Conforme falei na semana passada, por quatro semanas seguidas publicarei uma sequência de matérias contendo o máximo de informações sobre os cães e gatos, no intuito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas e desmistificar alguns mitos, para que um melhor tratamento seja dado aos nossos amiguinhos peludos.
Essa semana é a segunda parte dessa sequência e, abaixo, continuo com os temas e dúvidas mais comentados sobre o universo dos cães e gatos.
1 – Cachorros devem comer somente ração e nunca comida?
MITO. A ração é uma dieta elaborada por nutricionistas veterinários que, de forma prática, permite que as pessoas alimentem os animais de forma saudável, oferecendo tudo que é necessário para a nutrição deles. Porém, existem pessoas que preferem optar em fazer o preparo do alimento dos cães e gatos em casa, mas, para isso, é imprescindível o acompanhamento de um médico veterinário nutricionista, o qual irá elaborar a melhor receita para cada animal. A alimentação natural se não for oferecida de forma correta e balanceada, pode deixar falhas nutricionais e, com isso, o animal pode apresentar alguma deficiência nutricional.
2 – Ração molhada é melhor para os cães do que a ração seca?
MITO. Isso é indiferente, não é uma regra geral.
3 – Cachorros não podem comer algumas frutas, como, por exemplo, uvas?
VERDADE. Cães e gatos não devem comer algumas frutas por provocarem efeitos tóxicos no organismo dos animais, por isso, é importante sempre se informar com um médico veterinário antes de oferecer a eles.
4 – Não é seguro dar ossos de galinha para cães e gatos?
VERDADE. Ossos de galinha se quebram facilmente, tornando-se pontiagudos e perigosos, podendo causar asfixia e perfurações.
5 – Dar carne crua para os cães e gatos pode trazer doenças para eles?
VERDADE. Este pode ser um risco sim, desde que a carne esteja contaminada com bactérias e/ou parasitas.
6 – Não se deve misturar ração dos cães e dos gatos?
VERDADE. Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes, e as rações são elaboradas de acordo com cada uma dessas necessidades. Por exemplo, a taurina deve estar presente na dieta de gatos, porém, não é recomendada para cães.
7 – Cachorros comem grama ou terra somente quando estão com problemas intestinais?
MITO. Eles podem comer também por hábito/mania.
8 – Bicho gordo é sinal de saúde?
MITO. O excesso de peso pode gerar graves problemas de saúde para os cães e gatos, assim como nos humanos. Por isso não dê comida à mesa, principalmente se for pizza, pão, salsicha, macarrão e afins. Dê preferência por alimentos saudáveis e em horas certas. O cão sempre pedirá comida, mesmo não estando com fome. Seja firme, para o bem dele.
9 – Se o cachorro/gato for envenenado, basta dar água oxigenada, óleo, gema de ovo ou leite?
MITO. Se um cão ou gato for envenenado, corra para o médico veterinário. Algumas substâncias podem agravar o quadro. Então, quem deve decidir o que dar para salvar o animal é o médico veterinário, após examiná-lo. Não adianta querer milagres dando remédios caseiros. Você pode colocar a vida do peludo em risco. Em caso de envenenamento, um minuto pode fazer muita diferença.
10 – Quiabo cura cinomose?
INCERTO. Ainda não existem estudos que comprovam, porém, muitas pessoas relatam experiência positiva. Então, como esse assunto é bem controverso, se você suspeita que seu cão está com cinomose, leve-o ao veterinário. Se tiver que dar quiabo, o veterinário que irá decidir. Mais uma vez: não adianta querer milagres ou dar remédios caseiros sem orientação. O correto a se fazer é levar o animal ao médico veterinário para ser examinado e receber o tratamento apropriado.
11 – Quando o nariz do cachorro está quente e seco é porque ele está com febre?
MITO. Esse é um dos campeões dos mitos! O focinho do animal muda de temperatura e umidade, de acordo com o ambiente. Ou seja, a temperatura externa é que influencia e não a corpórea. Se você acha que seu peludo está com febre, leve ao médico veterinário. Ele utilizará o termômetro para fazer a medição correta e confirmar a suspeita.
12 – Cães e gatos lambem as feridas para curá-las e isso é o suficiente?
MITO. Eles podem lamber feridas por estarem incomodados, e as bactérias que possuem na saliva podem contaminar e piorar a lesão. Portanto, em caso de lesões, deve-se evitar a lambedura e sempre procurar um médico veterinário.
13 – Óleo queimado é bom para curar sarna?
MITO. O uso de produtos como óleo queimado para o tratamento da sarna pode causar quadros de intoxicação em animais e, em alguns casos, até óbito. Se o animal apresentar problemas de sarna procure a ajuda de um médico veterinário, pois existem medicações adequadas para tratar essa doença.
14 – Gatos e cachorros devem ser vacinados anualmente?
VERDADE. As vacinas precisam de reforço anual, e por toda a vida ou conforme orientação do médico veterinário, e não apenas quando filhotes como muitas pessoas acreditam.
Por hoje é só, na semana que vem continuamos.
Preciso de um lar
A Nina é uma vira-lata castrada e tem aproximadamente 10 meses. Tem porte pequeno, é mansa, porém, muito medrosa
O Otto tem aproximadamente oito meses e também é de porte pequeno. Ele é mansinho e não gosta de sair para a rua.
Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.
GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]