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Despertando para atividade física

Matéria publicada em 14 de maio de 2015, 06:55 horas

 


Conversei com excelentes profissionais desta área, que em diferentes modalidades, podem auxiliar a nos manter em movimento e com melhor qualidade de vida

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Existem inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos podem trazer. Saúde, bem estar e a boa disposição para realizar os deveres diários. Uma melhor percepção, com a mente mais clara e otimista em relação a esses desafios. Com o condicionamento físico em equilíbrio podemos fazer muito mais do que temos feito e ainda com alegria e satisfação.

Confira as diferentes modalidades com renomados profissionais da área!

Leonardo Inácio: ‘Academia hoje é sinônimo de prazer e qualidade de vida’ (Foto: Divulgação)

Leonardo Inácio: ‘Academia hoje é sinônimo de prazer e qualidade de vida’ (Foto: Divulgação)

Treinamento funcional, por Leonardo Inácio

Antigamente as pessoas entre 50, 60 e 70 anos eram consideradas velhas e geralmente morriam de doenças infecto contagiosas. Hoje a realidade é bem diferente. Vemos idosos, inclusive entre 80 e 90 anos, totalmente ativos. Passamos a perceber que as pessoas estão efetivamente envelhecendo a partir dos 90 anos, quando não mais começam a aparecer doenças infecto contagiosas, mas, em sua grande maioria, doenças crônico degenerativas, tais como: diabete, hipertensão, entre outras. Essas doenças surgem devido a um processo de deterioração do corpo, o que pode ocorrer devido a idade avançada, mas não apenas. Tais doenças acontecem também devido ao acúmulo de gordura na região abdominal. Por isso hoje, a melhor forma de lidar com esse tipo de doença talvez não seja apenas através da medicina. Tão importante quanto combate-las é preveni-las. É aqui que entra a importância da atividade física na vida das pessoas: não apenas visando a estética, mas, principalmente, visando a saúde e o bem estar.

Uma ótima opção é o treinamento funcional, muito procurado atualmente nas academias. Nós hoje oferecemos um trabalho na areia super dinâmico, ao ar livre, que mescla o uso de força e resistência. Além de ser excelente para saúde e para a estética é também uma ótima atividade para a mente, pois os alunos podem interagir entre si, criando um ambiente muito agradável para a realização dos trabalhos. Academia hoje é sinônimo de prazer e qualidade de vida.

Pilates: Em uma aula são realizados exercícios de alongamento, mobilização articular e resistência muscular (Foto: Divulgação)

Pilates: Em uma aula são realizados exercícios de alongamento, mobilização articular e resistência muscular (Foto: Divulgação)

Pilates, por Tatiana Carreiro

O Pilates surgiu durante a Segunda Guerra Mundial tendo como objetivo principal incluir pessoas com determinadas limitações, ortopédicas ou respiratórias, com a finalidade de reabilitar, retomando os movimentos nos seus diversos graus de amplitude e proporcionando maior capacidade respiratória através do treinamento de expansão e relaxamento do tórax durante os exercícios.

Com os passar dos anos, houve uma necessidade cada vez mais urgente de cuidar do corpo e mente e assim como novas modalidades esportivas foram surgindo, o pilates ganhou mais destaque e hoje com mais de 1000 exercícios, além de complementar todas as atividades físicas (potencializando a funcionalidade de movimentos específicos de cada esporte, como: natação, corrida, tênis…) ele ganhou adeptos e está entre as atividades físicas mais procuradas.

Em uma aula são realizados exercícios de alongamento, mobilização articular e resistência muscular, proporcionando os seguintes benefícios:

– Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

– Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

– Aumento da resistência física e mental;

– Alongamento e maior controle corporal;

– Correção postural, entre outros.

Pessoas de todas as faixas etárias podem fazer, porém crianças e idosos são dois grupos especiais que precisam de atenção redobrada devido as suas limitações. As gestantes podem praticar a partir do segundo mês de gestação (sempre com o acompanhamento de seu obstetra e após a liberação deste). As restrições estão entre pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças graves (como cardiopatias ou doença oncológica – câncer). Para todo efeito, procure um bom e habilitado profissional.

“O corpo foi feito para estar em movimento, corpo são e mente sã são os pilares para a longevidade”.

Ioga, por Silvana Rodrigues

(Foto: Divulgação) Ioga: As posturas físicas aumentam flexibilidade, tônus muscular, força e a consciência corporal

(Foto: Divulgação)
Ioga: As posturas físicas aumentam flexibilidade, tônus muscular, força e a consciência corporal

Meu nome é Silvana Rodrigues, sou instrutora de Yoga em Volta Redonda. Minha paixão é o yoga dou aulas há mais de 20 anos, gosto de estar em constante atualização, acabei de fazer um mês de atualização na Espanha. Yoga é uma filosofia de vida milenar, que concilia exercícios físicos com respiração e a atenção plena na ação e a união do corpo com a mente e as emoções. É a integração do pensar, sentir e agir.
Bem, eu trabalho com hatha yoga que tem uma característica que é a plena atenção na ação. É uma linha do yoga bem centrada no trabalho do corpo, ao alinhamento correto durante as posturas físicas, coordenada com a respiração e exercícios de concentração. As posturas físicas aumentam flexibilidade, tônus muscular, força e a consciência corporal. Junto com isso elimina as tensões musculares e diminui o nível de stress. Os exercícios respiratórios aumentam a capacidade pulmonar e a oxigenação celular, ajudar manter o foco e aumentar a concentração.
Com os exercícios de concentração, que leva a prática de meditação, você aumenta o seu foco e se torna mais presente em todas as suas ações. Todo público e bem vindo e beneficiado com a prática do yoga.

Por Fábio Bittencourt/ [email protected]


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