Devo cortar a unha do meu gato?

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Quem tem gatos sabe que as unhas dos felinos podem arranhar e até mesmo machucar. Daí uma pergunta que vem a calhar: “Devemos ou não cortar as unhas dos nossos bichanos?”. Antes de responder essa pergunta, vamos entender melhor para que servem as garras deles.

Na natureza, eles usam suas garras para acasalamento, defesa em brigas, caça, subir em árvores, escalar e até proteção de territórios, de alimentos e de crias. Já nos grandes centros urbanos, os gatos que têm acesso às ruas também precisam muito de suas garras, principalmente para se livrar de certos apuros, como um cão, outros gatos, ou mesmo do homem. Também utilizam suas garras para andar em muros, marcar território e eventualmente caçar, um calango por exemplo.

Com todas essas utilidades das garras, os felinos precisam cuidar constantemente delas, seja desgastando e/ou afiando. Desta forma, o ato de afiar unhas faz parte da natureza deles, é um processo fisiológico, assim como comer e beber água.

Os felinos que vivem na natureza e até mesmo os que têm contato com as ruas conseguem desgastar e/ou afiar suas unhas naturalmente. Já os que vivem somente dentro de casa, na maioria das vezes não conseguem desgastá-las, sendo indicado a eles o corte de unha. Temos então a reposta para a nossa pergunta. Os gatos que vivem somente dentro de casa, devem ter suas unhas cortadas sim!

Quando as unhas dos gatos que vivem somente dentro de casa não são cortadas, e como eles têm a necessidade de cuidar delas, eles acabam fazendo isso nos móveis e objetos da casa, resultando em cortinas rasgadas, assim como sofás, camas, entre outros objetos. Além disso, as unhas grandes machucam bastante, e uma simples brincadeira com eles, pode se tornar algo perigoso, seja para as pessoas ou até mesmo para outros animais.

Esses dois inconvenientes, fazem com que os gatos sejam motivos de discórdia e intolerância dentro de casa, e acabam sendo doados, ou até mesmo abandonados. Mas a solução para isso é simples, basta instalar arranhadores dentro de casa ou cortar periodicamente as unhas deles.

Os arranhadores devem ser colocados, de preferência, em locais próximos aos móveis os quais seu gato possui uma certa preferência por arranhar. Uma dica bem interessante para facilitar a atração pelo arranhador, é fazer uso de catnip, um spray facilmente encontrado no pet shop, que você deve borrifar pelo poste inteiro. Isso vai atrair o gato para o arranhador, fazendo com que ele se habitue a arranhar o poste e não mais os móveis.

A outra opção é o corte de unhas, algo que exige um pouco mais de habilidade, ainda mais em gatos. Felinos não habituados a terem suas unhas cortadas não aceitam bem essa tarefa, é preciso ir acostumando aos poucos.

Não há uma idade para começar a cortar as unhas dos pequenos felinos, mas deve ser, preferencialmente, em uma etapa, antes de o animal começar a arranhar e estragar os materiais.

O corte das unhas pode ser feito em casa, sem a ajuda de um profissional veterinário, porém, se é a sua primeira vez, se você nunca cortou uma unha de gato antes, o indicado é primeiro ver alguém com experiência, a desempenhar essa tarefa, para que possa ser aprendida a técnica correta. Isso porque as unhas destes animais são diferentes das nossas, onde a parte da carne pregada na unha está somente nos dedos. Nos gatos, há uma carne na unha fora dos dedos por onde passam vasos de sangue que, se forem cortados, provocam hemorragia e muita dor. Daí a importância de saber onde deve ser feito o corte.

Cuidados

O corte se torna mais complicado em unhas escuras, havendo necessidade de efetuar pequenos cortes e não um grande e definitivo. Porém, nos gatos, é mais fácil, pois eles possuem as unhas transparentes, ao contrário dos cães, que possuem unhas transparentes ou escuras.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas se você aprendeu com alguém experiente o local certo para o corte da unha, se você estiver em ambiente tranquilo, com a voz baixa e muito carinho, com certeza você conseguirá aparar as unhas do seu bichano. Mas se, mesmo com todos esses cuidados, acontecer um acidente, o pior a fazer é entrar em pânico. Humedeça algodão em água oxigenada e segure-o na unha, até estancar o sangramento. Nesse caso, não insista em cortar as outras unhas do felino. Espere que ele esqueça o episódio.

Caso você não tenha muita habilidade ou confiança para fazer este corte, você pode evitar quaisquer problemas indo ao pet shop mais próximo da sua casa. Lá certamente você terá ajuda de um profissional especializado e preparado para te ajudar, ele fará o corte da unha do seu animal de estimação sem dor, nem sofrimento.

Cuidados com o bichano: Gatos que vivem somente dentro de casa devem ter suas unhas cortadas (Fotos: Divulgação)

Cuidados com o bichano: Gatos que vivem somente dentro de casa devem ter suas unhas cortadas (Fotos: Divulgação)

 

Cantinho do leitor

Esse é o Apollo, um cachorro que, além de lindo, é apaixonante. Seus donos são a Solange e o Marcos

foto-2

 

Preciso de um lar

Esse é o Billy, um machinho de 18 meses aproximadamente, de porte médio, muito dócil e tranquilo

foto-4

 

Essa é a Nina, ela foi encontrada na rua toda machucada, foi tratada e castrada e agora está em um lar temporário a espera de uma adoção responsável

 

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996