domingo, 24 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Coragem para criar

Coragem para criar

Matéria publicada em 2 de fevereiro de 2019, 13:11 horas

 


Ser criativo para o mundo é uma grande expressão da generosidade de cada indivíduo

“Criatividade é a inteligência se divertindo”, afirmou o maior cientista do século XX. Será que ele já sabia que essa seria uma competência extremamente valorizada no século XXI? Será? Eu, na verdade, não duvido de nada. Criatividade pode parecer um dom inato. Só que como muitas coisas, é realmente um delicado equilíbrio entre uma habilidade natural e criação. Em outras palavras, o pensamento criativo pode ser reforçado por forças externas e não é, necessariamente, dependente de “bons” genes ou a capacidade natural para ser criativo. A criatividade, de acordo com pesquisas científicas, pode ser praticada com os seguintes instrumentos e técnicas.

Criatividade depende de positividade. Interessante saber o quanto nossa capacidade de enxergar o mundo de forma positiva pode nos ajudar a sermos mais criativos. As crianças não são criativas? Como elas percebem o mundo? As crianças sabem das coisas. Disso eu nunca duvidei. Embora humores negativos às vezes possam estimular a criatividade, pesquisas mostraram que é durante fortes humores positivos que o nosso melhor trabalho criativo é feito. Na verdade, foi mostrado que o sentimento de amor ou até mesmo pensar sobre o amor são melhores para incentivar o pensamento criativo. Que tal ensinarmos nossas crianças, nossos alunos, nossos colaboradores a sentirem mais amor pelo mundo, pela natureza, pelo trabalho, pelo estudo, por eles mesmos. Pois a criatividade agradece.

Chegar a um “lugar positivo” não é tão difícil quanto possa parecer. Exercícios, músicas animadas, boas lembranças, tudo isso são excelentes truques para influenciar o seu humor, e seus esforços criativos estarão no seu melhor quando a sua atitude é positiva.

“Se você pode sonhar, você pode fazer”, não foi isso que o pai do rato mais famoso do mundo disse? Que tal sonhar acordado? Sabe aquele momento de devaneio no meio do dia, que você se pega pensando em coisas boas e bonitas? Se você faz isso antes de começar um trabalho de criação, é procrastinação. Quando faz isso depois de começar o trabalho, na verdade, você pode estar ajudando sua criatividade. Essa estratégia só funciona quando você já está comprometido com um projeto. O motivo? Sonhar acordado pode ser benéfico porque permite a incubação de ideias. A incubação só é eficaz quando já temos informações para mastigar. Então, não se esqueça de começar a fazer o seu projeto antes de sonhar alto.

Estimule seu cérebro – Os estímulos mais fortes acontecem quando fazemos atividades que não estamos tão acostumados. Faça palavras cruzadas, exercícios lógicos, toque um instrumento, pratique um idioma, leia notícias sobre assuntos que você nunca havia se interessado antes. Diferentes estímulos ativam partes importantes do cérebro. Adoro buscar formas nas nuvens ou nas pipocas com os meus filhos, e eles também adoram.

O Best seller de Domenico é prova que o ócio pode fazer bem ao ser humano. Os gregos, na antiguidade, sabiamente valorizavam o ócio e não o desperdiçavam. Aproveite o tempo livre para enriquecer suas experiências. Adquirira mais cultura (leitura, cinema, teatro, gastronomia), conheça mais pessoas e descubra novas fontes de informação. Assim, seu “banco de dados” estará constantemente abastecido.

Pessoas, lugares e acontecimentos nos transmitem mensagens a todo instante. Portanto, aprender a observar ao mundo e a ter uma escuta verdadeiramente ativa e estar presente, efetivamente, nos lugares é um bom exercício. Muitas vezes precisamos codificar essas mensagens por meio da nossa experiência, percepção e intuição para buscar a melhor resposta para o que procuramos. Mantenha-se atento para notar esses detalhes.

 

Outra estratégia poderosa para trabalhar nossa criatividade se encontra na capacidade que temos de encarar nossos problemas de frente. Um problema é sempre uma ótima oportunidade para aprender e criar, por isso, é preciso enfrentá-lo. Analise-o, estude-o profundamente, procure repetidamente o maior número de respostas possíveis.

Tenha coragem para ser um bom “perguntador”. Uma das características infantis presentes nos adultos criativos é fazer perguntas sobre temas que eles, em geral, já não questionam mais. Por isso, ter coragem de perguntar, questionar e duvidar é o caminho para entender melhor a situação e dar o primeiro passo no desenvolvimento de uma solução criativa. Gosto muito da posição curiosa que podemos ter diante da vida e do mundo.

Ser criativo para o mundo é uma grande expressão da generosidade de cada indivíduo. Ao criar, mesmo para projetos pessoais, pense sobre como alguém vai aproveitar, usar e incorporar a sua criação em suas vidas, mesmo que seja um trabalho para mostrar ao seu chefe como você pode ajudar a empresa, mesmo que seja um jogo simples, mas que ensinará algo a alguém ou mesmo que seja uma nova receita, a qual fará bem ao paladar da família. Ser criativo pode, portanto, ser trabalhado por cada um de nós, ainda mais quando nem fazemos ideia de como será a vida daqui a dez anos. Melhor construir nossa criatividade, pois certamente, ela pode nos garantir bons frutos ou, ao menos, boas gargalhadas.

 

Boa leitura, TMJ!

Raphael Haussman. É professor, Coach, consultor e apaixonado por educação e desenvolvimento humano e, ainda, pai da Raphaela e do Theo.

 

 

Nosso dicionário:

Maior cientista do século XX – Albert Einstein – foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.

Pensamento criativo – O conceito pensamento criativo é também conhecido por outras denominações, tais como pensamento lateral, pensamento incomum ou design thinking em inglês. Independentemente do termo usado, seu objetivo é encontrar soluções alternativas diante de novos problemas ou desafios.

Pai do rato mais famoso do mundo – Walt Disney – foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald.

O Best seller de Domenico – Domenico di Mais foi um sociólogo, um dos precursores da defesa do ócio ao lançar, em 2000, o livro “Ócio criativo”. Ele afirma que existe uma alienação por excesso de trabalho pós-industrial, então é necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores, como o estudo para produzir o saber, a diversão para produzir alegria, o sexo para produzir prazer e a família para produzir solidariedade.

 

 

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    Com esse discursinho segregador e odiento você está mais para defensor do satanás,reveja seus conceitos pois a religião a qual diz pertencer não prega o que você destila todo santo dia.

  2. Avatar

    Já sei, você é PSL desde criancinha,seu hipócrita,eu não te chamo de animal por respeito aos mesmos.

  3. Avatar

    Tucaninho enrustidinho ,os seus heróis tombaram por roubaneis, merendas , trensalão . Você mudou mas continua com o mesmo dedo podre!!!!!!!!!!

  4. Avatar

    A capacidade de criar é para poucos, por isso, mesmo não sendo fã do FHC, tenho que dar crédito a ele por ter criado o Plano Real, que foi o melhor plano econômico dos últimos 25 anos!
    A criatividade houve também na divulgação do Plano Real com as propagandas na televisão e na rádio, pois a oposição à esse Plano foi muito grande, principalmente por aqueles que achavam que só eles podiam governar o estado brasileiro!
    O Plano Real foi muito criticado por aqueles que não sabiam criar, mas destruir! Destruir reputações; sistemas democráticos; crescimento do PIB; etc… Eles criticavam o Plano Real dizendo que era apenas um plano para reeleger o FHC…. FHC se reelegeu, mas o Plano Real não era eleitoreiro!
    O Brasil se salvou graças ao Plano Real, no entanto, agora precisa que o novo governo crie um novo modelo de Previdência, ou seja, com esse sistema de Previdência atual o Brasil vai quebrar! Os novos membros do Executivo e do Legislativo tem que criar uma Nova Previdência!
    Haverá a oposição, que não sabe criar, mas apenas destruir! Essa oposição vai ser contra a criação da Nova Previdência, ela vai criticar toda e qualquer tentativa de mudança da Previdência atual!
    O que dizer da oposição que não quer mudar a Previdência atual?!!!

Untitled Document