Importância da VITAMINA D

Por Diário do Vale

Dra Nathalia Carraro Mazzoni @dranathaliacarraro
Médica Nutrologia / Ortomolecular / Modulação Hormonal – CRM 5292988-3

Hoje vamos abordar um assunto de suma importância, porém de pouco conhecimento, a importância da vitamina D. Em uma das minhas consultas com a Dra. Nathalia Carraro Mazzoni, descobri a deficiência e não tinha a menor noção do seu valor.  Para isso convidei a Dra Nathalia, médica nutróloga para compartilhar.

– Eu particularmente, sou APAIXONADA por essa vitamina, vitamina essa que podemos chamar também de hormônio, pelo fato de ser sintetizada a partir do colesterol. Um hormônio totalmente fundamental para nosso organismo – destacou a médica.

 

 

São inúmeras as funções da vitamina D, entre elas:

  •  Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
  •  Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
  •  Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  •  Aumentar a produção de músculos;
  •  Melhorar o equilíbrio;
  •  Fortalecer o sistema imunológico;
  •  Melhorar a saúde cardiovascular;

Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;

Prevenir o envelhecimento precoce;

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, também são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.  Ultimamente nossa exposição solar é repleta de proteção sendo assim muito reduzida. Causando uma verdadeira deficiência mundial. O que é r ealmente muito preocupante!

Portanto podemos produzi-la em laboratório e administra-la na forma de suplemento, de forma oral ou injetável, quando há deficiência da mesma e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Busque informações, converse com o seu médico e monitore seus exames. Tenha sempre acompanhamento de bons profissionais e laboratórios. A deficiência da vitamina D ou hormônio D pode desencadear uma série de problemas e doenças ao seu organismo.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Denise Freire 15 de julho de 2018, 15:08h - 15:08

Olá Paula!
Sua matéria foi importantíssima pra mim pois fiz recentemente um exame de sangue e constatou falta de vitamina D. Estou fazendo reposição via oral com o medicamento Sany-D…Por algumas vezes eu me desequilibrava e ficava muito assustada. Agora entendi!
Grande abraço.

Paulla Duarte 23 de julho de 2018, 09:56h - 09:56

Fico muito feliz em ter esse retorno! Estarei sempre buscando assuntos na área para nos ajudar e trazer informação de qualidade. Obrigada pelo comentário

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996