliminado. Logo depois, já na década de 1990, começaram a aparecer os grupos armados de fuzis impondo sua ordem nas favelas cariocas. E com eles os tiroteios frequentes, provocados pelas disputas pelas bocas de fumo.
O governo achava que era um problema lá do morro e continuava indiferente a verdadeira guerra que tomava conta da cidade. Nesse estado chegamos ao século vinte e um e a situação só piorou. Em seu primeiro governo o petista Luis Inácio da Silva lançou a campanha do desarmamento. O PT ia acabar com a violência no Brasil confiscando as armas de todos os cidadãos. Na época a Fernanda Lima estrelava uma novela de faroeste no horário das sete e o governo petista queria confiscar os Colts e Winchesters dos cowboys da ficção.
Parecia um plano perfeito, só tinha uma falha. Eles se esqueceram de tomar as armas dos bandidos. A novela Bang Bang acabou na TV e continuou na vida real. Hoje, 14 anos depois o Brasil é um verdadeiro faroeste. Com quadrilhas tomando de assalto cidades inteiras para explodir caixas eletrônicos, roubando caminhões de carga à luz do dia e assassinando cidadãos indefesos para tomar carros e celulares.
Cidades turísticas como Angra dos Reis e Cabo Frio viram palcos de tiroteios. Esta semana uma mulher foi degolada na frente dos filhos porque o marido cometeu a imprudência de parar no acostamento, para trocar um pneu do carro. Líderes de facções criminosas, presos em supostas penitenciárias de “segurança máxima”, continuam a comandar suas quadrilhas impunemente. Recentemente foi descoberto um plano para explodir prédios públicos e dinamitar torres de energia para deixar cidades inteiras no escuro.
Num quadro desses não é surpresa que a população sonhe com a época dos governos militares. Quando ninguém corria risco de vida simplesmente por sair na rua para trabalhar ou estudar. Foram décadas de descaso que produziram o fenômeno Bolsonaro. Levando um ex-capitão e deputado obscuro a se tornar o candidato mais votado no primeiro turno da eleição.
E tornando realidade a profecia do general Médici. Que disse uma vez que os brasileiros iam ter saudade dos militares no poder.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. Avatar
    #BOLSONARO PRESIDENTE

    O CHORO É LIVRE CHORA SEUS VOTOS DE CABRESTOS,

  2. Avatar

    A violência no estado do Rio é diferenciada . por alguns motivos,topografia e extensão das comunidades e talvez o determinante,várias facções se enfrentando e por consequência se armando para manter ou conquistar territórios.

  3. Avatar

    Se o B17 for bom vai ser otimo !! Agora o Legal vai ser se o povo não gostar e resolver tirar o B17, ai eu quero ver !!! kkkkk, se for a mesma merda de TEMER e todos os outros que já passaram e não mudar muita coisa a cara que esse povo vai ficar, e ai vai ficar quem o General cabeça oca ate o fim do mandato ??? e ai sera que teremos nova Ditadura com outro cabeça de bagre ???

  4. Avatar

    O angorá vai pedir música no fantástico, terceiro governo diferente como ministro.

  5. Avatar
    Porrada,tiro e bomba

    O que farão os eleitores de Bolsonaro se o mesmo for antítese de tudo que prega.
    Se recolherão em suas batcavernas, dirão que a culpa do PT ou farão manifestações contra o minto.

    • Avatar

      O que fizeram os petistas depois de 13 anos, 13 ANOS do governo mais corrupto da história do país???? NADA! Pelo contrário, ainda defendem o bandido safado que está preso em Curitiba. O PT é uma vergonha e seus fanáticos militantes agora são cúmplices do lixo que o Brasil virou!

    • Avatar
      Politicamente Incorreto

      Não, simplesmente votarão em outro candidato, pois quem tem bandido de estimação é PeTista.

    • Avatar

      Aí Souza 1.7 Boa. Mas, não entendi. O Aécio, Alckmim Fhc, Sarney, Renam, Serra, Cacciola, os Dantas,Eduardo Cunha,( e a esposa)o Cabral( ea esposa). Mais 500 deputados, outros 100 senadores. Engraçado; Não sabia, que faziam parte da quadrilha do PT. Cara, a mesma “lenga lenga” as mesmas palavras. O Aécio, não é só um pilantra, e ladrão. é também um gênio. A lavagem cerebral, feita em pessoas durante a campanha de 2014,(felizmente são minoria) faz seu efeito até hoje. Você por exemplo. O Brasil, não virou um lixo; Já era. Ex: Olha o que o Sarney, deixou p/o Collor, o que o Collor (alguém tentou consertar com o PLANO REAL, não conseguiu). deixou p/ Fhc, (Dólar a R$ 0,983, frango a r$ 1,00). e você engoliu. E que esse pilantra, deixou p/ o Lula? Um país extremamente frágil. Sem rumo, completamente desacreditado. Provas; procure no Youtube, o vídeo do maior vexame, que sofremos: — Florença 1999. – Você, vai ver o que é lixo. Ah! Como você classificaria um governo, com uma inflação “manipulada”, que chegou a 100%? As vendas aqui (de imóveis) eram feitas em dólares, ou você ainda não existia? Por que, comparar estes governos,/com o governo do Lula deixou, ou você ainda não existia, ou não morava noutro planeta.

    • Avatar

      Só para lembrar do Cid Gomes: O Lula tá preso, babaca.

  6. Avatar

    Governado por militares, mas não em um regime militar. Isso não é governo militar. O colunista menospreza nossa inteligência com esse tipo publicação. E mais, em que os desabona o fato de serem militares? São seres de outro mundo? Vilões de outra galáxia? Que eu saiba, exercem papel importantíssimo para a defesa do país. Foram chamados em urgência pra tomar tiro no Estado do Rio em calamidade. Agora não prestam. Faça um favor. Não confunda as pessoas. A ditadura já passou, como você mesmo escreve. Já está na hora de parar com esse blá, blá, blá.

    • Avatar

      Digo mais, os militares que implementaram o regime de exceção no Brasil estavam nos protegendo da ameaça comunista, ou vc’s se esqueceram que o marido da Dilma sequestrou um avião com 80 passageiros e fugiu pra que país democrático de direito livre? Estados unidos? Guiana francesa? Ele foi pra cuba,porra!

  7. Avatar

    O angorá , juntamente com Mendoncinha e outras figuras do impoluto centrão,como a família do Bob Jefferson estarão no governo do Bolso e haja Bolso.

  8. Avatar

    Agora é Bolsonaro quem não entrar na linha vai ser tirado de circulação.

  9. Avatar

    Esse tal de Guto se acha onisciente,mas na verdade é uma fossa ambulante.

  10. Avatar

    As páginas policiais estarão repletas de deslizes da franquia Bolsonaro, vocês sentirão saudades até do Temer,.

  11. Avatar

    O povo brasileiro é mal educado, metido a esperto, desonesto, sem cultura e se orgulha disso… por isso, jamais o Brasil será um país desenvolvido. Quem puder, vá para outro país com um povo mais civilizado.

  12. Avatar

    . Angustiada ,o Mitomaniaco já é do sistema,DEM, ministros do Temer , empresários,vendedores da fé,Agro negócios,todos aqueles que o povo é apenas um detalhe, o apoiam.Ele já está cooptado pelo lucro e dividendos,vai aparelhar o governo com militares e só Deus sabe como ficará o controle da mídia que você tanto relincha . Não sei se você é limitado ou se limita nessa retórica comunista americana da década de cinquenta.Seremos motivo de piada no mundo ,como os filipinos o são .

    • Avatar

      Antes ser piada do mundo que estar na página policial.

    • Avatar

      Piada no mundo sim, alvo de chacota, país de escárnio, militares daqui só sabem lutar contra seu povo; queria ver os nossos militares enfrentarem as tropas britânicas, iam levar botinadas nas bundas.

  13. Avatar

    O que está na raiz deste problema, iniciou-se na década de 50, quando o Brasil era um país rural e começou a haver êxodo para as cidades e devido a total falta de planejamento deu no que deu.Quem conhece a realidade do campo, é difícil encontrar alguém para roçar um pasto ou retireiro.As pessoas analisam de maneira rasa todos os assuntos,o que falta neste país é planejamento e não ideias ou frases de efeito que só servem para captar os desavisados de plantão.

  14. Avatar

    Eu não represento nenhum partido, mas estou pedindo por organização! Estou aqui para fazer um chamado a todas as vítimas do Estado, vítimas do crime organizado, ou do crime organizado pelo Estado, para que retomem o seu poder e se unam no único nome que traz a esperança para o povo brasileiro!
    Chamo todos que estão cansados do abuso de poder, cansados da violência, de corrupção, de insegurança. Chamo todos que tiveram que se manobrar entre pactos de impunidade que protegem poucos e silenciam muitos. Chamo todos que estão cansados de implorar por justiça. E chamo justiça a resistência dada à políticos caras-de-pau, que nos governaram nos últimos 15 anos!
    Chamo por Ordem e Progresso!
    Acho que uma mudança radical é realmente possível naquele nível que ocorreu em N.Y, quando assumiu um Republicano e acabou com a violência na cidade, implanto a “tolerância zero” contra o crime organizado, conquistando a paz para a população da cidade!
    O tráfico de drogas nos está arrasando, principalmente pelo fato de que nos últimos dezesseis chegamos a ser um país prestes a sufocar. Literalmente…
    Bem, para os que querem acabar o status quo, sim, claro, vota no Bolsonaro! Pois a mensagem dele é “lutem contra o Sistema!” Sistema esse que deixou Lula se locupletar no poder, construindo o Mensalão e depois o Petrolão, fazendo o Maior Esquema de Corrupção do Mundo Ocidental(eu não incluo China nem Rússia, pois lá não há imprensa livre, não sei dos esquemas de corrupção daqueles comunistas!)
    Agora é Bolsonaro!

    • Avatar

      Escreveu muito e se atrapalhou todo, sr Guto.

    • Avatar

      Sistema esse que deixou Lula se locupletar no poder, construindo o Mensalão e depois o Petrolão, fazendo o Maior Esquema de Corrupção do Mundo Ocidental(eu não incluo China nem Rússia, pois lá não há imprensa livre, não sei dos esquemas de corrupção daqueles comunistas!).

      LIMPEZA. quase ia acreditando, nem começou, já entrou no sistema. Calma garoto, espere mais um pouco.

  15. Avatar

    Concordo em partes com vc, Jorge, que houve descaso sim; porém, havia e há, por parte de quem deveria fiscalizar nossas fronteiras uma intenção de que a situação ficasse deste jeito. Pra quem quiser raciocinar!!!
    Algo, muito maior, quis que a situação chegasse a este nível, para depois chegar como salvadores da pátria, são estes que agora falam em salvar a segurança pública é que nunca tomaram conta de nossas fronteira nestas três décadas, deixaram passar tudo ( armas, drogas, etc). Me decepcionei com seu texto simplista como um programa de fofoca.

    • Avatar

      O Lula não só não controlou a fronteira como convidou “autoridades” das Farcs para participarem do FORO de São Paulo! Deixa a droga passar e ainda trata os narcotraficantes como companheiros!
      Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  16. Avatar

    Tem certeza que não sabeis porque chegamos a este ponto da volta dos militares?? Pergunte no Posto Ipiranga, porque no Posto BR o PT quebrou.

  17. Avatar

    Quem sabe se as pessoas parassem de usar drogas, comprar produtos de origem duvidosa e cada um fizesse o melhor possível em sua profissão , poderia começar a ter uma pequena melhora.Complexos de comunidades , ou melhor , depósito de gente sem nenhuma estrutura de saneamento, acesso e serviços , sendo território fértil para todo tipo de descalabro.

  18. Avatar

    O governador entre 1986-90 foi o Moreira Franco,o famoso gato angorá, figura impoluta do governo Temer.O problema do Brasil é a memória seletiva e os bandidos de estimação.

Untitled Document