quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Como no tempo do Sarney

Como no tempo do Sarney

Matéria publicada em 6 de dezembro de 2019, 16:17 horas

 


Alta no preço da carne lembra a hiperinflação de 1987; carne, que deveria ser barata, virou artigo de luxo

Estive no supermercado e todo mundo reclamava do preço da carne. Lembrei logo do ex-presidente Lula, que anda curtindo a vida com sua nova namorada, lá no ensolarado nordeste. Lula fazia palestras onde explicava “como tinha colocado a carne na mesa do trabalhador”. Quem sabe, um dia, em um futuro bem próximo, o presidente Bolsonaro dará palestras onde explicará aos ouvintes, “como tirou a carne da mesa do trabalhador”.
Quem viver verá. Um açougueiro, entrevistado em um programa de TV, disse que os preços estão subindo tão rápido que ele nem coloca mais o valor em cima das peças. E lembrou o tempo da hiperinflação, durante o governo José Sarney. Lá no final da década de 1980. Naquela época o Brasil viveu um período de inflação descontrolada, onde a moeda perdia o valor de um dia para o outro.
O governo, na época, tentou tabelar os preços. E pediu a ajuda do povo para fiscalizar. Eram os autoproclamados fiscais do Sarney. Que ameaçavam fechar supermercados que não seguissem a tabela do governo. A crise do governo Sarney levou à tragédia que foi o plano Collor, que confiscou a poupança de milhares de pessoas, que, no final, receberam de volta apenas uma fração do que tinham poupado. E todo mundo sabe como foi que terminou o governo Fernando Collor.
Dizem que a culpa pela hipervalorização da carne são as exportações para a China. Como os chineses estão comendo muita carne brasileira o preço do produto disparou. Tem muita gente mudando seus hábitos alimentares e a turma dos veganos está se lixando para isso. Há muito tempo que eles já substituíram a carne por outras fontes de proteína.
A minoria, de alto poder aquisitivo, também não se preocupa com isso. O que me lembra o falecido jornalista Paulo Francis. Francis era cronista de um jornal carioca e geralmente escrevia sobre política internacional. No início dos anos 80 ele resolveu seguir o slogan da ditadura que dizia: “Brasil, ame-o ou deixe-o” e se mudou para Nova Iorque. Em Nova Iorque, morando em um apartamento na ilha de Manhattan, ele escreveu crônicas onde elogiava o sabor e a textura do bife texano que ele comia nos restaurantes nova-iorquinos. É o privilégio da elite, se a carne brasileira é cara, vá para Nova Iorque, curtir o Réveillon gelado de Manhattan e comer o bife made in Texas do Paulo Francis.

Carne: Preço já afastou consumidores (Foto: Divulgação)

Paradoxo

Vivemos um paradoxo. O Brasil destruiu boa parte de suas florestas para criar pasto para o gado. E a carne, que deveria ser barata, virou artigo de luxo. E a coisa deve piorar. O real, que foi criado para ser moeda forte, está se desvalorizando cada vez mais. Na semana passada ele ultrapassou o patamar dos 4,25 dólares. O que lembra o que aconteceu com o cruzeiro e o cruzado nos tristes tempos do Sarney e do Collor de Melo. Se o dólar sobe, todos os produtos que dependem dele, como a gasolina, o óleo diesel e o trigo, também sobem. Se o preço do óleo diesel subir sobe tudo. Porque no Brasil tudo é transportado pelas carretas. Sem falar no preço do trigo, do qual depende aquele pãozinho que comemos no nosso café da manhã.
Mas, o presidente da República não parece preocupado com isso. No último fim de semana ele esteve em Resende, onde inaugurou um novo equipamento para enriquecer urânio. E seu ministro da Minas e Energia anunciou que aquela obra interminável, da usina de Angra 3, só vai ficar pronta em 2026! Há alguns anos, mais precisamente em 2015, eu descrevi aqui nesta coluna uma usina nuclear de brinquedo. A Westinghouse da Revell. E comentei que com ela o leitor poderia montar uma usina nuclear em três dias, coisa que o governo brasileiro não conseguiu fazer em 40 anos. Na época a assessoria de imprensa da Eletronuclear enviou uma nota, garantindo que Angra 3 ia ficar pronta em 2018. Erraram feio!

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

25 comentários

  1. Avatar

    Que saudade do PT ladrão….era tudo barato,volta PT, o governo honesto é fake

  2. Avatar

    Parabéns eleitores de BOLSONARO…ultrapassaram os petistas no quesito burrice…A Dilma abria a boca só falava m..esse já é a própria m….E vcs ainda voltaram a passar fome…

  3. Avatar

    O pior foi quando no governo petista levaram os estoques de feijão para a Venezuela, deixando seu joão e dona maria sem o arroz e feijão cotidianos!
    O que dizer do PT que tirou o feijão do povo brasileiro para abastecer as prateleiras dos supermercados venezuelanos?!!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Que saudade do PT ladrão….era tudo barato,volta PT, o governo honesto é fake

    • Avatar

      Vc vive de fake news, pois vc tem conhecimento do que está dizendo é mentira, o Brasi fez sim uma doação de feijão que não chegou a 0,20% do estoque regulador nacional que teve efeito ZERO no aumento do produto, o Brasil assim como outros países é signatário de programas mundiais de combate á fome, agora mesmo o governo bozo está doando 200 toneladas de alimentos para a Venezuela e também isto é praticamente nada diante de nossa produção e de nosso consumo. Acorda guto Ctrl c Ctrl v.

  4. Avatar

    Vou enviar um comentário já sabendo que não vai ser publicado. Esse cara é um ridículo, alienado, defensor de bandidos, esquerdista nojento. escreva algo aproveitável seu otário.

  5. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    Pessoal, o preço da carne esta subindo porque os governantes deste país nunca se interessaram pelo bem estar do povo ou pela qualidade de vida dos brasileiros e devido a alta dólar os pecuaristas preferem exportar do que abastecer o mercado interno.
    Se tivéssemos um presidente capaz e não subordinado aos interesses dos agronegócios isto não estaria acontecendo porque a prioridade seria o abastecimento interno.

  6. Avatar

    Pobre de direita, a barata que aplaude o inseticida, falava tanto de mortadela e agora está roendo ovo frito na encolha.
    Faz sinal de arminha e dancinha do Bozo, que melhora.

  7. Avatar

    A diferença daquela época e a de hoje e muito simples naquela época tinha se o dinheiro mais não tinha carne, hoje temos a carne mais não temos o dinheiro. KKKKK!!!

  8. Avatar

    Os bolsomerdas estão irados, têm que defender a besteira que fizeram e agora dá nisso: acham que se alguém vai contra o bolsolixo é lula. Ganhem neurônios e mudem. Lula e bolsonaro são dois imbecis.

  9. Avatar

    O DIÁRIO DO VALE vira e mexe arruma um jeito de empurrar seus leitores para as redes sociais. Já não chega produzir conteúdos para os donos das redes sociais ganharem mais e mais audiência e com isso faturarem com as propagandas, ainda arrumam leitores pra eles.

    Bem difícil esse nosso povo com complexo de vira-latas que adoram deixar colocarem coleiras. Vixi mae!

    • Avatar

      Parabéns eleitores de BOLSONARO…ultrapassaram os petistas no quesito burrice…A Dilma abria a boca só falava m..esse já é a própria m….E vcs ainda voltaram a passar fome…

  10. Avatar

    Infeliz comentário esse Sr Jorge pois o preço de tudo que sobe hoje é pra pagar os roubos do governo Lula e dilma , Bolsonaro nada pode fazer a não ser paga esse rombo o ex detento Lula botou a carne na mesa para calar o povo que deixa um partido inteiro roubar seu país em troca de ter uma carne cerveja e uma mídia que distorce tudo para dar a falsa paz é lamentável um jornalista fazer isso oque vc fez pessoa ao Lula para dar uma palestra de desculpa ao país e devolver tudo que roubo isso sim . Nao podemos aceitar um roubo em troca de migalhas temos que ser Brasileiros pelo país não só no jogo da seleção no carnaval e etc .

  11. Avatar

    Quando dizem que a imprensa está chio de esquerdistas ,aí está, ataca presidente honeste e defende ex-presidente criminoso, corrupto, mau caráter, etc. O senhor antes de publicar uma reportagem tem pesquisar primeiro , mesmo que o senhor defenda um criminoso.

    • Avatar

      Operário….aprenda o básico do português ao invés de vir defender político corrupto, tenta ser melhor pra sua família ao invés de ser melhor pra política

  12. Avatar

    O comentarista de Pinheiral não culpou o cara que está ocupando o cargo de Presidente, ele só disse que o bozo não está nem aí para a alta dos preços, desencadeada pela desvalorização do Real e no caso da carne pela alta demanda. O miliciano que está no Planalto é um incompetente de carteira assinada, só está lá graças ao Steve Bannon , à Cambridge Analytica, aos ” rolos judiciais ” tramados por Deltan Dalagnol, Sergio Moro e CIA, à burrice dos que acreditam em qualquer fakenews. Triste país que fica dividido entre dois idiotas.

  13. Avatar

    Texto PETISTA.

    • Avatar

      Mudando de assunto o pessoal do DV ficou sabendo que o samuca já entregou o presente de Natal da OS?
      O hospital São João Batista embrulhado com lacinho de fita e tudo? Porque não vi notícias sobre isso ainda.

  14. Avatar

    Luladrao está aqui em paraty seu estúpido. Que M de jornalista é vc que não sabe nem o que diz? Já ia lhe dizer algimas verdades mas não vale a pena, vc vai apagar e discutir com petista é perda de tempo. Vc é burro? Não entende porque a carne aumentou ou é só desonesto? Que babaca.

  15. Avatar

    O senhor, como comentarista/jornalista/colunista de um importante jornal, deveria saber que o presidente da República, digno de críticas em muitos casos, não tem relação alguma com o preço da carne. A não ser que congelasse os preços, interferindo de forma muito negativa no mercado. Eu também achei que a culpa seria dele, mas não é. Pesquise antes de escrever equivocadamente sobre determinados assuntos. O referido jornal tem muitos leitores que não podem ser de certa forma induzidos ao erro. No mais, um abraço e bom fim de semana.

    • Avatar

      Vinícius, tudo interfere na economia. Esse governo bBBB (bancada da Bala, da Bíblia e do Boi) só favorece pecuaristas, fundamentalistas religiosos e os milicianos.
      Todas as decisões são baseadas em favorecer esses três grupos, isso desequilibra todo o resto.
      Governos populistas anteriores insistiram em fazer o contrário e também desequilibraram a economia.

      A sabedoria está em achar o meio termo, mas sabedoria e bom senso nunca foi virtude de nenhum político e nunca será.

    • Avatar
      Fábio Freitas de Souza

      Que jornalista babaca

Untitled Document