Dar ou não, banho em seu cãozinho no inverno?

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

animal (2)

O inverno chegou e a gente já muda completamente os hábitos e o humor. Algumas pessoas adoram o inverno, outras nem tanto. Já os cães, a maioria, gostam bastante do inverno.  Nessa época do ano eles costumam ficar mais bem dispostos e dormem melhor também. Sem falar que os passeios com eles passam a ser bem mais longos e prazerosos, pois o calor não é tão forte.
Mas nem tudo é festa no inverno.  A coisa costuma ficar feia na hora do banho. Se essa palavra já não é muito apreciada por eles no verão, imagina no inverno.
Então o que fazer pra se livrar daquele cheirinho de murrinha dos cães no inverno? Daí vem um questionamento frequente dos que possuem animais de estimação, dar ou não banho nos cães no inverno?
A resposta é sim, pode ser dado banho neles no inverno, porém alguns cuidados precisam ser tomados.
1-    Dê banhos em dias de sol e evite definitivamente os banhos em dias muitos frios;
2-    Escolha um local quente, sem circulação de ar. O ideal é dar banho no cachorro dentro de casa nesse período de frio;
3-    Utilize água morna para dar o banho, nunca fria de mais e nem quente demais;
4-    Não demore com os banhos;
5-    Após o banho seque, o cão, o máximo que conseguir. O ideal é fazer uso de secador de cabelos, em temperatura morna para ajudar deixar o cãozinho bem sequinho. Não se esqueça que os secadores caseiros, além de não terem a potência necessária para secar pelagem de animais, têm uma temperatura muito mais alta do que o indicado que pode provocar sérias queimaduras no seu animalzinho, por isso tome cuidado ao utilizá-lo.
6-    Não saia com o cão logo após o banho, para evitar choques de temperatura, até mesmo em banhos em petshop;
7-    Para garantir a saúde dos cães durante o inverno, uma dica interessante para quem dá banhos em casa, é reduzir a frequência dos banhos, que podem passar de semanais para quinzenais, sempre feitos no horário mais quente do dia: das 11h às 15h.

Banho no petshop

Dar o banho do seu cachorro em casa pode ser uma tarefa nada fácil, por isso uma ótima opção nessa época do ano e em outras estações também são os banhos em petshop, onde profissionais treinados e com equipamentos apropriados, poderão realizar essa tarefa para você, com todos os cuidados que seu amiguinho necessita.

Banho seco

Agora, se o dia está muito frio, e seu cãozinho aprontou, se sujando; ou se você vai receber uma visita em sua casa e seu cãozinho está murrinhento, ou qualquer outra situação onde você não tem outra opção, e precisa muito dar um banho no seu amiguinho e não tem como levá-lo à um petshop. Uma boa solução pode ser o banho seco. Esse banho é realizado através do uso de produtos específicos com essa finalidade, onde é possível eliminar aquele cheirinho ruim, sem ter que molhar o bichinho todo. É uma opção muito rápida e prática e seu cãozinho ficar com cheirinho de novo em folha, com o pelo fofinho e desembaraçado, como se tivesse acabado de sair de um banho.
Enfim, seja qual for a opção que escolher, lembre-se sempre de ter muito cuidado com o banho dos cães no inverno. E preserve acima de tudo a saúde e o bem estar dos nossos amiguinhos.

CANTINHO DO LEITOR

cantinho do leitor

Esse é o Fox, um cãozinho muito especial, pois sofreu muito mas teve a sorte grande de ter sido adotado pela Vaniele e sua família
(Fotos: Divulgação)

PRECISA DE UM LAR

precisa de um lar

Esse é o Everest, um vira-lata, macho, de aproximadamente 45 dias, porte médio, e muito dócil

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996