E a onça da tocha olímpica foi fuzilada

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Todo mundo viu na televisão. Durante a passagem da tocha olímpica pela Amazônia o símbolo da paz e do esporte foi exibido ao lado de uma onça pintada acorrentada. O animal era mantido prisioneiro em uma base militar, como símbolo do batalhão. Depois da solenidade o bicho, compreensivelmente estressado, tentou fugir e foi morto a tiros. Tardiamente o Comitê Olímpico pediu desculpas à população e reconheceu o erro. Assim como a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro depois do resgate do traficante no hospital. Que até então era o último vexame do Brasil olímpico.

Mas o problema da defesa dos animais não é só nosso, infelizmente. Nos Estados Unidos fuzilaram um gorila depois que a mãe, desmiolada, não percebeu o filho entrar na jaula. E na Disney foram mortos vários jacarés depois de um ataque a uma criança. E eu que pensava que todos os jacarés da Disney eram animatrônicos. Vivendo e aprendendo. A Disney constrói um hotel em cima de um pântano que é habitat natural dos bichos. E deixa os hóspedes frequentarem uma lagoa construída nesse pântano, sem cerca de proteção ou barreiras para impedir que os jacarés entrem lá. Aí, quando morre uma criança, a culpa é do jacaré.

No caso da onça Juma, do gorila, e do jacaré, a fúria humana atingiu animais selvagens e potencialmente perigosos. Mas os animais mansos, domésticos também não estão a salvo neste triste planeta. No último fim de semana cerca de 10 mil cachorros foram sacrificados durante um festival gastronômico na China. Apesar dos protestos os chineses insistem no costume de comer aquele que costuma ser chamado de “melhor amigo do homem”.

É o infame “Festival de Carne de Cachorro de Yulin”.

Detalhe, em Yulim os cães são espancados até a morte com barras de ferro. E depois estripados na frente dos outros prisioneiros, que esperam pela tortura e a morte. De minha parte eu já tomei minha decisão. Não compro mais produto nenhum feito na China. Se todos os amigos dos animais fizeram o mesmo não só estarão ajudando a indústria nacional, que sofre com a concorrência desleal das bugigangas “made in China” como estarão protestando contra mais esta atrocidade do erroneamente chamado ser humano.

Crueldade

Estudos feitos por especialistas em comportamento animal já mostraram que um cachorro comum tem uma inteligência equivalente a de uma criança de quatro anos. Qual seria a reação do mundo se alguém resolvesse matar 10 mil crianças de quatro anos a pauladas?! Certamente haveria uma comoção mundial. Mas os cachorros não andam sobre duas pernas nem são capazes de falar e de pedir ajuda. São considerados coisas, que as pessoas podem usar e destruir como se usa e destrói um objeto que não tem mais utilidade.

A morte cruel de animais para servirem de alimento podia ser justificada em épocas de fome, quando os seres humanos não tinham outra fonte de proteínas. Hoje, em pleno século XXI isso não se justifica mais. Infelizmente as pessoas costumam matar os bichos por simples prazer. Outro dia, no ponto de ônibus de Pinheiral, um sujeito se gabava de ter matado uma paca lá no terreno do Parque Fluvial, inaugurado sexta-feira passada.

O parque, que fica ali ao lado do Parque Maíra, contém um dos últimos remanescentes da mata que cobria as margens do Rio Paraíba. É um refúgio natural de inúmeras espécies ameaçadas de extinção como pacas, ariranhas, jacus, e até jacarés. A caça sempre foi praticada ali naquele local, mas antes o acesso era mais difícil. Agora, com a ciclovia e as quadras de esporte em volta, o número de pessoas no local vai aumentar. Os caçadores, que vão para lá de madrugada, vão poder entrar no bosque com toda a facilidade. A minha pergunta é simples: Será que a prefeitura vai colocar guardas por lá, para impedir a caça ilegal, 24 horas por dia?

Ou a turma que “mata por esporte” vai continuar agindo livremente?

 

Juma: Exibida e sacrificada pelo Exército Brasileiro (Foto: Divulgação)

Juma: Exibida e sacrificada pelo Exército Brasileiro (Foto: Divulgação)

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

10 comments

x9 dois 30 de junho de 2016, 17:48h - 17:48

so no BRASIL.

Giovanni 30 de junho de 2016, 11:03h - 11:03

Muito Boa matéria Calife, no Brasil do 7×1 eles usam uma onça que foi adotada e bem tratada pelos militares da Amazônia para aparecer acorrentada ao lado do símbolo olímpico, o que já era terrível virou uma tragédia para todos. em relação a crueldade com os animais incluindo touradas e morte de baleias e passando por animais silvestres, temos que perceber que quem maltrata animais também fará o mesmo com as pessoas quando tiver a oportunidade.
No Brasil do 7×1 onde políticos em sua maioria só pensam em como enriquecer e deixam crianças de 10 anos passarem 20 vezes pelo conselho tutelar por crimes, antes de matarem ou serem mortas, poucas pessoas entenderam o motivo das manifestações de 2013.

VAI VENDO 29 de junho de 2016, 13:59h - 13:59

Os militares alegaram que a onça já estava há anos no quartel e que já estava acostumada com eles. Mas porque então mostra o animal preso por correntes capazes de puxar carros sendo seguradas por dois homens?

Nas redes sociais divulgaram depois do fato várias imagens da onça com eles como se fossem um gatinho de casa.

O irresponsável por aquilo tinha de ser demitido do exército, no mínimo.

Rodriguinho 29 de junho de 2016, 13:35h - 13:35

Deixar de comprar produtos chineses? Outra bravata do Donald Trump do brejo. Será que ele vai deixar de comprar produtos japoneses por causa da matança de golfinhos em Taiji? E de baleias mar afora que, uma vez arpoadas, sangram e agonizam por horas a fio? Não creio… não “deu no telejornal”.
No mais, em minhas andanças pelas roças aí do interior, já vi porcos e bois sendo abatido a marretadas, galinhas sangrando aos poucos até a morte, numa agonia dantesca, prolongada…

Skywalker 29 de junho de 2016, 12:17h - 12:17

Existem muitos produtos de qualidade na China. E tantos outros de péssima, isso é fato.
Ficar sem produtos chineses, agora é impossível. No máximo vai conseguir um produto que não foi finalizado na China, porém em 99% dos casos, terá componentes Chineses no seu interior.
No mais devemos aprender a respeitar as questões culturais de cada pais, independente da nossa opinião. Também existem coisas deploráveis na nossa cultura, se visto por olhos Chineses. Nosso pais é uma bagunça. Nosso estado é uma bagunça. Nossa cidade é uma bagunça. Nosso bairro é uma bagunça. Mas é mais fácil sentar o rabinho em casa e querer arrumar o outro lado do mundo. E somente com palavras.

VAI VENDO 29 de junho de 2016, 13:54h - 13:54

A raiz dessa bagunça toda está nos eleitores.

Vimos o PT/PMDB/PP/ PTB/PSOL/PCdoB e outros ALIADOS destruírem o Brasil, e adivinhe em qual partido os eleitores votarão em outubro?

Vimos o PMDB/PT e outros ALIADOS destruírem o Estado do Rio de Janeiro, e adivinhe em qual partido os eleitores votarão em outubro?

A desculpa será: “Nossa, não tem candidatos a altura deste governo” e outras desculpas.

Pagador de impostos 29 de junho de 2016, 08:59h - 08:59

Verdade. Deixar de comprar algo produzido na China é quase impossível. Inclusive, há algum tempo uma repórter portuguesa, se não me engano, foi desafiada a passar uma semana sem utilizar qualquer produto made in China. Parece que a duras penas ela conseguiu.
Voltando um pouco. Esse negócio de desfilar tocha olímpica país afora é coisa de propaganda pra justificar o injustificável. Estamos confirmando agora o tamanho do erro que foi as “incelências” trazerem esses eventos ( Copa e Olimpíadas) para o Brasil. A conta será alta para pagarmos. E o famoso legado, se houver, será ínfimo.

Alexsander 28 de junho de 2016, 23:06h - 23:06

Além da crueldade com os animais ditos ‘irracionais’, vale lembrar que o governo comunista e popular do país da bandeira vermelha que tem uma estrela também maltrata seres humanos que trabalham em condições de semi-escravidão pra que produtos sem qualidade cheguem a preços baixíssimos aqui no Brasil…acho que este tmb é um bom motivo para o boicote aos ching-ling….

Maniac 28 de junho de 2016, 19:12h - 19:12

Apoiado! Difícil vai ser conseguir não comprar algo made in China…

VAI VENDO 29 de junho de 2016, 13:44h - 13:44

É isso aí! É difícil, mas ainda temos alguns produtos feito no Brasil como alternativa.

Entregamos a matéria prima, damos empregos a eles e ainda mandamos os lucros de volta. E ainda dizem que são brasileiros, que amam o Brasil.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996