Governo mantém o infame horário de verão

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

 

Já começou mais um horário de verão. Aquele horário chato, imposto pelo governo, que não serve para nada e só perturba o relógio biológico das pessoas. Este ano o governo admitiu o óbvio. A suposta economia de energia não existe. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico e do Ministério das Minas e Energia o perfil do consumo de energia elétrica mudou e, adiantar os relógios em uma hora, não resulta mais em economia alguma.

Falaram que o horário ia ser banido, para felicidade geral de todos aqueles que trabalham e precisam acordar às quatro horas da manhã durante essa maluquice.

No final deixaram a decisão final para o Temer, que não costuma aprovar nada que resulte em benefício para o trabalhador. E o resultado é que a decisão foi deixada para 2018. Sob a alegação de que é necessário “uma consulta popular” antes de uma decisão. Interessante que o povo não foi consultado quando o horário de verão foi implantado. Por que agora é preciso fazer plebiscito?

O horário de verão só é bom para aqueles privilegiados que não trabalham, vivem de renda, e moram na praia. Aí podem desfrutar de uma hora a mais para ficar bebendo cerveja e olhando o poente. Para as crianças que estudam no turno da manhã, e seus pais, é uma tortura. Normalmente a garotada acorda às seis horas da manhã para fazer a higiene matinal, lanchar e estar na escola às sete horas. Com o horário de verão eles passam a acordar as cinco e vão para a escola sonolentos, o que resulta em um déficit de aprendizagem.

O mesmo acontece com a maioria dos trabalhadores, que passam a sair da cama ainda no escuro para pegar a condução (as vezes duas ou três conduções) para estar no trabalho as sete da manhã (que viram seis com o adiantamento dos relógios). Outra turma que vai penar com o novo horário são aqueles idosos de Pinheiral, que vão para a fila do Posto de Saúde às cinco horas da manhã, para conseguir marcar consulta. O posto só abre as 8h, mas eles ficam lá, em pé, duas horas, do contrário não conseguem marcar a consulta com o clínico geral. Com o horário de verão aqueles velhinhos irão para a fila as quatro da madrugada.

Começou: Relógios já foram adiantados (Foto: ABr)

Começou: Relógios já foram adiantados (Foto: ABr)

Existe até um estudo, da Universidade do Estado de Mato Grosso, sugerindo que o horário de verão aumenta em 8,5% a incidência de infartos do miocárdio devido ao estresse que provoca nas pessoas. Até aqui o objetivo do horário era poupar energia, atrasando o horário de pico em que as pessoas acendem as luzes e acionam os aparelhos de ar condicionado ao chegar em casa. Acontece que esse perfil de consumo mudou, e agora o consumo de energia é distribuído ao longo da tarde, tornando inútil a mudança nos relógios.

Segundo os historiadores, o horário de verão começou a ser adotado no Brasil em 1931, durante o governo do Getúlio Vargas. Até 2008 cabia ao governo decidir se ele seria ou não adotado. Foi no governo do Lula que o horário passou a ser definitivo, vigorando todo o ano entre outubro e fevereiro. É outra daquelas desgraças trazidas pelos governos petistas, junto com o mensalão, a recessão e outras mazelas. No Rio de Janeiro diziam que o horário de verão era bom para o turismo, aumentando o número de horas que as pessoas podem ficar na praia. O que é tolice. Com ou sem horário de verão o número de horas do dia é o mesmo. A diferença é que as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo, e acabam indo dormir mais tarde devido a confusão que o horário provoca no relógio biológico do nosso corpo.

Não tenho dúvida que uma consulta popular resultaria na abolição deste horário artificial. O governo sabe disso, motivo pelo qual adiou a decisão para o ano que vem. Os benefícios do horário de verão não compensam o mal que ele causa para a maior parte da população. Quanto ao déficit de energia, ele é resultado da incompetência dos governos, da falta de investimento na malha de transmissão de energia. E não vai ser solucionado mexendo nos ponteiros dos relógios.

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

21 comments

Herik 19 de outubro de 2017, 21:49h - 21:49

No seu texto você diz que “A suposta economia de energia não existe”. Ela existe sim, ainda que de forma mínima, porém existe.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou na última sexta-feira (19) que o País economizou R$ 162 milhões durante o horário de verão deste ano (2015/2016). Segue link com informação oficial. http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/02/economia-com-horario-de-verao-foi-de-r-162-milhoes-diz-ons

“O horário de verão só é bom para aqueles privilegiados que não trabalham, vivem de renda, e moram na praia” Eu adoro o horário de verão, trabalho todos os dias e não sou nenhum privilegiado nem moro na praia.

“Foi no governo do Lula que o horário passou a ser definitivo, vigorando todo o ano entre outubro e fevereiro.” Talvez você seja uma destas pessoas com falta de senso crítico que resolveram colocar a culpa de todos os teus problemas no PT. O PT errou feio na ética, porém a culpa do horário de verão não é deles. Aliás o Horário de verão é utilizado em diversos países do mundo, não é nenhuma jabuticaba.

“Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é variável, mas em média a duração da aplicação da medida no Brasil tem sido de 120 dias, nos últimos 20 anos.” http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/02/economia-com-horario-de-verao-foi-de-r-162-milhoes-diz-ons

“Com ou sem horário de verão o número de horas do dia é o mesmo.” Realmente o dia tem 24h durante todo o ano, mas como o movimento de inclinação da Terra, as horas de sol e de noite variam durante o ano, tanto que temos os solstícios e equinócios. Com o horário de verão o objetivo é, o sol que nasceria as 5h passará a nascer as 6h, e no poente ao invés de se pôr as 19h se porá as 20h, com isso aumenta-se as horas de sol no horário em que o maior número de pessoas estão nas ruas. Um grupo minoritário que sai de casa quando o sol ainda não nasceu que é prejudicado.

Com relação a mudanças no relógio biológico, todos sofremos dessas mudanças quando viajamos a países com outro fuso horário, inclusive com jet lags terríveis ao irmos para a Ásia e Oceania e não reclamamos disso

Brasil 19 de outubro de 2017, 18:35h - 18:35

O texto até seria bom mas não entendi mencionar política de Lula e Dilma como fossem culpados ( também), Vejo que é um daqeles que panelou da janela hem… nao tenho partido nenhum, graças a Deus, mas adoro analisar os pensamentos de quem tem um jornal a frente e mencionam essas situações politicas e esquecem de outras… FHC, Temer, Aécio )…

Capitalista na Praia do Forte 19 de outubro de 2017, 18:54h - 18:54

Pois é. E a vetusta Dona Florinda de Pinheiral esquece-se de que o tal mensalao foi lançado pelos tucanos (via Eduardo Azeredo em MG). Fixação de pobre de direita…

Anderson 19 de outubro de 2017, 14:35h - 14:35

Concordo com o Calife que o horário de verão prejudica muito quem trabalha, mas é muito bom para aqueles que vivem de renda e para os desocupados. Esse é o motivo dos petistas aqui das postagens terem ficado tão aborrecidos com as críticas a esta maluquice do governo.

Capitalista na Praia do Forte 19 de outubro de 2017, 17:11h - 17:11

Valeu, Dona Florinda.

Anderson 19 de outubro de 2017, 17:56h - 17:56

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Apareceu o primeiro petista desocupado.

Capitalista na Praia do Forte 19 de outubro de 2017, 18:21h - 18:21

Se pobre de direita já é uma comédia nas redes sociais, imagino esse tipo hilariante numa vila tipo a do Chaves…

Eu Mesmo 19 de outubro de 2017, 12:18h - 12:18

Meu caro. O dia continua com as mesmas 24h. O tempo de sol não depende do horário de verão. Se aqui temos 12 horas de sol por dia, vão continuar 12 horas por dia, começando às 5h ou às 6h. Quem não trabalha (como cita) terá as mesmas 12h, não recebe privilégio adicional. E quem trabalha 10 horas por dia, vai continuar trabalhando 10 horas por dia. Acordando com o dia claro ou escuro. Mas é só psicológico.
Criticar é uma bobeira danada. Não afeta nada na vida das pessoas. Puro mi mi mi

luna 18 de outubro de 2017, 23:03h - 23:03

Horário pra vagabundo que não precisa madrugar. Alem do calor infernal ainda por cima esta besteira de horário que serve para cansar mais ainda o trabalhador e por cima um desgaste de luz que e um absurdo .porque acende as luz as quatro horas pra quem vai trabalhar e criança que tem que estar no colégio as sete horas tem que acordar as quatro pra não perder a primeira aula que absurdooooooooooooo

BKPA 18 de outubro de 2017, 19:54h - 19:54

Infelizmente a propina não deixa esse horário horrível acabar… esse atraso de vida, chamado governo federal.

Hobbes 18 de outubro de 2017, 13:52h - 13:52

Até que enfim alguém com opinião…Mas tb. que assunto importante hein…

Fernando 18 de outubro de 2017, 10:22h - 10:22

O melhor dia do horário de verão é o último dia. Quando vou deitar atraso o relógio em uma hora. Ou o dia seguinte, se não atrasei quando fui deitar, atraso quando acordar e ganho um dia.

Paulo Matos 18 de outubro de 2017, 09:40h - 09:40

Destesto o horário de verão, trabalho de manhã até a noite, acordo cedo
e durmo tarde, por mais que tente o meu relógio biológico não consegue
acompanhar a mudança imposta pelo horário de verão.

الفتح - الوغد 18 de outubro de 2017, 08:11h - 08:11

Imaginem alguém baixando um decreto estabelecendo que os dias do calendário começam ao meio-dia, ou seja, 12h vira 00:00h. Seria bom?… Eis o horário de verão, só que em versão hardcore… kkkkkkkkkkkkkkk!

Como dizem lá em Minas, o homem põe, Deus dispõe…

Roberto 17 de outubro de 2017, 22:21h - 22:21

Concordo que o Horário de Verão é uma maldade, principalmente com as crianças em dias de aula, sendo que em fevereiro é até prejuízo na economia, porém é bom lembrar que vem sendo adotado todos os anos desde a primeira primavera/verão do Governo Sarney, ou seja, 1985. E muitos poucos foram contra, tanto naquela época quanto nos governos seguintes: Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. E a mídia em geral quase nunca divulgou os efeitos daninhos dessa troca de horário, sem nenhuma contrapartida para quem tem que acordar cedo. A imprensa só copiava o boletim oficial que informava sobre um economia de luz igual ao que consumia Brasília durante o ano inteiro. Mesmo que verdadeiro, um resultado pífio.

Mineirinho do Helicoca 17 de outubro de 2017, 21:39h - 21:39

Valeu, Dona Florinda de Pinheiral. No dia em que me safei mais uma vez, vc escolheu falar mal de horário de verão. Nada mal para quem já disse que “a culpa da crise dos refugiados na Europa é de Saddam” e que “o pré-sal é uma fantasia”… a culpa não é sua, vc votou em mim…

Gogó 18 de outubro de 2017, 12:40h - 12:40

Só falta dizer q o horário de verão é culpa do PT e do Lula e que o mesmo foi implantado por “comunistas”. Só rindo p não chorar.

Mediador 17 de outubro de 2017, 19:18h - 19:18

Existem vários pontos de vista, mas o autor do artigo foi infeliz ao chamar o horário de verão de infame.
Infame é o posicionamento radical e extremista do mesmo onde vem misturar suas ideologias políticas com a existência do próprio horário.
Acredito que como afeta diretamente a vida de todos mais doque decretar a “existência” ou “morte” do recurso que vem sendo usado por muitos anos a que o governo apregoa a utilização com fins de redução de consumo de energia, deve-se realizar uma consulta popular a fim de observar a “vontade popular” e assim chegar a consenso plausível e ponderado sobre o tema para aí sim tomar medidas técnicas e funcionais.

Capitalista com celular de cartão 17 de outubro de 2017, 20:44h - 20:44

A Dona Florinda do Brejo está atacada. Mineirinho do Helicoca sendo salvo em Brasília e o sujeito esperneando contra horário de verão. A culpa não é da Dona Florinda… Votou no Aécio, é claro.

liberdade e propriedade 17 de outubro de 2017, 16:21h - 16:21

Melhor coisa é fazer a média e deixar fixo o ano inteiro, adianta em 30min no inverno e atrasa 30 no verão, ou seja, move definitivamente o fuso horário de Brasília em 30 min. Deste modo ganha-se metade do esperado com a economia de luz do horário de verão, e finda-se o transtorno de sono alegado pelas pessoas, nas transições de horários.

Everton 17 de outubro de 2017, 13:42h - 13:42

Concordo em gênero,número e grau…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996