terça-feira, 23 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Festival de Esquetes da SATED movimentou os artistas da região

Festival de Esquetes da SATED movimentou os artistas da região

Matéria publicada em 27 de fevereiro de 2019, 08:24 horas

 


No último domingo, dia 24, aconteceu no palco Teatro Municipal de Angra dos Reis, localizado no Centro Cultural Theóphilo Massad – CCTM, o Festival de Esquetes da SATED 2019, que reuniu mais de 10 grupos de teatro da Costa Verde e região Sul Fluminense.
O público que prestigiou o evento pode ter contato com as mais diversas temáticas e propostas cênicas, se emocionando e rindo diante das histórias que mais de 50 artistas se prontificaram a contar.
Muitas esquetes optaram por contar histórias novas como a cena “Diálogos da Solidão Voluntária” da Cia da Lua que tinha atuação de Mauro Nask e direção de Zequinha Miguel. Dois grupos de Angra dos Reis, o Grupo Arteros e o Coletivo Athos também apostaram em dramaturgias de seus próprios integrantes. Os Arteros apresentaram a cena curta da peça eleita melhor peça de 2018 da Região Sul Fluminense “Borra de Café”, texto de Letícia Mendes. Já o texto “Caio, antes de partir” do Coletivo Athos, com dramaturgia de Érika Bancroftti, João Vitor Novaes e Laís Pimentel, foi criada a partir de textos autorais dos integrantes do grupo e da dramaturgia de Caio Fernando Abreu.
Além dos textos autorais, houve dramaturgias que revisitaram os textos clássicos como a cena “Por quê Hamlet?” com a atriz Mariana Souza e Erick Lima que usou a obra de William Shakespeare para levar ao público ao reencontro e os questionamentos do Príncipe da Dinamarca. E também o grupo ChãodeEstrelas que apresentou a esquete “Alguém acaba de morrer lá fora” um texto mais contemporâneo do dramaturgo carioca Jô Bilac.
Essa edição contou com o seguinte corpo de jurados: Bruno dos Anjos que é ator, diretor, professor música e cantor; Alexandre Damascena é ator, diretor e Doutor em Literatura; e o ator Ricardo Klayn.
Para Bruno dos Anjos participar de festivais é sempre muito estimulante para qualquer produção teatral.
– Ser premiado num festival te faz acreditar que está no caminho certo. Me alegrou muito ver novos atores e diretores Angrenses cheios de energia e com muitas coisas a dizer no palco do CCTM. Vida longa – destaca.
Já para Ricardo foi uma experiência encantadora
– Muito feliz por ter participado do Festival de Esquetes do Sated/RJ, realizado no Teatro Municipal de Angra dos Reis! Agradeço a todos pela noite incrível que tivemos! E em especial, agradeço à querida Marcia Brasil, pelo convite. Festival de altíssimo nível; teatro da melhor qualidade; oportunidade preciosa de acompanhar momentos de feliz combinação entre talento, disposição e trabalho sério. Parabéns a todos – exaltou.
Para Márcia Brasil, representante do sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro na Região, o Festival de Esquetes 2019 alcançou todos os objetivos.
– Foi tudo tão lindo…Foi tudo tão gostoso e maravilhoso … Parabéns Angra dos Reis e Região Sul Fluminense a nossa arte é maravilhosa! O nosso teatro é fantástico! E que venham mais e mais produções sempre! Obrigada a todos que participaram! Obrigada a todos que me ajudaram para realização deste evento! Obrigada SATED RJ por incentivar e apoiar os artistas – disse.
Para o ator Guilherme Geyer da esquete “Caio, antes de partir” do Coletivo Athos a experiência foi enriquecedora.
– O Festival de Esquetes 2019 do SATED/RJ foi uma experiência incrível para nós artistas da cidade e ver a casa cheia em pleno domingo foi muito gratificante. As esquetes apresentadas tinham um nível super bacana! E fazer parte do Coletivo Athos com a cena “Caio, antes de partir” que levou pra casa várias premiações foi mais incrível ainda, pois é muito bom quando nosso trabalho e esforço é reconhecido – relatou
No final do dia o público pode conhecer os grandes premiados e os indicados nas seis categorias. Segue a lista do resultado:

Melhor Esquete
1° lugar- Caio, antes de Partir – Coletivo Athos
2° lugar -Sônias – Oficina O Ator e a Cena
3° lugar – Alice – Coletivo Diletante

Melhor Conjunto da Estética Cênica
Indicados: Sônias; Caio, antes de partir; Alice
Vencedor: Caio, antes de partir.

Melhor Direção:
Indicados: João Vitor Novaes; Bruno Carlos; Zequinha Miguel
VENCEDOR: João Vitor Novaes

Melhor Texto Original:
Indicados: Diálogos da solidão Voluntária, Alice; Caio, antes de partir.
Vencedor: Caio, antes de Partir

Melhor Atriz:
Indicadas: Conjunto do elenco feminino de “Caio, antes de partir”; Lua Mazzoni – Mulher incompreendida; Flaviana Ayres – Sônias
Vencedora: Flaviana Ayres

Melhor Ator
Indicados: Mauro Nask- Diálogos da solidão voluntária; Felipe Santana – Alice; Thiago Aquino – Alice.
Vencedor: Mauro Nask


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document