quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Lula livre e a crise latino-americana

Lula livre e a crise latino-americana

Matéria publicada em 19 de novembro de 2019, 09:44 horas

 


Situação política não está boa nem na esquerda nem na direita; no Brasil o maior problema é o despreparo do atual presidente

O panorama político na nossa América Latina anda muito agitado atualmente. O que é ótimo para a imprensa, em todas as mídias, que tem manchetes todos os dias. Temos a crise política no Chile, que levou o governo a cancelar vários eventos que ocorreriam na capital. A queda do governo Diego Morales, na vizinha Bolívia, a eterna crise da Venezuela, e a crise brasileira, ambiental e política.
Aqui no Brasil o maior problema é o despreparo do atual presidente. Que não precisa de adversários para se meter em confusões. No final de outubro, quando ele postou aquele vídeo onde comparava o Supremo Tribunal Federal a uma hiena, eu pensei comigo mesmo: “Aí vem chumbo grosso”. Porque ninguém, nem o presidente da República, pode ofender os juízes da mais alta corte do país sem sofrer algum tipo de consequência. Não deu outra, uma semana depois o STF se reuniu, anulou a prisão em segunda instância e o PT pode comemorar a libertação do ex-presidente Lula nas ruas de Curitiba e São Bernardo do Campo.
Lula saiu da prisão compreensivelmente indignado. E não poupou ataques ao atual governo e a alguns órgãos de comunicação. Ele passou 580 dias confinado em um cubículo, o que é um tratamento inédito a um ex-presidente da República. Outros acusados de corrupção, como o ex-presidente Michel Temer, estão aí, soltos. Mas, parece que no caso do Lula a Justiça não é igual para todos. Basta ver que o juiz que o colocou na cadeia foi recompensado com um cargo de ministro no atual governo.
Agora, querem enquadrá-lo na Lei de Segurança Nacional, aquela da ditadura militar, para prendê-lo de novo. O que vai ser meio difícil. E convenhamos, Lula nem representa uma ameaça tão grande assim. Com suas declarações impensadas e postagens na internet o presidente Bolsonaro causa mais estragos aos seus aliados do que qualquer adversário político. Lula pediu aos seus aliados que ataquem o governo e façam manifestações. Mas, a possibilidade de protestos como os que aconteceram no Chile é muito remota aqui no Brasil. O brasileiro médio só pensa em futebol e religião, já sofreu uma lavagem cerebral completa e não vai sair na rua para protestar contra governo nenhum. Seja de direita ou de esquerda.

Estragos

Só mesmo uma crise econômica extrema, com desabastecimento, como a do governo Nicolás Maduro, seria capaz de provocar manifestações populares. E o Brasil ainda está bem longe disso. No lugar de se preocupar com os desabafos do Lula irado o governo precisa é consertar os estragos feitos pelos equívocos da administração Bolsonaro. Agora, ele está tentando uma reaproximação com a China, depois de desagradar os chineses com declarações tolas e um breve namoro com o governo de Taiwan.
Antes que o estrago fosse maior Bolsonaro “caiu na real” e percebeu a importância do comércio com a potência chinesa. Fala-se em uma grande parceria comercial, que teria que ser muito bem costurada para evitar que a indústria nacional seja arrasada por uma invasão de produtos made in China. Melhor ficar só com as exportações de minério e soja, que são uma grande fonte de divisas para o Brasil.
No campo nacional o presidente pode acabar sem apoio político, depois de romper com o PSL. E falar em criar mais um partido nanico. E seria sensato se ele parasse de criar caso com o poder judiciário. Porque se forem comparados novamente a hienas os juízes podem até anular a condenação do Lula. Que voltaria a ser candidato nas próximas eleições.

Lula: Libertação esquentou os ânimos (Foto: ABr)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

13 comentários

  1. Avatar

    O escritor, imerso em suas elucubrações, no mundo ideal da ficção, nunca estará satisfeito com a realidade… É assim quando criança, assim continuará na senitude…

  2. Avatar

    Ora,ora, Vovó Mafalda na onda do “morde-e-assopra” com o miliciano do Planalto. Olha que o Bozo vai dar chilique de novo em live, viu?

  3. Avatar

    O colunista,por um bom tempo tentou se mostrar imparcial em seus textos mas neste aqui caiu a máscara e se mostrou ao que veio,defendendo um facínora nojento nível lula .

    • Avatar

      Nao tem mais como defender o atual GOVERNO, que só sabe tentar proteger sua família que assaltaram os cofres do estado pra bancar a milícia…quem tem caráter já notou isso.

  4. Avatar

    Calma, que o gado bolsomínico está rasgando o forévis de raiva.

  5. Avatar

    O que tem de bolsogado que escreve asneiras no DV é grande. Acordem´, Bolsonaro é um doente mental que não rasga dinheiro, ele não é um presidente, ele é o anti-presidente. Se eu fosse dono de uma empresa, jamais o colocaria como gerente ou algo assim, pois ele levaria todo o negócio à falência, arrumando brigas com clientes e fornecedores. Bolsonaro gosta tanto das Forças Armadas que colocou os filhos na política e na milícia em vez de colocá-los no Exército , Marinha e Aeronáutica. O Bolsonaro é um fracassado espertalhão que foi levado ao cargo pelas fakenews, pela “facada”, pelo Steve Bannon e pela boçalidade do eleitor brasileiro que vota com o fígado e não com o cérebro .

  6. Avatar

    O STF age de forma coerente libertando os bandidos que colocaram os ministros no próprio STF! Isso é um ataque contra a Operação Lava-Jato!
    Contudo, se a Operação Lava-Jato não conseguir manter os criminosos dentro das cadeias brasileiras, pelo menos a Operação Lava-Jato conseguiu prender os presidente do Paraguai, do Peru e outras Repúblicas de banana, que se envolveram com o Esquema do Petrolão elaborado pela mente criminosa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva!
    Os petistas que antes falavam mal do Gilmar Mendes e o xingavam de todos os nomes, agora chamam o Gilmar Mendes de “nosso amigo”, “grande magistrado”, “defensor da Constituição”, etc…
    O que dizer dos petistas que são hipócritas e criminosos?!
    Como diria Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana…”.

  7. Avatar

    O colunista é TÃO militante que não consegue ocultar sua parcialidade. Hahaha…

    “Lula saiu da prisão compreensivelmente indignado. E não poupou ataques ao atual governo e a alguns órgãos de comunicação. Ele passou 580 dias confinado em um cubículo, o que é um tratamento inédito a um ex-presidente da República”.

  8. Avatar

    A crise no Chile não é política, mas econômica, cujo sistema neocapitalista está sugando o povo. O ex-presidente da Bolívia é EVO MORALES e não Diego Morales. Não houve nenhuma queda do governo e sim ele espontaneamente saiu do posto por perda de apoios devido, principalmente, ter fraudado a sua própria reeleição.

    Nem vou perder tempo de ler o que vem a baixo.

    • Avatar

      Parabéns pela reportagem sem cunho politico,leal e honesta,a crise está aí e nao podemos negar a total incompetência deste governo…..muito bem resumida na suas palavras.

  9. Avatar

    Esse senhor paga quanto, para ter essas bobagens publicadas no DV?? Uma completa distorção dos fatos, escrito por alguém que vive em um universo paralelo, onde o socialismo funciona, Lula é inocente e ministros do STF são deuses. Perdi meu tempo lendo essa “M”.

  10. Avatar

    Quando eu achar que sou um burro ou idiota, volto aqui e leio este artigo novamente, uma bela defecada pelas mao Sr. colunista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document