Hoje é Dia do Geólogo

by Diário do Vale

wp-coluna-mario-sergio

Roberto Monzo, diretor-geral do Polo Audiovisual, Maércio de Almeida, prefeito de Barra do Piraí com o elenco do documentário "O homem que virou filme"
Nastacia de Rosa - Giffoni Film Festival, o cineasta Robson Monteiro da Mauá Filmes, a atriz Kate Lyra (presidente do júri) do FestCine e Roberto Monzo, diretor-geral do Polo Audiovisual de Barra do Piraí
Evelyn Mayrink recebe o troféu Dom Quixote de melhor atriz pelo filme Amor e Fúria
Público confere o encerramento do 7º FestCine (Fotos: Mauá Filmes)

Túnel
Do Tempo

* Em Ruão, na França, Joana d’Arc, é queimada na fogueira aos 19 anos por bruxaria (1431).
* Henrique VIII da Inglaterra casa com Joana Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena (1569).
* Joaquim Antônio de Aguiar, apelidado de “O Mata-Frades”, promulga uma lei, em Portugal, pela qual declara extintos “todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares”, ficando os seus bens incorporados na Fazenda Nacional (1834).
* Paquistão realiza um teste nuclear subterrâneo no deserto de Kharan (1998).
* Morre Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro (2002).
* Pelo menos 70 pessoas associadas à Liga Nacional para a Democracia são mortas pela máfia do governo na Birmânia. Aung San Suu Kyi, líder da oposição, fugiu do local, mas é presa logo depois (2003).

Zig – Zag

* Hoje: Dia do Geólogo, Dia do Decorador.
* O programa de especialização do UniFOA, continua com as inscrições abertas para seus variados cursos.
* Entre eles, o de “Direito da Família, Infância e Adolescência”, que foca em aprofundar o debate sobre as relevantes modificações legislativas introduzidas, recentemente, na estrutura do direito de família, da criança e do adolescente, possibilitando aos participantes uma visão sistêmica e ampla sobre as diversas formas da concepção de família e as derivações jurídicas dessas transformações no âmbito jurídico e social.
* A coordenação do curso é da professora e advogada Úrsula Amorim.
* As inscrições podem ser feitas através do site (www.unifoa.edu.br/pos).
* Aniversariantes do dia: André Luis Pacheco; Nádia Carvalho; Márcia Rocha Pançardes Vidigal; Guisella Lima; Ricardo Nascimento; Hilton Silva de Sousa; Heloisa Ribeiro; Syilvinha Sylvia Ghendov; Hilda Borges; Ito Silva; Lílian Faro; Ingrid Nunes; Alessandro Almeida Martins; Suellen Sousa Azevedo; Cida Prado Bitarães; Max Fidelis; Ruli Castro.
* O Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda recebe o deputado estadual Nelson Gonçalves.
* O encontro, que acontece a partir das 17h, na sede do Sicomércio-VR, vai debater o desenvolvimento econômico regional e a atuação do parlamentar. O evento é gratuito e aberto aos empresários.
* Continua aumentando a lista de confirmações de presenças para o Dancing Days, que estarei promovendo neste sábado, no Casarão. Os convites e mesas podem ser adquiridos na Ótica Luxx, na Rua 16 (onde funcionou a boutique SOHO), na Vila Santa Cecília e no Casarão.

Luz,
Câmera e Ação

* Sucesso. Essa é a palavra que melhor define o 7º FestCine – Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí-RJ.
* Realizado entre os dias 15 e 21 de maio, em uma estrutura montada na Praça Nilo Peçanha, no Centro, o FestCine atraiu cerca de cinco mil pessoas durante os sete dias de apresentações, segundo os organizadores.
* Na noite de encerramento, o curta “Caxinguelê” foi o grande destaque.
* O filme produzido pelos alunos do Colégio Construir – Lápis de Cor foi o maior vencedor, levando o troféu Dom Quixote nas categorias Melhor Áudio, Melhor Roteiro e Melhor Direção, além de receber menção honrosa pela Melhor Fotografia.
* – Nós ficamos muito felizes com integração e o reconhecimento dos alunos no Festival.
* Esse tipo de projeto incentiva os estudantes – ressaltou a diretora da escola, Maria Margareth da Silva Souza.
* – Alguns alunos que antes não se mostravam motivados com os estudos, começaram a participar mais.
* O reflexo dessa valorização da cultura dentro de sala de aula é incrível.
* E a gente só tem a agradecer pela oportunidade dos nossos alunos participarem.
* A mostra de cinema reuniu cerca de 500 estudantes de 20 escolas do município na competição local, dez escolas do Brasil selecionadas para a competição nacional, além de três instituições do Irã, Argentina e Rússia, que se apresentaram na mostra internacional, sem caráter competitivo.
* Na mostra nacional o curta “Aí, cadê meu cartão?”, da Escola Municipal Narcisa Amália, da cidade do Rio de Janeiro, recebeu o troféu Dom Quixote na categoria Melhor Filme e o prêmio de R$ 2 mil.
* A grande surpresa da noite ficou por conta do documentário “O homem que virou filme”, do Colégio Estadual Senador Paulo Fernandes, que levou o prêmio Dom Quixote na categoria Melhor Filme, apesar de não ter ganhado a primeira colocação em outras categorias.
* A aluna Paloma Gonçalves Coelho conta que ficou muito feliz com o resultado.
* – A gente estava torcendo, mas foi uma surpresa muito grande.
* Quando começamos a fazer o filme o professor teve que explicar pra gente o que era um documentário.
* O trabalho foi muito difícil, tivemos que remarcar as gravações diversas vezes, mas esse prêmio mostra que valeu muito a pena – afirma a estudante, emocionada.
* Grandes nomes: A festa de encerramento contou com a presença do prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e diretor geral do Polo Audiovisual, Roberto Monzo e do cineasta Robson Monteiro, da produtora audiovisual Mauá Filmes.
* No corpo de jurados: Hsu Chien Hsin, diretor e roteirista premiado; Rodrigo Rodrigues, ator, diretor e produtor residente em Londres; Kate Lyra, atriz, escritora e pesquisadora (que presidiu o júri), além de Matteo D’arienzo, Carmine Tedesco e Alessandro Costantino, jurados do Giffoni Film Festival, o maior festival de cinema jovem do mundo. A coluna publica alguns cliques.

Faltam 5 dias para o Dancing Days

 

MARIO SÉRGIO| [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996