Leões, hienas e porteiros

Por Paulo Moreira

O presidente Jair Bolsonaro perdeu a paciência. E mostrou isso em dois vídeos. Em um deles – retirado das redes sociais duas horas depois de publicado – ele se compara a um leão, e afirma combater hienas, uma das quais seria nada mais nada menos do que o Supremo Tribunal Federal (STF). Neste caso, Bolsonaro pediu desculpas.
Outro foi uma live, feita pouco depois que uma reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, divulgar o depoimento de um porteiro que afirma que um dos homens acusados de matar a vereadora Marielle Franco teria ido à casa dele, no Rio.
Neste, Bolsonaro ameaçou cassar (ou não renovar) a concessão da rede de TV e ainda disparou contra o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, acusando-o de estar por trás da divulgação do depoimento do porteiro. A veracidade da afirmação do porteiro está sendo contestada, mas isso não justifica as declarações destemperadas do presidente.

O perigo do destempero

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. A frase foi dita pelo personagem Ben Parker para seu sobrinho Peter, em uma HQ do Homem-Aranha. Mas parece que nosso presidente não lia gibi quando era criança ou adolescente, porque continua a agir como se ainda fosse apenas um deputado do baixo-clero, famoso por “não ter papas na língua”.
Falar ou postar vídeos em redes sociais sem pensar é até aceitável para o deputado federal. Rendeu a ele um processo em que foi condenado por ofender uma colega deputada – disse que ela era “feia demais para ser estuprada”, ou coisa parecida. Isso entrou na conta do folclore.
As besteiras ditas por um deputado federal – principalmente um do baixo-clero – podem ser ignoradas. No máximo, rendem um processo judicial.
Quando um presidente fala besteira, atacando o Supremo, ele pode iniciar um confronto entre dois poderes da República; e quando ataca a rede de TV mais vista do país, só consegue garantir que vai ter o destempero exposto a torto e a direito, para que todos vejam.
Isso sem contar as saias-justas diplomáticas em que Bolsonaro enfiou o país ao arrumar problemas com a França (ao comentar um tweet que criticava grosseiramente a mulher do presidente francês), com a Rússia (ao sugerir a possibilidade de uma intervenção militar na Venezuela) e agora com a Argentina (ao dizer que não cumprimentaria Alberto Fernandez, presidente eleito do país vizinho e nosso terceiro parceiro comercial).

Franqueza versus burrice

Existe uma linha tênue entre a franqueza e a burrice. Ofender a mulher do presidente de uma potência atômica que tem influência política e econômica no mundo todo é burrice. Insinuar que vai atacar um país que conta com o apoio de uma superpotência militar capaz de atropelar nossas Forças Armadas como um caminhão passa por cima de uma bicicleta também é. E dizer que não vai cumprimentar o presidente eleito de um país que está entre os maiores parceiros comerciais do Brasil é criar riscos econômicos desnecessários. Portanto, é burrice.
Felizmente, nenhum dos ofendidos por Bolsonaro decidiu responder com medidas contra o Brasil. Eles tiveram maturidade suficiente para distinguir o país do homem que atualmente o comanda.
Quanto a não renovar a concessão da maior rede de TV do país, ele pode tentar e se ver metido numa disputa que vai ser resolvida pelo Judiciário que ele chamou de hiena, e ainda ser comparado a Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que também adora perseguir a Imprensa e culpá-la pelos problemas do país.

Bons resultados

De modo geral, o saldo dos nove meses de governo Bolsonaro é positivo. O maior mérito talvez seja a aprovação da reforma da previdência, uma medida impopular, apesar de extremamente necessária.
Uma série de desregulamentações também promete destravar a economia, que por sinal vem começando a apresentar sinais de recuperação. E a inflação permanece sob controle, apesar da taxa Selic ser a mais baixa da história.
Existe um esforço para organizar a questão fiscal, o que é básico para que a economia cresça de forma sustentável. E com a economia crescendo, surgem os empregos, a criminalidade cai, a qualidade de vida das pessoas melhora.
No entanto, as falas destemperadas do presidente estão colocando em risco todo esse esforço, porque aumentam a polarização e ainda prejudicam a imagem do governo, internamente, e do país, lá fora.
Xícaras generosas de chá de camomila ajudariam o presidente.

Maria do Rosário processou Bolsonaro por ofensa (Foto: Arquivo)

VOCÊ PODE GOSTAR

18 Comentários

Queiroz Presidente 20 de novembro de 2019, 11:43h - 11:43

Esperar o quê desse miliciano medíocre que é Bozo, seus filhos, Micheque e toda quadrilha?

Pelinho 12 de novembro de 2019, 20:53h - 20:53

val do açai, queiroz, milicianos, porteiro da casa 58, idéia de indicar filho chapeiro de hamburger para embaixada, rachadinhas na Alerj, funcionários fantasmas, laranjal, briga com o braço direito bebianno, mentiras sobre as ONGs, nepotismo, milícia digital denunciada pela joyce hasselman, aliados pulando fora do partido. Ministro do meio ambiente culpando covardemente o Greenpeace pelo óleo no nordeste, escândalo da demissão do diretor do INPE que revelou ao mundo a Amazônia ardendo em chamas, deputado do psl dizendo que vai implodir o presidente, filho do presidente chamando colega de partido de porca… bolsomínion merece ser estudado pela NASA.

Eita selva 9 de novembro de 2019, 11:13h - 11:13

Só passando pra dizer que a Hiena STF aprontou mais uma! 5 mil bandidos na rua, comprem suas armas, vai começar o “Dia da purificação”. Kkkkkk

Sócrates 10 de novembro de 2019, 09:40h - 09:40

Vc acaba de cometer o crime de incitação ao ódio. Estude para superar sua ignorância ou morra com ela.

12. 10 de novembro de 2019, 19:11h - 19:11

Que comecem os jogos!!!

guto 13 de novembro de 2019, 01:10h - 01:10

Sócrates tem percepção parcial, pois quem incitou o ódio foi o Lula que pediu que o povo brasileiro fizesse o mesmo que o povo no Chile, mas quem obedeceu foi o povo da Bolívia que mandou Evo Morales para o México! Lula atirou no Bolsonaro, mas acertou no companheiro Evo!
O que dizer do crime de incitação ao ódio do ex-presidente?!
Não vai dar em nada, pois Gilmar Mendes vai mandar solta-lo novamente!

Coringa 7 de novembro de 2019, 07:21h - 07:21

Jair Bolsonaro gosta tanto de militar que colocou os 3 bozinhos nas Forças Armadas.kkkkkkkkkkk

POMBO 5 de novembro de 2019, 18:59h - 18:59

O CHIQUEIRO PETISTA ESTÁ CHEIO AQUI, Ô RAÇA FEDORENTA. KKKKK

Observador Geral 5 de novembro de 2019, 22:34h - 22:34

Igualzinho esse bicho da família Columbidae com seus piolhos, ácaros e moscas, espalhando doença de difícil cura para os humanos.
Petistas e bolsonaristas são iguais no item fidelidade ao seu líder, mesmo quando todo mundo já sabem dos podres de um de outro.

Bovino Gadoso 5 de novembro de 2019, 16:02h - 16:02

Não creio que o Jair ReiDoGado seja somente um tiozão idiota como a mídia de oposição o trata. Essas microcrises nem fedem e só colocam os boizinhos pra ler jornal, o que rende uns cliques.
Mas oras, estão ficando sem assunto pois essa coisa de ligar o Rei do Bolsogado à morte de Mariele Frango foi requentado com um caôzinho fraquíssimo.
Mas política é isso ae mesmo: um brigando com o outro.

Agora, achar que essa reforma da previdência é um ponto positivo é ser boizinho demais. Reformaram a previdência, mas, por modelo, ela AINDA é um esquema de pirâmide e VAI QUEBRAR.
Boizinho que não quer ser boizinho guarda um dinheirinho todo mês e investe quando puder pra poder colher os frutos na aposentadoria.
Esse dinheiro que andam te tirando coercitivamente todo mês pra pagar INSS eu garanto que você nunca vai ver.

Betinho 5 de novembro de 2019, 19:06h - 19:06

Quase ninguém acredita que o ex-capitão está ligado à morte de Marielle.
Ele apenas tem um coração mole e não quer ver na cadeia os seus melhores amigos suspeitos de mandar matar a vereadora. Bolsonaro tem muita estima pelo Queiroz e sua turma.

Não Gostou Dane-se 5 de novembro de 2019, 14:23h - 14:23

Família de desajustados mentais que não prestaram para nada na vida e resolveram ser políticos e mamarem nas tetas as custas dos impostos dos trabalhadores.

Oswaldo 5 de novembro de 2019, 11:19h - 11:19

Só existe polarização porque agora existem dois lados.
Então para evitar a qualquer preço a “polarização” devemos colocar panos quentes e não apontar os erros da esquerda por medinho de retaliação?

Depois que um líder de facção criminosa afirmou que tinha um diálogo cabulose (sic) com o PT, não há dúvidas que o projeto de poder deles envolve usar todo e qualquer recurso disponível para empurrar sua agenda regressista, de modo que o acovardamento e contemporização não são atitudes aceitáveis para lidar com esses pulhas.

Você deve ter saudade do tempo em que só havia o PT e seus partidos satélites e a “oposição” do PSDB, onde a situação e oposição se enfrentavam alegremente em um jogo de compadres com cartas marcadas.
Agora sim temos uma orientação clara para uma economia mista com maior liberdade de ação.
Livre mercado é outra coisa e não teremos por aqui por um bom tempo ainda, se é que ainda o teremos.

Paulo Elias 5 de novembro de 2019, 10:51h - 10:51

O homem comum votou exatamente contra essa afetação virtuosa que lhe passou a mão no traseiro em nome da democracia – a democracia particular dos humanistas de butique. Uma “nobreza” fake de muita formalidade, mas danosa nos atos e nos bastidores.

No episódio com a Globo, não há dúvidas de que Bolsonaro saiu fortalecido, apenas uma das proezas da Globo foi a de unir a direita. Parece que a Globo não aprendeu nada com o próprio reality show BBB dela, onde quem ganhava o programa era sempre aquele que o povo entendia ser uma vítima, um injustiçado pelos demais colegas do confinamento. Aliás, a sensação que tenho é que ninguém aprendeu e não entendeu nada do que aconteceu nas eleições de 2018…

Sobre a questão do Witzel, o presidente com certeza tem informações que não temos para colocá-lo no circuito, e a partir da nota de Ali Kamel fica evidente isso, que a tal fonte próxima ao presidente que teria passado tais informações à Globo. Aliás, a nota de Ali Kamel é praticamente uma declaração de guerra ao governo. Esquecem que há mais 3 anos pela frente, com internet avançando de forma avassaladora, quem estará mais forte ou fraco daqui 3 anos na guerra Bolsonaro x Globo? Difícil prever, mas tenho meu palpite…

Sobre Macron, é cachorro morto, ninguém comprou a briga dele, Boris Johnson e Merkel chegaram até a rechaçar algumas posições dele, o cara está totalmente desgastado em seu próprio país, não restou muita coisa à ele. E quanto ao STF, nem precisa de ataques, o povo já está até o pescoço com a suprema corte.

Saci Pererê 5 de novembro de 2019, 21:50h - 21:50

É impressionante ao que se sujeitam os bolsominions, verdadeiros cérebros de bagre.ou de camarão. O Sr Paulo Elias apareceu por aqui com um discurso até razoável há uns 2 anos atrás, vejam só o abismo que ele desceu.

Paulo Elias 6 de novembro de 2019, 15:56h - 15:56

Saci, tenho enormes críticas ao governo Bolsonaro, sobretudo a atuação de seus filhos. O que escrevi acima foi análise e não torcida ou militância. Um cara que ganhou com mais de 10 milhões de votos a frente do seu rival desse jeito aí, xingando, sem modos, sem formalidades. Goste ou não dele, não inventei nada, são fatos.

A Globo já não tem simpatia pela esquerda mais radical, por ser liberal na economia. E mal vista pela direita (e agora mais ainda) por ser progressista nos costumes. Ela se enfiou numa briga que depende de diversos outros fatores para que ela saia vitoriosa.

O que falei de Macron, STF, etc. são apenas fatos. Veja, no meio dessa grande briga com Globo, questão de óleo, queimadas…, está a bolsa batendo recorde, empregos sendo gerados, criminalidade caindo, etc.

Agradeço pelo elogio e reconhecimento, mas fique tranquilo que o Paulo Elias de 2 anos atrás é o mesmo de hoje, não mudei em nada. Sou CONSERVADOR, e não bolsonarista, não passo pano pra político nenhum, o conservador é por natureza um cético quanto a políticos.

Elder 4 de novembro de 2019, 22:36h - 22:36

Na verdade ele é quem está abusando da paciência do povo.

Paulão 4 de novembro de 2019, 22:26h - 22:26

Seu Jair não é fascista. Fascistas não batem continência para a bandeira dos EUA e não são entreguistas.
Não falem em possibilidade do Congresso aprovar o impeachment do Seu Jair. Ele é caso para psiquiatras aprovarem uma interdição.
Ou então ele é um anarquista e também chavista, como descobrimos nesse caso da concessão da TV.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996