domingo, 20 de setembro de 2020 - 18:23 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Meu cãozinho sonha?

Meu cãozinho sonha?

Matéria publicada em 26 de novembro de 2016, 07:00 horas

 


Alguns cachorros têm o sono mais agitado que outros e isso acontece porque alguns dormem mais enrolados e outros mais esticados

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Você já reparou seu animalzinho dormindo? Se já, deve ter percebido que ele tem várias reações enquanto dorme, por exemplo, ele se mexe, late e pode até parecer que está correndo. Mas por que será que ele faz isso? Será que ele está sonhando? Na matéria de hoje falaremos um pouco sobre o sono e o sonho dos cães, para que possamos entender melhor o porquê dessas reações.

Começarei respondendo uma pergunta que não quer calar. Será que os cães sonham? A resposta é sim. Assim como os seres humanos, eles também sonham!

Os cães apresentam três estágios do sono, o NREM (non-rapid eye movement – movimento não-rápido dos olhos), o REM (rapid eye movement – movimento rápido dos olhos) e o SWS (short-wave sleep – sono de onda lenta), sendo esse último a fase do sono profundo, em que o cão respira profundamente. Segundo a teoria de especialistas em animais, eles afirmam que os cães sonham quando estão no estágio REM e atuam durante os sonhos por meio de espasmos, é por isso que eles se mexem ou mesmo latem.

Alguns cães têm o sono mais agitado que outros, isso acontece porque alguns cães dormem mais enrolados e outros dormem mais esticados. Os cães que dormem enrolados apresentam menos movimentos, pois nessa posição eles não relaxam muito os músculos; já os cães que dormem esticados tendem a relaxar mais e por isso se movimentam mais. Além disso, os especialistas também afirmam que os cães filhotes e os mais idosos tendem a se movimentar mais durante o sono, porém, ainda não sabe o motivo disso acontecer.

E o que fazer quando o seu cãozinho está se mexendo muito durante o sono? Primeira coisa é não se apavorar caso ele esteja chorando muito, se mexendo demais ou até mesmo tendo um pesadelo. Depois, se achar necessário, acorde-o, mas não de uma vez só, ajoelhe-se ao lado dele, não encoste nele e fale com uma voz bem baixa, deixando que ele volte à consciência aos poucos, sem sustos. Isso porque, se o animal for acordado de imediato, pode se assustar, e em alguns casos, animais assustados podem ter o reflexo de morder, e sem querer pode acabar mordendo o dono. E se você perceber que os sonhos estressantes e agitados são constantes procure um médico veterinário, que saberá qual tratamento é mais indicado para o seu animal.

Afinal, com o que os cães sonham?

Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda não se tem uma certeza sobre o que eles sonham, porém, alguns estudos estão conseguindo provar que eles sonham com os eventos do dia, como a brincadeira ou o petisco que ganhou durante o dia, e podem sonhar também com traumas que sofreram por determinados eventos, como sofrer uma lesão, doença ou abuso. Eles podem reviver essas experiências assustadoras em seus sonhos, mesmo após anos.

Segundo estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, sonhar com fatos ocorridos durante o dia não é exclusivo dos humanos, o que foi comprovado através de experiência realizada com ratos, onde eles foram colocados para correr em labirintos e tiveram seus cérebros monitorados por toda a atividade, ao dormir, com os cérebros ainda monitorados, foi percebido o mesmo grau de atividade cerebral de quando eles estavam acordados, o que mostra que eles reencenaram suas vidas conscientes enquanto sonhavam. Sendo assim, já que os cães possuem um grau de atividade cerebral maior que o dos ratos, e se os ratos conseguem fazer tal feito durante o sono, é possível que os cães também possam fazer isso e irem até além.

Outro fator que os estudos puderam comprovar é que a agitação do sono dos animais também está relacionada com o ambiente em que vivem, ou seja, se ele mora em um local com muito barulho e não recebe muita atenção ou carinho do dono, ele pode ter sono agitado e poucas horas de sono durante a noite. Porém, se o cão vive em um ambiente tranquilo e recebe muito amor, carinho e mimo do dono, ele tem um sono mais tranquilo e calmo.

Então, fica uma dica. Para garantir uma boa noite de sono, proporcione um ambiente tranquilo e aconchegante. Os especialistas da Humane Society, nos Estados Unidos, por exemplo, explicam que cachorros naturalmente são animais que gostam de tocas e que há alguns benefícios em acostumá-los a dormir em casinhas ou caixas de transportes.

Enfim, os cães devem ser respeitados durante o sono, assim, deixe o seu amigo dormir tranquilamente e não perturbe ou faça barulho para não incomodá-lo. Deixe-o repousar e descansar bastante, para manter o equilíbrio e o bem estar dele, e assim recuperar as energias que, com certeza, foram gastas durante o dia.

Adormecidos: Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda não se tem uma certeza sobre o que eles sonham (Fotos: Divulgação)

Adormecidos: Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda não se tem uma certeza sobre o que eles sonham (Fotos: Divulgação)

 

Cantinho do leitor

Essa é a Cacau. Ela é da Sueli e veio encher a coluna de fofura

foto-2

 

Preciso de um lar

Esse é o Pretinho. Ele é um machinho com aproximadamente sete meses. É muito bonzinho, brincalhão e dócil. Interessados em adotá-lo podem mandar um e-mail para a coluna.

foto-3

 

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail (glayce.cassaro@diariodovale.com.br). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | glayce.cassaro@diariodovale.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document