terça-feira, 16 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Lula condenado: e daí?

Lula condenado: e daí?

Matéria publicada em 28 de janeiro de 2018, 06:01 horas

 


A letra fria da lei impede a candidatura do ex-presidente; a questão é se isso não pode ser bom para o PT

wp-coluna-e-nos-com-isso-paulo-moreira

Fato: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva teve a condenação em primeira instância confirmada, por unanimidade, na segunda instância da Justiça Federal (TRF-4) em Porto Alegre. A partir daí, começam as interpretações:  simpatizantes de Lula dizem que o processo seria político e os juízes estariam comprometidos com um “esquema” para impedir o ex-presidente de disputar um terceiro mandato em 2018. Do outro lado, além da comemoração pela condenação unânime, faz-se a festa porque a candidatura do petista estaria descartada. Mas isso é mesmo ruim para o PT?

Possível estratégia petista

Evidentemente, o PT ainda pode apresentar o nome do ex-presidente. O TSE, no entanto, tem a faca e o queijo na mão para rejeitar o registro de sua candidatura. E tudo isso sob os holofotes da imprensa brasileira e internacional.

Resultado: o PT e o próprio ex-presidente podem acabar se beneficiando disso tudo.

Uma possível estratégia seria o partido lançar o nome de Lula, tentar registrá-lo e, diante da negativa do TSE, substituí-lo. Enquanto esse processo estivesse acontecendo, Lula estaria em campanha pelo país, a partir de 16 de agosto, ou antes, sem declarar sua condição de candidato.

Ao mesmo tempo, a propaganda do PT estará dizendo que o partido está sendo perseguido, que “as elites” querem a legenda fora da disputa para continuar a acabar com os direitos do trabalhador, que a reforma da previdência vai fazer os mortos se levantarem da tumba para voltarem ao trabalho e que a reforma tributária vai tirar o couro do trabalhador para fazer jaquetas de luxo pros ricos.

O TSE tem até 17 de setembro para julgar os registros de candidatura. A não ser que Lula consiga a façanha de reverter, antes dessa data, sua condenação, a Justiça Eleitoral não terá alternativa: vai negar o registro do ex-presidente.

Quando isso acontecer, Lula sai de cena. Entra um substituto e o discurso do injustiçado vai carrear para o novo candidato a simpatia até de gente que não pretendia votar no ex-presidente. Seria a tendência do eleitor de votar no “coitadinho” ou no “injustiçado” funcionando a favor do PT.

Isso seria suficiente para dar a vitória ao Partido dos Trabalhadores? Não é possível dizer. Mas o resultado vai ser melhor do que o obtido por um Lula disputando a eleição sem obstáculos ao registro da candidatura, fazendo campanha enquanto os adversários o acusam de ser um corrupto que escapou da Justiça.

Quem ganha numa eleição sem Lula

Dificilmente um candidato claramente identificado com a direita vai se beneficiar com o fato de o ex-presidente não disputar as eleições. Isso porque os votos que iriam para Lula vão para outro candidato de esquerda. A dificuldade vai continuar a mesma.

Na verdade, talvez a coisa até piore, porque Lula não é unanimidade entre os partidos de esquerda. Sem ele na corrida, o PT e outros partidos de esquerda podem até se juntar em torno de um nome de consenso. Com isso, a direita pode ter um adversário mais difícil de enfrentar.

Além disso, a ausência de Lula tira da direita o “inimigo comum”, abrindo caminho para disputas entre candidatos com o mesmo viés ideológico e para a dispersão de votos.

Pivôs: Mesmo fora da disputa presidencial, Lula e o PT terão muito peso em outubro

Pivôs: Mesmo fora da disputa presidencial, Lula e o PT terão muito peso em outubro

O segundo turno

Com Lula ou sem Lula, a eleição presidencial dificilmente se resolve no primeiro turno. Em princípio, o segundo turno deve ser entre um candidato mais à esquerda e outro mais à direita.

Durante a campanha do primeiro turno, e de acordo com o que se for desenhando ao longo dela, começarão as negociações para os apoios no segundo turno. E não será surpresa se houver mistura entre partidos ditos de esquerda com outros ditos de direita.

Esse tipo de fenômeno ocorre porque a política brasileira, tradicionalmente, coloca os acordos em que se coloca na negociação o chamado “espaço no governo”, vulgarmente conhecido como distribuição de cargos, à frente da semelhança entre posturas ideológicas.

E a impossibilidade de o Executivo governar sem maioria no Legislativo (há quem diga que o Brasil tem um regime presidencialista, mas uma forma de governar parlamentarista) vai fazer com que, seja quem for, o presidente eleito precise formar alianças até com adversários de campanha para governar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

70 comentários

  1. Avatar

    Ai vó, o pessoal da senzala que defende a casa grande já tem mais um motivo para fazer festa, vem ai mais um aumento da gasolina…

    • Avatar

      NETINHO, fala para a vó que ela tem que colocar você no colégio, pois você está vivendo no século XIX, onde havia ainda a escravidão….Nós estamos no século XXI….
      Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

  2. Avatar

    O que nós precisamos no momento é de um governante de fibra, corajoso e ficha limpa pra lidar com essa corrupção que impera nos 3 poderes, Lula tá pagando o preço por ser o Lulinha paz e amôr, o Lulinha blá, blá, blá, um governante que tenha o mínimo de conhecimento nas áreas de admin. pública, economia, saúde, trabalho, educação e segurança. Precisamos de um governante que seja brasileiro e goste do Brasil …..os debates na tv virão e com ele a surpresa de vcês em conhecer um personagem que não está tão evidência, lembrem-se desse nome (Ciro Gomes)

    • Avatar

      Ciro Gomes é lembrado, principalmente, porque ele chamou Lula “do melhor presidente que o país já teve!”…
      Lembrem-se desse nome (Ciro Gomes)…

    • Avatar

      Com certeza vamos lembrar do Ciro Gomes jovem Julio, para NUNCA votar nele!!! Não passa de um drogado oportunista como Aécio Neves.

  3. Avatar

    Mesmo com a condenação do molúsculo o bolsotonto não subiu nada nas pesquisas.
    Isso é reflexo da brutal rejeição e da falta de discurso do mico que só brada sobre o nióbio, família, gays e bandidos sem ter a mínima capacidade de argumentar a agenda econômica. O mico não vence a eleição pois o partido dele é nanico e não tem capilaridade nacional nem força nos 2 maiores colégios eleitorais SP e MG. O mico sobre pressão solta bobagens do tipo que usava o auxílio moradia para comer gente e fora tantos outras condenações como da Maria do Rosário e do grupo LGBT tudo isso destrói a figura de herói nacional. É uma pena mas infelizmente não temos nenhum líder capaz de mudar o Brasil.

    • Avatar

      Vces irão se surpreender com Ciro Gomes, o cara é fera ….

    • Avatar

      Sim julio, Ciro Gomes é fera, pois falou que ia mandar bala na cara do Sérgio Moro…
      Lo observador… lulistas e bolsonaristas são faces da mesma moeda, são extremistas…. eles não trabalham no campo racional, não debatem! São fanáticos… tanto os lulistas e bolsonaristas tem relação com seus ídolos como mitos… transcendem a racionalidade… é uma adesão tipo fanatismo…. O fanático não pensa, alguém pensa por ele!
      Lembra que o Lula, quando foi diretor de previdência do sindicato dos metalúrgicos de Diadema, em 1972, ele disse que assumiu a diretoria da previdência para “comer as viuvinhas” e o Jair Bolsonaro disse que recebeu o auxílio moradia “para comer gente”…. Ou seja, Lula e Bolsonaro são faces da mesma moeda!
      Tanto Ciro Gomes, quanto Lula e Bolsonaro gostam de gente…. O primeiro gosta de mandar bala em gente… Os outros dois gostam de comê-las! Estamos muito bem representados pelos primeiros colocados nas intenções de voto das recentes pesquisas eleitorais!!!
      Como diria Boris Casoy:”Isso é uma vergonha!”….

  4. Avatar

    Podem acreditar esta é a melhor formação palaciana para tirar o País do buraco, obviamente aceitando sugestões para a formação.
    Presidente: Lulinha paz e amor (nada vê, nada sabe, nada têm)
    Vice: Dilminha a tigresa do cerrado (excelente plantadora de mandioca…..)
    Ministro casa civil: Gedelzinho ( sabe guardar milhões de segredos)
    Ministro da economia e planejamento: Cabralzinho (sabe fazer contratos, investimentos e o dinheiro andar)
    Ministro da justiça: Aécinho (vai transformar Leis e a PF tudo em pó)
    Ministro da Ind. e Comércio: Marcolinha e Fernandinho ( com certeza o aumento do PIB será maior que o da China, com as exportações)
    Ministro da saúde: Abdelzinho ( sabe enxergar como ninguém o corpo humano)
    Ministro de esporte e lazer: Nuzminha ( sabe organizar qualquer jogo)
    Ministro das relações exteriores: Cunhazinho ( articula e extorque como ninguém)
    Ministro da agricultura: Os Bastistinhas da JBS (sabem tirar leite de pedra via BNDES invertendo a ordem primeiro colhendo e depois plantando)
    Sendo assim, o importante que é fevereiro….. e é carnaval para gente sambar….. laia…laia ….laia, logo vêm semana santa ….laia…..laia……laia…. e vamos nós a cada feriado, hora e é só entregar o País para a TURMA acima, que estaremos com nossa renda per capita maior que da Finlândia e Suíça, e vamos continuar com o nosso ….laia…..laia……laia… e que venha a ELEIÇÃO 2018, com a mesa farta de povo que acha que não muda o País pelo voto, mas sim com BOLSAS, ressaltando que entre o rochedo e o mar, quem vai sobreviver é o molusco, alguém aí duvida disto.

  5. Avatar
    CrisBrasil : princesa dos Coxinhas (ou rainha da suruba)

    Vivemos uma ditadura do judiciário, apoiada pela grande mídia que dá apoio ao nojento golpe para tirar representantes do povo do poder e com isso, entregar o país para o capital internacional.
    A última canalhice do juizinho de merda do PSDB foi mandar leiloar o apartamento que eles imputam como sendo de Lula para evitar o surgimento de novas provas de que o imóvel não é do ex-presidente, mas sim da OAS; como aconteceu semana passada, quando o Tribunal de Brasília mandou penhorar o imóvel para pagar dívidas da OAS, numa clara prova de que, de fato, pertence à empreiteira. Na época, o juizinho canalha disse, de maneira hipócrita, que a decisão do Tribunal foi “inadvertida”.
    Infelizmente, parte do povo apoia esse golpe, imbecilmente se comportando como “Donas Florindas” ( não se mistura com a gentalha, não quer a gentalha no poder ) ou como hienas ( comem merda e sorri).Ironicamente, essa parte do povo também vai pagar a decorrente transferência de renda para as classes abastadas e para o capital internacional. Não tenham dúvidas.

    • Avatar

      A Justiça para você deve ser isenta, igual para todos os cidadãos, exceto para Luís Inácio Lula da Silva…
      Você pode fazer um abaixo assinado com milhões de assinaturas para mudar a Constituição Brasileira, incluindo o artigo:” A Justiça brasileira deve julgar todos os brasileiros de forma isenta, exceto para o cidadão Luís Inácio Lula da Silva…”
      Lá na Venezuela, o amigo Maduro do Lula conseguiu fazer isso!
      Vocês petistas estão cada vez mais audazes!!!

    • Avatar

      pois é ….agra ele vai ter que brigar com o juiz de Brasília que foi o primeiro a mandar leiloar o ap.

    • Avatar

      COTADO A FICHA AINDA NÃO CAIU OU ELE NÃO QUER ACREDITAR QUE O PAI DOS POBRES NÃO É HONESTO.

    • Avatar

      ótima análise irmão !! São tão cegos e estúpidos, que enxergam um juiz parcial e “pau mandado” dos interesses financeiros internacionais, como um Herói. Burro tem é que pastar mesmo !!

  6. Avatar
    Brasil : Aguarde, Carregando....

    Eu fiquei preocupado de darem prisão domiciliar para o Lula. Afinal ele não tem nenhum imóvel no nome dele, vai fazer “domiciliar” como ?

  7. Avatar

    Sabe porque o brasil esta essa bosta?Porque o povo vota com a barriga e não com a consciência.Se contentam com bolsa familia,bolsa escola,cotas para negros,deficientes,para baixa renda e outras esmolas….como se fossemos diferentes uns dos outros.
    E a culpa de tudo isso é do povo….analfabetos funcionais ou cegos por conveniência.
    Antes dos politicos se corromperem eles nos corrompem primeiro.

  8. Avatar

    Nossos juizes vem cometendo absurdos jurídicos imperdoáveis. Dilma foi cassada por um erro de governança que não justifica o impechamnet e reconhecendo o absurdo que estavam cometendo não impediram seus direitos políticos. Lula foi condenado em 1a. estância e o juiz se acovardou não mandando prender. Foi confirmado sua condenação em 2a. estância, e pasmem, reconheceram o crime por unanimidade e até aumentaram a pena, mas, cadê a coragem de mandar prender ? Se vc tem medo do monstro não faz cara feia pra ele. É a máxima que rege a lei da sobrevivência …..se vc não pode com ele, junte-se a eles, mostrar sinal de fraqueza e covardia não fica bem para nossas autoridades máximas.

    • Avatar

      Julio meu amigo, escreva sobre futebol porque de assunto jurídico você não entende NADA. Fica a dica na humildade.

  9. Avatar

    Gente, só uma coisinha… Lula foi CONDENADO a 12 anos de prisão por unanimidade em um tribunal de 2ª instância.

    CADEIA SEM LULA É FRAUDE!!!

    • Avatar

      Isso mesmo Pablo, faz festa na senzala, foi a sim com o Mandela, porque sera diferente com o Lula. A casa grande tem muitos benefícios para quem esta nas senzalas. Ponha algo em sua cabeça se é bom para a casa grande , é horrível para as senzalas. Já dizia minha vó… Qual senzalas pertences????

    • Avatar

      NETINHO, diga para a vovó que o julgamento do processo sobre o sítio de Atibaia vai começar e neste a condenação deve passar de 15 anos. Ahh, e diga que a “senzala” está muito feliz por ver o fora da lei quase preso!!! Sua vovó era mucama do sr. Luiz51???

    • Avatar

      O vó os que se acham que os melhores da senzala são aqueles que comem farofa com rapadura em quantos os outros da senzala comem rapadura com farofa vó.Esse tal de Pablo vó é os que se acham superiores na senzala, porque lhe dão os restos das farofas com rapadura da casa grande vó. Entendeu agora vó?

  10. Avatar

    Ontem no Globo.com tinha simplesmente 12 artigos/reportagens falando sobre o Lula, não é a toa que a cada pesquisa o cara cresce mais, se for candidato ele leva no primeiro turno, o cara é igual massa de bolo quando mais apanhe mais cresce.

  11. Avatar
    jose carlos pessoa carvalho

    Lula e os seus são ladrões, mentirosos e sem caráter. Há quem goste de ser roubado, enganado e usado em benefício próprio. Esse é o PT, mente para os pobres, se alia aos ricos. Seus manda-chuvas se dizem pobres mas só gostam de vinhos caríssimos, coisa da elite. Só viajam de jatinhos particulares, coisa da elite. Todos moram em mansões ou apartamentos estilosos, coisa de elite. Gostam de distribuir migalhas e ficam com a maior parte. Veja os filhos de Lula. De zeladores de zoológico e grande latifundiários e criador de gados. Então, há quem goste de ser enganado, problema deles. Eu não gosto e torço para que apodreça na cadeia, como Temer, Dilma, Aécio, Renan, Jucá, José Dirceu, Gleize, Moreira, Gedel e todos que se locupletaram de dinheiro público que tanta falta faz aos mais necessitados.

    • Avatar

      Apesar de triste, é a realidade! A riqueza deles é a miséria de muitos e odesemprego de tantos outros pela corrupção, veja o caso dos estaleiros Brasfells e Brasa.

      Quanto tempo Eng. José Carlos Pessoa de Carvalho GGRI/FEM…me lembro até hoje da entrevista que fiz contigo ainda garoto lá na FEM (1993), acho que no 8º andar do Edifício dos Funcionários. Vejo que o senhor continua um homem íntegro, honrado e com disposição de botar a cara pra bater. Obrigado por ter aberto as portas de emprego pra mim na indústria, num momento em que a ETPC já não mais nos garantia uma vaga na CSN, pois foi graças a isto que me graduei, fiz mestrado e hoje sirvo ao meu país numa instituição federal.

      Brasil acima de tudo! Abaixo somente de Deus!

    • Avatar

      Tão “intiligenti” que repete feito papagaio fake news. Aff …. essa é a “eliti” econômica brasileira. Burro tem que pastar!

  12. Avatar

    A realidade é uma só TODO POVO BRASILEIRO TÊM O GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL QUE MERECE, no que tange o resto é balela, POVO BURRO = CORRUPTO INTELIGENTE ( ROUBA MAIS FAZ) FICANDO ILESO.
    Logo, nossa democracia só será plena com um grau de maturidade em níveis aceitáveis daqui a 200 anos, HOJE SÓ TEMOS 30 ANOS DE UMA TÍMIDA DEMOCRACIA, portanto ainda estamos engatinhando neste processo, onde com certeza incautos e analfabetos apolíticos não faltam, portanto a mesa é farta para os SALVADORES DA PÁTRIA AMADA, SALVE, SALVE…………..

  13. Avatar

    Ciro Gomes presidente, leiam o curriculum do cara

    • Avatar

      Você é ignorante que Ciro Gomes falou que ia “mandar bala no Sérgio Moro”!
      Você é ignorante que o partido do Ciro apoia o regime comunista do Maduro na Venezuela!
      Você é ignorante que Ciro Gomes começou sua carreira na Arena!
      Você é ignorante que o Ciro Gomes é um Lula alfabetizado!
      Você é ignorante que o Ciro Gomes trabalhou para FHC e Lula!
      Você é ignorante que o Ciro Gomes criticou a privatização e está trabalhando numa empresa privatizada!
      Você é ignorante que o Ciro Gomes está no espectro político da esquerda!
      Você é ignorante!!!!
      Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Muito bom Guto . Podemos acrescentar ao currículo que iria impedir a prisão de Lula , demagogo ,mentiroso , populista , mandou os professores pastarem , dentre outros adjetivos. Sabe porque os defensores dele aumentaram ? É porque a esquerda está sem um nome , então A PTezada não quer perder a boca e estão migrando para Ciro Gomes . Tomara que ele ganhe . Brasileiro merece . É muito fácil ser político nesse país , basta ter cara de pau , ser mentiroso e dizer que defende os pobres e é contra as Zelites e os banqueiros e empresários . Depois você se junta a Zelite , banqueiros e empresários e caga na cabeça do povão , que merece . Depois faz viagem e m jato particular , fica em hotel 05 estrelas , come em restaurantes caros e usa roupa de grife. Quando vier um pobre falar contigo , finja que adora pobre . Coloque a culpa dos problemas brasileiros nos EUA e nos ricos e continue enganando o povo. Fim de semana vai para seu sítio que o empresário reformou , tome vinhos e cachaças caras e fique rindo dos otários que ficam brigando por você .

    • Avatar

      Nem a lindona, Patricia Pillar, aguentou o Ciro Gomes.

    • Avatar

      Guto o Ciro Gomes disse sim que ia mandar bala na turminha midiática de Curitiba mas foi uma linguagem figurada contra as arbitrariedades políticas e nulidades. O Ciro foi muito homem de ter dito isso pois é um cara que não deve a ninguém.

      Nenhum partido no Brasil apoia a DITADURA venezuelana. Se você é um analfabeto político procure estudar política internacional e verá que a Venezuela teve o maior salto de IDH da América do Sul nos 5 primeiros anos do governo Chaves e que era o único país que o Brasil tinha balança comercial positiva. O Brasil ganhou muito dinheiro vendendo para esse parceiro comercial graças a aproximação do Lula que nunca interferiu na sobernania da Venezuela. Depois é que o Chaves resolveu ser um DITADOR e o Maduro herdou a mesma linha do mal. Quem tem que intervir em ditaduras é a ONU mas os grandes países preferem deixar a Venezuela se afundar já que tem a terceira maior reserva de petróleo do mundo e hoje o país já esta com a produção comprometida para pagar dívidas com a China.

  14. Avatar

    Eu também acho o Lula inocente , não só ele . Acho também que o Cabral , Gedel , Picianni , Temer , Rocha Loures , Cunha, Maluf , Aécio , Casal Mardonni , Suzana Richitofen , Fernandinho beira mar , Rogério 157 , Roger Albedelmassi , etc . Pergunta para eles ! Nunca fizeram mal a quase ninguém , somente uns pequenos roubos , furtos , estupros , assassinatos e crimes afins .

  15. Avatar

    O Lula é o espelho do típico malandro brasileiro . Cortou um dedo para não trabalhar e foi para o sindicato. Pessoa com pouco estudo , mas muita malandragem, Ignorante , mal educado , mentiroso , sem caráter , quer levar vantagem em tudo . Viaja de jato particular, só fica em hotel cinco estrelas , só usa roupas caras e vende a imagem do pai dos pobres . Boa parte dos brasileiros se identifica com ele , por isso muitos o defendem . Não querem saber se ele roubou , porque se tivesse em seu lugar fariam o mesmo . Infelizmente é o que temos .Merecemos Lula , Cabral ,Cunha , Temer , Moreira , Pezão , Piccianni , Dirceu, Vacari , Dilma , etc

  16. Avatar

    O Lula se for candidato vai ganhar facilmente no primeiro turno !

    • Avatar

      Você é um ótimo humorista moço!!! Seu candidato deve se preocupar em não morrer na prisão, pois com uma condenação de 12 anos e outros processos em que ainda será julgado, dificilmente não somará uns 30 anos de ‘cana’. Com a idade que já soma seria melhor Luiz51 esquecer esse papo de eleição e viver o resto de vida que ainda tem.

    • Avatar

      Pelamordedeus… será que esses PeTistas ainda não se deram conta que Lula já era ?

  17. Avatar

    SE FOR CANDIDATO SERÁ ELEITO NO PRIMEIRO TURNO, SE NÃO FOR CANDIDATO VOTAREMOS EM QUALQUER POSTE QUE ELE INDICAR.

  18. Avatar

    Considero que o colunista tem razão de atentar as pessoas para a estratégia petista, utilizando o discurso de perseguição política para atenuar os erros do Lula, que é o representante primeiro do PT. Concordo que toda essa propaganda vitimista vai levar muita gente a votar nele, e mais, mesmo perdendo a chance de candidatura ele vai apoiar alguém e vai comparecer com esse testa de ferro petista. O problema maior é que na verdade quando Temer assumiu, e olha que estão se esquecendo de dizer que ele sempre foi da chapa da Dilma, ou seja, escolhido pelo PT. O pior é que o cara está sendo visto sim como traíra e Judas e essa novelinha virou um enredo típico: o pobre vitimizado, o judas traidor e o grupo rebelde até o fim. Na verdade, convém comentar que entre essa briga de EGOS, do Lula que se diz vítima (será que realmente a consciência dele não dói?) e o eterno grupo mal caráter de interesseiros entre eles políticos, empresários, juízes e etc que viram nos erros básicos de Lula uma chance para implementar leis favorecendo muita gente, menos o povo. Fico em dúvida se a atitude paternalista do PT em dar aos pobres e acostumá-los com esmolas compensatórias levando o pobre a se acomodar ou a atitude extremista do Temer que acredita no progresso e avanço econômico arroxando o pobre já tão sofrido. Precisamos de um candidato equilibrado, nem comodismo e nem extremismo. Um candidato que realmente pense de forma EXPONENCIAL, que eleve o Brasil há um patamar de que pode mais, que não aceita esmolas partidárias. De um povo que quer Educação e não bolsa escola, de um povo que quer mais, ser mais e ter mais. De um povo que quer investimento na saúde e várias áreas e não somente MINHA CASA MINHA VIDA. Considero que esses projetos até são bons, mas eles se aliaram a tanta permissividade, ou seja, aprovem meu projeto e fechamos os olhos para a roubalheira. É isso que vimos. Não somente a condenação de Lula confirmou isso, mas também o escândalo da Petrobrás e outros. Parece Hobin Hood tirando dos ricos (?) para dar ao pobre, mas com uma diferença: eu também ganho! Até quando vamos pensar pequeno? Até quando vamos aceitar esmolas partidárias e continuar votando assim. Precisamos é de pessoas honestas que trabalhem para as pessoas honestas deste país. Até porque a única coisa que o PT mostrou que para continuar com seu poderio é também entrar no jogo da desonestidade. E depois que entra, se afunda como areia movediça, sem VOLTA! ACORDA BRASIL! É discutindo e refletindo que a gente não se deixa levar!

  19. Avatar

    Ai vó. o Guto só porque acha que sabe escrever casa deixou de pertencer a senzala vó.Continua a fazer festa na casa grande, Pois até os grandes editores erram em ortografia vó. Ele teve algumas reformas que o ajudaram como a trabalhista, trabalho escravo, previdência, dez reas a menos no salario minimo, e os sinhozinhos da casa grande todos protegido vó. E ele deve estar muito feliz vó. Ele só leva 50 chibatada por vez dos sinhozinho da casa grande e esta satisfeito, pois alguém leva mais chibatadas do que ele vó. E como a senhora dizia vó…Vão vendo ai.

  20. Avatar
    melhor JAIR pesquisando

    Me desculpe sr. colunista, mas está redondamente enganado! Nossos tempos mudaram, não é qualquer texto vitimista ou propaganda de TV comprada que fará pessoas esclarecidas acreditarem que um BANDIDO CORRUPTO (lula) é inocente e perseguido político. E mais, não duvide que essas eleições terminem no primeiro turno com um candidato de “extrema” direita vencendo de lavada! O problema de alguns jornalistas é ignorar alguns fatos que estão diante dos olhos, basta ver no YOUTUBE a recepção espontânea de um presidenciável nos aeroportos de todo Brasil.

  21. Avatar

    Você fala como se o empresário não trabalhasse neste Brasil que tem que matar um leão por dia, graças a Deus o Brasil ficou livre deste câncer comunista.

  22. Avatar

    Pior é que tem gente que ainda acredita nesse marginal. Hoje mesmo assisti um vídeo o comparando com NELSON MANDELA. Só esqueceram de dizer que o grande e honrado Mandela foi pobre, e o nosso sindicalista analfabeto é MILIONÁRIO. Já ouvi dizer que DEUS é brasileiro. Não acredito nisso, pois se assim fosse, o câncer já tinha levado esse picareta.

    • Avatar

      E Mandela foi da paz, obedecia à justiça sul-africana, enquanto Lula e companheiros querem colocar o exército do MST nas ruas para fazer guerra ao povo brasileiro e Lula desqualifica a justiça brasileira, chamando a justiça brasileira de fraude, mentira, engano, etc…
      Eu comparo Lula com Stálin, Fidel, Chaves, Hitler, o gordinho da Coréia do Norte, Putin, etc…

    • Avatar

      O vó olha ai vó eles estão fazendo festa na senzala com a vitória da cassa grande. Você entenderia isso Vó???

    • Avatar

      NETINHO, eu vou puxar a olhera do seu vó, pois ele te tirou da escola e você não sabe escrever nem “casa”!
      NETINHO vai brincar no XBOX e vai ver Anita no Youtube, mas deixa esse espaço para os adultos, gente grande que pensa o Brasil e tem experiência de vida!

    • Avatar

      Ei Guto, faz uma reciclagem também, na moral !! “Vó” = substantivo feminino, logo o correto seria “sua vó”, e não “seu vó”. Ah, vê se dá tempo de ter umas aulas de Geografia também, talvez ainda dê tempo de aprender que o MST jamais fará guerra contra o povo brasileiro, até porque o MST é parte do POVO BRASILEIRO, além disso, seus assentamentos fornecem gêneros agrícolas a baixo custo pra população e mantém muita gente na subsistência, evitando ainda mais o inchaço de gente nas favelas e periferias urbanas. Mas pra isso você precisa de um bom professor de Geografia, bons livros com dados pesquisados com fontes confiáveis como INCRA, IBGE, Ministério da Agricultura e CPT e menos preguiça pra estudar/pesquisar, pois obter conhecimento requer tempo e intelecto, já repetir asneiras não.

    • Avatar

      Kkkkkk Toma Guto! Podia ter ficado calado e dormido sem essa. Nesse caso diria Boris Casoy : “Isso que é passar uma verrrrgooonnhhaaaaaaa”

  23. Avatar

    quanta baboseira

    • Avatar

      Quanta baboseira continuar falando do Lula…. Isso é péssimo para o Brasil, porque na verdade isso tira a principal discussão das eleições que é: Qual é a Agenda? Discutir o Brasil… a situação do Brasil…. os caminhos que se colocam para a sociedade brasileira… Quais são as agendas dos candidatos… O Brasil está refém do Lula, que segura a bandeira do coitadismo, perseguido político… Será ou não será candidato?.. E se perde um tempo precioso de discutir a fundo a situação em que se encontra o nosso país! O que precisa ser feito para que a gente saia da recessão que ainda estamos vivendo! O que precisa fazer para recuperar a confiança da classe política, a confiança na ética e nos valores! E não ficar discutindo o senhor Lula!! Chega disso!!
      Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”

  24. Avatar

    Lula presidente, custe o que custar

Untitled Document