Fechando os trabalhos de 2015 já de olho em 2016

by Diário do Vale

wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes
O ano de 2015 já vai fechando as cortinas e encerrando esse ato que, para muitos, parecia não acabar. Um ano em que a inexistência de uma política pública eficaz fez com que o setor cultural sofresse, junto com todos os demais setores sociais, pela ausência de uma produção consistente, batalhando para resistir ao meio do caótico cenário político.
A cidade de Angra dos Reis, que outrora era conhecida como a cidade do teatro, com dois dos principais eventos do país, viu-se esvaziada e com equipamentos culturais que funcionaram heroicamente entre teias e poeiras.
Os artistas locais tiveram que sair da cidade para conseguir receber algum recurso para subvencionar seus projetos e espetáculos, e os que aqui permaneceram precisaram realizar peças gratuitamente ou depender de uma bilheteria que muitas das vezes não cobre as despesas oriundas com o deslocamento dos artistas até o local das apresentações.
No meio do tormentoso 2015 pude divulgar algumas estreias e acompanhar algumas reestreias de produções locais, que torço que possam desfrutar de um 2016 repaginado, sem o peso do ano anterior, com muitas alegrias e boas condições de trabalho.
Nesse dia 23 escrevo a vigésima terceira coluna para fechar esse epílogo, de um ano que parecia sem fim, desejando um novo ciclo repleto de comemorações e muito teatro, e muitas notícias prazerosas na nossa EM CENA!

Espetáculo de graça

 ‘Circo de Dois’: Espetáculo conta a história da Palhaça Jirda


‘Circo de Dois’: Espetáculo conta a história da Palhaça Jirda

A Cia. Pé de Chinelo, de Ribeirão Preto/SP, apresentará em Angra dos Reis o espetáculo “Circo de Dois” que conta a história da Palhaça Jirda que chega com seu parceiro Bisgoio, para fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos, ela se apresenta e convoca o público para esse ato inesquecível. Mas o que era para ser a consagração dessa dupla se torna um grande fiasco em meio a números de grande periculosidade e muita música, indo tudo por água abaixo.
A companhia que iniciou seus trabalhos em meados de 2014, já circulou por diversos festivais em todo o Brasil, apresentando-se em teatros, escolas, parques, praças, comunidades, além de promover oficinas, intervenções e contação de histórias.
Uma peça que pode ser curtida por toda a família e será apresentada hoje, dia 23 de dezembro, na Praça Zumbi dos Palmares, Centro de Angra dos Reis, às 19h30, inteiramente gratuita. No dia 26 de dezembro a peça se apresentará na cidade de Paraty, também às 19h30. Então vamos conferir e saber se essa grande confusão da palhaça Jirda vai dar certo.

Intervenção cultural

TRANSFORMAR-SE: Performance artística fechou a Rua do Comércio

TRANSFORMAR-SE: Performance artística fechou a Rua do Comércio

foto 3

O Espaço Sophia, que estreou este ano o espetáculo “As aventuras de Sophia – o musical”, e o Grupo Arteiiros, do espetáculo “A cabaça da existência” que voltará com um projeto de circulação em 2016, uniram suas forças e realizaram na última sexta-feira, dia 18, a Performance Artística TRANSFORMAR-SE, que fechou a Rua do Comércio, principal do Centro de Angra dos Reis, e mobilizou quase 50 artistas, que expuseram suas reinvindicações sociais através da arte.
De acordo com Ramon Sousa, um dos idealizadores do projeto, foi importante ver a dedicação de todos em prol de algo maior.
– Cada ator e atriz doaram suas referências que me surpreenderam do início ao fim, me emocionei demais, muito obrigado por esse presente galera. E os trabalhos não param. Vamos aparecer a qualquer momento de novo e do nada, porque nosso objetivo é TRANSFORMAR – diz.

JOÃO VITOR MONTEIRO NOVAES  | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996