domingo, 23 de janeiro de 2022 - 16:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Democracia é o único caminho

Democracia é o único caminho

Matéria publicada em 1 de março de 2020, 06:25 horas

 


Propor o fechamento de instituições básicas para o equilíbrio de poderes é um modo rápido de atirar o país no caos

Uma das notícias que abalaram o país neste pós-carnaval foi que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, teria compartilhado em redes sociais uma convocação para manifestações marcadas para domingo, 15 de março, supostamente em apoio a seu governo. Isso não seria problema, caso as mesmas manifestações não incluíssem propostas radicais, como o fechamento do Congresso e a mudança na composição do STF.
A questão, aqui, não é se o presidente compartilhou ou não a tal convocação, prevendo ataques ao Supremo e ao Congresso: isso tem que ser apurado com isenção e, caso seja verdade, o “capitão” deve responder por seus atos. O problema é a atitude dos que convocam manifestantes para defender a ruptura das regras democráticas.
“Fechar” o Supremo ou o Congresso com “um cabo e dois soldados” só teria como consequência o reconhecimento, por todos os países democráticos, de que o Brasil se transformou numa ditadura, como a Coreia do Norte.
Isso geraria uma série de consequências extremamente negativas para o país, incluindo sanções econômicas e a exclusão de colegiados internacionais reservados às democracias.
O colunista, porém, não acredita que as bravatas a serem propostas nessas manifestações do dia 15 se concretizem. A tristeza fica por conta da atitude das pessoas (incluindo ou não o presidente) que querem romper a ordem democrática.

A ‘birra’

Parte disso pode ser comparado à birra de crianças mimadas. Tem gente acreditando que o presidente é todo-poderoso e que o Congresso e o Supremo têm que se submeter a ele. Errado. Completamente errado. Os poderes da República são autônomos e independentes entre si.
Não é porque o Legislativo ou o Judiciário rejeitam ou mudam alguma medida do Presidente que este pode punir seus integrantes; aliás, já tem gente sinalizando que, caso o Congresso derrube os vetos de Bolsonaro ao Orçamento da União, isso poderia reforçar a “birrinha” do dia 15.

O direito à opinião

Dizer que o Congresso Nacional chantageia o Executivo e que o “toma lá, dá cá” é prejudicial ao país é crime? Não. Também não é crime criticar a atuação do STF. Crime é atentar contra a existência ou a independência dessas instituições.
Atentar na prática, diga-se de passagem. Um manifestante que acuse deputados, senadores ou ministros do STF de prejudicarem o projeto de país de seu presidente não comete crime. Isso é a opinião dele.
Dizer que as Forças Armadas deveriam intervir é, na opinião do colunista, uma estupidez sem tamanho, mas também não é crime. Já se o presidente tentar usar os militares contra o Legislativo e o Judiciário seria, sim, crime. Felizmente, isso ainda está no terreno das hipóteses.

Nas ruas: Problema é a atitude dos que convocam manifestantes para defender a ruptura das regras democráticas (Foto: ABr)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

35 comentários

  1. Segundo um imbecil contumaz que opina nessa coluna, o grande “pobrema ” do país são os donos de postos de gasolina, que não cumprem as ordens do “Mito” e aumentam os preços. Mas, é engraçado, os donos de postos votaram no “Mito”e estão desobedecendo o líder do gado ? O berrante não está funcionando ? Ah… esse gado !!!!

  2. Nessa crise braba quem vender óleo de peroba vai ficar rico. O gado terá que ilustrar o chifre para sair de casa idolatrar o Chifrudo.

  3. O povo de bem acordou, nossa bandeira jamais será vermelha, antes gado do que zumbi petista, adorador de molusco cachaceiro presidiário.

    • Muge mais alto, que a quadrilha do miliciano chifrudo está precisando muito do seu apoio, boi…

  4. Será que o Vai Vendo namorou durante o carnaval ? Será que no dia 12 de junho ele vai ganhar presente ?

  5. Pleiboi do Perequê

    O gado que ouviu o chamado do berrante tocado por Bozo, o miliciano incapaz, vai à tal da manifestação vai celebrar a própria desgraça. São uns zumbis medíocres. Será que o Queiroz e Osmar Terra, o Primeiro-Ricardão da República também vão?

    • Petrobrás acaba de anunciar o maior lucro na história da empresa e do Brasil. O BOZO acaba de assinar contrato para construção de 4 navios de última geração para a frota da Marinha.

      Eles serão equipados com mísseis capazes de identificar esquerdistas comunistas que resistem em ir para a Venezuela.

    • Américo Prepúcio

      VAI VENDO, como deve ser triste a sua vida de Aspone desempregado. Pobre cabo eleitoral mais pé-frio do planeta, nem preciso desejar novo fracasso seu candidato em 2020.
      Mais um ano distribuindo santinhos e balançando bandeira com sol nos cornos.

    • O gado, queria saber o que vc ganhou com este lucro fantástico da Petrobrás, aliás Petrobrás mesmo com este lucro demitiu 1000 trabalhadores no Paraná.

    • VAI VENDO, a Venezuela é aqui, aguarde!

    • Recruta Zero

      Devido ao maior lucro da história da Petrobrás foi possível reduzir 3 vezes o preço da gasolina. Infelizmente o dono do posto que Vc abastece o seu carro é que não te devolveu.

      Devido ao maior lucro da história da Petrobrás foi possível reduzir o preço do botijão de gás. infelizmente o dono do distribuidor que Vc comprou é que não te devolveu.

    • VAI VENDO ,

      Lucro da Petrobrás não tem nada a ver com aumento ou queda de preço do combustível, a atual política de preços de combustíveis da Petrobrás está vinculada ao mercado internacional.

  6. Não concordo. Democracia é uma “buzz word”, é utilizada pra fins de propaganda e o senso comum engole “democracia” como a contrapartida de “ditadura”. Mas a palavra não tem um significado muito definido. Democracia pode ser qualquer coisa! Tanto que reverenciam os gregos antigos por terem criado o conceito, mas a democracia experimentada em cidades gregas da antiguidade era bem diferente.
    Todo o escopo de “social democracias” vistas no mundo hoje é um experimento…não tem mais que 200 anos isso.
    Só que depois de tão pouco tempo está mais do que claro que o parasita (classe política) está matando o hospedeiro (pagador de imposto). Segurança financeira hoje em dia tem quem faz parte da gangue: políticos e funcionários públicos do alto escalão, e, claro, seus cronies, amigos íntimos, aqueles empresários imunes ao mercado, sempre sendo salvos com empréstimos injetados diretamente pelos bancos centrais.
    Acabamos de passar por um crash feio aí ó…mas bem antes disso o FED já havia injetado (impresso) quantos dólares lá nos EUA pra salvar coleguinhas?
    E, pelo amor de deus…COMO democracia representativa não seria assim? COMO??? COMO um ministro do STF não poderia ter o entendimento que quisesse sobre qualquer lei ridícula para fazer valer o que é melhor pra si próprio?
    DEMOCRACIA FILTRA A MALDADE! E vocês reclamando a vida toda que todo político é safado ao passo que mugem dizendo que democracia é o caminho. Ou democracia é o menos pior.
    GENTE! Nós temos escolha! Uma sociedade de leis privadas não é só possível, como será o futuro!
    Para quem não enxerga como poderia haver um ordenamento jurídico privado, sinto muito. Mas se você é esse cara, você vai aprender por mal.
    Pra finalizar: DEMOCRACIA É UMA CERCA PRO GADO. DEMOCRACIA É ESTAR SEMPRE À MERCÊ DA HONESTIDADE DE GENTE QUE VOCÊ NEM CONHECE.
    VOCÊ NUNCA ASSINOU CONTRATO SOCIAL ALGUM! AS LEIS NÃO SÃO FEITAS PRA PROTEGER VOCÊ! SÃO FEITAS PARA ARRECADAR PARTE DO QUE VOCÊ PRODUZ.
    SONEGUE IMPOSTOS! E VAMOS JUNTOS ACABAR COM ESSA CLASSE DE PARASITAS QUE NADA PRODUZ E VIVEM IMUNES ÀS INTEMPÉRIES DA VIDA EM SOCIEDADE.

    • O colunista como 90% da nossa imprensa é tendencioso. Posso não gostar de algumas atitudes do presidente , mas o problema é mais grave . A todo momento , Maia e Alcolumbre tecem opiniões sobre o executivo e claramente trabalham contra o Brasil . Idem o STF . Quando alguem tece opinioes contrárias à essas instituições, os santinhos berram que estão querendo acabar com a democracia . Será que receber propina é democrático, soltar corruptos é democrático, votar contra as reformas e mudanças no Brasil é democrático. Tem muito cego que não quer ver .

    • Marcelo, acho que vc tem razão,
      será que impedir a investigação dos filhos envolvidos em ilícitos é democrático, impedir a imprensa livre de fazer o seu trabalho é democrático,proteger ministro envolvido em esquema de candidatura laranja é democrático, omitir (descumprindo decisão judicial) os milhões gastos no cartão corporativo é democrático, além de muito cego que não quer ver tem também muito gado que quer continuar sendo gado. E não me venha falar Ah, e o Lula! Ah, e o PT! Estes já estão pagando o preço dos erros que cometeram e não têm mais comando, portanto não apitam mais nada. Temos que cobrar agora é decência de quem está nos governando neste momento, se não o grande acordo nacional a que se referia o Jucá com o STF e a porra toda não terá valido de nada.

  7. Artigo 5º, inciso XVI da constituição: ” TODOS PODEM REUNIR-SE PACIFICAMENTE, SEM ARMAS, EM LOCAIS ABERTOS AO PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO, DESDE QUE NÃO FRUSTEM OUTRA REUNIÃO ANTERIORMENTE CONVOCADA PARA O MESMO LOCAL, SENDO APENAS EXIGIDO PRÉVIO AVISO Á AUTORIDADE COMPETENTE”. Não sei porque o congresso e a imprensa estão preocupados , pois é um direito do povo a ser manifestar. Por isso convocamos todos os cidadãos a participar no dia 15 de março desta manifestação, pois precisamos exigir o nosso direito, pois estamos vivendo um momento impar de moralização do nosso país , pois os políticos precisam saber que não aceitamos mais um estado corrupto.

  8. O artigo 1º e parágrafo único da Constituição é claro em afirmar que: “TODO PODER EMANA DO POVO,QUE EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTE ELEITOS OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DA CONSTITUIÇÃO”
    Portanto se o povo não está satisfeito com o trabalho do Congresso Nacional ele tem que ser manifestar sim, vamos parar com esse negocio de que afronta a democracia, o que afronta a democracia é deixar TRINTA BILHÕES nas mãos do congresso, o que afronta a democracia é eu pagar uma creche para meu filho e um deputado ter esse beneficio gratuito, o que afronta a democracia é o congresso não respeitar o poder executivo, pois vivemos em um sistema presidencialismo e não parlamentarismo .

    • Depois que o povo deu o voto pede a legitimidade. O povo agora são os eleitos e não quem elegeu. Lembra da frase do Rodrigo Maia dizendo que o congresso não é cartório do povo? Pois é, ele está correto.

  9. O MAIS ENGRAÇADO QUE NÃO SE FALAVA EM ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO QUANDO O BRASIL ERA ROUBADO PELA QUADRILHA DO PT, CLARO QUE O SISTEMA AINDA ESTÁ CORROMPITO, POIS NÃO CONTAVAM QUE O POVO ELEGERIA UM PRESIDENTE HONESTO, CLARO QUE CAUSOU UM ÓDIO DA ESQUERDA CONTRA O PRESIDENTE, NÃO ESTAVAM ACOSTUMADOS COM UM PRESIDENTE HONESTO, CRISTÃO E PATRIOTA.

  10. Por favor, alguém dê uma boquinha pro seu VAI VENDO. Uma cota de estagiário da 3a idade no DV, uma rachadinha no PSL, um CC-3 no SAAE, um robozinho do Bozo…
    Ninguém aguenta mais esse aspone desocupado falando besteira aqui, é sério…

  11. Em 30 anos em Brasília o bozo sempre parasitou em partidos nanicos. Nunca se destacou por nenhum projeto mas apenas por proferir abobrinhas que são aplaudidas por robôs virtuais. Não foi homem de participar do debate eleitoral.Bozo ataca o legislativo, judiciário, imprensa e as mulheres.

    • Eu votei nele para fazer justamente isso mesmo. E outra ele tem mais de 600 projetos apresentados, claro que os bandidos não iriam aprovar.

      Aliás, o meu candidato seria outro. Foi o PT que me ajudou a mudar de voto depois da facada.

  12. Quero ver convencer o Rodrigo Maia e o Alcolumbre essa tal de democracia. Eles é que estão travando o Brasil e não estão respeitando o poder executivo e seu governo, que aliás foi escolhido pelos eleitores democraticamente para fazer justamente o que o Bozo está fazendo.

    Se tem militar no governo é pq a maioria escolheu e concorda. RM e Alcolumbre não tem nada com isso e não tem de dar nenhum pitaco, pois o poder executivo é independente.

    • Por falar em Rodrigo Maia é bom alertar que ele estará em VR em outubro para levar os votos de muitos que não leem o DIÁRIO DO VALE.

      Todos que votarem no candidato do Neto vão dar os votos para o RM.

  13. Bolsonaro defende os valores cristãos.
    Tá de sacanagem. O cara defendeu o ditador Ustra. Vive fazendo gesto de armas e facilitando leis que agridem o meio ambiente. Isto é ser cristão.

  14. Bolsonaro é democrata na cabeça do Guto, só aí já dá pra perceber o nível de cegueira que esta criatura cristã das profundezas tem. Guto, seu caso ultrapassou as raias da psiquiatria, talvez seja mesmo uma possessão demoníaca, acho que vc é aquela menina do Exorcista. Temos que tirar o diabo de dentro de vc Guto, só não sei se ele vai sair sozinho ou com uma legião.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. A homossexualidade latente é um problema sério dos eleitores do bolsonaro. O que eles deveriam fazer? Assumir de vez suas fantasias. Afinal gosto é gosto. Né guto?

  16. O escritor judeu Franz Oppenheimer afirmou que as democracias nasceram no mundo judaico-cristao do Ocidente e que a subsistencia das democracias se deve aos valores cristaos.
    Bolsonaro defende os valores cristaos, logo a democracia existe no Brasil… Nem um pingo de democracia existe na Venezuela, pois Maduro combate os valores cristaos e temos uma ditadura venezuelana apoiada pelo PT e outros partidos de esquerda.

    • Américo Prepúcio

      Rivotril estragado de novo, gutinho? Valores cristãos, bastardinho de Satã? Seu caso é pra internação suíno fascista.

  17. Bozo é um desastre ético e econômico, quadrilheiro medíocre e inimigo da democracia. Um abraço pro Osmar Enterra.
    É nois, Queiroz.
    (Lá vem Bolsominion com “aiin, e o PT?”)

    • A Petrobrás acaba de anunciar o maior lucro da história da empresa e do Brasil. O BOZO reduz três vezes o preço da gasolina na refinaria, mas os donos de postos não repassaram para o seu cliente.

  18. O diabo existe e se chama bolsonaro. Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl diábolos, “caluniador”, ou “acusador”, aquele que divide. O país não aguenta mais um ano deste desgraçado.

    • Dilma Roussef disse que fazia o diabo nas eleiçoes, ou seja, se voce votou no Lula e na Dilma, agora voce tem que votar no Bolsonaro, pois ele foi feito pela Dilma!

Untitled Document