Já somos vice-campeões no ranking da ignorância

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Semana passada a pesquisa anual sobre percepção da realidade, divulgada pelo instituto Ipsos MORI, mostrou que os brasileiros estão entre os povos mais ignorantes do mundo. Tiramos o segundo lugar no ranking da ignorância, perdendo apenas para os sul-africanos, que ficaram em primeiro lugar. Os resultados da enquete, feita com pessoas do mundo inteiro, está no relatório anual do instituto, intitulado “Os perigos da percepção em 2017”. Há alguns anos os brasileiros ocupavam a sexta posição na lista dos mais alienados do planeta. Aparentemente nossa ignorância aumentou e o Brasil subiu para a segunda posição.

E olhe que o pessoal do Ipsos MORI não faz perguntas complexas sobre ciências, conhecimentos gerais ou matemática. Se fizessem certamente os brasileiros estariam em primeiro lugar. O que os pesquisadores querem saber é o conhecimento que cada povo tem sobre a realidade do seu país. Uma das perguntas, por exemplo, é quantas adolescentes dão a luz no Brasil. Segundo a maioria das pessoas são 48%, o que está errado. As meninas que se tornam mães não passam de 6,7%.

Quantos brasileiros tem smartphone? Foi outra pergunta. Os entrevistados responderam que 85% quando o número real não passa de 38%. E, quantos têm perfil no Facebook? 83% disseram os entrevistados, quando na verdade são apenas 47%. Em outras questões os brasileiros se saíram melhor. Poucos acreditam que as vacinas causem autismo, cerca de 10% da população, enquanto essa crença é alta em países como a Índia. E quantos brasileiros acreditam em Deus? 80% disseram os entrevistados. O número é maior e chega a 98% na realidade. Ateus por aqui são minoria.

O resultado não é surpresa já que poucas pessoas se dão ao trabalho de ler jornal ou pelo menos assistir aos noticiários da televisão. Os homens só querem saber de futebol e as mulheres vivem mergulhadas nas fofocas e nos boatos das redes sociais. Como jornalista eu vivo reparando nos hábitos e nas conversas do povo. O restaurante onde almoço, todo dia, coloca um exemplar de um jornal do dia em cima da mesa, para os clientes consultarem. Os homens chegam e nem olham as manchetes, pegam logo o caderno de esportes e vão ler sobre a seleção de futebol ou a última vitória do seu timão. As mulheres nem olham o jornal que está ali de graça, para quem quiser ler.

E isso é um desastre para o país e para seu povo. Porque no Brasil, ao contrário dos países mais civilizados, o voto é obrigatório. A população é tocada como gado, coagida a votar nas eleições. E como não sabe nada de política, nem acompanha os escândalos de corrupção, vota em gente como o palhaço Tiririca. Ou nos corruptos de sempre. E depois reclamam da recessão, do crime e do desemprego, que são uma consequência direta dos governos corruptos e incompetentes.

Isso é mais difícil de acontecer nos países onde o voto é facultativo. Porque só vai votar quem conhece a política e está interessado nas propostas dos candidatos. E mesmo assim ocorrem desastres como a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. País que também ocupa uma posição elevada no índice de alienação popular do Ipsos MORI. Aqui no Brasil é pior. Em dia de eleição a galera fica com pressa de ir à zona eleitoral mais próxima para “cumprir o dever cívico” e ficar livre para curtir o domingo. Pegam um santinho desses que os cabos eleitorais espalham pela rua e votam em qualquer um. Até no palhaço. E depois criticam a política e os políticos que eles mesmos elegeram.

H. G. Wells disse uma vez que o futuro da humanidade ia ser decidido pela batalha entre a cultura e a ignorância. Porque, como disse Schiler, “contra a estupidez até os deuses lutam em vão”. No Brasil, e no resto do mundo, a ignorância está ganhando disparado.

No Brasil e no resto do mundo: Ignorância está ganhando disparado (Fotos Públicas)

No Brasil e no resto do mundo: Ignorância está ganhando disparado (Fotos Públicas)

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

92 comments

Profeta da Verdade 18 de dezembro de 2017, 19:54h - 19:54

Continue escrevendo suas matérias inúteis que em breve atingiremos o topo

Anderson 18 de dezembro de 2017, 22:53h - 22:53

Se você respondesse à pesquisa Ipsos MORI nós já estaríamos na liderança, e com folga.

BOCA PEQUENA 18 de dezembro de 2017, 18:11h - 18:11

Eu achei que estivéssemos em primeiro lugar !!!! Isso é um reflexo claro do que se está priorizando o Brasil, aqui estamos mais preocupados com quem está dando ou comendo nas escola, ou se a criança vai usar saia ou calça, onde o Pablo Vittar se torna um ícone, não pelo fato de ser gay, e sim pelo fato da sexualidade prematura.
O país só vai evoluir quando as crianças forem para as escolas aprenderem matérias de verdade, o que tira as pessoas da miséria é estudo, conhecimento formal, e infelizmente isso é o reflexo que temos no parlamento, pois sem estudo os pobres são meras massas de manobra política, um exemplo é que nas pesquisas um ladrão condenado está liderando as pesquisas, quem adorou essa notícias foram os políticos.

Aécio "A gente mata antes de delatar" Neves 18 de dezembro de 2017, 19:46h - 19:46

Isso aí, a culpa não é sua, vc votou em mim.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 22:50h - 22:50

Ô petista, quem votou na Dilma não pode sacanear ninguém.

Juninho 18 de dezembro de 2017, 16:47h - 16:47

Vovó Mafalda kkkkk

Anderson 18 de dezembro de 2017, 13:11h - 13:11

Calife, poste aí a próxima coluna. Estamos aqui nos comentários aquecendo para a próxima sessão de baixarias e ataques pessoais.
KKKKKKKKKKKKKKK

VAI VENDO 18 de dezembro de 2017, 10:29h - 10:29

Na MONARQUIA a Administração Pública sustenta apenas 01 família real (de nobres), que representa o país.

Na REPÚBLICA sustentamos 5 ex-presidentes e suas famílias (Collor, Sarney, FHC, Lula e Dilma (não duvido nada se a família do Itamar Franco não esteja no meio). Daqui uns dias serão 06.

O que acham do nível de nossa ignorância?

Não pense que Vc está de fora. A partir do momento que nada faz para mudar (se omite) Vc é MAIS IGNORANTE do que os outros.

VAI VENDO: Quem não domina os ignorantes será dominado por eles.

Xexeu 18 de dezembro de 2017, 15:34h - 15:34

Concordo.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:25h - 09:25

Para quem é burro, qualquer coisa diferente dos chavões esquerdistas só pode ter sido copiada de algum lugar. Chiquinha vermelha do PT, vai contar tudo pro seu pai, vai. Conta que eu falei que o Lula é ladrão, que o PT é uma quadrilha e que os petistas aqui dos comentários são imbecis!

Professor Girafales, que milagre o senhor por aqui! 18 de dezembro de 2017, 10:35h - 10:35

Dona Floriiiindaa… copie e cole, ops, digo, aceite este humilde presente.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 13:08h - 13:08

Você é da África do Sul?

coxinhapobre 18 de dezembro de 2017, 07:07h - 07:07

O IMPORTANTE É QUE TIRAMOS O PT E VAMOS NOS APOSENTAR AOS 65 ANOS!!!!!! VIVA NÓS COXINHAS!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:34h - 09:34

Mais uma petista chateada porque o Brasil não seguiu o caminho da Venezuela.

XIMBICA 18 de dezembro de 2017, 00:31h - 00:31

Gente, o guto do Ctrl c Ctrl v continua por aqui falando bobagens? E este tal de Anderson? Pelo visto é um guto piorado, este nem Crlc Ctrl v deve saber fazer, verdadeiro QI de amaeba.

XIMBICA 18 de dezembro de 2017, 00:32h - 00:32

Ctrl c: QI de ameba.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:35h - 09:35

Petista, você votou na Dilma e no Lula. Não existe maior certificado de burrice que este.

XIMBICA 18 de dezembro de 2017, 19:01h - 19:01

Certamente, e vc não tem culpa, vc votou no Aécio.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 22:51h - 22:51

Outro da África do Sul…

Freud 17 de dezembro de 2017, 23:27h - 23:27

Com o texto da vovó Mafalda, mais as missivas dos cola-copia, nem preciso dizer quem são(eles mesmos).Acabamos de conquistar o primeiro lugar no ranking.Graça a esses comentários, conseguimos sair da vice liderança p conquistar o primeiro lugar.
Parabéns, vcs merecem.

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:40h - 09:40

Se você participasse da pesquisa do Ipsos MORI, sua ignorância iria levar o Brasil ao pódio da burrice!

VAI VENDO 17 de dezembro de 2017, 21:53h - 21:53

Curiosamente ficamos mais ignorantes depois que passamos a usar o google, tanto para navegação como para pesquisas.

Falta de alerta não é. Eu mesmo tenho orientado que temos mais de 5 navegadores até melhores do que o google e outros excelentes para pesquisas. Eu uso praticamente o Firefox por ser livre e mais seguro. Para terem ideia o ggogle tem por volta de 20 mil desenvolvedores com salários enquanto do Firefox por ser livre não tem limite de desenvolvedores dentre eles distribuídos por vários países avançados.

Não podemos esquecer que google ou redes sociais não é a internet. Internet é muito mais ampla. Quem fica dentro das redes sociais participa de apenas uma pequena parte da internet. Ou seja, fica isolado num cantinho só.

VAI VENDO 17 de dezembro de 2017, 21:08h - 21:08

Não sei se é a mesma pesquisa onde é apresentado que 55% dos 1200 respondentes acreditam que a corrupção é culpa dos ELEITORES DE CORRUPTOS.

Com esta matéria mostra o óbvio. Acredito que sem DISCIPLINA e sem ABRIR UM LIVRO continuaremos daqui para pior. Nem com leitura de jornais, nem com leitura do DIÁRIO DO VALE nos superaremos.

O que podemos fazer de imediato?

Reconhecer que precisamos mudar de atitude não repetindo o que estamos acostumados. Esquecer de pesquisas eleitorais antes de votar é a PRIMEIRA atitude.

Quem deve decidir em quem votar é você e não as indicações das pesquisas. Votar no candidato que está na frente é o mesmo que votar nos selecionados pelo poder econômico que investe no candidato que atenderá as ordens dos banqueiros e empresas.

VAI VENDO 17 de dezembro de 2017, 21:09h - 21:09

Eu sempre voto nos candidatos dos ÚLTIMOS LUGARES desde que não estejam apoiando partidos que abrigam outros bandidos, e por isso não tenho errado. Infelizmente sou obrigado a votar em corruptos e bandidos somente no segundo turno porque os eleitores me obrigam.

Anunciante 17 de dezembro de 2017, 18:42h - 18:42

Pelos clichés repetidos à exaustão e os tropeços habituais no idioma, esse “Anderson” pode ser o Girafales, o Kiko, ou… hum, que sabe….A própria… D. Flô…

Anderson 17 de dezembro de 2017, 19:17h - 19:17

Chiquinha vermelha do PT, conta tudo pro seu pai, vai!

Anunciante 17 de dezembro de 2017, 22:52h - 22:52

Dona Florinda, a “Jênia” do “Control C, Control V”… hum… essa sua frequência infalível aqui nos textos da Vovó Mafalda… seu estilo medíocre e repetitivo… isso tá dando na pinta já. Revoltada!

Freud 17 de dezembro de 2017, 23:09h - 23:09

Anunciante: kkkkkkkkkkk, essa foi ótima.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 23:23h - 23:23

Aborrecida, Chiquinha vermelha do PT? Conta tudo pro seu pai, vai!

guto 17 de dezembro de 2017, 18:29h - 18:29

Realmente, o povo é ignorante, pois japoneses, suecos, suíços, taiwaneses, coreanos, alemães, canadenses, etc… e outros países desenvolvidos nunca teriam Lula nem para candidato a vereador!
Vejamos, Lula está em primeiro lugar ns pesquisas eleitorais, e, no entanto, Lula foi um ditador que enriqueceu empresas corruptas como a Odebretch e a JBS, que compravam parlamentares dentro do Congresso Nacional para votarem à favor de seus interesses corporativos, que eram contra os interesses do povo!
Além do mais Lula desprezou os pobres do Brasil perdoando a dívida de países ditatoriais da América Central e de países africanos, dando nosso dinheiro para ditaduras que prejudicam seus próprios povos!
A Bolívia invadiu a Petrobrás que investiu bilhões naquele país, e Lula entregou a empresa de mãos beijadas para o presidente índio, esquecendo que essa empresa não era dele, mas da população brasileira!
Além disso, Lula fez uma espécie de privatização de várias empresas públicas, entregando a diretoria de várias estatais à corruptos, que além de não saberem administrar as empresas (quebraram a Petrobrás!) usaram de suas influências para enriquecimento ilícito e, em segundo lugar, para financiar a organização criminosa PT!
Agora mesmo, dos bilhões que Lula e seus comparsas desviaram das várias empresas públicas (por isso que eles são contra a privatização), temos que aturar gente paga por sindicatos, partidos de esquerda, etc… que vem aqui defender Lula e seus comparsas!

B. Lelê 17 de dezembro de 2017, 18:34h - 18:34

Demoniazinha tucana do “Control C Control V” de fake news, pelo jeito faltou Gardenal na sua Farmácia Popular este fds. Hipócrita obcecado, vai tentar um Supletivo.

Freud 17 de dezembro de 2017, 18:47h - 18:47

Com o seu comentário. Acabamos de conquistar.o primeiro lugar no ranking.
Vc está de parabéns por fazer parte dessa nossa conquista.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 18:49h - 18:49

Guto, os petistas daqui nem pagos devem ser para defender o Lula e o PT, eles são burros mesmo. Me desculpem pessoal, não há outra forma de colocar isso. Se tiver nível superior, é burro com diploma; se “ter federal”, é burro com diploma federal; se tiver mestrado ou doutorado, é burro com título; simples assim: BURRO!

Freud 17 de dezembro de 2017, 23:16h - 23:16

B Lele: Pelos mesmos assassinatos da língua portuguesa.Acho q as duas, são as mesmas (gugu e andinha).

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:36h - 09:36

Também aborrecida, Chiquinha vermelha do PT? Conta tudo pro seu pai, vai!

Dona Florinda Tucana de Pinheiral 17 de dezembro de 2017, 16:06h - 16:06

Calma, gente! Não gostariam de entrar para tomar uma xícara de café?

Anderson 17 de dezembro de 2017, 18:38h - 18:38

Conta tudo pro seu pai, Chiquinha vermelha do PT!

Xexeu 17 de dezembro de 2017, 13:13h - 13:13

Helicoca foi boa kkkkk

Carlos Magno de Oliveira 17 de dezembro de 2017, 09:56h - 09:56

Bom dia a todos, os dois grandes inimigos da humanidade são: O Tempo e a Ignorância.
O Tempo passa e quando percebemos deixamos muito de contribuir para que a vida neste planeta possa ser de respeito, amor e desenvolvimento para que todos usufruam de igualdade e qualidade de vida, isto não quer dizer que todos tem que ser ricos, é obvio que tem que ter aqueles que geram empregos e tem que ter aqueles que produzem e merecem ser dignos de receberem o valor de seus trabalhos contribuindo para o desenvolvimento do país em que vive.
No Brasil enquanto ficarmos discutindo sobre os palhaços e idiotas que estiveram a frente do comando da nação nos últimos 50 anos e nada fizeram para que nosso país tivesse realmente soberania, desenvolvimento cultural e qualidade dos serviços públicos, o Tempo vai passando e sempre seremos esta nação comandada pelos interesses dos investidores que determinam quem será o próximo presidente fantoche.
O outro grande inimigo é sem dúvida é a Ignorância que domina as cabeças de uma grande maioria das pessoas que deixam o Tempo passar e continuam acreditando que o atual governo é diferente dos demais que passaram.
Este governo atual esta gastando bilhões comprando votos de parlamentares corruptos para aprovação de projetos que beneficiam principalmente banqueiros, perdoando dívidas de sonegadores que sempre estiveram sugando as tetas de todos os governos anteriores, entregando o que resta de patrimônio da nação para exploradores internacionais de nossas riquezas e principalmente colocando em postos chaves indivíduos que representam interesses dos investidores que nos exploram, caso como Banco Central que esta sendo presidido por um estrangeiro sócio do Banco Itaú e temos como ministro da fazenda uma pessoa ligada aos banqueiros internacionais e que no passado deu assessoria ao grupo JBS recebendo mais de 200 milhões de reais do grupo que hoje tem seus controladores preso.
Corromper parlamentares neste país não é crime, entregar a nação aos interesses de banqueiros não é crime, entregar o comando da nação a corruptores não é crime.
Realmente somos mesmo um povo altamente IGNORANTE!

Anderson 17 de dezembro de 2017, 16:02h - 16:02

Ninguém aqui nos comentários afirmou que o PT inventou a corrupção. O fato é que Lula e sua trupe esquerdista levaram a coisa a um nível jamais visto na história. O Petrolão e o Mensalão são os maiores escândalos de corrupção já registrados na história de uma nação ocidental. São fatos.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 09:32h - 09:32

Pior são os Lulaminions e os Dilmaminions, uns serzinhos vermelhos que ficam comendo pão mortadela e postando besteiras na internet.

guto 16 de dezembro de 2017, 20:43h - 20:43

Lula disse que acabou com a miséria… Mentira… Quando o Lula abre a boca 90% do que diz é mentira!
13.000.000 de brasileiros vivem abaixo da linha da miséria, isso significa que essas pessoas vivem ai com menos de dois dólares por dia, isso significa que essas pessoas não tem ao final do mês o valor para pagar a cesta básica, nem metade, nem um terço dela! Para quem me acusar de estar copiando do google…. eu respondo que estou lendo as pesquisas do IBGE de 2016, antes do Temer tomar posse… E peguei essa pesquisa no Google!
Essas pessoas não tem sequer a segurança alimentar num país em que a turma do PT fez e aconteceu com o bolsa família… É só lembrar o pessoal do PT dizendo: “acabamos com a miséria.. não existe mais quem passe fome”… Gleisi Hoffmann disse que no Brasil não existia mais brasileiro passando fome, a vontade que eu tenho é pegar a pesquisa do IBGE e esfregar na cara da narizinho…..
Lula fazia palestras explicando ao mundo como acabar com a miséria! Lula naquelas palestras do instituto Lula no qual dizia que acabou com a miséria no Brasil, ele tinha é mesmo acabado com a miséria do cunhado do primeiro casamento, dos filhos, dos tios nordestinos, dos irmãos e dos amigos…. Eles todos FICARAM RICOS!!!
Agora vai aparecer um montão de comedor de mortadela dizendo que eu sou contra os ricos, as pessoas que enriquecem… Não, não e não!!! Eu sou a favor dos que enriquecem, desde que seja um enriquecimento honesto, que não roube dos mais necessitados, como ocorreu com Lula e seus comparsas!!!

Maniac 17 de dezembro de 2017, 08:45h - 08:45

Falou tudo amigo! Mas pensando aqui? Qual a utilidade das massas para o poder público atualmente? Apenas a perpetuação, a legitimação do poder nas mesmas mãos em nome da “democracia”… como se a plebe ignara tivesse alguma consciência política! Com o avanço da inteligência artificial então, teremos destinados massivamente à inutilidade os chamados “cidadãos”. Restará o ócio e o auto-extermínio para a quase totalidade das pessoas em breve.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 09:24h - 09:24

Só os petistas que não viram ainda como o Lula, Dirceu, Palloci e outros integrantes da cúpula do PT enriqueceram depois de assumirem o poder. E o Lula ainda tem a cara de pau de dizer até hoje que é operário.

B. Lelê 17 de dezembro de 2017, 10:08h - 10:08

guto, pequeno “capitalista” sem capital, do Gardenal estragado. A Síndrome de Dona Florinda atacou de novo?
Não houve apenas acusação de que vc é um hipócrita plagiador de sites clandestinos de fake news, estilo “Lula é Dono da Oi”. Houve PROVAS, com indicação do link de onde vc vergonhosamente plagiou o texto, viu, roedor do “Control C, Control V”?
Pelo seu linguajarzinho exaltado e cheio de erros conceituais e de português, é fácil detectar plágio, nem precisamos do algoritmo.
A sua limitação intelectual é tolerável, mas a desonestidade intelectual (escondido pelo anonimato da internet, onde qualquer roedor de pão com ovo pode falar de mortadela) é vergonhosa. Imagino seus pais lendo isso…

Andante Mosso 17 de dezembro de 2017, 10:47h - 10:47

Guto, tu não foste ACUSADO de plágio, foste FLAGRADO. Isso em site de jornal, apesar do mico, não tem tanta importância. Mas no mundo acadêmico (duvido que saibas disso), o plágio é algo muito grave. Pior que divulgar notícias falsas é plagiar texto com Google.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 15:58h - 15:58

Petista, seu título acadêmico seria a prova de que nossas universidades faliram sob o governo do PT. Não é possível que alguém tão ignorante tenha curso superior (a não ser que seja da área de exatas).

Anderson 17 de dezembro de 2017, 16:17h - 16:17

Por que de política, economia, história e língua portuguesa você não entende absolutamente nada. Não tem nem o conhecimento mais raso, somente os chavões esquerdistas de sempre.

Andante Mosso 16 de dezembro de 2017, 20:11h - 20:11

Vovó Mafalda (a saudosa dos generais) e seus “sobrinhos” (ui!) devem ser Bolsominions…

Anderson 16 de dezembro de 2017, 18:08h - 18:08

Se a pesquisa do Ipsos MORI fosse realizada em um diretório do PT – e incluído alguns amigos esquerdistas aqui dos comentários – estaríamos na primeiro posição do ranking da ignorância, com direito a recorde no Guinness Book!

Andante Mosso 16 de dezembro de 2017, 20:07h - 20:07

Lá vem de novo a Dona Florinda, sabichona do Google, atropelando a concordância de número. Esses “jênios” arrogantes de rede social tentam distribuir ofensas, mas quem sofre é o idioma. Pobre de direita é igual a Franguinho da Sadia, já sabe que vai pro abate, mas não dá a asinha a torcer.

Anderson 17 de dezembro de 2017, 09:20h - 09:20

O petista está usando a mesma gramática do Lula e da Dilma.

Freud 17 de dezembro de 2017, 23:37h - 23:37

Além de plagiar textos do fake news, essas duas são as mesmas (gugu/andinha).Se observar bem, elas cometem os mesmos erros ortográficos.kkkkkkkkk

Anderson 18 de dezembro de 2017, 09:38h - 09:38

Pelo visto o petista ficou ofendido. Você participou da pesquisa do Ipsos MORI lá no diretório do PT?

Anderson 16 de dezembro de 2017, 17:54h - 17:54

A quem é petista e burro (pleonasmo) só resta comentar banalidades, devido a falta de conhecimentos básicos sobre o assunto em questão. É o esperado de pessoas que ainda acreditam na honestidade do Lula e na ética do PT. Vão estudar um pouco!

Xexeu 16 de dezembro de 2017, 17:46h - 17:46

Que volte a monarquia

guto 16 de dezembro de 2017, 17:00h - 17:00

Vou falar de mais uma herança maldita do PT, especificamente da Dilma Roussef, a pior presidenta da história, a inábil, a incapaz, que só tem capacidade de quebrar o país! E o resultado está na miséria, está na pobreza, está nas pessoas que vivem não só abaixo da linha da pobreza, mas abaixo da linha da miséria!
O dado é absurdo: um quarto da nossa população vive abaixo da LINHA DA POBREZA!
E treze milhões, mais que isso, vivem abaixo da LINHA DA MISÉRIA!
Tudo isso num país riquíssimo em recursos naturais, mas que por ignorância deu o poder para os comunistas do PT… E comunista sabe muito bem matar de fome populações inteiras, como no caso da Ucrânia, onde Stálin roubou a produção agrícola e mais de um milhão de ucranianos morreram de fome!!!

Toninho 16 de dezembro de 2017, 17:45h - 17:45

Tomou seu remédio???

Anderson 16 de dezembro de 2017, 18:04h - 18:04

Bem colocado, Guto. Mas o problema é que os livros de história são os maiores inimigos dos esquerdistas, que ainda hoje acreditam em ideias que já eram ultrapassadas no século XIX.

B. Lelê 16 de dezembro de 2017, 18:05h - 18:05

Olhaí o jumento de presépio, rei do “Control C, Control V”. Eu nem deveria perder tempo com esse fariseu plagiador de site clandestino, mas toma uma informação aí: FHC quebrou o país 3 vezes; tivemos que nos ajoelhar diante do FMI pra poder fechar a conta.
Vai estudar, hipócrita de Google.

deus ex-machina 16 de dezembro de 2017, 21:48h - 21:48

guto do Gardenal estragado é o típico “capitalista” sem capital…

Anderson 16 de dezembro de 2017, 22:28h - 22:28

Petista, deixa de ser burro (esta eu copiei e colei), pois os governos do PT jogaram o Brasil na pior crise econômica da nossa história. É só você deixar o capim um pouquinho de lado e pesquisar a evolução histórica do PIB (petistas, procurem no Google para saber o que é PIB) para constatar que nem no governo FHC tivemos uma recessão da gravidade desta que estamos vivendo agora por causa do Lula e da Dilma.

VAI VENDO 18 de dezembro de 2017, 22:36h - 22:36

guto

Caso Vc decida enfrentar uma universidade pública pense ao menos 02 vezes antes de usar o Control C, Control V.

Se acaso tentar fazer isso na UFF já fique sabendo que será banido do meio acadêmico público.

Primeiro nóis tira a Dilma, depois nóis tá ó... top, top, top. 16 de dezembro de 2017, 14:42h - 14:42

O “picolé de chuchu” faz sentido, já que esse mix de Vovó Mafalda e Dona Florinda de Pinheiral é tucana roxa. Votou no Mineirinho do Helicoca e deverá votar no “Alckmin picolé de chuchu”, a.k.a. Geraldo Ladrãozinho de Merenda de SP.

Primeiro nóis tira a Dilma, depois nóis tá ó... top, top, top. 16 de dezembro de 2017, 14:30h - 14:30

Coxinha brasileiro é o único ser que, ao comando do berrante de uma elite golpista que o despreza, fantasia-se com camisa falsificada da CBF e vai às ruas bater panela contra seus próprios direitos. Então, é atendido: agasalha as “reformas” e os cabos de panela no forévis. Depois, fica esperneando revoltado, ou lamentando-se pelos cantos.

Acho pouco: pato amarelo e franguinhos da Sadia têm mais é que continuar a levar chumbo quente nas asinhas…

Anderson 16 de dezembro de 2017, 17:43h - 17:43

Petista, deixa de ser burro, pois até um ano atrás o PT governava este país com poder total e fez um monte de burrices que levaram o país à beira do colapso econômico. Levante um pouquinho as patas dianteiras do chão, pare de mastigar capim e procure um livro para ler!

Bolsonaro 16 de dezembro de 2017, 12:59h - 12:59

Vc tem alguma dúvida disso?Um país que elege o PT para três mandatos e agora tem o molusco na frente das pesquisas?
Somos uma nação de analfabetos funcionais.
E viva o bolsa-esmola!

B. Lelê 16 de dezembro de 2017, 14:18h - 14:18

Bolsominion semialfabetizado burro que não sabe nem contar: foram 4 mandatos. Mas a culpa não é sua, vc votou no Mineirinho do Helicoca. E quando chegar à idade de votar, vai eleger o fascista. Se houvesse bolsa-família na época de sua mãe, a véia não precisaria tirar vc do colégio prematuramente.
O coitado passa a vida chamando Lula de ladrão. Aí as provas que aparecem são contra Aécio, Jucá, Geddel, Alckmin e outros golpistas. E o suíno fica com raivinha de quem? Do Lula…
A NASA precisa estudar o pobre de direita.

B. Lelê 16 de dezembro de 2017, 16:53h - 16:53

*Ou quando chegar à idade de votar…

Anderson 16 de dezembro de 2017, 17:47h - 17:47

Petista, deixa de ser burro. Lula já é réu em 7 processos na Justiça Federal, é investigado em outros tantos inquéritos e já foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção. E você ainda acredita na honestidade dele? Larga um pouco a carroça e vai estudar!

Aécio "A gente mata antes de delatar" Neves 15 de dezembro de 2017, 22:58h - 22:58

Nossos maiores “jênios”, os patinhos amarelos que pensavam que eram da elite, andam sumidos desde que começaram a sentir o chumbo quente nas asinhas. Cadê as panelas dos trouxinhas? Acondicionadas forévis ou rifadas poder comprar botijão de gás e botar 50 “real” no Siena 1.0?

Anderson 16 de dezembro de 2017, 18:02h - 18:02

O povo brasileiro foi roubado durante 13 anos, o que veio depois foi um alívio. O pior é ter que ver os “jênios” tentando defendendo a honestidade do Lula e a pureza do PT. Enquanto os patriotas batiam panela vocês comiam capim. Vai estudar um pouco e pare de pagar mico na internet!

Andante Mosso 16 de dezembro de 2017, 20:09h - 20:09

Ai, a Dona Florinda agora está com ataque de Maria Antonietta!

Anderson 17 de dezembro de 2017, 09:28h - 09:28

Chiquinha vermelha do PT, vai e conta tudo para o seu pai, vai!

Andante Mosso 15 de dezembro de 2017, 20:16h - 20:16

Do nada, vieram-me à memória aquela camisetas com os dizeres “A culpa não é minha, eu votei no Aécio”.

Anderson 15 de dezembro de 2017, 23:36h - 23:36

E veio-me à memória aqueles que vestem camisa vermelha, comem pão com mortadela e votaram na Dilma. Aqueles mesmos que acreditam que o Lula é honesto e que o PT é o partido da Ética. Aqueles mesmos que caminham com as patas dianteiras no chão, comem capim e puxam carroça.

Andante Mosso 16 de dezembro de 2017, 13:04h - 13:04

A Dona Florinda da facul de esquina, “gênia” do corte-e-cola do Google, já começou o “comentário” com um erro elementar de concordância de número, pra depois destilar o habitual recalque. E segue o baile dos patos amarelos.

Anderson 16 de dezembro de 2017, 17:57h - 17:57

Votar na Dilma é o maior certificado de burrice que alguém pode ostentar.

Grande Acordo Nacional 15 de dezembro de 2017, 13:40h - 13:40

Quando vejo fotos da boiada paneleira, fantasiada com camisa pirata da CBF naquelas micaretas, o festival de boatos e fake news na esteira do Efeito Lulinha-dono-da-Friboi, as Donas Florindas…
A NASA precisa estudar o pobre de direita, esse insuperável fenômeno nacional…

Anderson 15 de dezembro de 2017, 17:24h - 17:24

Petista, não adianta espernear. Tá parecendo a Chiquinha do PT, conta tudo pro seu pai, vai!

Grande Acordo Nacional 15 de dezembro de 2017, 18:29h - 18:29

É só jogar a isca que aparece logo um bagre que incorpora tudo isso num único ser: paneleiro, marionete de boatos, Dona Florinda e, last but not the least, pobre de direita.

Agamenon 15 de dezembro de 2017, 20:18h - 20:18

Sempre aparece um babaca esquerdista de merda para falar aqui dos paneleiros. 14 anos de esquerda, leia-se PT, e aí está o País numa merda que faz gosto. Eu torço para o LULA voltar ano que vem e acabar de vez com o País. Isso aqui vai virar uma Venezuela. Vou aplaudir.

Grande Acordo Nacional 15 de dezembro de 2017, 22:26h - 22:26

Outro pobre de direita no estilo “A culpa não é minha, eu votei no Aécio”. Essa coxinhada com Síndrome de Dona Florinda é uma piada, feito galinha: leva no forévis, e sai cantando…

Freud 15 de dezembro de 2017, 23:17h - 23:17

Pois é, por causa de indivíduos como vc q tem esse lingujar chulo e desrespeitoso p com os demais, é q conquistamos o segundo lugar nesse ranking q vovó Mafalda leu. Com essa sua educação de sexto mundo vc não tem cacife para pleitear e nem cobrar nada de ninguém.

Anderson 15 de dezembro de 2017, 23:39h - 23:39

Pena que o Lula vai estar condenado em segunda instância, preso e impedido de disputar a eleição pela Lei da Ficha Limpa (petistas, procurem no Google). Não ia chegar nem no segundo turno.

Dugas 15 de dezembro de 2017, 12:48h - 12:48

E viva Anita e Pablo Vitar!

GUEVARA 15 de dezembro de 2017, 12:01h - 12:01

Pelo texto acima, explica-se, sem dúvida alguma, a existência da maioria dos políticos de Brasília.

Anderson 15 de dezembro de 2017, 11:26h - 11:26

Após 13 anos de PT no poder, os resultados de todos os índices que avaliem conhecimento serão desastrosos para os brasileiros. Se as perguntas fossem sobre política o desastre seria ainda maior. Em um país onde alguns ainda acreditam que o Lula é honesto, que o PT é o partido da ética, que o socialismo é um sistema político e econômico viável, e que Cuba e a Venezuela são paraísos da justiça social e modelos a serem seguidos, nada deveria nos impressionar. Concordo com a frase atribuída ao Albert Einstein: “Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas” (petistas dos comentários, esta sim eu copiei e colei).

Cidadão de VR 15 de dezembro de 2017, 19:47h - 19:47

Voto no PT, não acho que Cuba e Venezuela sejam paraísos da justiça, na sua opinião qual o partido da ética no Brasil? E digo mais, se boicotarem a candidatura do Lula, em protesto nós vamos votar em qualquer poste de qualquer esquina que ele apoiar.

Anderson 15 de dezembro de 2017, 23:31h - 23:31

Presumo que você também acredite que o Lula é honesto, correto?

Cidadão de VR 16 de dezembro de 2017, 16:07h - 16:07

De novo, na sua opinião qual o partido da ética no Brasil?

Anderson 16 de dezembro de 2017, 17:50h - 17:50

Não existe partido da ética, pois partidos políticos não são conventos. A diferença é que o PT demonstrou ser o mais corrupto de todos e tinha uma agenda autoritária com o objetivo de destruir as instituições do país para se manter indefinidamente no poder.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996