Contorno facial

by Diário do Vale

wp-coluna-papo-de-mulher-paula-duarte

“Engana-se quem pensa que os rostos finos e angulosos de Angelina Jolie, Kim Kardashian e Megan Fox são frutos de uma genética abençoada”. Esse era o início da reportagem “Contorno na Faca”, da Vogue de agosto, que me chamara atenção. Nova febre nos consultórios, a Bichectomia afina o rosto, retirando a gordura interna das bochechas, a bola de bichat.

Ficou curioso? Eu fiz e conto tudo para vocês!

Esse nome vem das Bolas de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal, uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Quando aumentada, de acordo com o biotipo de cada indivíduo, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. Porém, antes da preocupação com a estética, o procedimento surgiu para solucionar o problema das pessoas que tinham pouco espaço interno entre as bochechas e, por isso, acabavam mordendo a parte interna delas.

Está aí a importância de uma pré avaliação com um bom profissional para indicação correta da cirurgia aliando ESTÉTICA x FUNÇÃO.

No meu caso aliamos as duas situações, estética mais funcionalidade, afinal, sempre sofri com o problema de mordidas indesejadas e logo que coloquei o aparelho havia piorado.

Vamos para a técnica, o que gera grande curiosidade! Para retirar o excesso da Bola de Bichat (70%), a cirurgia é feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, com no máximo três pontinhos feitos com fio reabsorvível (aquele que seu organismo absorve naturalmente sem a necessidade de uma remoção mecânica). O procedimento dura em torno de 40 minutos. Imediatamente após, já é notável a diferença, porém, o resultado final mesmo é com 90 dias.

Como sabia que o assunto ia gerar dúvidas e curiosidades, fiz algumas perguntas mais frequentes para a cirurgiã-dentista, Mariana Sales, que me operou.

 

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, então, sem comparações! Mas, normalmente, dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos três primeiros dias.

Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.

Não é preciso afastamento do trabalho, além de dois a três dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

 

Quais os riscos da Bichectomia?

Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção) e outras mais específicas, mas igualmente raras.

 

Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

 

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.

 

Vou ficar flácida quando envelhecer?

Sim! Mas a flacidez vai ocorrer independente da Bola de Bichat.

 

Essa gordura sustenta o rosto?

Não! O que sustenta são as musculaturas e não a Bola de Bichat. Pessoas com a bola grande tendem a cair, dando aparência de “bochecha de buldogue”.

Se a sua preocupação é com o futuro, a indicação é retirar a Bola de Bichat para evitar que caiam. Essa cirurgia é feita desde a década de 70 com esse objetivo. Deixando o triângulo facial em evidência.

 

A Bichectomia está indicada para homens e mulheres acima de 18 anos de acordo com as suas necessidades. O valor pode variar entre R$ 2.500 a R$ 4.000.

 

Serviço

 

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Seguem os contatos da

Mariana Amorim A. Sales, (24) 99212-1895.

 

 

Estética x função: Pré avaliação com um bom profissional é importante para indicação correta da cirurgia (Fotos: Arquivo pessoal)

 

PAULA DUARTE | [email protected]

You may also like

1 comment

Ana 28 de setembro de 2016, 00:42h - 00:42

Ola nao consegui notar diferença nas suas fotos

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996