Copiando o pior dos Estados Unidos

by Diário do Vale

Exemplo: O Media Lab do MIT

Brasileiro adora imitar americano, esta aí o presidente eleito querendo ser uma cópia tropicalista do Donald Trump. E o nosso povo não fica atrás. Depois dos tiroteios em escolas públicas, na semana passada tivemos o primeiro atentado dentro de uma igreja. Como todo mundo já ouviu falar foi em Campinas, onde um tresloucado descarregou uma pistola 9 mm em cima dos fiéis que terminavam de assistir a uma missa. Enquanto digitava essas linhas, o número de mortos chegava a cinco.
Como no caso dos tiroteios em escolas, esse é o tipo de coisa que acontecia lá na Europa, ou na superpotência norte-americana, agora já temos uma versão brasileira. É outra coisa ruim que importamos dos Estados Unidos, como o funk, o rap de bandido, que eles chamam lá em cima de “gangster rap”, as organizações neonazistas, o ódio contra quem é diferente e o nacionalismo extremado.
Mas voltando ao ataque na catedral de Campinas, a polícia descobriu que a arma usada no crime foi comprada ilegalmente, como 90% das armas em circulação no país. Se nos Estados Unidos o cidadão pode entrar em uma loja e sair de lá com um fuzil automático ou uma submetralhadora, aqui ele vai a uma favela ou boca de fumo e também escolhe o armamento que quer. Basta ter dinheiro e ele compra até um AK-47 ou uma submetralhadora. Como aquele sujeito que metralhou a plateia de um cinema lá de São Paulo, durante a exibição de um filme do Brad Pitt.
É por isso que a campanha de desarmamento do governo Lula não funcionou. Porque no Brasil não é necessário apresentar documentos ou ir a uma loja para adquirir armamento. Eles são vendidos nos bairros das periferias e no alto dos morros. Vejam o caso Marielle, que até hoje se arrasta na justiça. Tudo indica que a vereadora foi morta com tiros de uma metralhadora HK alemã, comprada para a Polícia Federal e que foi desviada sem que nossas atrapalhadas autoridades saibam dizer quando e como.
Durante a última eleição, o pessoal do PT falou muito sobre o risco para o cidadão da proposta de Bolsonaro em facilitar a compra de armas pelos cidadãos. Não vai fazer muita diferença frente ao número de armas ilegais que circulam atualmente neste pobre e subdesenvolvido Brasil. A maioria dos crimes que ocorrem no Brasil, onde milhares de pessoas morrem todo ano vítimas de armas de fogo, é cometida com armas adquiridas ilegalmente.
Mas voltemos ao tema de abertura dessa coluna. Como meus leitores estão cansados de saber, o Espaço Aberto é uma coluna multitemática, onde vários assuntos podem ser examinados de uma só vez pelo colunista. Eu estava falando da paixão que os brasileiros têm por tudo que é made in USA, que se reflete no número de palavras da língua inglesa incorporadas ao nosso idioma. Aqui ninguém vai ao Centro de Compras, aqui vamos ao Shopping.
Se vamos copiar os norte-americanos, porque não copiar aquilo que eles têm de melhor? Como as fantásticas universidades americanas, que são centros de excelência no ensino, atraindo talentos do mundo inteiro. E os institutos de pesquisa, como o MIT em Massachusetts ou o Caltech na Califórnia. Lugares onde não falta verba nem recursos técnicos para pesquisas E onde o futuro é pensado e repensado diariamente.
Porque não copiamos a infraestrutura americana de transportes? Com navios circulando por rios e lagos e uma malha ferroviária que está pronta a substituir os aviões sempre que se aproxima um furacão daqueles. E se gostamos das artes do Tio Sam, que tal copiar o jazz, que já inspirou a nossa Bossa Nova nos anos de 1960, as orquestras e as companhias de balé, e as artes gráficas americanas.
Eles têm muita coisa boa, basta ter um mínimo de bom gosto.

You may also like

39 comments

Kid bengala 29 de dezembro de 2018, 17:13h - 17:13

Sujeito desqualificado,citou números absolutos e depois foi para os relativos,cretino!!!!!!!

Pobretão de direita 21 de dezembro de 2018, 05:29h - 05:29

As pessoas tem pensamentos simplistas conforme o que quer atingir , população brasileira obteve um acréscimo de 30 milhões de pessoas entre 2002 e 2018,esses retardados somente sabem repetir as fake news ,cérebro em ponto morto.

Anderson 21 de dezembro de 2018, 09:05h - 09:05

Em números relativos o Brasil (procure no Google, tenho certeza você não sabe o que são números relativos) passou de 26 homicídios por 100 mil habitantes para 32 em 2017 neste período. O aumento dos homicídios foi muito superior ao aumento da população. Os dados estão em fontes diversas como o Mapa da Violência, Instituto Igarapé, UNOCD (ONU) e Ministério da Justiça, para qualquer um quiser conferir, até mesmo retardados de esquerda.

Cômico 20 de dezembro de 2018, 23:28h - 23:28

Os EUA é tão ruim, mas tão ruim…. que todos querem ir para la né!!!…… inclusive os que dizem ser Comunistas (apoiadores de Lula) será porque ??? A pergunta que está no ar…

Anderson 21 de dezembro de 2018, 09:07h - 09:07

Comunista gosta muito de riqueza (dos outros), ninguém quer ir para Cuba cortar cana…

Chacrinha 20 de dezembro de 2018, 16:38h - 16:38

Tem pessoas que às vezes sabem tudo de nada e outras sabem nada de tudo.

Roberto 20 de dezembro de 2018, 15:43h - 15:43

Realmente comentaristas bolsonaristas não leram o texto até o fim, sobre bons exemplos americanos.
Bolsonaro só quer grudar nas partes do Trump. Mas corre o risco de levar um “pontapé” do próprio presidente americano, quando este achar que o Brasil está atrapalhando os negócios dos EUA ou ficar “falando sozinho” a partir de 2020 se o eleitor de lá escolher um democrata.
Sobre armas, se liberadas, realmente os amadores vão ter mais chance de se defender, porém vai aumentar o número de baleados culpados, mas de inocentes também, afinal não se sabe quem vai atirar primeiro. Sem falar nos que vão ficar sem sua arma, aumentando o número delas na mão dos bandidos, que vão continuar pegando armamentos e munições ilegais de um jeito ou de outro, se não houver bloqueio no tráfico delas. É só a Bancada da Bala admitir esses efeitos para não iludir seus apoiadores.

Anderson 20 de dezembro de 2018, 18:32h - 18:32

Deixe a ideologia petista de lado apenas por um instante e vamos aos dados:

2002 – Antes do PT e do Estatuto do Desarmamento (2003):
49.695 Homicídios;

2017 – Depois do PT e da crise moral e econômica que ele nos deixou de herança:
62.517 Homicídios;

Mas a culpa é do Bolsonaro e da direita, não é mesmo? O resultado de 13 anos de incompetência e corrupção: muitas mortes, desemprego, aumento da pobreza e um monte de idiotas úteis repetindo bordões esquerdistas. Saia da esquerdolândia e vá estudar no mundo real!

Roberto 20 de dezembro de 2018, 23:00h - 23:00

O Sr. Anderson falou mas não explicou como vai ser daqui pra frente com mais liberação na venda de armas. Os bolsonaristas não conseguem raciocinar fora de sua cartilha de extrema direita, falando mal do PT, na base do “melhor defesa é o ataque” e sem saber nada de como o vai ser o governo Bolsonaro, porque tudo indica até agora que nem o próprio chefe e sua equipe sabe. Vai tentar e quem sabe dá certo . Na verdade igual os petistas, que repetem sua cartilha, só que de esquerda, nesses últimos 38 anos, sem saber debater nada fora do que foi decorado.
Liberem mais as vendas de armas, sem se preocuparem com a tráfego de armas e munições das facções criminosas, mas admitam os efeitos colaterais de curto prazo desse “remédio” contra a bandidagem. Afinal toda guerra tem baixas dos dois lados, às vezes aumentando o número de mortos e feridos entre civis inocentes.

Anderson 21 de dezembro de 2018, 04:14h - 04:14

Nisso concordamos. Revogar o Estatuto do Desarmamento ou alterá-lo para facilitar a aquisição de armas de fogo pelos cidadãos de bem não é o remédio definitivo contra a violência que assola o país. Só os esquerdistas mais imbecis repetem isso. Para combater a violência terá que se combater a impunidade. Se o governo Bolsonaro vai dar certo? Não sei, mas torço para que dê. Até no governo Dilma eu torcia para dar certo, apesar de que tinha a certeza de que ia dar errado. Quanto ao Bolsonaro eu estou cético, mas pelo menos tenho esperança.

Carla 20 de dezembro de 2018, 11:15h - 11:15

A burrice dos bolsominios é assustadora! Voltem pra escola. Aprendam a ler e interpretar texto! Já que dê política vocês não entendem, tentem ao menos compreender a língua de vocês.

Anderson 20 de dezembro de 2018, 14:15h - 14:15

Você não sabe ler, interpretar textos, nem muito menos escrever.

Roger 20 de dezembro de 2018, 11:04h - 11:04

Deveríamos copiar quem??? Venezuela??? O jornal deveria ter um espaço desses para pessoas com mais seriedade, comentários idiotas, está falando de futuro, nem as armas foram liberadas e estão culpando o Bolsonaro!!! O governo que aconteceu isso é o resto do PT, e a arma do cidadão em questão era uma arma raspada, comprada no mercado negro, e outro detalhe ele só foi contido com um policial armado….
poupe-me dos seus comentários sórdidos….jornalista esquerdista….
E outra, esquerdista não tem dinheiro para comprar jornal, pois não gostam de trabalhar, veja alguns exemplos na mídia, de boicote…alinhe-se com a imparcialidade….

Ivan 19 de dezembro de 2018, 21:45h - 21:45

Jorge calife pede suas conta e vai em bora

FERNANDO 19 de dezembro de 2018, 20:43h - 20:43

Esta turma aí tem memória curta, pois já se esqueceram a miséria que era este país até até o início dos anos 2000. Já descobriram que o João não é de Deus, falta pouco para descobrirem também que o Jair não é Messias.

Denis 21 de dezembro de 2018, 01:33h - 01:33

Ele pode até não resolver todos os problemas do Brasil, ainda mais pq não depende só dele, mas com certeza vai ser mais honesto que o Mula, ou melhor, o Mula nunca foi e nunca será honesto. E ele sendo honesto já me basta.

guto 19 de dezembro de 2018, 19:12h - 19:12

Por que não imitar os EUA, onde todos que roubam, até mesmo 1 dólar são presos pelos juízes honestos, enquanto no Brasil, corruptos de colarinho branco, típicos petistas que podem pagar milhões para advogadas, que roubam milhões de reais, como os amigos de Lula, são soltos por juízes tão corruptos e bandidos quanto eles?! É só lembrar da decisão de hoje do ministro do STF que mandou soltar milhares de bandidos…
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

Guilherme 19 de dezembro de 2018, 18:07h - 18:07

Todos falam em liberdade de escolha, democracia e blá blá-blá-blá, aí chega um cara desses se metendo nas escolhas alheias como se ele fosse a solução para o mundo, imagino que quando elegemos o então candidato, agora presidente, foi justamente porque vimos que tudo que vinha sendo feito não nos agradava, com raras exceções, vide a situação da violência no Brasil, só fez aumentar, seria bom que respeitassem a escolha da maioria dos brasileiros democraticamente, os que acharem que está ruim ainda tem a opção de se mudarem para Cuba, Venezuela, Bolívia os que têm esperanças continuam lutando, já fizemos muitas escolhas piores por más influências, se não der certo, estaremos preparados para mudar novamente, por isso somos brasileiros, patriotas e não desistimos, mencionei esses exemplos porque era esse o nosso caminho, acabei de retornar da Europa, fui a passeio apenas, voltei mais brasileiro que nunca, aqui é o melhor lugar do planeta.

William Aguiar de Almeida 19 de dezembro de 2018, 12:08h - 12:08

Sua materia foi escrita sem pé nem cabeça, falou q o Bolsonaro é o Trump tropical? Pela primeira vez em tempos o nosso governo montará ministérios com vdds especialistas, vide Min. Marcos Pontes (ja q vc citou ramos tecnológicos). Ou vc é mal informado ou tenta confundir os leitores propositadamente

Tio 19 de dezembro de 2018, 13:52h - 13:52

Que eu saiba o astronauta não é cientista. Nunca teve um artigo publicado na Nature ou Science. Foi só passear para comemorar o centenário do 14 Bis a um custo de 10 milhões de dolares pago pelo governo Lula e foi alvo de uma investigação do Ministério Público Militar para apurar se ele havia infringido o artigo 204 do Código Militar, que proíbe a militares da ativa qualquer atividade comercial já que ele virou vendedor de travesseiro. É uma lástima o Brasil se espelhar nos EUA o país mais rico do mundo e fracassado na educação, segurança pública e saúde.

Limpeza 19 de dezembro de 2018, 15:12h - 15:12

Marcos Pontes não é cientista, apenas um piloto que viajou de carona para o espaço em uma nave da antiga União Soviética. Não fala besteira waa

Golias 19 de dezembro de 2018, 11:04h - 11:04

Jorge Calife,um bobo custa a criar mas quando cria dá gosto de ver.
Para de falar bobagem no jornal.

Alex 18 de dezembro de 2018, 23:57h - 23:57

Ei senhor Jorge Calife, não haverá 3° turno. Espera o homem tomar posse primeiro que tá feio! Escrevendo umas besteiras aí.

Anderson 18 de dezembro de 2018, 22:40h - 22:40

O Brasil deveria mesmo copiar muitas coisas dos EUA, começando por adotar o capitalismo e o federalismo; a defesa da propriedade privada, a liberdade econômica, a responsabilidade individual, a meritocracia; a ideia de que é possível vencer através do trabalho duro e da insistência. Mas aqui não, pois achamos que para as pessoas serem felizes basta o governo distribuir riqueza adotando o socialismo; somos o país onde o bandido é vítima da sociedade; onde ser chamado de comunista é elogio e liberal é xingamento. Definitivamente, não imitamos os EUA, pelo menos não no que eles têm de bom:suas instituições formais e informais, que os tornaram o país mais poderoso e próspero do mundo.

JPer 18 de dezembro de 2018, 20:51h - 20:51

Tudo se baseia em investimento em educação,brasileiro não tem espirito de patriotismo como o americano.Tive oportunidade de morar e trabalhar EUA,realmente temos muito que evoluir como nação.

VAI VENDO 18 de dezembro de 2018, 22:47h - 22:47

Foram os próprios brasileiros doutrinados e adoradores dos americanos que ajudaram a destruir o patriotismo brasileiro.

Diariamente eles estão pelas ruas com camisas com palavras inglesas e quando nas redes sociais estão falando que vão assistir um filme americano via empresa americana.

Quando num supermercado enchem o carrinho só com produtos com palavras inglesas. Se forem num restaurante, se tiver apenas uma opção com palavras inglesas, eles desprezam todas as demais.

André 18 de dezembro de 2018, 20:17h - 20:17

Qual a sua sugestão???
Copiar Cuba? Venezuela??
Sem falar dos seus comentários preconceituosos com quem gosta de funk. Lamentável o principal jornal do sul Fluminense ter um asno desse escrevendo.

Luana 18 de dezembro de 2018, 18:24h - 18:24

CONCORDO COM O Mmr!
FALOU TUDO!!!
A MAIORIA ACHO QUE OENSA DA MESMA FORMA!
ESTOU PASSADA COM ESSE JORNAL DANDO ÊNFASE A ESSAS NOTÍCIAS!
PAREI AQUI!!!!

POMBO 18 de dezembro de 2018, 13:51h - 13:51

VAMOS FAZER IGUAL AO P.T., VAMOS IMITAR A VENEZUELA.

Zero 18 de dezembro de 2018, 12:50h - 12:50

Desta vez se superou com tanta asneiras.

O povo ja tinta votado pelo NÃO ao desarmamento no referendo no governo LULADRÃO mas o corrupto resolveu pelo contrario e sancionou a lei.

No mesmo governo corrupto do LULADRÃO ele mesmo no apagar das luzes verou a extradição do terrorista italiano Cesari Batiste.

Ou seja o nosso oreaide te Bolsonaro apenas mostra mais uma vez a sintonia que tem com o povo brasileiro e com a Ordem e Progresso.

Esse argumento de que o fim do Estatuto do Desarmamento vai gerar mais violencia não se sustenta pois as armas que matam trabalhadores e pessoas inocentes não são compradas em lojas e sim contrabandeadas e para se comorar uma arma legalmente.no Brasil não é facil como os desarmamentistas apregoam.

Mmx 18 de dezembro de 2018, 12:13h - 12:13

“adora imitar”, sua colocação é certa em parte. Só imitamos a quem nos faz chegar próximo aos nossos sonhos. A riqueza e vida vivida com dignidade, sim, os EUA têm o melhor padrão. Óbvio que , como em tudo, alguns imitam o ruim. Mas, descordo do seu posicionamento político. Quando fizer uma matéria, tenta não importa seu viés político como o certo. Ninguém quer orar fracassados como Cuba e Venezuela, por que será? Falam mal dos EUA mas, nas férias, vão a Disney e não para estes países.enfim, olhemos o lado positivo e não o que os marxistas olham.

VAI VENDO 18 de dezembro de 2018, 11:20h - 11:20

Brasileiro tem amor aos americanos de graça. São verdadeiramente povinho cachorro vira-lata. Basta ver a roupa deles com palavras inglesas, que duvido que saibam o que significam.

Se a imprensa trocar o nome do shopping para centro de compras, o povo deixa de prestigiar. Descobriram dias atrás que a palavra FAKE é invenção dos mineiros para qualificar os feios quando falam fake dói.

Curiosamente os zumbis ou amebas brasileiros americanizados deixaram de escrever ou falar a palavra FAKE.

O povinho brasileiro não valoriza o que temos, assim como irão copiar o que os EUA tem de melhor?

Meu vizinho mesmo deixa de adquirir o pão produzido pelo vizinho frente a sua casa para ir diariamente estacionar em fila dupla na Vila Sta Cecília para comprar o mesmo pão fresquinho, e comprar outros produtos importados, segundo ele.

guto 18 de dezembro de 2018, 11:12h - 11:12

Por que não copiar a justiça americana, que prende bandidos, mesmo que não tenham sido condenados em Segunda Instância?!!!

Antonio Carlos Peludo 18 de dezembro de 2018, 10:53h - 10:53

Olha Senhor Calife o senhor tem todo o direito de não gostar de armas ,mas independentemente de posicionamentos ideológicos , a aplicação de critérios estatísticos isentos não respalda invocar efeitos positivos com a aplicação da lei atual, salvo se assim for considerada a drástica redução do comércio de armas no país – de 2,4 mil lojas em 2000 para menos de 280 em 2010. A questão é que essa redução não diminuiu a taxa média de homicídios ou sequer a participação das armas de fogo no total destes Foram 37.979 mortes no ano de 2002, anterior ao Estatuto do Desarmamento. Em 2012, o número de mortes chegou a incríveis 42.416. “Com 10% das armas dos EUA, Brasil tem taxa de homicídios com armas de fogo 5 vezes maior” Acho que chega de sermos gado de corte ( sub censura).

Ronaldo 19 de dezembro de 2018, 01:15h - 01:15

Falou tudo

Paulo Elias 18 de dezembro de 2018, 10:39h - 10:39

Jorge, dessa vez sou obrigado a concordar 90% com o que disse. Podíamos mesmo copiar o modelo americano de universidades, mas quem disse que a nossa esquerda permitiria? Para quem não sabe, não existe universidade “gratuita” nos EUA, há algumas exceções em que são concedidas bolsas a alguns alunos. Já a educação de base nos EUA é toda custeada pelo estado. E como funciona no Brasil? 3/4 de todo o orçamento da educação vai para o ensino superior e a educação de base fica às minguas. Quem faz universidade pública no Brasil? Justamente a parcela com melhores condições financeiras do Brasil, um estudo recente afirmou que pelo menos 70% dos alunos das universidades públicas tem condições de custear seus estudos no âmbito privado. Pois é, os pobres pagam para os mais ricos estudarem.

Sobre a infraestrutura, nosso país sempre teve uma mentalidade estatista e extremamente avessa à privatização. Aquilo que é concessão é extremamente “regulado” e acaba por cair também num ambiente sem concorrência, onde impera a reserva de mercado. Não a toa somos um dos países com os piores índices de facilidade de se fazer negócios e de liberdade econômica.

Quanto às armas, o Brasil antes de 2003 já foi um dos países com uma das leis mais permissivas a armas de fogo do mundo. Jamais teremos leis similares às de 2003, ainda que hajam flexibilizações, ainda seremos um país com enormes restrições dos civis ao armamento. Mas a realidade sempre se impõe às narrativas de quem é contra as armas, mesmo com tanta restrição temos hoje mais de 600 mil civis com armas de fogo registradas, e não se tem dados ou notícias de mal uso por elas, muito pelo contrário, quando saem notícias mostram que essas pessoas evitaram de ser vítimas por conta da arma.

Leandro 18 de dezembro de 2018, 10:14h - 10:14

Deixa de ser nutella

Estrela 18 de dezembro de 2018, 09:03h - 09:03

EUA maior PIB do mundo mas não traduz qualidade de vida com toda essa riqueza. Na educação figuram apenas na 17a posição no ranking mundial, IDH estão na 13a posição, população carcerária primeiro lugar, homicídios campeões entre todos países de primeiro mundo. EUA só é referência para bolsomínion que nunca estudou geografia.O bozo quer copiar o pior exemplo de país rico ao invés de se espelhar na Noruega que tem o melhor índice de desenvolvimento humano do mundo ou de importar o modelo de educação de Cingapura ou da Coréia do Sul. O bozonaro é um fantoche do trump. A indústria de armas norte americana vem sofrendo uma pressão brutal da sociedade para restringir as vendas. Com essa redução já prevista pela indústria ele precisam urgentemente encontrar um país para desovar as armas e continuar lucrando com as mortes. Aí encontraram no bozonaro um meio fácil de ganhar dinheiro exportando armas e matando no terceiro mundo.

Anderson 19 de dezembro de 2018, 14:09h - 14:09

Vai estudar história e geografia em livros de verdade, e não aquelas apostilas dos professores comunistas que ensinaram estas ideias terceiromundistas que você escreveu.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996