E a ignorância se espalha via internet

by Diário do Vale

11 milhões de brasileiros ainda vivem num mundo medieval e acreditam que a Terra é plana. O dado foi obtido por uma pesquisa do Instituto Datafolha, que mostrou que a porcentagem de terraplanistas no Brasil equivale a 7% da população. 50% não acredita que o homem foi a Lua durante as missões Apollo dos anos 60. O que é mais compreensível já que a viagem a Lua foi vista apenas pela televisão. Enquanto a curvatura da Terra é algo que se comprova em qualquer praia do nosso litoral.

A pesquisa do Datafolha foi feita entre os dias 4 e 5 de julho. E mostrou que a crença na terra plana é maior entre católicos, evangélicos, pessoas com apenas o ensino fundamental e com menos de 25 anos. Católicos e evangélicos representam de 7 a 8% dos terraplanistas. Curiosamente entre os adeptos das religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, a porcentagem de terraplanistas é zero!

O que mostra que a turma afro é mais bem informada do que os adeptos dessas crenças vindas do Oriente Médio. A crença na terra plana é apenas mais uma das esquisitices que ganharam força com o advento da internet. No mês passado uma pesquisa da Universidade Texas Tech apontou o site de vídeos Youtube como responsável pela propagação de teorias conspiratórias como a da Terra Plana. Ela é conspiratória porque os terraplanistas acham que as agências espaciais do mundo inteiro, como a NASA e a Esa, mentem quando mostram fotos da Terra vista do espaço e astronautas orbitando a Terra.

Os pesquisadores da Texas Tech compareceram as conferências e reuniões dos terraplanistas e entrevistaram adeptos da teoria, muitos disseram que passaram a duvidar da esfericidade do nosso planeta depois de assistirem a vídeos postados no Youtube. Segundo a professora Asheley Landrum, que coordenou a pesquisa, os algoritmos que o Youtube usa para direcionar as pessoas para tópicos que possam interessa-la acabam conduzindo a um poço de desinformação.

Por ser um canal aberto à postagem de vídeos por qualquer pessoa, o Youtube virou uma tribuna livre para teorias conspiratórias. Como a turma dos Chemtrails, que acredita que os rastros de vapor, deixados no céu pelos aviões, contem drogas para controlar a população. Ou que acreditam que a Força Aérea Americana guarda discos voadores e alienígenas na famosa base da “Área 51”. Há poucas semanas vi uma postagem no Youtube que anunciava um vídeo, vazado pelo Wikiliks, dos astronautas simulando o pouso na Lua no deserto do Arizona.

O que não é novidade nenhuma. Desde 1965 que os astronautas americanos treinam no deserto do Arizona. Agora mesmo tem uma equipe lá, nesse deserto, simulando uma missão a Marte. Ou seja, o dia que os astronautas pousarem em Marte eles vão exibir os vídeos desta simulação para “provar” que o homem nunca foi a Marte!

Em defesa do Youtube devo dizer que o site também abriga ótimos vídeos sobre ciências. Infelizmente a maior parte da população não sabe distinguir os vídeos científicos dos pseudocientíficos. A universidade do Texas conclui sua pesquisa pedindo aos cientistas e educadores que inundem o Youtube com vídeos sobre ciências para combater a desinformação.

O problema é mais sério do que se imagina. Aqui no Brasil estamos vivendo um surto de sarampo porque a campanha de vacinação não atingiu as metas esperadas. E isso aconteceu devido aos boatos de que a vacina faz mal, espalhados pelas redes sociais. E o problema só tende a piorar quando o próprio governo brasileiro questiona os dados do Instituto de Pesquisas Espaciais sobre o desmatamento na Amazônia, ou diz que não há fome no Brasil.

H.G.Well disse, no século passado, que o futuro da humanidade seria decidido pela guerra entre a cultura e a ignorância. Até aqui parece que a ignorância está avançando.

Terraplana: O mundo termina num abismo
Religião: A concepção de mundo dos antigos hebreus

You may also like

41 comments

FLAVIO 20 de agosto de 2019, 12:57h - 12:57

E quem foi que disse que pra sermos opositores ao PT, tínhamos que ser a favor do atual governo?
E AGORA?

Anderson 9 de agosto de 2019, 12:33h - 12:33

No Brasil ainda tem gente que acredita que o socialismo é um sistema político/econômico viável, que o Lula é inocente e que o PT é o partido da ética, nada me surpreende!

Limpeza 10 de agosto de 2019, 11:16h - 11:16

Anderson gado, se vc tem direito a férias e outros direitos trabalhistas agradeça ao socialismo , que fez frente ao capitalismo selvagem.

Comprador de carros do Queiróz 7 de agosto de 2019, 18:04h - 18:04

Para aqueles imbecis que acreditaram nas fake news e votaram num “mito”, elegendo um um boçal fácil de ser manipulado, vai aqui uma sugestão : em vez de mandar quem pensa, raciocina e é sensato,ir para Cuba, para Venezuela,etc…, vão passear à noite pelo Morro do Alemão e outras favelas cariocas, ou no Riacho da Pedras, pedir autógrafo para milicianos ( quem sabe, vocês não encontram o famoso Queiroz, amigo do Boçalnaro, por lá); deêm um rolê pelas cracolândias do Rio e de São Paulo;visitem Altamira, no Pará, e muitos outras cidades com altíssimos indíces de crimes e bandidagem; visitem hospitais públicos, asilos; desfilem com a camisa de seus clubes do coração em locais próximos à torcedores de time adversário; no exterior, passeiem em parques como no Texas onde atirador mata ( 30 pessoas ) sem motivação. Façam turismo no Haiti.Existem muitos lugares ‘melhores” que Cuba, Venezuela, etc…

Flat 5 de agosto de 2019, 19:54h - 19:54

Se a Terra fosse uma bola de 40 mil quilômetros de circunferência, como afirmam a NASA e a astronomia moderna, a trigonometria esférica dita que a superfície de toda a água parada deve se curvar para baixo, facilmente medindo 8 polegadas por milha multiplicada pelo quadrado da distância. Isso significa que ao longo de um canal de 6 milhas de água parada, a Terra mergulharia 6 pés em cada extremidade do pico central. Toda vez que tais experimentos foram conduzidos, no entanto, a água parada provou ser perfeitamente nivelada comprovando de fato que a terra é plana! Chora mais Globaloide.

Geninha 5 de agosto de 2019, 21:43h - 21:43

????????kkkkkkkkkk. Dessa vez vc se superou pqp. VR é um laboratório de seres geniais. Seus parentes deixam vc sair sozinho na rua, sem um acompanhante ou sem um cordão de identificação no pescoço ? Kkkkkkkkkk

Lumpa 5 de agosto de 2019, 19:14h - 19:14

Queria ver o astronauta vendedor de travesseiro dizer que a Terra é plana. Aliás, esse astronauta que agora é capataz do bolsonaro, foi capaz de demitir o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais dando um tapa na cara da ciência nacional. Perdeu a oportunidade de sair dessa como defensor da ciência e optou por continuar sendo o vendedor de travesseiro que no máximo vai guardar para as futuras gerações uma medalha empoeirada dada pelo Lula.

Pagador de impostos 5 de agosto de 2019, 14:31h - 14:31

Meu Deus do céu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Humberto Eco (um dos que fazem muita falta nesse mundo) disse certa feita que a internet deu voz aos idiotas . Cada vez mais me convenço disso. É cada coisa que lemos nos comentários.

Flat 5 de agosto de 2019, 09:55h - 09:55

11 milhões que dão a cara a tapa fora uma quantidade muito maior que fica em cima do muro.

Flat 5 de agosto de 2019, 09:36h - 09:36

Sr. Jorge compre uma nikon P900 e você verá o barquinho que desapareceu no horizonte aparecer novamente, o barquinho não some por curvatura e sim por refração, e pior que ensinam até hoje isso nas escolas, eu também achei ridículo a primeira vez que ouvi sobre terra plana, mas quando você começar a raciocinar e tentar entender vai ver que nós somos doutrinados.

Geninha 5 de agosto de 2019, 12:31h - 12:31

Quer dizer, nobre intelecto provinciano : a terra é plana ? Kkkkkkkkk, é cada uma.. ….

Bolsominion arrependido 4 de agosto de 2019, 23:31h - 23:31

Aquecimento global não existe é coisa de comunista.

mramos 4 de agosto de 2019, 17:37h - 17:37

o bom não é a matéria ela nem é inédita.

O melhor são os comentários, como é divertido ler

Cansei de ser enganado 5 de agosto de 2019, 15:29h - 15:29

Como vc vê a curvatura da terra na praia? Vc faz igual Marcelo gleiser. Que dizem ser o maior físico do Brasil…kkkk

Geninha 5 de agosto de 2019, 21:59h - 21:59

Quem é vc para desconstruir o Marcelo Gleiser ?
Marcelo Gleiser, não é só o maior físico do Brasil não, ele é um dos mais respeitados do mundo, não seja razo em seus comentários. Vá se inteirar mais p não ficar falando merd…

Paulão 3 de agosto de 2019, 22:32h - 22:32

Entre os que promoveram a ascensão ao poder do atual ocupante do Palácio do Planalto estão:
1 – O astrólogo e seus seguidores, chamados olavistas, que querem a volta dos tempos da Idade Média com seus senhores feudais, clero poderoso e povo extremamente serviçal. São os que mais difundem a ideia da Terra plana, sem acreditar nisso claro, mas como uma espécie de marketing daqueles tempos que querem de volta.
2 – Boa parte dos empresários do agronegócio, que sonham com os tempos do Império do Brasil, onde os grandes fazendeiros mandavam mais que o imperador, recebiam títulos de nobreza e não eram considerados foras da lei por manter gente em trabalho análogo à escravidão, porque isso era permitido.
3 – Industriais, comerciantes e a outra parte dos ruralistas, mais modestos, preferem os anos da República Velha, trabalhadores com carga de trabalho de até 16 h/dia de segunda à sábado, só com o salário sem nenhum benefício a mais, trabalho infantil, cobrar do empregado tudo que ele utilizar para produzir. E é capaz de não oferecerem moradias, nem mesmo como aquelas em cortiços asquerosos, com banheiros e tanques de lavar roupas coletivos que os donos de indústrias ofereciam naqueles tempos.
Em tempo: claro que existem as boas exceções nos itens 2 e 3, nem todo empresário é capitalista selvagem. Mas para compensar tem os que não têm nada ou muito pouco e vivem a sonhar em ser um desses inescrupulosos empresários ao defenderem essa turma e o seu representante incompetente, mas útil (ainda), que eles colocaram na chefia do governo. Quando o ex-capitão não servir mais eles têm “na manga” um mais inteligente, o Dória.

Limpeza 4 de agosto de 2019, 09:42h - 09:42

Perfeita análise Paulão

Denis 4 de agosto de 2019, 16:46h - 16:46

O presidente ladrão que não fez nada pelo Brasil a não ser roubar para si e seus filhos e a presidanta que queria esticar vento deve ser uma melhor opção para vc né?! Se vc acha q o capitalismo é ruim, vai pra cuba ou venezuela que esta mais perto.

Geninha 5 de agosto de 2019, 12:33h - 12:33

Perfeito, Paulão, desse tudo.

guto 3 de agosto de 2019, 01:05h - 01:05

Tem gente no brasil que acredita que o triplex nunca existiu, que o sitio de atibaia nunca existiu, que o instituto Lula nunca existiu, que o mensalao e o petrolao nunca existiram!

Sócrates 3 de agosto de 2019, 20:01h - 20:01

Guto que gosto tem o solado de um coturno?? Não te cansas de lambê-los? Por que não te calas?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Salomão 5 de agosto de 2019, 12:41h - 12:41

Tem gente no Brasil q acredita q o Queiroz nunca existiu, q o Flavinho Rio das Pedras nunca existiu, que os cheques da Micheque nunca existiram, que os bilhões dados e os perdões das dividas dos sanguessugas, p a aprovação da previdência, pelo Bozzo, nunca existiu, q as laranjadas pselistas nunca existiram !!!!

Emir Cicutiano 2 de agosto de 2019, 23:12h - 23:12

O terraplanista é apenas alguém querendo ser do contra. Grupos e seitas de antagonistas, de subversivos da ordem estabelecida, isso sempre existiu e sempre existirá…

Hacker da periferia 2 de agosto de 2019, 20:24h - 20:24

Opinião esclarecedora do colunista. De fato, devido às fake news, colocadas na Internet para ludibriar idiotas e imbecis, manipuladas por órgãos capitalistas internacionais,uma parte alienada e estúpida da população brasileira conseguiu eleger um boçal despreparado, votado travestido como “mito”. E agora, estamos nessa enrascada : sem planos de governo para a saúde, educação e emprego, entrega de nossas riquezas, sucateamento da indústria nacional,destruição do meio ambiente,ações tragicômicas, judiciário acovardado, corrupto, sem moral, mamatas, corrupção, laranjas,nepotismo;etc… E tem imbecil que ainda está apoiando isso tudo.Pobre povo.Pobre país.

VAI VENDO 2 de agosto de 2019, 22:36h - 22:36

Eu votei no Bolsonaro e não sabia que ele causou tudo isso em apenas 6 meses. Putz!

E olhe que os partidos DEM, PRB, PR, PP e o Solidariedade estão EXIGINDO CRGOS para votarem as reformas, mas como o Bolsonaro está resiliente, eles vão atrasando o Brasil.

Falei 4 de agosto de 2019, 17:53h - 17:53

Idiota é imbecil é quem vota no pt, Bolsonaro já fez mais em 6 meses que o pt fez em 14 anos. Idiota é quem fecha os olhos para o atual Brasil, com empregos sendo criados, bolsa de valores subindo cada dia mais, acordos com a Europa e Estados Unidos… qual a herança q o pt deixou pro Brasil? um pais falido!!!

SÉRGIO 2 de agosto de 2019, 20:20h - 20:20

É só ler alguns comentários para entender como as ideias mais tresloucadas se propagam na internet.
A rede conectou malucos e idiotas do mundo todo.

Jonasluiz 4 de agosto de 2019, 17:13h - 17:13

Vamos imaginar que a terra seja um globo como dizem mesmo.
Perguntas:
Porque que a água do mar é nivelada e não escorre para baixo da terra.
Porque ninguém pode visitar livremente a Antártica , somente uma pequena parte permitida pelo tratado entre as grandes Nações.
Si alguém com um binóculo potente observar um navio em alto ar,SI afastando,verá que ele não desaparece devido a tal curvatura que dizem existir e sim porque a olho nu fica impossível velo.E isso que parece ser uma curvatura tem um nome chamado perspectiva.
Outra pergunta,porque os aviões não inclinam os seus bicos para acompanhar a tal curvatura, eles voam sempre niveladora.depois explicarei sobre a viajem a lua.

Bolsomito 2022 2 de agosto de 2019, 18:00h - 18:00

ATENÇÃO “PÃES COM MORTADELA”!!! ACEITEM O RESULTADO DAS URNAS QUE DÓI MENOS!!!

Ary Toledo 2 de agosto de 2019, 20:08h - 20:08

Idiota , vc é um idiota, mal amado.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Geninha 2 de agosto de 2019, 21:53h - 21:53

Verdade. Votaram na Mula agora é tarde, só resta chorar.

Flat 6 de agosto de 2019, 00:43h - 00:43

Fico impressionado com globaloide, não tem argumento e parte para ignorância, com certeza ele acha que veio do macaquinho, vai pode ofender é bom para divulgar o assunto, que por sinal tem incomodado muita a mídia.

minha opnião 2 de agosto de 2019, 15:31h - 15:31

Na minha opinião a terra plana foi um laboratório implantado a muito tempo pelos meios de manipulação de mídia digital para verificar como seria a aceitação de uma informação falsa , escolheram a mais absurda e a disseminaram com embasamentos de séculos atrás ,com dados destas informações chegaram a conclusão da facilidades de implantar fake news e o outro passo foi usar essas informações no meio político derrubando governos na África e oriente médio pronto assim estava aprovado o maior meio de invasão americana de todos os tempos um cavalo de Troia moderno.

Mudança 2 de agosto de 2019, 10:00h - 10:00

Parabéns pela postagem.
Votaram nessa mula apenas para ser oposição ao governo atual. Mas foi a pior oposição. Erro grave que o Brasileiro cometeu, mas muito por conta das mídias sociais. Enfim agora temos que tirar essa falso profeta da presidência. Deixar a ignorância de lado, e ver que o maior prejudicado e nos mesmos. Até agora em 7 meses de governo só falou besteira e retirou diretos do povo. Geração de emprego não houve, ou melhor subemprego e se continuar na presidência esse governo quer acabar com a CLT. Quer condicionar uma vaga de emprego ao trabalhador abrir mão de férias e 13 salário. E tem gente que ainda defende isso, mas esquece que isso é um direito que foi adquirido com Muitas batalhas. La em Brasília mesmo, o que eles estão fazendo para diminuir os gastos, auxílio moradia, acúmulo de gratificações e aposentadorias….
Enfim e hora de reconhecer o erro e ir para as ruas para brigar por nosso direitos, do jeito que está nem o trabalhador nem o empresário vai sobreviver.
Triste por ver a situação política do nosso país e ver que não há perspectiva de melhorar.

forapt 4 de agosto de 2019, 17:57h - 17:57

Nunca li tanta asneira em tão poucas linhas… só pode ser um retardado pra não ver a M q o pt deixou o Brasil. Nosso país esta evoluindo pouco graças as m q o pt fez, só souberam roubar… mas pelo menos estamos evoluindo pra daqui a alguns anos realmente crescermos com os acordos que o atual presidente esta fazendo com países de 1º mundo e não dando dinheiro pra cuba, venezuela…

VAI VENDO 2 de agosto de 2019, 08:44h - 08:44

Pesquisas na internet tem de ser através de fontes idôneas, oficiais, de profissionais, e de instituições sérias. O problema é que o analfabeto, o analfabeto funcional e o analfabeto político acredita muito mais nos outros analfabetos do que nos cientistas ou na ciência.

O outro problema é pesquisar através dos navegadores de internet. É muito lixo no caminho. Quando ouvimos, pesquise no G O O G L E é sinal de que o analfabeto funcional está na sua frente. Quem indica este navegador não sabe que na internet existem mais de 5 outros navegadores.

Eu uso muito o Firefox por ele não depender de anúncios pagos, e NUNCA uso o g o o g l e. Deve ser por isso que não sou analfabeto político e por saber a diferença entre político e POLITIQUEIRO. kkkk

VR CITY 2 de agosto de 2019, 10:17h - 10:17

AFFFF…. a culpa é do Google então?! #ForaGoogle ! #FirefoxNeles !

Como pode ser tao ridiculo

Geninha 2 de agosto de 2019, 12:33h - 12:33

A culpa tbm deve ser da esquerda, do Lula, da Dilma, da Venezuela, de Cuba. .
Apertou o 17 agora está igual a seu mestre e seus párias. Só fala merd…….

Comentarista 2 de agosto de 2019, 17:05h - 17:05

Google não é navegador, é um site de buscas, o navegador da empresa Google se chama Chrome.

Costinha 3 de agosto de 2019, 20:04h - 20:04

Se vc votou no Bolsomerda, vc não é analfabeto político, simplesmente não tens neurônios.

Sócrates 2 de agosto de 2019, 08:22h - 08:22

É por isso que essa gente apertou o 17 nas urnas, são as pessoas que admiram o atraso, o autoritarismo, as crendices; mesmo que tenham curso superior , o atraso está lá dentro de cada uma delas, às vezes escondido e às vezes bem à vista como no caso das eleições do “mito”. Elas nem sabem o significado da palavra mito, agora estamos nesta enrascada, elas poderiam ter escolhido outro candidato ou anulado o voto em protesto; mas, nunca ter votado numa mula sem cabeça como o capitão rejeitado pelo EB, ele é uma mula sem cabeça sim , porque uma mula sem cabeça não tem direção, não tem visão, não tem cérebro. Triste país , vamos pagar caro pelo erro destas pessoas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996