Limites

by Diário do Vale

wp-coluna-contos-e-cronicas-alexandre-correa-lima

“Agora percebo que passei do limite”, disse Takaiushi, após deixar o filho de sete anos abandonado numa floresta na ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Essa floresta é praticamente deserta, infestada de ursos, e com temperaturas muito baixas nessa época do ano.

Segundo consta, o menino foi abandonado como castigo por desobedecer aos pais, após

insistir em ficar jogando pedras contras carros e transeuntes, mas depois quando tentaram recuperar a criança não encontraram mais.

O menino foi localizado seis dias depois por soldados numa cabana abandonada, a

vários quilômetros do local onde supostamente foi abandonado.

Todo mundo sabe dos rigores da educação oriental, e do valor que atribuem a disciplina e respeito aos mais velhos.

Por nossas bandas, talvez soframos do pecado inverso, a falta de limites. Seja por uma cultura mais permissiva, ou pela culpa inconfessa de pais e mães ausentes do lar, estabelecemos cada vez menos limites para nossos filhos, aumentando indefinidamente a lista de direitos sem os equivalentes deveres. É assim vamos criando pequenos tiranos que não sabem compartilhar, não entendem o dualismo da vida, o valor das coisas, nem as coisas que realmente têm valor.

Ensinar limites e valores é a mais forma mais elevada de educar, e educar é amar. Quem não dá limites deseduca, posterga para o futuro a indispensável habilidade de lidar com as frustrações inerentes à vida.

Exagerar nos castigos, ou seu oposto, não dando limites, é como condenar os filhos a vagar numa floresta gelada e escura, tornando-os adultos imaturos ou despreparados para uma vida social e emocional saudável, e em ambos os casos, quem merece o castigo são os pais.

Dar limites hoje é ampliar os horizontes amanhã.

 

ALEXANDRE CORREA LIMA| [email protected]

You may also like

1 comment

Elisangela 28 de junho de 2016, 08:06h - 08:06

Ótimo texto, fala da realidade da vida, triste é que o Brasil chegou a uma situação em que com toda a certeza não tem mais jeito, a falta de educação, o péssimo exemplo que as crianças tem todos os dias dentro e fora de casa dos adultos, a impunidade, pessoas fazendo o que querem sem o menor respeito por nada e ninguém como se tudo fosse permitido, e quem se manifesta contra toda baixaria que vemos e lemos nas mídias através de reportagens e comentários ainda somos ameaçados, eu pelo menos não acredito em mais nada neste país. O país já morreu a muito tempo, só falta enterrar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996