sábado, 25 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Leonardo DiCaprio e sua viagem ao planeta Marte

Leonardo DiCaprio e sua viagem ao planeta Marte

Matéria publicada em 14 de outubro de 2016, 15:32 horas

 


Ator surpreende o presidente em visita a Casa Branca; Nasa planeja enviar astronautas para Marte depois do ano de 2030

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

 

O ator Leonardo DiCaprio surpreendeu os jornalistas e o presidente Barack Obama ao afirmar que pretende ir para o planeta Marte.  DiCaprio teria se candidatado a participar do projeto do bilionário Elon Musk, que pretende estabelecer uma colônia no planeta Marte a partir do ano de 2024. Posteriormente o agente do ator explicou que ele estava brincando. De qualquer forma as viagens a Marte só devem acontecer no final da próxima década e o astro de “Titanic”, que tem 42 anos, vai ficar cinquentão antes de poder provar que falava a verdade ou se estava mesmo brincando.

O anúncio da suposta viagem do ator para Marte foi feito na semana passada, durante um encontro na Casa Branca entre DiCaprio, o presidente Barack Obama e a cientista Katharine Hayhoe, que estuda a mudança climática global. Hayhoe dizia ao presidente que “as pessoas precisam se preocupar com as mudanças no clima, a menos que estejam pensando em se mudar para o planeta Marte, o que é uma loucura”. E o ator prontamente respondeu: “Eu me candidatei”. Ao que Obama respondeu: “Acho que você acaba de provar que é louco”.

DiCaprio se referia ao projeto do bilionário Elon Musk, diretor da Space X, que pretende mandar mil pessoas para Marte na próxima década. Musk apresentou o projeto de sua espaçonave durante o último congresso internacional de astronáutica, realizado em Guadalajara, no México, no mês passado. O projeto de Musk vai custar 10 bilhões de dólares e depende de um foguete gigante que ainda não foi construído, muito menos testado.

Além de Musk a agência espacial americana Nasa planeja enviar astronautas para Marte depois do ano de 2030. O projeto governamental da Nasa é mais modesto, e inclui apenas o envio de uma equipe de quatro ou cinco astronautas para estudar os mares secos do planeta em busca de sinais de vida.

Para um ator acostumado com as festas e o luxo de Hollywood, a vida em Marte seria insuportável. Marte não tem vida diurna e muito menos noturna. O planeta é um grande deserto gelado, coberto por uma atmosfera de dióxido de carbono irrespirável. A pressão atmosférica em Marte é tão baixa que o sangue de uma pessoa ferveria como refrigerante se ela saísse da nave sem a proteção de um traje espacial. As pessoas que viajarem para Marte terão que passar meses trancadas dentro de uma nave espacial. E quando chegarem lá só vão poder sair da nave trancadas dentro de uma roupa hermética parecida com um escafandro.

Esqueçam as fantasias dos filmes de “Jornada nas Estrelas”. No sistema solar não existe nenhum planeta onde as pessoas possam viver ou andar sem um traje pressurizado.

Os entusiastas da colonização espacial sonham em terraformar Marte no futuro. Trata-se de uma técnica que usaria alta tecnologia para libertar os gases presos na calota polar e no subsolo de Marte. Mas o processo levaria séculos, até a atmosfera de Marte se tornar densa e rica em oxigênio. As pessoas vivas atualmente não viveriam para viver o resultado final desse projeto.

O estudo de Marte é importante porque o planeta já foi muito parecido com a Terra. Ele teve enormes mares de água líquida onde as ondas se quebravam vagarosamente devido a baixa gravidade do planeta. Sem que se saiba como os mares secaram, a água ficou presa no subsolo e o planeta inteiro esfriou. Não sabemos se isso poderia acontecer com a Terra, daí a importância de instalar uma base de pesquisa no planeta.

A colonização de Marte é um sonho para um futuro mais distante. Quando novos tipos de sistemas de propulsão encurtarem o tempo de viagem, dos seis meses atuais para apenas algumas semanas. Isso poderia ser conseguido com a propulsão magneto-hidrodinâmica sendo estudada atualmente.

 

 DiCaprio: Sonhando com as noites marcianas


DiCaprio: Sonhando com as noites marcianas

 

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document