segunda-feira, 19 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Fique por dentro dos bastidores teatrais de Angra dos Reis

Fique por dentro dos bastidores teatrais de Angra dos Reis

Matéria publicada em 28 de março de 2015, 11:15 horas

 


wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes

A programação desse final de semana está movimentada em Angra dos Reis. Artistas locais se reuniram para comemorar o “Dia Nacional do Circo”. A companhia teatral Arteiiros voltou com a bagagem cheia de prêmios do Festival de Teatro realizado em Salto-SP, a Angra Cia de Teatro continua em cartaz com dois espetáculos e o Destaque da Região fica por conta do resendense Arthur Rozas.

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM SENHOR!

emcena

Homenagem ao circo: Os palhaços Picolé (Glauter Barros) e Pamonha (Luciano Araújo) estarão se apresentando no evento

Para comemorar o “Dia Nacional do Circo”, 27/03, artistas angrenses farão na tarde deste domingo (29), a partir das 16h, na Praça Amaral Peixoto, popularmente conhecida como Praça do Porto, Centro da cidade, várias apresentações ligadas ao tema circo.

“Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!” surgiu de uma conversa, no ano passado, entre Glauter Barros (o Palhaço Picolé) e Luciano Araújo (o Palhaço Pamonha), quando estavam participando do XXII Congresso Brasileiro de Poesia, na cidade de Bento-RS, congresso idealizado e organizado pelo poeta, jornalista e escritor Ademir Bacca.

Glauter Barros que esse ano completa 27 anos de atividades para o público infantil diz:

– A ideia é levar as famílias para a praça e assim mostrar o que Angra tem na questão ligada ao circo, ao palhaço. As apresentações vão agradar tanto as crianças quanto aos adultos. Começa com “Brincando com o Palhaço Picolé”, depois tem a peça convidada “Valentin e Sophia em Circo Ambiental”, que no elenco tem Felipe Santana e Rafaela Maia e é uma produção da SpaSophia Cultura & Arte. E para fechar as atividades tem o Quintal do Circo apresentando “O espetáculo não pode parar” – comenta.

O evento tem a classificação livre e a entrada é franca. Em caso de chuva, o evento acontecerá na Casa Larangeiras (salão superior), localizada na Praça Zumbi dos Palmares, também no Centro de Angra. Ou seja, mesmo com chuva, todos poderão se divertir à vontade!

Porque no dia 27 de março é comemorado o Dia Nacional do Circo?

ANGRA CIA DE TEATRO EM CARTAZ

A Angra Cia de Teatro está em cartaz com dois espetáculos no Centro Cultural Theóphilo Massad, Centro de Angra, e ambos finalizam suas temporadas essa semana. O primeiro espetáculo é “A Casa de Bernarda Alba”, de Frederico Garcia Lorca, peça que faturou indicações e prêmios no Prêmio FITA 2014, na noite de segunda-feira, dia 23 de Março, mas que vocês saberão na próxima coluna fará suas duas últimas apresentações, hoje, dia 25 e amanhã, dia 26, sempre às 20h, com ingresso a preço popular, apenas R$ 10,00.

E o segundo espetáculo é o infantil “A casa das Bruxas”, texto e direção Bruno dos Anjos, que fará suas últimas apresentações, sábado (28) e domingo (29), sempre às 18h, com ingressos à R$ 10,00. Vamos prestigiar os artistas locais que estão proporcionando arte da melhor qualidade.

PREMIADOS EM SÃO PAULO

Angrenses: Atores do Espetáculo ‘R.I.P’ com os troféus do I Festival de Teatro Carpe Diem, Salto-SP

Angrenses: Atores do Espetáculo ‘R.I.P’ com os troféus do I Festival de Teatro Carpe Diem, Salto-SP

O Grupo Arteiiros voltou do I Festival Nacional de Teatro Carpe Diem, realizado na cidade de Salto-SP, entre os dias 19 à 22 de março, com a bagagem cheia de prêmios e indicações.

O grupo apresentou o espetáculo “R.I.P”, uma comédia melodramática embalada por muito rock and roll para um público que lotou o teatro local.

A companhia que competiu com outras 4 companhias do Brasil e foi indicada em 10 (dez) categorias, trazendo para a nossa cidade os prêmios de melhor espetáculo, direção e iluminação ambos para Camila Rocha, melhor ator coadjuvante para Ramon Souza, melhor atriz para Letícia Mendes. As outras indicações foram:

melhor texto e ator para Junio Basto, melhor sonoplastia para Humberto Moreira, Heron Santos, Roberto Ewerton e Leo Reis, melhor figurino para Camila Rocha, melhor atriz Coadjuvante – Bety Leite.

Esse é só o primeiro passo, de muitos, que essa galera, que batalhou muito para estrear essa produção, vai dar. Vida longa ao “R.I.P”, ou seria melhor, uma prazerosa morte e divertida estrada para o espetáculo.

DESTAQUE DA SEMANA

ARTHUR ROZAS

Novidade: Arthur Rozas estará em cartaz a partir de abril no Rio de Janeiro com o musical ‘Cinderela’

Natural de Resende, Arthur Rozas se mudou para o Rio de Janeiro com o intuito de aperfeiçoar a qualidade técnica da dança e retornar para sua cidade natal e abrir uma academia de dança, mas no meio do caminho tinha um teatro, tinha um teatro no meio do caminho. Foi após assistir o espetáculo musical “O Despertar da Primavera”, de Steven Sater, um espetáculo da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, que ele descobriu o que queria fazer para o resto da vida.

Graduado em Educação Física e formado no curso técnico da CAL – Casa das Artes de Larangeiras – onde se aprofundou no universo do teatro – Arthur se divide em várias funções artísticas como ator, cantor, dançarino e coreografo. Foi como dançarino que participou de vários núcleos de dança em novelas e programas na Rede Globo e Record como: Ciranda de Pedra, Caminho das Índias, Toma Lá da Cá, Faça Sua História, Caldeirão do Huck, A História de Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi e Rebeldes, além de comissões de frente do Carnaval carioca.

Hoje, Arthur, já conta com 11 espetáculos profissionais, como: Robin Hood, Noel Rosa – O Feitiço da Vila, Loja de Brinquedos, A Borralheira, Rei Leão II , O Mágico de Oz, Novamente Natal, As Três Irmãs, André Rebouças – O Engenheiro Negro da Liberdade, Os Músicos de Bremen. E relembra com muito entusiasmo o inicio dessa jornada.

– Minha primeira peça profissional foi Noel Rosa – O Feitiço da Vila, um musical que contava a história de um dos grandes gênios da nossa música, um espetáculo muito divertido e cheio de poesia onde tive a honra de interpretar o próprio Noel – fala.

O ano já começou movimentado, pois no dia 04 de Abril, Rozas estreará o espetáculo “Cinderela – O Musical”, no Teatro Fashion Mall – RJ, que tem a direção do grande mestre Duda Ribeiro. Além desse espetáculo o artista nos adianta outras planos para 2015 – Este é um grande ano. Tenho a estreia de Amor Veríssimo uma série do GNT onde fiz uma participação e estou em fase de desenvolvimento de um projeto pessoal.

Já para o segundo semestre existem dois musicais que estou como coreógrafo, um novo espetáculo já em pré-produção e negociações para o carnaval. Mas, talvez um dos mais importantes projetos desse ano seja o início da pós-graduação em Artes da Cena, estou muito feliz em poder aprimorar os conhecimentos e com isso dar continuidade ao trabalho de assistência de direção que já tenho exercido. Graças a Deus, muito trabalho!

O teatro, que o fisgou por acaso, é para Arthur o lugar onde ele se permite a experimentar as várias facetas dele mesmo, é o lugar da troca, do olho no olho, onde se é permitido transformar e ser transformado.

– A cada dia o teatro toma um significado e importância imensurável para mim, mas se eu pudesse resumir em uma palavra seria transformação – conclui Rozas.

Então, estão todos convidados a irem assistir Arthur no teatro, e quem sabe não se apaixonem pela 5ª arte que é o teatro, assim como nosso entrevistado e em breve farão com que outros se apaixonem.

João Vitor Monteiro Novaes | joao.vitor@diariodovale.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document