sexta-feira, 25 de setembro de 2020 - 03:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Falando sobre alimentação

Falando sobre alimentação

Matéria publicada em 24 de maio de 2017, 07:00 horas

 


Cães e gatos não devem comer algumas frutas por provocarem efeitos tóxicos no organismo

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Conforme falei na semana passada, por quatro semanas seguidas publicarei uma sequência de matérias contendo o máximo de informações sobre os cães e gatos, no intuito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas e desmistificar alguns mitos, para que um melhor tratamento seja dado aos nossos amiguinhos peludos.

Essa semana é a segunda parte dessa sequência e, abaixo, continuo com os temas e dúvidas mais comentados sobre o universo dos cães e gatos.

1 – Cachorros devem comer somente ração e nunca comida?

MITO. A ração é uma dieta elaborada por nutricionistas veterinários que, de forma prática, permite que as pessoas alimentem os animais de forma saudável, oferecendo tudo que é necessário para a nutrição deles. Porém, existem pessoas que preferem optar em fazer o preparo do alimento dos cães e gatos em casa, mas, para isso, é imprescindível o acompanhamento de um médico veterinário nutricionista, o qual irá elaborar a melhor receita para cada animal. A alimentação natural se não for oferecida de forma correta e balanceada, pode deixar falhas nutricionais e, com isso, o animal pode apresentar alguma deficiência nutricional.

2 – Ração molhada é melhor para os cães do que a ração seca?

MITO. Isso é indiferente, não é uma regra geral.

3 – Cachorros não podem comer algumas frutas, como, por exemplo, uvas?

VERDADE. Cães e gatos não devem comer algumas frutas por provocarem efeitos tóxicos no organismo dos animais, por isso, é importante sempre se informar com um médico veterinário antes de oferecer a eles.

4 – Não é seguro dar ossos de galinha para cães e gatos?

VERDADE. Ossos de galinha se quebram facilmente, tornando-se pontiagudos e perigosos, podendo causar asfixia e perfurações.

5 – Dar carne crua para os cães e gatos pode trazer doenças para eles?

VERDADE. Este pode ser um risco sim, desde que a carne esteja contaminada com bactérias e/ou parasitas.

6 – Não se deve misturar ração dos cães e dos gatos?

VERDADE. Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes, e as rações são elaboradas de acordo com cada uma dessas necessidades. Por exemplo, a taurina deve estar presente na dieta de gatos, porém, não é recomendada para cães.

7 – Cachorros comem grama ou terra somente quando estão com problemas intestinais?

MITO. Eles podem comer também por hábito/mania.

8 – Bicho gordo é sinal de saúde?

MITO. O excesso de peso pode gerar graves problemas de saúde para os cães e gatos, assim como nos humanos. Por isso não dê comida à mesa, principalmente se for pizza, pão, salsicha, macarrão e afins. Dê preferência por alimentos saudáveis e em horas certas. O cão sempre pedirá comida, mesmo não estando com fome. Seja firme, para o bem dele.

9 – Se o cachorro/gato for envenenado, basta dar água oxigenada, óleo, gema de ovo ou leite?

MITO. Se um cão ou gato for envenenado, corra para o médico veterinário. Algumas substâncias podem agravar o quadro. Então, quem deve decidir o que dar para salvar o animal é o médico veterinário, após examiná-lo. Não adianta querer milagres dando remédios caseiros. Você pode colocar a vida do peludo em risco. Em caso de envenenamento, um minuto pode fazer muita diferença.

10 – Quiabo cura cinomose?

INCERTO. Ainda não existem estudos que comprovam, porém, muitas pessoas relatam experiência positiva. Então, como esse assunto é bem controverso, se você suspeita que seu cão está com cinomose, leve-o ao veterinário. Se tiver que dar quiabo, o veterinário que irá decidir. Mais uma vez: não adianta querer milagres ou dar remédios caseiros sem orientação. O correto a se fazer é levar o animal ao médico veterinário para ser examinado e receber o tratamento apropriado.

11 – Quando o nariz do cachorro está quente e seco é porque ele está com febre?

MITO. Esse é um dos campeões dos mitos! O focinho do animal muda de temperatura e umidade, de acordo com o ambiente. Ou seja, a temperatura externa é que influencia e não a corpórea. Se você acha que seu peludo está com febre, leve ao médico veterinário. Ele utilizará o termômetro para fazer a medição correta e confirmar a suspeita.

12 – Cães e gatos lambem as feridas para curá-las e isso é o suficiente?

MITO. Eles podem lamber feridas por estarem incomodados, e as bactérias que possuem na saliva podem contaminar e piorar a lesão. Portanto, em caso de lesões, deve-se evitar a lambedura e sempre procurar um médico veterinário.

13 – Óleo queimado é bom para curar sarna?

MITO. O uso de produtos como óleo queimado para o tratamento da sarna pode causar quadros de intoxicação em animais e, em alguns casos, até óbito. Se o animal apresentar problemas de sarna procure a ajuda de um médico veterinário, pois existem medicações adequadas para tratar essa doença.

14 – Gatos e cachorros devem ser vacinados anualmente?

VERDADE. As vacinas precisam de reforço anual, e por toda a vida ou conforme orientação do médico veterinário, e não apenas quando filhotes como muitas pessoas acreditam.

Por hoje é só, na semana que vem continuamos.

Alimentação: Excesso de peso pode gerar graves problemas de saúde para os cães e gatos (Foto: Divulgação)

Alimentação: Excesso de peso pode gerar graves problemas de saúde para os cães e gatos (Foto: Divulgação)

Preciso de um lar

A Nina é uma vira-lata castrada e tem aproximadamente 10 meses. Tem porte pequeno, é mansa, porém, muito medrosa

foto 5

 

O Otto tem aproximadamente oito meses e também é de porte pequeno. Ele é mansinho e não gosta de sair para a rua.

foto 6

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail (glayce.cassaro@diariodovale.com.br). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | glayce.cassaro@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document