Flertando com a catástrofe

Por Diário do Vale

Durante sua viagem recente aos Estados Unidos o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu uma entrevista, no dia 10 de março, subestimando a ameaça do coronavírus. No seu estilo habitual, o presidente disse que a epidemia global do coronavírus é mais “uma fantasia propagada pela mídia”. E comparou o Covid-19 a “uma gripezinha”. Uma gripezinha que já matou mais de cinco mil pessoas no mundo inteiro e provocou um desastre nacional na Itália. Mas, o castigo não demorou.
Assim que voltou para o Brasil, o presidente descobriu que um dos membros de sua comitiva, o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajingarten, está com a doença. O que colocou toda a comitiva que viajou com o presidente em observação e o obrigou a fazer o exame. Para ver se está com o coronavírus.
O fato é que até agora o governo brasileiro tem subestimado o perigo representado pelo novo vírus. E, enquanto isso, a doença se espalha. No início do mês tínhamos meia dúzia de casos confirmados no Brasil. Agora, já são mais de duzentas. Uma estatística divulgada na semana passada, pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que se a tendência continuar, dentro de 15 dias teremos quatro mil pessoas infectadas e uma necessidade de dois mil leitos hospitalares só nos primeiros 21 dias. Os dados são do Instituto Pensi, que se baseou no modo como o vírus se espalhou na Itália e na China.
Felizmente, para os brasileiros, a propagação do vírus no Brasil foi limitada pelos fatores econômicos. Os primeiros brasileiros que contraíram o Covid-19 foram pessoas que viajaram para a Europa, principalmente para a Itália, durante o Carnaval passado. Quem tem dinheiro para viajar para a Europa geralmente tem plano de saúde. Quando fica doente não vai para o Pronto Socorro municipal, vai para uma clínica particular. É por isso que a Secretaria de Saúde lá de Pinheiral só ficou sabendo que havia um caso suspeito na cidade através do noticiário da imprensa.
Além disso, esses brasileiros de alto poder aquisitivo andam de carro. O que também tem evitado a propagação da doença nesses ônibus superlotados aqui da região. Imagine um doente com o coronavírus espirrando e tossindo dentro de um ônibus lotado, desses que circulam em Pinheiral e Volta Redonda. Naqueles com ar refrigerado não dá nem para abrir a janela e fazer uma ventilação. E como o Covid-19 se propaga através das gotinhas de saliva, expelidas durante a tosse, os nossos ônibus serão um veículo poderoso de propagação.
Todavia, esse fator econômico só serviu para retardar um pouco a propagação da doença. Já chegamos ao ponto em que toda a população está ameaçada. E só agora, quando o estrago já foi feito, é que o governo fala em isolar os pacientes com a doença.
Na sexta-feira passada o Ministério da Saúde divulgou as normas para o isolamento dos pacientes. Que, diz o governo, deve ser feito, preferencialmente no domicílio. O que é uma receita para o desastre. Vamos examinar o caso de uma mulher jovem, que chegou da Itália com o coronavírus. O governo manda ela ficar em casa. Se for casada, ela vai contaminar o marido e os filhos. Se for solteira e morar com a família vai ser pior ainda. Ela vai passar a doença para o pai, a mãe, os avós e por aí afora. E é difícil que essa família contaminada fique mesmo isolada dentro de casa, sem ir ao supermercado ou pegar o ônibus.
Além dos ônibus lotados, um local perfeito para a propagação do coronavirus no Brasil são as nossas favelas e bairros de periferia. Onde existe alta densidade populacional, ruas estreitas e as pessoas vivem em casas empoleiradas umas em cima das outras. Se o coronavírus chegar lá nossa tragédia vai ser pior do que a italiana.

Tiro no pé: Presidente disse que a epidemia global do coronavírus é mais ‘uma fantasia propagada pela mídia’ (Foto: Arquivo)

VOCÊ PODE GOSTAR

37 Comentários

Ricardo 29 de março de 2020, 21:34h - 21:34

Embora a decepção com a corrupção petista me abriu os olhos, o “pinguço analfabeto” jamais ofendeu uma primeira dama. Mesmo estando “sempre encachaçado”. O atual o fez sem estar ébrio. O que me faz concluir que no Brasil a maior parte da população fica cega em apoiar o seu escolhido não importando que gafes/pecados realize. O Brasil não precisa de esquerdistas ou de direitistas. A carência é de cidadãos (entenda-se aqui: políticos, empresários, comerciantes e trabalhadores) patriotas. Característica essa que há muito tempo se ausentou da maioria de nós.

Jorge Salomão 4 de abril de 2020, 01:59h - 01:59

Crise do gado arrependido kkkkkkk

Recruta Zero 13 de abril de 2020, 21:17h - 21:17

Meu caro, Lula foi um grande presidente e agregador, não por acaso tinha 80% de aprovação no fim do seu segundo mandato, só era cachaceiro na boca de vcs, reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de governar, enquanto este que está aí é alvo de chacota ao redor do mundo, fico admirado com quem diz ter sido enganado por ele, pois sua única virtude foi não ter enganado ninguém, nunca disse que tinha programa de governo e vc votou nele, ele disse que era a favor da tortura e vc votou nele, disse que os negros quilombolas se pesavam em arrobas (unidade de medida de peso geralmente utilizada para pesar bois e porcos) e vc votou nele, ele disse que preferia ter um filho morto a um filho gay e vc votou nele, ele disse que não estuprava determinada mulher pq ela era feia e vc votou nele, ele disse que usava o dinheiro do auxílio moradia que recebia como deputado para comer gente e vc votou nele, no fundo o gado viu seu reflexo na criatura.

wilton luiz 28 de março de 2020, 09:34h - 09:34

IMPRENSA PODRE!!! VOCÊS SÃO UMA VERGONHA !!! LEGAL ERA O LULADRÃO FALANDO DE MAROLINHA, DILMA ESTOCANDO VENTO, VOCÊS SÃO UM CÂNCER!! QUE DEUS DE Ä VOCÊS O CASTIGO MERECIDO PELA CANALHICE E FALTA DE VERGONHA NA CARA!!! VERGONHA!! VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!!

Micheque Queiroz 28 de março de 2020, 17:25h - 17:25

Gado revoltado, o PT já está fora do poder há quatro anos. E sua vida melhorou em quê?
Aceite a verdade, o “governo” Bozo acabou, esse miliciano é um fantoche fazendo vexames internacionais diários.
Pare de espernear e fazer sinal de arminha. Acorde, suíno

Fernando Souza 25 de março de 2020, 16:06h - 16:06

Lula, Haddad, Dilma viajando para França? OK
Rodrigo Maia viajando para Espanha? OK
Alcolumbre infectado participando coquetel da CNN Brasil? OK
Dória colocando 16 mil pessoas em sorteio de casas? OK
Bolsonaro foi encontrar com Trump nos Estados Unidos? Irresponsável, criminoso, inconsequente…
Verdade seja dita: Nunca, Nunca tivemos um grupo de ministros tão capacitados para governar o Brasil, onde está então a confusão? MONEY. Tá faltando dindin para Blogs, Imprense, Mensalão para deputados e senadores, distribuição de cargos nas estatais…

Elder 13 de abril de 2020, 21:23h - 21:23

O gado me poupe, Damares, weintraub, Guedes ( com certeza vc não conhece o passado de Guedes no Chile ou se conhece está fingindo de morto), Ernesto ” Brigão” Araújo, isto só para falar de alguns ‘capacitados’.

Tucarrama 25 de março de 2020, 14:45h - 14:45

Tínhamos 2 professores,
1 engenheiro, 2 administrador e 1 ediota. Uma turma escolheram um idiota miliciano. Fato.

MMX 9 de abril de 2020, 12:15h - 12:15

Bom é o luladrão. O velho rouba mais faz. Mente pequena a sua….Pensar o quê de quem não consegue ver a verdade. Acabou o toma lá dá cá e todos querem de volta a mordomia, o seus 2 professores,
1 engenheiro, 2 administrador e 1 ediota.

Micheque Queiroz 9 de abril de 2020, 16:06h - 16:06

Pobre suíno Bolsomínion MMX. Se vc tiver provas de que Lula roubou algo, apresente-a à quadrilha do Marreco de Maringá, que passou anos procurando e nada achou.
Pobre de direita é uma m….. mesmo.

Francisco 22 de março de 2020, 11:33h - 11:33

Só uma pergunta? Para otários que defendem o PT.
Nós tínhamos condições de realizar copa do mundo e Olimpíadas?

Micheque Queiroz 23 de março de 2020, 16:14h - 16:14

Tanto tínhamos, que realizamos e foi um sucesso.
O que tem a ver sua pergunta, bolsomínion? O país à deriva, flertando com a tragédia pela desonestidade e incompetência do Bozo, e vem um pobre de direita repetindo o mantra “ainn, mas e o PT?”
Aproveite a quarentena para tentar estudar um pouco, suíno.

Costinha 24 de março de 2020, 06:47h - 06:47

Casa com o bolsonaro já que gosta tanto dele. Ele é tão bonitinho, cutcut.

Nenhum de nós 6 de abril de 2020, 19:21h - 19:21

Militante cego Queiroz!!
A copa foi um sucesso não foi? Voce mesmo afirmou.
Sucesso de desvios, corrupções, estádios elefantes brancos e etc…..pra que??? Só para satisfazer a necessidade de propaganda politica.

Voce é como um artista disse: Discutir com petista é a mesma coisa que jogar damas com um pombo. Ele “caga” o tabuleiro todo, derruba as peças e ainda canta vitória.

Micheque Queiroz 9 de abril de 2020, 16:09h - 16:09

Sério, esses bolsomínions pobres de direita tinham que se congelados pra estudo. É o efeito Cloroquina. Gado demais.

Dunga 21 de março de 2020, 20:00h - 20:00

Realmente o nosso presidente tem que passar pelo teste de insanidade mental, os filhos também, ele nos envergonham quando abrem a boca.

VAI VENDO 22 de março de 2020, 19:51h - 19:51

Só não conseguem trata-lo com CORRUPTO. Outros tratamentos não fazem mal ao Brasil.

Charle 20 de março de 2020, 16:07h - 16:07

Ao contrário do quem muitos gostariam que acontecesse( assim como esse “jornalista), o governo brasileiro sairá ainda maior dessa crise mundial. As medidas tomadas pelo governo, farão do país, um dos com menores números de contaminados( para tristeza desse “jornalista e esquerdistas). Essa mobilização, nunca foi vista na história do país. Empresários estão fechando as portas, dispensando funcionários para que permaneçam em suas casas. Pela primeira vez estamos vendo quem “move” a economia, não pensar apenas em lucro. As pessoas estão se preocupando mais umas com as outras e, isso tudo é reflexo de 1 ano de governo honesto. Os empresários hoje, tem confiança no governo e pela primeira vez estamos vendo cada um fazendo sua parte. Essa é a certeza que o demônio chamado esquerda( PT) não voltarão mais ao poder( isso traz confiança a quem gera empregos). Podem esperniar a vontade.

Micheque Queiroz 20 de março de 2020, 17:00h - 17:00

Ih, mais um bovino pra fazer companhia ao guto na quarentena do Bozo-vírus…

Costinha 20 de março de 2020, 21:42h - 21:42

Bolsonaro além de ser o mais bonito, é o mais inteligente, sexy, forte e mais competente do Brasil.

Mel 21 de março de 2020, 00:59h - 00:59

Esse presidente é um demente. Chama a epidemia que esta arrasando o mundo de gripezinha. O bolsonarismo é uma seita medonha. Até os criadores da besta a Janaina Pascoal e o astrólogo Olavo já pularam fora do barco. Fora bozo !

Otug 20 de março de 2020, 12:50h - 12:50

A cada dia a manada fica mais fraca. Os criadores da besta estão abandonando o maluco. A Janaina Pascoal caiu fora, Lobão caiu fora, Joyce Hasselman caiu fora, Kim Kataguri, Mamãe Falei. Até o astrólogo líder da seita caiu fora. Resta umas topeiras que vão sucumbir com o vôo de galinha do mito.

Capeta da grota do santa cruz 19 de março de 2020, 14:22h - 14:22

JA COMECOU O PANELACO CONTRA O GOVERNO DO BOLSONARO. ESTAVA DEMORANDO

VAI VENDO 18 de março de 2020, 12:40h - 12:40

Só não podem acusar o Bozo por corrupção. Ele indo participar da manifestação junto com os demais brasileiros natos estão gritando que ele não devia ir. Se ele não fosse na manifestação os brasileiros não natos (esquerdistas e comunistas) gritariam que ele é um covarde.

Elder 18 de março de 2020, 21:40h - 21:40

O bozo já fez mais teste de coronavirus em 2 semanas do que projeto como parlamentar em 30 anos.

VAI VENDO 19 de março de 2020, 09:34h - 09:34

Para Vc ver que os testes estão rápidos hoje no Brasil. Caso fosse com os esquerdistas certamente estariam pedindo empréstimos para a saúde para meterem a mão, ou então estariam dando empregos para os cubanos deixando os médicos brasileiros de fora. Não é preciso lembrar Brasília. EM VR mesmo podemos lembrar do PT do Paiva inventando pontes e viadutos para justificar o empréstimo de R$ 60 milhões da CAIXA que depois o Samuca cancelou o pedido por falta de projetos.

Como parlamentar o Bozo não teve aprovado nenhum dos seus mais de 600 projetos de lei pq os bandidos que Vc e outros elegeram para deputados não aceitaram.

Vc acha que bandidos vão votar contra eles mesmos??

Povão 19 de março de 2020, 11:59h - 11:59

Vc não sabe o que fala, este mesmo PT que vc está falando aí deixou mais de 400 bilhões de dõlares de reserva internacional que servirão para amenizar um pouco o sofrimento da população neste momento crítico que está batendo em nossas portas. de acordo com o bozo é só uma “gripezinha”, aguarde e verá.

Américo Prepúcio 19 de março de 2020, 14:19h - 14:19

É por isso que ninguém leva mais esse seu “VAI VENDO” a sério. O aspone desprezado, cabo eleitoral azarado, passa o dia ocioso escrevendo besteiras aqui. Isso quando não está perturbando em algum gabinete de vereador implorando a boquinha perdida.
Que derrota!

Cidadão de bem haitiano 17 de março de 2020, 20:42h - 20:42

Bozo: não estou entendendo.

Cidadão de bem haitiano: está entendendo sim, eu estou falando brasileiro.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cidadão de bem haitiano 17 de março de 2020, 20:39h - 20:39

Bolsonaro acabou, você não é presidente mais! Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros! (cidadão de bem Haitiano)

VAI VENDO 17 de março de 2020, 11:46h - 11:46

Um líder jamais abandona seus liderados. Eu ainda não vi nenhuma imagem do Bozo próximo aos brasileiros. No lugar dele eu não iria para dar exemplo que precisamos ficar em casa quando infectado ou tossindo.

Chacrinha 17 de março de 2020, 11:00h - 11:00

Alô seu julião, larga o meu sapatão. Aprenda a usar os acentos gráficos. Está passando fome?
Aposto que vc foi ao banheiro com fotos do seu capitão. Não esquenta não, seu segredo está guardado e ninguém saberá de suas preferências secretas.

Américo Prepúcio 17 de março de 2020, 10:33h - 10:33

O “governo” Bozo é uma catástrofe desde seu nascedouro. Assim, como foram medíocres, para dizer o mínimo, seus mandatos como parlamentar. O mesmo vale para seus inacreditáveis filhos.
Catástrofe moral, administrativa, econômica.
Bozo é isso. Um miliciano, líder de quadrilha, incapaz, defendido ainda pelo juizeco Moro e por um bando de bolsomínions fanáticos.
Os ratos já começam a pular da canoa podre: Frota, Joice, Doria, Witzel…
#VocêNãoÉMaisPresidente
#BolsonaroAcabou

Roger Waters 17 de março de 2020, 09:38h - 09:38

Bom dia meu amigo

Seu texto é irretocável, apenas uma observação.
Grande parte dos brasileiros já entenderam a gravidade e estão tomando as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus, como vem fazendo alguns governadores e principalmente o ( ótimo ) ministro da saúde.

Pena que tenhamos como representante do país uma espécie piorada de Neanderthal que sofre de semi paralisia cerebral, a dar os piores exemplos possíveis para seus comandados. Este senhor que ocupa a cadeira de presidente da república deveria ser interditado pra ontem, pelo bem que AINDA resta dessa terra.

Um forte abraço e ótima semana.

Dr Smith 17 de março de 2020, 08:19h - 08:19

O bolsovirus-17 já está matando muita gente de raiva, vergonha, etc. É um tartufo que nem competência pra chegar ao generalato teve, foi convidado a sair. Ainda tem uns loucos, outros ingênuos e outros tantos burros mesmo, que defendem esta criatura do quinto dos infernos. Meus pêsames a todos os brasileiros pela morte da vergonha na cara. E não me venham falar em Lula, que é outro palhaço.

CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA 17 de março de 2020, 09:48h - 09:48

Dr. Smith, meus parabéns, assino em baixo!

Parte da população brasileira foram condicionadas a destruir os valores e inconscientemente à pátria brasileira, contribuem sempre para idolatrarem os piores e com isto tiram das novas gerações o direito de viverem em uma nação verdadeiramente soberana e desfrutando das riquezas que este país possui e deveriam ser utilizadas para melhor qualidade de vida de nossa população.

Nossos governantes são subservientes e capachos dos exploradores internacionais que dominam nossa economia e nossas riquezas.

Quando será que este povo vai acordar para nossa triste realidade e procurar conhecer a história política destruidora que nos impõem desigualdades, miséria, violência e desilusões?

Juliao 17 de março de 2020, 09:52h - 09:52

MELHOR NAO TER COMPETENCIA PARA CHEGAR AO GENERALATO DO QUE NAO TER COMPETENCIA PARA CURSAR O ENSINO PRIMÁRIO.. POR FALAR EM BURRO, TEM GENTE QUE USA PSEUDONIMO DE DR. SEM CONCLUIR O SUPLETIVO

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996