Nos últimos dias o Facebook anunciou que um atalho para o Reels, livestreams e vídeos longos será adicionado na plataforma no lugar do antigo “Facebook Watch”, com a possibilidade de percorrer a plataforma verticalmente para acessar vários vídeos e horizontalmente para visualizar os Reels recomendados.
Essas mudanças estão de acordo com as previsões de que o Facebook voltará a crescer e começará a integrar algumas funcionalidades do Instagram com objetivo de fundir as duas redes sociais em um único aplicativo, provavelmente integrando também o Whatsapp. Essa integração do Facebook, Instagram e Whatsapp no mesmo aplicativo funcionaria de forma parecida como o WeChat, rede social chinesa que possui recursos semelhantes ao Reels, Feed, Messenger, Posts, perfis e jogos todos juntos no mesm app.
Essa nova aba de Reels estára posicionada na parte inferior do aplicativo para dispositivos iOS, enquanto no Android estará localizada na área superior. As opções e atalhos mais utilizados serão ajustados automaticamente com base nos mais utilizados pelas usuários.
Também será possível comentar e interagir com o Reels do Instagram por esse atalho do Facebook ao adicionar seus perfis na Central de Contas. Esse é um passo importante para interconectar o ecossistema de redes sociais da Meta.
A Meta disse em seu blog oficial que o objetivo dessa mudança é fornecer ao usuário vídeos e tópicos que ele tenha mais chance de gostar através de uma junção de curadoria humana e machine learning.
Além disso, o Facebook também está investindo com força em ferramentas de edição de vídeos e fotos, com mais opções para edições de áudios, músicas e textos e outras funcionalidades como alterar a velocidade do vídeo, criar transições e inverter clipes visando aprimorar a experiência do usuário ao unificar todas essas funcionalidades em um único lugar.