sábado, 19 de setembro de 2020 - 14:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Inscrições abertas para oficina de teatro “O Ator e a Cena” em Angra dos Reis

Inscrições abertas para oficina de teatro “O Ator e a Cena” em Angra dos Reis

Matéria publicada em 29 de agosto de 2018, 08:15 horas

 


Na imagem temos a última turma formada que deu origem ao coletivo Athos, de Angra dos Reis

Estão abertas as inscrições para a Oficina de teatro “O Ator e a cena” que é voltada àqueles que desejam experimentar o Teatro a partir do contato com as ferramentas básicas da arte da interpretação através de jogos dramáticos, técnicas de improvisação e exercícios para a composição de personagens, buscando ampliar a capacidade expressiva tanto do corpo quanto da voz, visando ainda desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de comunicação.
Serão duas turmas, sempre as terças, de 17h as 19h e de 19h30 as 21h30, com o professor João Vitor Novaes, esse que vos escreve.
Um pouco sobre quem sou eu: sou ator, arte-educador, diretor e produtor teatral. Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós-graduação da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde também se formou em Bacharelado em Interpretação e Licenciatura em Teatro.
Professor da Rede Estadual RJ onde leciona a disciplina de Arte, com habilidade em Teatro. Como professor de teatro trabalhou no SESC Barra Mansa, SESI Jacarepaguá e durante 3 anos no Projeto Teatro na Prisão; além de oficinas em escolas públicas de Angra dos Reis pelo Edital da Petrobrás e do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2013.
Integra desde 2003 o Grupo Cutucurim|Angra que investiga através de um trabalho vocal e físico as potencialidades de um ator no espaço aberto; desde 2008 integra a Cia Definitiva que surgiu na UNIRIO com o intuito de pesquisar a relação entre a cena e a música.
Fez cursos com: Grupo Internacional Ponte dos Ventos com Iben Nagel Rasmussen; Inês Pasic e Hugo Suarez (Peru e Bósnia); Fernando Montes (Colombia), Ilana Gorban e Simon Rice (Londres / Inglaterra); Merida Urquia (Cuba); Moitará (Brasil); Ricardo Puccetti (Lume Brasil); Cia Pequod (Brasil); Angel Vianna (Brasil); Glorinha Beutemuller (Brasil) etc.
Para Maiores informações e inscrições entrar em contato com o número (24) 99943-3848 ou
jvnovaes_teatro@hotmail.com. As oficinas acontecerão no Espaço Articulando Produção e Arte, Rua Azevedo e Souza, n° 110, Balneário – Angra dos Reis.

Músicos da Região fiquem de olho No 1º Festival PontaPé Musical na Arena Chacrinha
Com Inscrições gratuitas até 20 de setembro, festival visa estimular a produção de músicas autorais e fortalecer o intercâmbio musical.

O festival, totalmente gratuito, será idealizado pela 3 Pés Produções e a FETAERJ (Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro) e acontecerá dia 6 de Outubro de 2018 na Arena Carioca Abelardo Barbosa Chacrinha, residência artística da federação, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura.
As melhores apresentações, segundo o voto do público presente no dia, receberão premiações em dinheiro e ganharão datas para se reapresentarem na arena em show exclusivo. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de Setembro de 2018 através do formulário que pode ser solicitado pelo email 3pesproducoes@gmail.com ou acessado através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevIcjSHDEe_gtxZkaXD0-BcoJbHTOq6dKkEJaiJQkuZRcJpw/viewform?usp=sf_link
Edital: https://drive.google.com/open?id=11ir1PSuk8qnBwuNSyE3-7TiA74mK0wJO

FETAERJ
A Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro – é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual. Há 41 anos associa grupos de teatro com o objetivo de fomentar a criação, manutenção e a difusão do teatro no nosso estado e o incentivo à formação de plateia. Trabalha com o princípio da descentralização da produção cultural, realizando congressos, concursos, seminários, oficinas, mostras, intercâmbios, palestras, debates, leituras, cursos e festivais de teatro.
A partir dos trabalhos realizados, a Federação tem gerado oportunidades para o desenvolvimento de talentos mais diversificados: são autores, iluminadores, sonoplastas, maquinistas, contrarregras, atores, diretores, músicos com especialização na composição para o teatro, etc. Os resultados podem ser comprovados nas montagens que se multiplicam nos municípios e que excursionam pelo estado, sempre com primazia e qualidade artística, conteúdo e cultura e desta forma evidenciando o teatro de grupos, espaço em que jovens e adultos dedicam-se a aprimorar conhecimentos.
Por suas ações, a FETAERJ recebeu o Prêmio Golfinho de Ouro / Estácio de Sá (2000), concedido pelo Governo do Estado do Rio, o Troféu Mandacaru (2004), concedido pela prefeitura de Armação de Búzios pelos 4 anos de desenvolvimento teatral sistemático neste município, a Moção de Aplauso (2004), concedida pelo Ateneu Angrense de Letras, pela realização da FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra) e a Moção De Congratulação (2006), concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pelo “excelente trabalho em prol da cultura brasileira”. Recentemente recebeu o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2016, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document