terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Leões, hienas e porteiros

Leões, hienas e porteiros

Matéria publicada em 3 de novembro de 2019, 06:40 horas

 


Presidente Bolsonaro perde controle emocional e dispara contra Imprensa e Supremo nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro perdeu a paciência. E mostrou isso em dois vídeos. Em um deles – retirado das redes sociais duas horas depois de publicado – ele se compara a um leão, e afirma combater hienas, uma das quais seria nada mais nada menos do que o Supremo Tribunal Federal (STF). Neste caso, Bolsonaro pediu desculpas.
Outro foi uma live, feita pouco depois que uma reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, divulgar o depoimento de um porteiro que afirma que um dos homens acusados de matar a vereadora Marielle Franco teria ido à casa dele, no Rio.
Neste, Bolsonaro ameaçou cassar (ou não renovar) a concessão da rede de TV e ainda disparou contra o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, acusando-o de estar por trás da divulgação do depoimento do porteiro. A veracidade da afirmação do porteiro está sendo contestada, mas isso não justifica as declarações destemperadas do presidente.

O perigo do destempero

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. A frase foi dita pelo personagem Ben Parker para seu sobrinho Peter, em uma HQ do Homem-Aranha. Mas parece que nosso presidente não lia gibi quando era criança ou adolescente, porque continua a agir como se ainda fosse apenas um deputado do baixo-clero, famoso por “não ter papas na língua”.
Falar ou postar vídeos em redes sociais sem pensar é até aceitável para o deputado federal. Rendeu a ele um processo em que foi condenado por ofender uma colega deputada – disse que ela era “feia demais para ser estuprada”, ou coisa parecida. Isso entrou na conta do folclore.
As besteiras ditas por um deputado federal – principalmente um do baixo-clero – podem ser ignoradas. No máximo, rendem um processo judicial.
Quando um presidente fala besteira, atacando o Supremo, ele pode iniciar um confronto entre dois poderes da República; e quando ataca a rede de TV mais vista do país, só consegue garantir que vai ter o destempero exposto a torto e a direito, para que todos vejam.
Isso sem contar as saias-justas diplomáticas em que Bolsonaro enfiou o país ao arrumar problemas com a França (ao comentar um tweet que criticava grosseiramente a mulher do presidente francês), com a Rússia (ao sugerir a possibilidade de uma intervenção militar na Venezuela) e agora com a Argentina (ao dizer que não cumprimentaria Alberto Fernandez, presidente eleito do país vizinho e nosso terceiro parceiro comercial).

Franqueza versus burrice

Existe uma linha tênue entre a franqueza e a burrice. Ofender a mulher do presidente de uma potência atômica que tem influência política e econômica no mundo todo é burrice. Insinuar que vai atacar um país que conta com o apoio de uma superpotência militar capaz de atropelar nossas Forças Armadas como um caminhão passa por cima de uma bicicleta também é. E dizer que não vai cumprimentar o presidente eleito de um país que está entre os maiores parceiros comerciais do Brasil é criar riscos econômicos desnecessários. Portanto, é burrice.
Felizmente, nenhum dos ofendidos por Bolsonaro decidiu responder com medidas contra o Brasil. Eles tiveram maturidade suficiente para distinguir o país do homem que atualmente o comanda.
Quanto a não renovar a concessão da maior rede de TV do país, ele pode tentar e se ver metido numa disputa que vai ser resolvida pelo Judiciário que ele chamou de hiena, e ainda ser comparado a Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que também adora perseguir a Imprensa e culpá-la pelos problemas do país.

Bons resultados

De modo geral, o saldo dos nove meses de governo Bolsonaro é positivo. O maior mérito talvez seja a aprovação da reforma da previdência, uma medida impopular, apesar de extremamente necessária.
Uma série de desregulamentações também promete destravar a economia, que por sinal vem começando a apresentar sinais de recuperação. E a inflação permanece sob controle, apesar da taxa Selic ser a mais baixa da história.
Existe um esforço para organizar a questão fiscal, o que é básico para que a economia cresça de forma sustentável. E com a economia crescendo, surgem os empregos, a criminalidade cai, a qualidade de vida das pessoas melhora.
No entanto, as falas destemperadas do presidente estão colocando em risco todo esse esforço, porque aumentam a polarização e ainda prejudicam a imagem do governo, internamente, e do país, lá fora.
Xícaras generosas de chá de camomila ajudariam o presidente.

Maria do Rosário processou Bolsonaro por ofensa (Foto: Arquivo)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

17 comentários

  1. Avatar

    val do açai, queiroz, milicianos, porteiro da casa 58, idéia de indicar filho chapeiro de hamburger para embaixada, rachadinhas na Alerj, funcionários fantasmas, laranjal, briga com o braço direito bebianno, mentiras sobre as ONGs, nepotismo, milícia digital denunciada pela joyce hasselman, aliados pulando fora do partido. Ministro do meio ambiente culpando covardemente o Greenpeace pelo óleo no nordeste, escândalo da demissão do diretor do INPE que revelou ao mundo a Amazônia ardendo em chamas, deputado do psl dizendo que vai implodir o presidente, filho do presidente chamando colega de partido de porca… bolsomínion merece ser estudado pela NASA.

  2. Avatar

    Só passando pra dizer que a Hiena STF aprontou mais uma! 5 mil bandidos na rua, comprem suas armas, vai começar o “Dia da purificação”. Kkkkkk

    • Avatar

      Vc acaba de cometer o crime de incitação ao ódio. Estude para superar sua ignorância ou morra com ela.

    • Avatar

      Que comecem os jogos!!!

    • Avatar

      Sócrates tem percepção parcial, pois quem incitou o ódio foi o Lula que pediu que o povo brasileiro fizesse o mesmo que o povo no Chile, mas quem obedeceu foi o povo da Bolívia que mandou Evo Morales para o México! Lula atirou no Bolsonaro, mas acertou no companheiro Evo!
      O que dizer do crime de incitação ao ódio do ex-presidente?!
      Não vai dar em nada, pois Gilmar Mendes vai mandar solta-lo novamente!

  3. Avatar

    Jair Bolsonaro gosta tanto de militar que colocou os 3 bozinhos nas Forças Armadas.kkkkkkkkkkk

  4. Avatar

    O CHIQUEIRO PETISTA ESTÁ CHEIO AQUI, Ô RAÇA FEDORENTA. KKKKK

    • Avatar

      Igualzinho esse bicho da família Columbidae com seus piolhos, ácaros e moscas, espalhando doença de difícil cura para os humanos.
      Petistas e bolsonaristas são iguais no item fidelidade ao seu líder, mesmo quando todo mundo já sabem dos podres de um de outro.

  5. Avatar

    Não creio que o Jair ReiDoGado seja somente um tiozão idiota como a mídia de oposição o trata. Essas microcrises nem fedem e só colocam os boizinhos pra ler jornal, o que rende uns cliques.
    Mas oras, estão ficando sem assunto pois essa coisa de ligar o Rei do Bolsogado à morte de Mariele Frango foi requentado com um caôzinho fraquíssimo.
    Mas política é isso ae mesmo: um brigando com o outro.

    Agora, achar que essa reforma da previdência é um ponto positivo é ser boizinho demais. Reformaram a previdência, mas, por modelo, ela AINDA é um esquema de pirâmide e VAI QUEBRAR.
    Boizinho que não quer ser boizinho guarda um dinheirinho todo mês e investe quando puder pra poder colher os frutos na aposentadoria.
    Esse dinheiro que andam te tirando coercitivamente todo mês pra pagar INSS eu garanto que você nunca vai ver.

    • Avatar

      Quase ninguém acredita que o ex-capitão está ligado à morte de Marielle.
      Ele apenas tem um coração mole e não quer ver na cadeia os seus melhores amigos suspeitos de mandar matar a vereadora. Bolsonaro tem muita estima pelo Queiroz e sua turma.

  6. Avatar
    Não Gostou Dane-se

    Família de desajustados mentais que não prestaram para nada na vida e resolveram ser políticos e mamarem nas tetas as custas dos impostos dos trabalhadores.

  7. Avatar

    Só existe polarização porque agora existem dois lados.
    Então para evitar a qualquer preço a “polarização” devemos colocar panos quentes e não apontar os erros da esquerda por medinho de retaliação?

    Depois que um líder de facção criminosa afirmou que tinha um diálogo cabulose (sic) com o PT, não há dúvidas que o projeto de poder deles envolve usar todo e qualquer recurso disponível para empurrar sua agenda regressista, de modo que o acovardamento e contemporização não são atitudes aceitáveis para lidar com esses pulhas.

    Você deve ter saudade do tempo em que só havia o PT e seus partidos satélites e a “oposição” do PSDB, onde a situação e oposição se enfrentavam alegremente em um jogo de compadres com cartas marcadas.
    Agora sim temos uma orientação clara para uma economia mista com maior liberdade de ação.
    Livre mercado é outra coisa e não teremos por aqui por um bom tempo ainda, se é que ainda o teremos.

  8. Avatar

    O homem comum votou exatamente contra essa afetação virtuosa que lhe passou a mão no traseiro em nome da democracia – a democracia particular dos humanistas de butique. Uma “nobreza” fake de muita formalidade, mas danosa nos atos e nos bastidores.

    No episódio com a Globo, não há dúvidas de que Bolsonaro saiu fortalecido, apenas uma das proezas da Globo foi a de unir a direita. Parece que a Globo não aprendeu nada com o próprio reality show BBB dela, onde quem ganhava o programa era sempre aquele que o povo entendia ser uma vítima, um injustiçado pelos demais colegas do confinamento. Aliás, a sensação que tenho é que ninguém aprendeu e não entendeu nada do que aconteceu nas eleições de 2018…

    Sobre a questão do Witzel, o presidente com certeza tem informações que não temos para colocá-lo no circuito, e a partir da nota de Ali Kamel fica evidente isso, que a tal fonte próxima ao presidente que teria passado tais informações à Globo. Aliás, a nota de Ali Kamel é praticamente uma declaração de guerra ao governo. Esquecem que há mais 3 anos pela frente, com internet avançando de forma avassaladora, quem estará mais forte ou fraco daqui 3 anos na guerra Bolsonaro x Globo? Difícil prever, mas tenho meu palpite…

    Sobre Macron, é cachorro morto, ninguém comprou a briga dele, Boris Johnson e Merkel chegaram até a rechaçar algumas posições dele, o cara está totalmente desgastado em seu próprio país, não restou muita coisa à ele. E quanto ao STF, nem precisa de ataques, o povo já está até o pescoço com a suprema corte.

    • Avatar

      É impressionante ao que se sujeitam os bolsominions, verdadeiros cérebros de bagre.ou de camarão. O Sr Paulo Elias apareceu por aqui com um discurso até razoável há uns 2 anos atrás, vejam só o abismo que ele desceu.

    • Avatar

      Saci, tenho enormes críticas ao governo Bolsonaro, sobretudo a atuação de seus filhos. O que escrevi acima foi análise e não torcida ou militância. Um cara que ganhou com mais de 10 milhões de votos a frente do seu rival desse jeito aí, xingando, sem modos, sem formalidades. Goste ou não dele, não inventei nada, são fatos.

      A Globo já não tem simpatia pela esquerda mais radical, por ser liberal na economia. E mal vista pela direita (e agora mais ainda) por ser progressista nos costumes. Ela se enfiou numa briga que depende de diversos outros fatores para que ela saia vitoriosa.

      O que falei de Macron, STF, etc. são apenas fatos. Veja, no meio dessa grande briga com Globo, questão de óleo, queimadas…, está a bolsa batendo recorde, empregos sendo gerados, criminalidade caindo, etc.

      Agradeço pelo elogio e reconhecimento, mas fique tranquilo que o Paulo Elias de 2 anos atrás é o mesmo de hoje, não mudei em nada. Sou CONSERVADOR, e não bolsonarista, não passo pano pra político nenhum, o conservador é por natureza um cético quanto a políticos.

  9. Avatar

    Na verdade ele é quem está abusando da paciência do povo.

  10. Avatar

    Seu Jair não é fascista. Fascistas não batem continência para a bandeira dos EUA e não são entreguistas.
    Não falem em possibilidade do Congresso aprovar o impeachment do Seu Jair. Ele é caso para psiquiatras aprovarem uma interdição.
    Ou então ele é um anarquista e também chavista, como descobrimos nesse caso da concessão da TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document