Como se proteger de doenças cuidando das emoções?

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

Faz algum tempo que pesquisas vêm comprovando essa ligação entre sentimentos, pensamentos e doenças. Muitas descobertas propostas pela neurociência mostram que podemos sempre nos modificar diante das situações as quais nos encontramos e nossa postura diante dos fatos pode prevenir ou gerar certas doenças.
Existem comportamentos que podem lhe garantir uma proteção maior diante das consequências das adversidades. Procure passar mais tempo com pessoas que amam você e que o incentivam, pessoas que o estimulem e que você admire, pessoas que o arranquem sorrisos e consigam nutrir confiança para seguir. Enfrente seus problemas de frente e os encare como questões a serem resolvidas. Faça tudo que puder sempre e quando puder e jamais esqueça de reconhecer seu esforço e empenho. Tenha em mente que longas distâncias são feitas de passos pequenos, cada passo conta para somar metros no caminhar pela vida.
Seja honesto sobre seus sentimentos, admitindo para si mesmo o que está bom e o que precisa ser mudado, buscando incansavelmente ser quem você quer ser. Considere a sua própria felicidade uma prioridade. Quando você é carrasco de si mesmo tudo fica realmente mais complicado, sendo assim, não se sabote e pare de agir como seu maior inimigo. Saiba que você pode sim colocar sua felicidade como prioridade e nem por isso deixar de cuidar das pessoas que ama. Você simplesmente poderá usar a mesma compaixão, amor e dedicação que usa com aqueles que ama, consigo mesmo, cuidando mais de si. Ao se fortalecer, você certamente estará mais preparado para ajudar a todos.
Aceite-se e seja você mesmo em essência. Tenha orgulho e abrace essa pessoa dentro de você. Só você sabe das pedras em seu caminho. Você merece um abraço seu. Após se aceitar busque ser a melhor versão de si mesmo e siga caminhando. Seja gentil com você. Como você trata aquelas pessoas que ama? Talvez tanta cobrança, rispidez e falta de compreensão levassem as pessoas que você ama a não gostarem tanto de você assim. Nesse caso, qual o motivo de tratar a si mesmo desse jeito?

Com o que temos

Desfrute do que já tem! Às vezes podemos pensar que seremos felizes quando isso ou aquilo. Se você não se sente feliz agora valorizando e reconhecendo o que já tem, o que o faz pensar que se sentirá feliz no futuro? Talvez quando você chegar “lá”, você crie um novo destino e assim irá viver sempre com a ilusão de que será feliz quando, repetindo um comportamento que o fará gastar sua vida trabalhando e indo em direção a alguma coisa no futuro que o fará feliz. Caminhando desse modo, irá deixar de apreciar o que você tem agora. Ao acordar, fique em silêncio, escute sua respiração, sinta-se vivo e aprecie onde você se encontra e tudo que já tem.
Viva no presente. Nada do que não é aqui e agora é relevante, pois o único momento que lhe garante o poder de agir e mudar é o agora.  Compreenda que erros ensinam e que errar é uma maravilhosa oportunidade de aprender e progredir. Se você não erra nunca é porque não tenta nada e se você não tenta nada é sinal de que não está se esforçando o suficiente e consequentemente, não tem aprendido nada também, porque a vida só aprende vivendo. Aquele medo de errar que te paralisa pode ser justamente a chave de entrada para a sua maior realização. Nem todas as pessoas tem medo do fracasso, muitas têm medo do sucesso e por isso se sabotam o tempo todo sem perceber, é um comportamento inconsciente, mas que através da psicoterapia pode ser identificado e mudado.
Faça o que puder fazer por você. Crie momentos felizes, sorria porque você pode. Considere com atenção seus sonhos e ideias. Qualquer nova ideia não te dá garantias que tudo dará certo, mas não fazer nada, te garante que nada vai acontecer. É uma garantia… Perceba como é mesmo uma questão sempre e apenas de seguir em frente. Todos estão prontos para avançar e utilizar cada desafio como uma oportunidade de crescer.

Espaço para o novo

Dê chances a novas pessoas, entre em novas relações com pessoas honestas, confiáveis, amizades novas, ensinamentos novos. Escolha pessoas que demonstrem respeito e amor por você, pessoas que retribuam seu incentivo, admiração e bondade. Construa relações construtivas. Relações mudam, pessoas mudam e muitas vezes novas relações são necessárias para caminhar, pois as antigas já não funcionam mais, já não cabem mais em seu novo jeito de ser e viver. É necessário o desapego acreditando que a vida flui naturalmente em seu propósito maior.
Se em algum momento quiser competir, você pode competir apenas com uma pessoa – você! Tenha em mente que se for para competir que seja para quebrar recordes pessoais. Perdoe a si e aos outros. Somos imperfeitos e se nem nós conseguimos agir exatamente da maneira como gostaríamos, por que o outro deveria? Se nem nós somos perfeitos e sabemos como agir o tempo todo, o outro deveria saber agir perfeitamente comigo? Perdoar não é esquecer, perdoar é escolher aprender e seguir, colocando de lado mágoas e ressentimentos. É escolher entender a imperfeição do outro e superar para seguir adiante.
Assim como pessoas não são perfeitas, a vida também não é se assim você decidir. Para sentir-se em paz é preciso aprender a aceitar certas coisas como são. Não que você deva se contentar, porém, a partir desse momento em que aceita, você poderá ter mais calma e equilíbrio para tomar decisões e promover mudanças mais conscientes e sábias. Defina o que quer e quem quer ser, começando hoje mesmo a trabalhar nessa direção todos os dias, pois, qualquer pequeno passo é infinitamente melhor que nenhum. Se concentre naquilo que você pode controlar.
Para superar emoções destrutivas e pensamentos negativos, você pode alimentar emoções positivas que por si só já são mais fortes e poderosas, tanto é que aumentam nossa imunidade. Seja grato e toda noite eleja ao menos três coisas que aconteceram no seu dia e agradeça completando a seguinte frase: Eu me sinto grato por… (e destaque o acontecimento do dia). Eu me sinto grata por estar aqui escrevendo para vocês não só pela oportunidade de ser ouvida, mas principalmente porque isso significa que eu sei ler e escrever, em uma realidade em que muitos não sabem, significa que eu enxergo e posso pensar, significa que minha saúde é perfeita naquilo que tem que ser e só por isso sou muito grata. Viu? Eu dei apenas um exemplo! Tenho certeza que você irá eleger muitos motivos ao fim do dia e ficará difícil escolher apenas três.
Seja resiliente. Pessoas resilientes assumem a responsabilidade pelo que acontece consigo, sem se vitimizar. Superam melhor o sofrimento, pois sabem que a vida tem um sentido maior. Compreendem os próprios sentimentos e conhecem suas limitações e sua força.
Sem dúvida, o modo como interagimos no mundo faz toda a diferença. E toda a nossa postura diante da vida pode nos prejudicar ou ajudar, não só mentalmente como fisicamente, podendo até proteger nosso corpo de certas doenças!

 

Por Aline Stteel  | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996