Espetáculo gratuito e clássico teatral nacional em cartaz nesse final de semana

Por Diário do Vale

Apresentações serão gratuitas e contarão com a participação de grupos angrenses

Nesta sexta-feira (15), as 19h, no Teatro Municipal de Angra dos Reis, irá acontecer um evento gratuito chamado Cenas Curtas, onde três cenas teatrais de três grupos da cidade de Angra dos Reis se encontrarão no palco para uma apresentação única de cenas curtas que fizeram sucesso no último festival de Esquetes da SATED 2019.
Entre as cenas está a cena “Por que Hamlet?” realizada pelo atores Mariana Souza e Erick Lima, que questiona artisticamente o porquê se montar o clássico texto de William Shakespeare. Nessa cena imagens vão sendo criadas a partir da relação dos atores e através do surgimento das personagens. Os dois atores interpretam tanto a figura inquietante de Hamlet, quanto do a figura de Ofélia, Rei Claudius, Rainha Gertrudes, além do narrador que é a figura questionadora de porque se montar esse clássico.
Outra cena inspirada em um clássico do teatro nacional é a cena SÔNIAS, que conquistou o 2° lugar no Festival de Esquetes da SATED. A cena se estabelece a partir da ideia central da obra Valsa n°6 de Nelson Rodrigues, onde Sônia revisita suas memórias e suas questões em relação a morte. Aqui Sônia é e está fragmentada em pedaços de si mesma. Abandonando o lógico e o racional, e dando espaço para a emoção doentia da moça e sua única lembrança em torno do nome de Paulo. A encenação foi elaborada a partir do jogo dos atores que se revezam entre o papel principal da trama e as outras personagens que a cercam: Pai, Mãe, Médico e Namorado.
O quebra cabeça vai sendo montado numa história de adultério, múltipla personalidade, traumas e alucinações, onde é muito difícil separar o real do imaginário. Em cena cinco atrizes Flaviana Ayres, Luana Moraes, Lívia Reis, Laura Proença e Mariana Souza.
A última cena do evento será a esquete “Caio, antes de partir” que venceu o prêmio de melhor cena tanto no Festival de Cena Curtas ChãodeEstrelas, quanto no Festival de Esquetes da SATED 2019. A esquete surge a partir do diálogo e da experimentação do conto Para uma avenca partindo de Caio Fernando Abreu. Onde a poesia com tom de despedida proposta pelo autor é o mote principal da história. O que falar na hora da despedida? Como colocar para fora tudo que estava entalado? Como falar da importância de alguém quando esse não mais fará parte?
Estas foram perguntas que nortearam a proposta dessa encenação, que se permite desdobrar-se em experiência, construída e desconstruída através do diálogo que ora é feito a partir das palavras e poemas de Abreu, ora pelos depoimentos e histórias ficcionais criadas pelos atores Guilherme Geyer, Gabriel Maia, Laiz Cruz, Laís Pimentel, Jaciara Ramalho, Luma Azevedo e Rafaela Queiroz.
É uma excelente oportunidade para o público de Angra dos Reis

Notícia sensacionalista é o tema principal de “O Beijo No Asfalto”.
A tragédia carioca de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto, entra em cartaz nos dias 16 e 17/03, sábado e domingo, as 19h, no palco do Teatro Municipal de Angra dos Reis, e irá abordar um tema que ainda hoje é muito comentado: as notícias sensacionalistas ou as fake news.
Escrita em 1960, a peça está na categoria de dramas chamada Tragédias Cariocas e começa quando um desconhecido é morto ao ser atropelado por um ônibus e, agonizante, pede a um bancário que lhe de um beijo na boca. Esse ato de misericórdia, um beijo na boca dado a um homem por outro homem na hora de sua morte, repercute de formas contraditórias quando um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação de Arandir, que diz ter atendido ao pedido do moribundo, levando a uma exacerbação dos sentimentos que conduz a um trágico e surpreendente desfecho.
Sinopse: Rio de Janeiro. Centro da cidade. O acaso. A personagem Arandir vê um homem ser atropelado na sua frente. Corre para socorrê-lo. Ao se aproximar do atropelado para ajudá-lo percebe que o mesmo está morrendo. Eis que ele lhe pede um beijo. O jornal repercute o fato, porém inventando uma notícia falsa.
Nessa montagem cinco atores leem jornais. Jornais também estão espalhados pelo espaço cênico. Assim como a manchete que no dia seguinte será publicada, nessa montagem os atores vivem todos os personagens com a urgência de contar a história. O espaço está dividido entre casa, rua e delegacia e nesses espaços um único assunto em comum: o beijo no asfalto.
No elenco estão Nanda Neves, Camila Iris, Nina Santos, Cristina Moraes e Emmanuel Vilas. O ingresso pode ser comprado na bilheteria do teatro pelo valor de R$ 5,00 (meia entrada) e R$ 10,00 (inteira).

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996